Portal do Governo Brasileiro
Dia da Engenharia da Aeronáutica
Detalhes
Publicado em 29/10/2020 14:40:00
Acessos: 0

Confira o vídeo especial produzido pela Força Aérea Brasileira em homenagem ao Dia da Engenharia da Aeronáutica, comemorado nesta quarta-feira (28/10).

Vídeo: Soldado Chagas / CECOMSAER

Assista aqui.


Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira
Detalhes
Publicado em 26/10/2020 14:33:00
Acessos: 0

Clique aqui e leia a Ordem do Dia alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.

 

Veja o hotsite para o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.


A EVOLUÇÃO DO APLICATIVO FPL BR – EFB (Eletronic Flight Bag)
Detalhes
Publicado em 23/10/2020 12:16:00
Acessos: 0

A Força Aérea Brasileira, responsável pelo gerenciamento das atividades relacionadas com o controle do espaço aéreo, investe constantemente em pesquisas e no desenvolvimento de novas tecnologias para que este serviço possa ser cada vez mais seguro, assertivo e melhor executado.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) concebe, planeja, projeta, executa e fiscaliza a implantação de sistemas, equipamentos e infraestrutura específicos, visando ser reconhecido como referência global em segurança, fluidez e eficiência no controle integrado do espaço aéreo.

Um dos serviços que faz parte desse processo é o aplicativo FPL BR - EFB (Eletronic Flight Bag), que permite ao piloto consultar informações aeronáuticas de forma digital.

 

O aplicativo possui várias funcionalidades como a consulta de cartas aeronáuticas para voos por instrumentos e voos visuais, cartas de rota, Informação de Publicação Aeronáutica (Suplementos AIP, do inglês, Aeronautical Information Publication), sendo possível, também, criar uma lista personalizada com as funções de bloquear, ampliar e diminuir o zoom da tela. Ele também pode ser utilizado em modo offline, consultando as cartas aeronáuticas em voo.

O aplicativo acaba de ganhar uma versão atualizada e agora, além das funções anteriores, traz uma nova reformulação das telas do aplicativo e funcionalidades que possibilitam a consulta prévia ao voo, informações dinâmicas (NOTAM, do inglês, Notice to Airman), informações temporárias das condições do aeródromo (INFOTEMP), informações básicas de meteorologia de um aeródromo específico (mensagens METAR-METeorological Aerodrome Report e TAF-Terminal Aerodrome Forecast) e horário de nascer e pôr do sol.

de meteorologia de um aeródromo específico (mensagens METAR - Meteorological Aerodrome Report e TAF - Terminal Aerodrome Forecast) e horário de nascer e pôr do sol. 

 

O Diretor do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), Coronel Engenheiro Alessander de Andrade Santoro, esclarece que a disponibilidade desse aplicativo permitirá uma melhor familiarização dos usuários com os produtos elaborados pelo Instituto presentes no portal AISWEB (do inglês, Aeronautical Information Service), tendo em vista a possibilidade de utilização por parte da tripulação durante os processos de planejamento e realização do voo, acompanhando a navegação em tempo real e acessando com agilidade as informações ao longo da rota voada.

Segundo a Engenheira Gisele Lima de Oliveira “O aplicativo representa um avanço tecnológico de comunicação intersistemas realizada dinamicamente entre o portal AISWEB e o aplicativo FPL BR - EFB, disponibilizando informações dinâmicas e precisas a cada publicação de novas emendas”. O DECEA disponibilizou o portal do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) para envio de sugestões para a melhoria e evolução da ferramenta, e que essas sugestões serão implementadas nas versões futuras de acordo com o cronograma de desenvolvimento do aplicativo, para facilitar ainda mais a navegação dos pilotos.

Para o Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, “trata-se de um aperfeiçoamento de uma ferramenta extremamente útil e de fácil acesso às tripulações, que contribuirá para a segurança dos serviços de navegação aérea providos pelo DECEA, órgão gestor do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).”

A nova versão foi lançada no dia 23 de outubro e está disponível gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store.

