Portal do Governo Brasileiro
CISCEA comemora 35 anos de existência
Detalhes
Publicado em 28/07/2015 09:07:00
Acessos: 0

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) comemorou, na última sexta-feira, dia 24 de julho, seu 35º aniversário.

O evento, realizado na sala Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo Victor, no 3º andar da CISCEA, homenageou os colaboradores que completaram 10, 20 e 30 anos de serviços prestados à Unidade, com a entrega de placas comemorativas.

Presidente da CISCEA agradece pelo trabalho prestado pelos colaboradores

Presidente da CISCEA agradece pelo trabalho prestado pelos colaboradores

O Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá, proferiu ao efetivo seu reconhecimento pelo empenho, profissionalismo e competência de todos. "As Instituições são feitas por seres humanos, que as fazem grandiosas ou fracassadas. O nome da CISCEA é respaldado pela capacidade, pelo caráter, pela boa vontade, pela coragem e pelo conhecimento de cada um de vocês. Tenho muita consciência da importância do trabalho de vocês. Gostaria de dizer que tenham sempre muito orgulho do trabalho realizado aqui, que tenham humildade, percepção e perseverança de reinventar quando for preciso, de estar atento a tudo que acontece, de sempre aprender, reaprender e ensinar. E tenham coragem de mudar, quando for preciso, para manter o nível de excelência existente", declarou o oficial general ao parabenizar os colaboradores.

O colaborador Marcos Jose de Araujo Ribeiro recebe placa pelos 10 anos de serviço

O colaborador Marcos Jose de Araujo Ribeiro recebe placa pelos 10 anos de serviço

"O profissionalismo e a dedicação de todos emociona e contagia, pois conseguimos transformar ideias, papéis, plantas e paisagens em edificações de apoio ao SISCEAB e à Força Aérea Brasileira", declarou o Vice-Presidente da CISCEA, Coronel Aviador Adilson da Silva Lemos Júnior.

A colaboradora Yona de Oliveira Di Sarli recebeu placa pelos 30 anos de trabalho

A colaboradora Yona de Oliveira Di Sarli recebeu placa pelos 30 anos de trabalho

A colaboradora Yona de Oliveira Di Sarli, da Seção de Informações de Projetos (GIP), completou 30 anos de serviços prestados à CISCEA e pronunciou algumas palavras em agradecimento a algumas pessoas com as quais trabalhou ao longo de sua carreira. "A experiência na execução das tarefas foi chegando aos poucos e hoje eu tenho certeza de tudo o que sei e de ainda tenho muito a aprender. Uma trajetória de mais de 30 anos de trabalho não se faz sozinha" afirmou a engenheira.

Colaboradores homenageados

Colaboradores homenageados

Ao final dos agradecimentos e entrega das placas, o Presidente convidou a todos para um coquetel de confraternização.

Todas as fotos do evento serão disponibilizadas no álbum interno da CISCEA.

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA 

Edição: 2º Tenente REP Camille Barroso

Fotos: Luiz Eduardo Perez Batista (ASCOM/DECEA)


Oficial da CISCEA é agraciado com a Medalha Mérito Santos Dumont
Detalhes
Publicado em 23/07/2015 10:38:00
Acessos: 0

Na última segunda-feira, dia 20 de julho, foi realizada a cerimônia de entrega da Medalha Mérito Santos Dumont, condecoração que marca o 142º aniversário de Alberto Santos Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira e Pai da Aviação.

Oficial da CISCEA é agraciado com a Medalha Mérito Santos Dumont

Formatura de entrega da Medalha Mérito Santos Dumont

A cerimônia, que aconteceu na Base Aérea do Galeão, foi presidida pelo Exmo. Sr. Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Dirceu Tondolo Noro e contou com a presença do Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá e do Vice-Presidente da CISCEA, Coronel Aviador Adilson da Silva Lemos Júnior, além outras autoridades civis e militares brasileiras e estrangeiras.

