O CGERD, promovido por ESG e FIESP, teve início no dia 5 de outubro e contou com nove palestras, realizadas por videoconferência, que trouxeram conhecimentos sobre Defesa a mais de 100 participantes.
No dia 3 de novembro, o presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, palestrou no encerramento do Ciclo de Atualização do Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD), com o tema “Controle do Espaço Brasileiro”.
No último encontro do CGERD, coube ao Brigadeiro Sérgio Bastos apresentar os desafios de monitorar o espaço aéreo do Brasil uma vez que a responsabilidade estende-se além de suas fronteiras terrestres, abrangendo também parte do Oceano Atlântico, o que soma, aproximadamente, 22 milhões de quilômetros quadrados, conforme tratados internacionais.
Segundo o palestrante, mesmo com essa dimensão continental, o Brasil pertence a uma reduzida lista de países que possuem um sistema integrado de defesa aérea e controle de tráfego aéreo. “Somos um dos 11 países membros de destaque da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional), com 95% de eficiência na prestação dos serviços e segundo colocado em termos de segurança operacional do controle do espaço aéreo”, ressaltou o presidente do CISCEA.
O Brigadeiro Sergio Bastos apresentou, ainda, a estrutura e os projetos realizados pela CISCEA, entre estes, os relacionados às novas tecnologias. “Temos que gerenciar as aeronaves não tripuladas também. Fizemos um teste em uma plataforma da Petrobras utilizando um drone para transporte de material entre plataformas com segurança. Utilizamos essa área especificamente sobre o mar para propiciar mais segurança e mitigar qualquer problema”, explicou.
Após a palestra, foi realizada a cerimônia de encerramento do CGERD, presidida pelo comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, que reforçou a importância da parceria de 14 anos entre a ESG a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). “Os Estagiários puderam aprimorar seus conhecimentos sobre o tema Defesa Nacional, assim como obtiveram as mais atualizadas informações sobre aplicação de recursos que envolvem bancos públicos e privados, além de programas de interesse do Ministério da Defesa. Então, é com muita satisfação que a Escola Superior de Guerra finaliza o ciclo deste ano, fruto desta profícua parceria”.
A cerimônia contou, ainda, com a presença do Diretor do CGERD e Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, Major-Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Junior; do Subcomandante da ESG, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto; do Diretor Titular do Departamento de Defesa e Segurança da FIESP, Carlos Erane de Aguiar; do Coordenador Executivo de Conselhos e Departamentos da FIESP, General de Divisão R/1 Adalmir Manoel Domingos; da Gerente de Relações Institucionais do Departamento de Defesa e Segurança da FIESP, Clara Martinolli Freire da Silva.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
Revisão: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fonte: ESG
Confira o vídeo especial produzido pela Força Aérea Brasileira em homenagem ao Dia da Engenharia da Aeronáutica, comemorado nesta quarta-feira (28/10).
Vídeo: Soldado Chagas / CECOMSAER
Assista aqui.
Clique aqui e leia a Ordem do Dia alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.
Veja o hotsite para o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.
A Força Aérea Brasileira, responsável pelo gerenciamento das atividades relacionadas com o controle do espaço aéreo, investe constantemente em pesquisas e no desenvolvimento de novas tecnologias para que este serviço possa ser cada vez mais seguro, assertivo e melhor executado.
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) concebe, planeja, projeta, executa e fiscaliza a implantação de sistemas, equipamentos e infraestrutura específicos, visando ser reconhecido como referência global em segurança, fluidez e eficiência no controle integrado do espaço aéreo.
Um dos serviços que faz parte desse processo é o aplicativo FPL BR - EFB (Eletronic Flight Bag), que permite ao piloto consultar informações aeronáuticas de forma digital.
O aplicativo possui várias funcionalidades como a consulta de cartas aeronáuticas para voos por instrumentos e voos visuais, cartas de rota, Informação de Publicação Aeronáutica (Suplementos AIP, do inglês, Aeronautical Information Publication), sendo possível, também, criar uma lista personalizada com as funções de bloquear, ampliar e diminuir o zoom da tela. Ele também pode ser utilizado em modo offline, consultando as cartas aeronáuticas em voo.
O aplicativo acaba de ganhar uma versão atualizada e agora, além das funções anteriores, traz uma nova reformulação das telas do aplicativo e funcionalidades que possibilitam a consulta prévia ao voo, informações dinâmicas (NOTAM, do inglês, Notice to Airman), informações temporárias das condições do aeródromo (INFOTEMP), informações básicas de meteorologia de um aeródromo específico (mensagens METAR-METeorological Aerodrome Report e TAF-Terminal Aerodrome Forecast) e horário de nascer e pôr do sol.
de meteorologia de um aeródromo específico (mensagens METAR - Meteorological Aerodrome Report e TAF - Terminal Aerodrome Forecast) e horário de nascer e pôr do sol.
O Diretor do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), Coronel Engenheiro Alessander de Andrade Santoro, esclarece que a disponibilidade desse aplicativo permitirá uma melhor familiarização dos usuários com os produtos elaborados pelo Instituto presentes no portal AISWEB (do inglês, Aeronautical Information Service), tendo em vista a possibilidade de utilização por parte da tripulação durante os processos de planejamento e realização do voo, acompanhando a navegação em tempo real e acessando com agilidade as informações ao longo da rota voada.
Segundo a Engenheira Gisele Lima de Oliveira “O aplicativo representa um avanço tecnológico de comunicação intersistemas realizada dinamicamente entre o portal AISWEB e o aplicativo FPL BR - EFB, disponibilizando informações dinâmicas e precisas a cada publicação de novas emendas”. O DECEA disponibilizou o portal do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) para envio de sugestões para a melhoria e evolução da ferramenta, e que essas sugestões serão implementadas nas versões futuras de acordo com o cronograma de desenvolvimento do aplicativo, para facilitar ainda mais a navegação dos pilotos.
Para o Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, “trata-se de um aperfeiçoamento de uma ferramenta extremamente útil e de fácil acesso às tripulações, que contribuirá para a segurança dos serviços de navegação aérea providos pelo DECEA, órgão gestor do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).”
A nova versão foi lançada no dia 23 de outubro e está disponível gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store.
Assista ao vídeo de lançamento do aplicativo.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
Revisão: Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fonte: Divisão Operacional da CISCEA
Fotos: ASCOM/DECEA
A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) concluiu com êxito a modernização do Sistema de Integração de Torre de Controle (SITC) do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo Eduardo Gomes (DTCEA-EG), em Manaus (AM), no dia 1º de outubro.
O Tenente-Coronel Belchior e o Tenente-Coronel Alessandro descerram a placa de inauguração da nova versão do SITC
O novo Sistema traz aos controladores de tráfego aéreo uma maneira mais eficiente de controlar os tráfegos em evolução no aeródromo e nas vizinhanças. O projeto de atualização Mid-life Upgrade (MLU) teve início em março e contou com a atualização do software do SITC para a versão i6, que incorpora novas funcionalidades, além da implantação de novos hardwares que proporciona a melhoria significativa de performance.
Também foram modernizadas as instalações da Torre de Controle (TWR), com a substituição das consoles e demais itens de infraestrutura.
Na ocasião, o Chefe da Divisão Técnica da CISCEA, Tenente-Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior foi recebido no DTCEA-EG pelo seu Comandante, Capitão CTA Rídil José Souza De Carvalho e pelo Chefe da Divisão Técnica do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), Tenente-Coronel Especialista em Comunicação Alessandro Stefson Mamede Alves, onde foi realizado um briefing do novo sistema.
O Tenente-Coronel Alessandro faz pronunciamento no Auditório do DTCEA-EG
Em seu pronunciamento, o Tenente-Coronel Alessandro, ressaltou que a modernização veio para melhorar a eficiência e eficácia dos Controladores de Tráfego Aéreo (ATCO) na Torre de Controle (TWR), permitindo maior operacionalidade. “Essa integração foi muito bem feita e coordenada pela equipe da CISCEA e da empresa Acams/ATC Systems. É de grande valor esse momento que passamos juntos, oficializando a inauguração do SITC Acams versão 2.0”, exaltou o oficial.
Tenente-Corronel Belchior realiza últimos testes antes da inauguração da nova versão do sistema
O Tenente-Coronel Belchior realizou os últimos testes no sistema antes da inauguração da nova versão e destacou que essa modernização proporcionará maior eficiência na prestação dos serviços de navegação aérea no aeroporto Internacional Eduardo Gomes. “Essa modernização representa mais um avanço tecnológico para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB)”, disse ele, ressaltando também que a integração entre as equipes da Divisão Técnica da CISCEA e das empresas ACAMS e ATC Systems foi imprescindível para a conclusão do projeto.
“De fato, a execução pela CISCEA, em parceria com as empresas ACAMS/ATC Systems, de mais um trabalho técnico com tecnologia de ponta em um ambiente operacional, sem interrupção ou redução de performance, tudo isso com as dificuldades e desafios impostos pelo momento em que o mundo passa devido a pandemia do COVID-19, é razão de orgulho e de sensação de dever cumprido”, declarou o Engenheiro Renato Di Iulio, responsável pelo projeto na CISCEA.
Equipe Técnica da CISCEA e ATC Systems
O representante da empresa ATC Systems, Rafael Rodrigues explicou que o novo sistema foi totalmente redesenhado, trazendo diversas melhorias operacionais e técnicas, visando atender às necessidades dos controladores e equipes técnicas. “A nova arquitetura do sistema reduz significativamente o footprint de equipamentos, diminuindo a ocupação das salas técnicas, espaço cada vez mais precioso devido à implantação de vários sistemas”, explicou.
O Sistema integra os auxílios rádio, visuais, luminosos e meteorológicos instalados nos aeródromos, disponibilizando tais informações nos monitores dos Controladores, que passam por treinamento operacional.
A implementação da atualização do SITC visa disponibilizar as informações necessárias, de forma integrada, nas posições operacionais de controle da TWR, de forma a proporcionar a melhora significativa no ambiente do órgão e a diminuição da carga de trabalho dos controladores de voo.
O programa de atualização do SITC vem sendo executado pelas empresas ACAMS AS, da Noruega, em parceria com a empresa brasileira ATC Systems e contempla 11 Torres de Controle. As TWR de Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Belém (PA), Confins (MG) e Eduardo Gomes (AM) já foram atualizadas. As próximas atualizações serão realizadas nas TWR dos aeroportos de Foz de Iguaçu (PA), Cuiabá (MT), Pirassununga (SP) e Galeão (RJ), previstas para outubro e novembro de 2020 e para o primeiro trimestre de 2021, respectivamente.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
Texto: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fonte: Engenheiro Renato Q. Di Iulio - Fotos: S2 Weslley - CINDACTA IV
Redes Sociais