Assista ao vídeo de lançamento do aplicativo.

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Revisão: Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fonte: Divisão Operacional da CISCEA

Fotos: ASCOM/DECEA


 

 


CISCEA MODERNIZA SISTEMA DA TORRE DE CONTROLE DE MANAUS
Detalhes
Publicado em 08/10/2020 15:23:00
Acessos: 0

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) concluiu com êxito a modernização do Sistema de Integração de Torre de Controle (SITC) do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo Eduardo Gomes (DTCEA-EG), em Manaus (AM), no dia 1º de outubro.

O Tenente-Coronel Belchior e o Tenente-Coronel Alessandro descerram a placa de inauguração da nova versão do SITC

O novo Sistema traz aos controladores de tráfego aéreo uma maneira mais eficiente de controlar os tráfegos em evolução no aeródromo e nas vizinhanças. O projeto de atualização Mid-life Upgrade (MLU) teve início em março e contou com a atualização do software do SITC para a versão i6, que incorpora novas funcionalidades, além da implantação de novos hardwares que proporciona a melhoria significativa de performance.

Também foram modernizadas as instalações da Torre de Controle (TWR), com a substituição das consoles e demais itens de infraestrutura.

Na ocasião, o Chefe da Divisão Técnica da CISCEA, Tenente-Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior foi recebido no DTCEA-EG pelo seu Comandante, Capitão CTA Rídil José Souza De Carvalho e pelo Chefe da Divisão Técnica do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), Tenente-Coronel Especialista em Comunicação Alessandro Stefson Mamede Alves, onde foi realizado um briefing do novo sistema.

O Tenente-Coronel Alessandro faz pronunciamento no Auditório do DTCEA-EG

Em seu pronunciamento, o Tenente-Coronel Alessandro, ressaltou que a modernização veio para melhorar a eficiência e eficácia dos Controladores de Tráfego Aéreo (ATCO) na Torre de Controle (TWR), permitindo maior operacionalidade. “Essa integração foi muito bem feita e coordenada pela equipe da CISCEA e da empresa Acams/ATC Systems. É de grande valor esse momento que passamos juntos, oficializando a inauguração do SITC Acams versão 2.0”, exaltou o oficial.

  

Tenente-Corronel Belchior realiza últimos testes antes da inauguração da nova versão do sistema

O Tenente-Coronel Belchior realizou os últimos testes no sistema antes da inauguração da nova versão e destacou que essa modernização proporcionará maior eficiência na prestação dos serviços de navegação aérea no aeroporto Internacional Eduardo Gomes. “Essa modernização representa mais um avanço tecnológico para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB)”, disse ele, ressaltando também que a integração entre as equipes da Divisão Técnica da CISCEA e das empresas ACAMS e ATC Systems foi imprescindível para a conclusão do projeto.

“De fato, a execução pela CISCEA, em parceria com as empresas ACAMS/ATC Systems, de mais um trabalho técnico com tecnologia de ponta em um ambiente operacional, sem interrupção ou redução de performance, tudo isso com as dificuldades e desafios impostos pelo momento em que o mundo passa devido a pandemia do COVID-19, é razão de orgulho e de sensação de dever cumprido”, declarou o Engenheiro Renato Di Iulio, responsável pelo projeto na CISCEA.

Equipe Técnica da CISCEA e ATC Systems

O representante da empresa ATC Systems, Rafael Rodrigues explicou que o novo sistema foi totalmente redesenhado, trazendo diversas melhorias operacionais e técnicas, visando atender às necessidades dos controladores e equipes técnicas. “A nova arquitetura do sistema reduz significativamente o footprint de equipamentos, diminuindo a ocupação das salas técnicas, espaço cada vez mais precioso devido à implantação de vários sistemas”, explicou.

O Sistema integra os auxílios rádio, visuais, luminosos e meteorológicos instalados nos aeródromos, disponibilizando tais informações nos monitores dos Controladores, que passam por treinamento operacional.