Oficial da CISCEA é agraciado com a Medalha Mérito Santos Dumont

Presença do Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro Minelli

Oficial da CISCEA é agraciado com a Medalha Mérito Santos Dumont

Vice-Presidente da CISCEA prestigia o Major Coré

O Major Intendente José Henrique Ferreira Coré, Chefe da Seção de Licitações (ALC) da CISCEA, foi um dos 131 agraciados no Rio de Janeiro. "Me sinto honrado e grato por este reconhecimento. Essa medalha é o resultado de muitos anos de dedicação à Força Aérea", resumiu o militar.

Oficial da CISCEA é agraciado com a Medalha Mérito Santos Dumont

 

Oficial da CISCEA é agraciado com a Medalha Mérito Santos Dumont

Major Coré recebe a Medalha das mãos do Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro Pompeu Brasil

A Medalha Mérito Santos-Dumont é uma distinção concedida a militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras que se destacaram no exercício de sua profissão e aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à instituição.

A Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, descreveu, em poucas palavras, a trajetória de Alberto Santos Dumont ao deixar um legado para a humanidade. "Embora protagonista de uma série de memoráveis feitos, demonstrou seu espírito altruísta ao negar-se a patentear suas invenções, ofertando-as ao mundo, com o cristalino entendimento de que o valor do conhecimento reside em compartilhar para ampliar o seu alcance e os benefícios.", exaltou o oficial general.

O Patrono da Aeronáutica recebeu o hasteamento da insígnia e a execução do toque de Marechal do Ar, o posto mais alto da Força Aérea.

Medalha Santos Dumont

A Medalha Mérito Santos Dumont foi criada em 5 de setembro de 1956 em homenagem ao visionário Alberto Santos Dumont, durante as comemorações do cinqüentenário do voo do 14-Bis. Idealizador, projetista e construtor de diversas máquinas, o brasileiro entrou mesmo para a história em 1906 ao decolar, no Campo de Bagatelle, em Paris, de forma bem sucedida e com auto-propulsão, ou seja, sem ajuda externa, o mais pesado do que o ar. O avião fazia ali sua primeira exibição pública.

 

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA

Fonte: III Comar e BAGL

Edição: 2º Tenente REP Camille Barroso

Fotos: Sgt Pantoja/ICA


Major Brigadeiro Minelli preside cerimônia de aniversário do SRPV-SP
Detalhes
Publicado em 15/07/2015 15:00:00
Acessos: 0

O Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) comemorou no dia 26 de junho o seu 68º aniversário, sob o Comando do Coronel Aviador Jarbas de Oliveira Pinto.

A cerimônia militar foi marcada pela presença do Tenente-Brigadeiro do Ar R1 Walter Werner Brauer, ex-Ministro da Aeronáutica, e presidida pelo Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá, presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).

CISCEA promove tradicional Festa Julina

Estiveram também presentes a solenidade: o Brigadeiro do Ar Frederico José Moretti da Silveira, chefe do Subdepartamento de Administração (SDAD) do DECEA; dos ex-chefes do SRPV-SP, Coronel Aviador R1 Ricardo Nogueira da Silva e Coronel Aviador R1 Cesar Augusto Borges Tuna; do Prefeito de Aeronáutica de São Paulo; dos Comandantes da Base Aérea de São Paulo (BASP) e do Quarto Esquadrão de Transporte Aéreo (4º ETA); dos chefes do Centro de Catalogação das Forças Armadas (Cecafa) e do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), bem como das autoridades da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da Polícia Civil de Congonhas.

CISCEA promove tradicional Festa Julina

Durante o evento, houve a entrega das premiações de graduado, praça e civil padrão e imposição de medalha militar por tempo de serviço. Encerrando a cerimônia, a tropa desfilou em continência ao Presidente da CISCEA.

CISCEA promove tradicional Festa Julina

O SRPV-SP é conhecido como "Berço do Serviço Radar no Brasil", por ter sido a primeira unidade a utilizar-se deste serviço na América do Sul. Hoje, sua jurisdição abrange o trecho de maior fluxo de tráfego aéreo do país, as terminais do Rio de Janeiro e São Paulo e o trecho que liga essas terminais, conhecido como "Tubulão". Somadas as terminais, são mais de 1 milhão de movimentos aéreos por ano, equivalente a 48% do movimento nacional.

 

Fonte e fotos: Seção de Comunicação Social do SRPV-SP 

Edição: 2º Tenente REP Camille Barroso / Comunicação Social da CISCEA


CISCEA moderniza Torre de Controle de São José dos Campos
Detalhes
Publicado em 25/06/2015 15:20:00
Acessos: 0

Recentemente, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) realizou a modernização da Torre de Controle de São José dos Campos (TWR-SJ), que recebeu a instalação do Sistema Integrado de Torre de Controle, elevando-a ao padrão internacional.

 

O efetivo do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São José dos Campos (DTCEA-SJ) elogiou a eficácia da implantação feita pela equipe da empresa ACAMS, em parceria com a CISCEA, e se cotizou para oferecer uma confraternização ao fim da implantação, condecorando a equipe com a entrega de placas, em agradecimento aos serviços prestados.

 

 

A ACAMS AS é uma empresa norueguesa, com sede em Oslo, e é representada no Brasil pela ATC SYSTEMS.

 

 

 

CISCEA moderniza Torre de Controle de São José dos Campos

Equipe da ACAMS recebe homenagem do DTCEA SJ

 

 

 

Segundo o Gerente de Projetos da Divisão de Operação da CISCEA, Renato Di Iulio, os processos de implantação duram em média quatro a seis meses e geram uma convivência muito grande entre a equipe da ACAMS e o efetivo dos Destacamentos.

 

 

"A implantação do sistema requer uma coordenação intensa entre a CISCEA, o DTCEA e a ACAMS para que tudo aconteça sem comprometimento da operação do aeródromo", destacou Di Iulio.

 

 

O Sistema Integrado de Torre de Controle, desenvolvido pela empresa ACAMS, permite integrar as informações dos auxílios visuais, meteorológicos e rádio em um único monitor touch screen (sensível ao toque), deixando o ambiente clean (limpo) e visível de todas as posições operacionais da TWR. Esta solução proporciona significativa redução da carga de trabalho dos controladores do tráfego aéreo, ao mesmo tempo em que se aumenta a eficiência e a segurança das operações.

 

 

O sistema conta também com o TATIC (Total Air Traffic Information Control). Esse equipamento gerencia o fluxo de informações de tráfego aéreo, substitui as fichas de progressão de voo em papel por fichas eletrônicas e utiliza recursos inteligentes para tratamento das informações.

 

 

Esse sistema pode ser considerado um marco de sucesso dentro dos projetos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

 

 

 

TWR SJ antes da modernização

TWR SJ antes da modernização

 

 

 

TWR SJ depois da modernização

TWR SJ depois da modernização

 

 

"O controlador de tráfego aéreo precisa das informações precisas, no momento certo. O principal benefício que percebemos após a implantação desse novo sistema foi o fato de conseguir efetuar o controle de trafego aéreo com menor tempo, mais qualidade e maior segurança. As informações que precisamos para prestar esse serviço agora são apresentadas com mais riqueza de detalhes", declarou o Suboficial Carlos Alberto Silva Barbosa, controlador de tráfego aéreo do DTCEA-SJ.

 

 

O programa abrange, ainda, benfeitorias em infraestrutura, como colocação de novos consoles de operação, cortinas de insulfilme automáticas, iluminação, cadeiras, piso, forro e sistema de climatização.

 

 

O programa de modernização de TWR - alinhado à estratégia de modernização contínua dos sistemas de controle do espaço aéreo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) - teve seu início em 2007 e encontra-se na 23ª TWR modernizada, dentre as 28 previstas.

 

 

Assessoria de Comunicação Social da CISCEA
2º Tenente Rep Camille Barroso
Fotos: DTCEA SJ

 


CISCEA promove Seminário SWIM: um facilitador para o ATM
Detalhes
Publicado em 17/06/2015 15:20:00
Acessos: 0

Foi realizado entre os dias 08 e 12 de junho, no Hotel Windsor Excelsior, em Copacabana, um Seminário sobre o conceito SWIM – System Wide Information Management.

O Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá fez a abertura do evento, com a presença do Vice-Presidente da CISCEA, Coronel Aviador Adilson da Silva Lemos Junior. Na plateia estiveram presentes militares e civis da CISCEA, DECEA, ICA, ICEA e PAME.

CISCEA promove Seminário SWIM: um facilitador para o ATM

O seminário, realizado pela empresa Thales, segue um acordo de compensação firmado pela CISCEA através de um contrato de aquisição de radares. Trata-se de uma transferência de tecnologia, a fim de fornecer uma visão ampla sobre os planos e as ações já em andamento na Europa. As palestras, ministradas por especialistas franceses do Grupo Thales, contou com teleconferências e tradução simultânea, para compartilhar suas experiências europeias e realizar uma abordagem de estudos de caso adaptados ao contexto do Brasil.

CISCEA promove Seminário SWIM: um facilitador para o ATM

CISCEA promove Seminário SWIM: um facilitador para o ATM

O conceito SWIM consiste em normas, infraestrutura e governança, que permitem a gestão da informação ATM e seu intercâmbio de informações necessárias aos processos operacionais. Ao contrário do modelo de troca de informações utilizado atualmente, que restringe a adoção de melhorias operacionais do ATM e de performance, o conceito SWIM propõe a criação de um ambiente de interoperabilidade, envolvendo todas as partes interessadas relacionadas com a ATM. A padronização deste conceito já está em curso e é a chave para permitir sua implantação.

CISCEA promove Seminário SWIM: um facilitador para o ATM

Imagem de como funciona o gerenciamento de informações atualmente

 

 

CISCEA promove Seminário SWIM: um facilitador para o ATM

Imagem de como funcionará o gerenciamento de informações com o conceito SWIM

Segundo o Major Engenheiro de Computação Marcos Aurélio Valença Belchior, Adjunto da Divisão Técnica da CISCEA, o conceito SWIM é uma tecnologia que necessita de uma infraestrutura de rede de telecomunicações TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol), um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede. Neste aspecto, a CISCEA já vêm implementando uma rede de telecomunicações chamada ATN-Br, para suportar os serviços e aplicações operacionais de gerenciamento e Controle do Tráfego Aéreo e da Defesa Aérea. "Usaremos uma tecnologia já existente dentro de um conceito inovador", afirmou.

A implantação ATN-Br está sendo realizada de forma gradual e segura e trará um salto tecnológico e inovador, atendendo a diversas necessidades operacionais, como por exemplo, a migração da atual tecnologia analógica WAN E1 (Wide Area Network), para uma tecnologia digital baseada em tecnologia IP, seguido os requisitos de qualidade definidos pela ICAO (International Civil Aviation Organization).

Para o Major Aviador Ricardo Barbosa Arrais de Oliveira, Chefe da Divisão Operacional da CISCEA, o conceito SWIM abrange uma mudança de paradigma de como a informação aeronáutica é gerida ao longo do seu ciclo de vida. "Essa mudança assegura a prestação de informação de qualidade comumente entregue para as pessoas certas, no momento certo" declarou.

O novo conceito encontra-se em fase de estudos no Brasil e não há prazo para o início de sua implantação.

 

 

Assessoria de Comunicação Social da CISCEA

2º Tenente Rep Camille Barroso

Fotos: Civil Fábio Ribeiro Maciel/DECEA