Na manhã do dia 18 de agosto de 2015 a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) inaugurou o Sistema de Vigilância Dependente Automática por Radiodifusão (ADS-B, do inglês Automatic Dependent Surveillance - Broadcast) na Bacia de Campos, representando mais uma etapa cumprida do projeto Sirius de evolução do Gerenciamento do Tráfego Aéreo Brasileiro.
O termo "ADS-B" é utilizado para representar a tecnologia pela qual as aeronaves automaticamente transmitem e recebem, além das tradicionais informações de identificação, altitude e coordenadas, também a troca de dados sobre as intenções de voo, fundamentais para um melhor Gerenciamento do Tráfego Aéreo, por intermédio do equipamento de transponder da aeronave. A visualização contínua das aeronaves permite a utilização racional do espaço aéreo, de modo similar ao serviço provido pelos radares secundários, no entanto o ADS-B tem custo bastante inferior e permite uma vigilância de melhor qualidade, além da capacidade de abrangência muito maior.
A Bacia Petrolífera de Campos é a região marítima onde estão localizadas as plataformas de petróleo e gás, local com grande movimentação de helicópteros. Porém, como os helicópteros voam em baixa altitude na região, o Controle do Tráfego Aéreo na maior parte da área oceânica é baseado em procedimentos não radar, o que reduz significativamente a capacidade de Controle do Espaço Aéreo e a eficiência das operações aéreas, sobretudo para operações sob regras de voo por instrumento (IFR).
De acordo com o Gerente de Transporte Aéreo Off-Shore da Petrobrás, Clayton Monteiro Mendes, a implantação do Sistema ADS-B na Bacia de Campos é um grande avanço para a segurança aérea do país. "Operacionalmente para a Petrobrás, que atualmente conta com aproximadamente 120 voos por dia só na Bacia de Campos, é um ganho enorme, tanto para a qualidade quanto para a segurança da operação".
Os engenheiros da CISCEA Fábio Louback Espinola e Lindberg Ananias Filho demonstram o funcionamento do ADS-B no SAGITARIO
O emprego do Sistema ADS-B na Bacia Petrolífera de Campos possibilitará o acompanhamento do voo de aeronaves voando em baixa altitude na região oceânica e disponibilizará melhores trajetórias e perfis de voo de interesse das empresas petrolíferas, proporcionando melhores condições de segurança e de gerenciamento do tráfego aéreo na região.
"A tecnologia ADS-B vai complementar o sistema de vigilância por radares já existente, proporcionando a cobertura e identificação das aeronaves em uma distância e altitude que os sistemas convencionais de radares não conseguem fazer, e permite que o sistema transmita mais informações entre a aeronave e órgão de controle, com uma frequência de atualização de dados muito maior. O Controlador de voo em muitas ocasiões nem vai precisar falar", esclareceu o Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá, Presidente da CISCEA.
O Sistema ADS-B, pioneiro no Brasil, emprega estações distribuídas no continente e nas plataformas de petróleo e gás, em quantidade suficiente para que consigam compor a cobertura mínima necessária ao serviço de tráfego aéreo naquela área.
Para o Superintendente de Gestão da Navegação Aérea da Infraero, Marcus Vinícius do Amaral Gurgel, a absorção do Sistema foi um grande desafio e oportunidade. "A necessidade de implementar a nova tecnologia e a coordenação da regulamentação com diversas empresas trabalhando em conjunto foi um grande desafio para nós e também uma grande oportunidade de trabalhar com a Petrobrás, ANAC, DECEA, CISCEA e Infraero e de desenvolver uma solução que não é importante só para o Controle do Tráfego Aéreo, mas também para a Segurança do País", destacou.
O sistema ADS-B da Bacia de Campos está oficialmente disponível para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Para sua utilização é necessário que as aeronaves estejam devidamente equipadas com transponder que possua a capacidade específica.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
2º Tenente REP Camille Barroso
Fotos: Fábio Ribeiro Maciel – ASCOM/DECEA
A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) comemorou, na última sexta-feira, dia 24 de julho, seu 35º aniversário.
O evento, realizado na sala Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo Victor, no 3º andar da CISCEA, homenageou os colaboradores que completaram 10, 20 e 30 anos de serviços prestados à Unidade, com a entrega de placas comemorativas.
O Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá, proferiu ao efetivo seu reconhecimento pelo empenho, profissionalismo e competência de todos. "As Instituições são feitas por seres humanos, que as fazem grandiosas ou fracassadas. O nome da CISCEA é respaldado pela capacidade, pelo caráter, pela boa vontade, pela coragem e pelo conhecimento de cada um de vocês. Tenho muita consciência da importância do trabalho de vocês. Gostaria de dizer que tenham sempre muito orgulho do trabalho realizado aqui, que tenham humildade, percepção e perseverança de reinventar quando for preciso, de estar atento a tudo que acontece, de sempre aprender, reaprender e ensinar. E tenham coragem de mudar, quando for preciso, para manter o nível de excelência existente", declarou o oficial general ao parabenizar os colaboradores.
"O profissionalismo e a dedicação de todos emociona e contagia, pois conseguimos transformar ideias, papéis, plantas e paisagens em edificações de apoio ao SISCEAB e à Força Aérea Brasileira", declarou o Vice-Presidente da CISCEA, Coronel Aviador Adilson da Silva Lemos Júnior.
A colaboradora Yona de Oliveira Di Sarli, da Seção de Informações de Projetos (GIP), completou 30 anos de serviços prestados à CISCEA e pronunciou algumas palavras em agradecimento a algumas pessoas com as quais trabalhou ao longo de sua carreira. "A experiência na execução das tarefas foi chegando aos poucos e hoje eu tenho certeza de tudo o que sei e de ainda tenho muito a aprender. Uma trajetória de mais de 30 anos de trabalho não se faz sozinha" afirmou a engenheira.
Ao final dos agradecimentos e entrega das placas, o Presidente convidou a todos para um coquetel de confraternização.
Todas as fotos do evento serão disponibilizadas no álbum interno da CISCEA.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
Edição: 2º Tenente REP Camille Barroso
Fotos: Luiz Eduardo Perez Batista (ASCOM/DECEA)
Na última segunda-feira, dia 20 de julho, foi realizada a cerimônia de entrega da Medalha Mérito Santos Dumont, condecoração que marca o 142º aniversário de Alberto Santos Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira e Pai da Aviação.
A cerimônia, que aconteceu na Base Aérea do Galeão, foi presidida pelo Exmo. Sr. Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Dirceu Tondolo Noro e contou com a presença do Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá e do Vice-Presidente da CISCEA, Coronel Aviador Adilson da Silva Lemos Júnior, além outras autoridades civis e militares brasileiras e estrangeiras.
O Major Intendente José Henrique Ferreira Coré, Chefe da Seção de Licitações (ALC) da CISCEA, foi um dos 131 agraciados no Rio de Janeiro. "Me sinto honrado e grato por este reconhecimento. Essa medalha é o resultado de muitos anos de dedicação à Força Aérea", resumiu o militar.
Major Coré recebe a Medalha das mãos do Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro Pompeu Brasil
A Medalha Mérito Santos-Dumont é uma distinção concedida a militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras que se destacaram no exercício de sua profissão e aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à instituição.
A Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, descreveu, em poucas palavras, a trajetória de Alberto Santos Dumont ao deixar um legado para a humanidade. "Embora protagonista de uma série de memoráveis feitos, demonstrou seu espírito altruísta ao negar-se a patentear suas invenções, ofertando-as ao mundo, com o cristalino entendimento de que o valor do conhecimento reside em compartilhar para ampliar o seu alcance e os benefícios.", exaltou o oficial general.
O Patrono da Aeronáutica recebeu o hasteamento da insígnia e a execução do toque de Marechal do Ar, o posto mais alto da Força Aérea.
Medalha Santos Dumont
A Medalha Mérito Santos Dumont foi criada em 5 de setembro de 1956 em homenagem ao visionário Alberto Santos Dumont, durante as comemorações do cinqüentenário do voo do 14-Bis. Idealizador, projetista e construtor de diversas máquinas, o brasileiro entrou mesmo para a história em 1906 ao decolar, no Campo de Bagatelle, em Paris, de forma bem sucedida e com auto-propulsão, ou seja, sem ajuda externa, o mais pesado do que o ar. O avião fazia ali sua primeira exibição pública.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
Fonte: III Comar e BAGL
Edição: 2º Tenente REP Camille Barroso
Fotos: Sgt Pantoja/ICA
O Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) comemorou no dia 26 de junho o seu 68º aniversário, sob o Comando do Coronel Aviador Jarbas de Oliveira Pinto.
A cerimônia militar foi marcada pela presença do Tenente-Brigadeiro do Ar R1 Walter Werner Brauer, ex-Ministro da Aeronáutica, e presidida pelo Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá, presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).
Estiveram também presentes a solenidade: o Brigadeiro do Ar Frederico José Moretti da Silveira, chefe do Subdepartamento de Administração (SDAD) do DECEA; dos ex-chefes do SRPV-SP, Coronel Aviador R1 Ricardo Nogueira da Silva e Coronel Aviador R1 Cesar Augusto Borges Tuna; do Prefeito de Aeronáutica de São Paulo; dos Comandantes da Base Aérea de São Paulo (BASP) e do Quarto Esquadrão de Transporte Aéreo (4º ETA); dos chefes do Centro de Catalogação das Forças Armadas (Cecafa) e do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), bem como das autoridades da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da Polícia Civil de Congonhas.
Durante o evento, houve a entrega das premiações de graduado, praça e civil padrão e imposição de medalha militar por tempo de serviço. Encerrando a cerimônia, a tropa desfilou em continência ao Presidente da CISCEA.
O SRPV-SP é conhecido como "Berço do Serviço Radar no Brasil", por ter sido a primeira unidade a utilizar-se deste serviço na América do Sul. Hoje, sua jurisdição abrange o trecho de maior fluxo de tráfego aéreo do país, as terminais do Rio de Janeiro e São Paulo e o trecho que liga essas terminais, conhecido como "Tubulão". Somadas as terminais, são mais de 1 milhão de movimentos aéreos por ano, equivalente a 48% do movimento nacional.
Fonte e fotos: Seção de Comunicação Social do SRPV-SP
Edição: 2º Tenente REP Camille Barroso / Comunicação Social da CISCEA
Recentemente, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) realizou a modernização da Torre de Controle de São José dos Campos (TWR-SJ), que recebeu a instalação do Sistema Integrado de Torre de Controle, elevando-a ao padrão internacional.
O efetivo do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São José dos Campos (DTCEA-SJ) elogiou a eficácia da implantação feita pela equipe da empresa ACAMS, em parceria com a CISCEA, e se cotizou para oferecer uma confraternização ao fim da implantação, condecorando a equipe com a entrega de placas, em agradecimento aos serviços prestados.
A ACAMS AS é uma empresa norueguesa, com sede em Oslo, e é representada no Brasil pela ATC SYSTEMS.
Segundo o Gerente de Projetos da Divisão de Operação da CISCEA, Renato Di Iulio, os processos de implantação duram em média quatro a seis meses e geram uma convivência muito grande entre a equipe da ACAMS e o efetivo dos Destacamentos.
"A implantação do sistema requer uma coordenação intensa entre a CISCEA, o DTCEA e a ACAMS para que tudo aconteça sem comprometimento da operação do aeródromo", destacou Di Iulio.
O Sistema Integrado de Torre de Controle, desenvolvido pela empresa ACAMS, permite integrar as informações dos auxílios visuais, meteorológicos e rádio em um único monitor touch screen (sensível ao toque), deixando o ambiente clean (limpo) e visível de todas as posições operacionais da TWR. Esta solução proporciona significativa redução da carga de trabalho dos controladores do tráfego aéreo, ao mesmo tempo em que se aumenta a eficiência e a segurança das operações.
O sistema conta também com o TATIC (Total Air Traffic Information Control). Esse equipamento gerencia o fluxo de informações de tráfego aéreo, substitui as fichas de progressão de voo em papel por fichas eletrônicas e utiliza recursos inteligentes para tratamento das informações.
Esse sistema pode ser considerado um marco de sucesso dentro dos projetos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
"O controlador de tráfego aéreo precisa das informações precisas, no momento certo. O principal benefício que percebemos após a implantação desse novo sistema foi o fato de conseguir efetuar o controle de trafego aéreo com menor tempo, mais qualidade e maior segurança. As informações que precisamos para prestar esse serviço agora são apresentadas com mais riqueza de detalhes", declarou o Suboficial Carlos Alberto Silva Barbosa, controlador de tráfego aéreo do DTCEA-SJ.
O programa abrange, ainda, benfeitorias em infraestrutura, como colocação de novos consoles de operação, cortinas de insulfilme automáticas, iluminação, cadeiras, piso, forro e sistema de climatização.
O programa de modernização de TWR - alinhado à estratégia de modernização contínua dos sistemas de controle do espaço aéreo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) - teve seu início em 2007 e encontra-se na 23ª TWR modernizada, dentre as 28 previstas.
Assessoria de Comunicação Social da CISCEA
2º Tenente Rep Camille Barroso
Fotos: DTCEA SJ
Redes Sociais