A implementação da atualização do SITC visa disponibilizar as informações necessárias, de forma integrada, nas posições operacionais de controle da TWR, de forma a proporcionar a melhora significativa no ambiente do órgão e a diminuição da carga de trabalho dos controladores de voo.

O programa de atualização do SITC vem sendo executado pelas empresas ACAMS AS, da Noruega, em parceria com a empresa brasileira ATC Systems e contempla 11 Torres de Controle. As TWR de Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Belém (PA), Confins (MG) e Eduardo Gomes (AM) já foram atualizadas. As próximas atualizações serão realizadas nas TWR dos aeroportos de Foz de Iguaçu (PA), Cuiabá (MT), Pirassununga (SP) e Galeão (RJ), previstas para outubro e novembro de 2020 e para o primeiro trimestre de 2021, respectivamente.

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Texto: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fonte: Engenheiro Renato Q. Di Iulio - Fotos: S2 Weslley - CINDACTA IV


Presidente da CISCEA participa da 6ª edição do Forum Atech
Detalhes
Publicado em 07/10/2020 12:46:00
Acessos: 0

Evento traçou rotas para a inovação e a aplicação das tecnologias em integração, sustentabilidade e qualidade de vida.

Com o tema “Future, NXT: o papel da tecnologia e da inovação para governos, pessoas e organizações”, o 6° e-Fórum Atech promoveu um grande debate entre os dias 29/09 e 1°/10, pela internet, reunindo uma audiência com mais de 1.200 participantes de diversas partes do País.

No dia 29 de setembro, o diretor da Rede de Telecomunicações Aeronáuticas (ATN) da empresa Atech, Marcos Resende atuou como moderador do painel “Os desafios da mobilidade urbana com os novos veículos aéreos” e fez questão de parabenizar a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) pelos 40 anos de serviços prestados à nação brasileira. “Tudo o que vemos hoje no gerenciamento do espaço aéreo foi desenvolvido e implantado pela CISCEA. Fica aqui os meus parabéns pelo conjunto da obra realizado por esta Comissão”.

O Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior fez a abertura do painel e compartilhou suas visões sobre inovação, soluções disruptivas e sustentabilidade,  sobre a importância dos avanços tecnológicos para a soberania do Brasil e como isso se tornou uma realidade para a Força Aérea Brasileira ao desenvolver o seu próprio sistema de gerenciamento e controle de tráfego aéreo. “A CISCEA é a grande construtora de todo o nosso sistema brasileiro, que é integrado e um dos mais respeitados do mundo pela sua eficiência, reconhecido internacionalmente pela OACI (Organização da Aviação Civil Internacional), e nós de forma alguma poderíamos não estar sintonizados com o assunto da mobilidade urbana e da demanda das mudanças e novas tecnologias, para fazer tudo isso funcionar com segurança e sustentabilidade, gerando a eficiência que já conquistamos ao longo dos anos e mantendo esse patamar de excelência na prestação do serviço de navegação aérea”, explicou o Brigadeiro Sérgio Bastos, que finalizou: “o futuro é o que a gente faz no presente”.

O painel deu enfoque à mobilidade urbana e sua reconfiguração com a popularização e as novas demandas relacionadas aos drones, ao aumento do número de táxis aéreos e o futuro do eVTOL, veículo voador elétrico para uso urbano, e contou com a participação da Major Aviadora Daniele Lins, Chefe da Seção de Planejamento de Sistema de Aeronave Não Tripulada do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA); do Coronel Aviador Chrystian Alex Scherk Ciccacio, Chefe do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP); e o CEO da EmbraerX, Daniel Moczydlower, que falaram sobre as questões de segurança, operacionalização, adaptabilidade e a vanguarda do Brasil no que diz respeito ao controle do espaço aéreo.

O Fórum Atech é realizado anualmente pela Atech, empresa do Grupo Embraer, com o intuito de fomentar debates estratégicos sobre inovação e tecnologias disruptivas que possam impactar positivamente governos, empresas, sociedade e a vida das pessoas.

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA
1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso