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NOVO CIAAR – MAIS UM LEGADO DA CISCEA
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Publicado em 12/12/2018 12:14:00
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SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO MARCA A CONCLUSÃO DA IMPLANTAÇÃO DO MAIOR EMPREENDIMENTO DE ENGENHARIA DO COMAER EM DÉCADAS

 

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) participou, na última quarta-feira (5/12), da solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), no município de Lagoa Santa, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). O novo complexo de formação de oficiais está localizado a poucos quilômetros do aeroporto de Confins, e substituirá o CIAAR-Pampulha no atendimento das demandas do Comando da Aeronáutica (COMAER). Em um terreno de quase 720.000m², 47 edificações que perfazem aproximadamente 60.000m² e 9 km de vias internas, o novo CIAAR é uma “mini cidade” que está sendo inaugurada após a entrega das obras pela CISCEA.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato e estiveram presentes à solenidade, entre outras autoridades civis e militares, o futuro Comandante da Aeronáutica e atual Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez e o Vice-Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço.

A CISCEA foi representada pelo Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, que presidiu a Comissão de 2007 a 2015, pelo Chefe da Sexta Subchefia do Estado Maior da Aeronáutica (EMAER), Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, que presidiu a CISCEA em 2016 e 2017, pelo atual Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, além de uma comitiva de militares e colaboradores que participaram dessa grande empreitada.

A implantação do complexo remete ao gladio alado, símbolo da Força Aérea Brasileira, e as edificações dispostas em meio ao belíssimo paisagismo projetado, possuem arquitetura arrojada e linhas harmoniosas, dando requinte ao complexo, tanto em suas formas quanto em seus materiais empregados, o que gera uma sensação agradável ao usuário ao se locomover de carro ou a pé em qualquer área do CIAAR-LS.

 

O novo complexo de ensino conta com características de sustentabilidade, algumas inéditas dentro do Comando da Aeronáutica, tais como captação e utilização de águas pluviais, sistema de aquecimento solar, sistema termobrise de fachadas e acabamento de fachadas em tons claros visando menor retenção de calor, além de telhas termo acústicas. O CIAAR–LS conta também com um controle integrado de sistemas para gerenciamento de todos os sistemas prediais especiais e de automação, reunindo as informações de controle de acesso, detecção e alarme de incêndio e do circuito fechado de câmeras de vigilância, entre outros.

Dentre as edificações inauguradas há alojamentos, capela, banda de música, comando, refeitório, complexo poliesportivo completo, hotéis de trânsito, entre outros. O prédio da escola e centro de convivência, a maior edificação do complexo, terá capacidade para cerca de 1.300 vagas simultâneas de ensino, além de contar com biblioteca e auditórios, incluindo o recém-inaugurado Auditório Santos Dumont, com capacidade para 800 pessoas - é um dos maiores da região metropolitana de Belo Horizonte e possui infraestrutura e sistemas de apoio dos mais modernas para esse tipo de construção.

 

Em função de suas dimensões e especificidades, a obra do CIAAR contou com uma equipe multidisciplinar de fiscalização dedicada e alocada em Lagoa Santa exclusivamente para atendimento das demandas da empreitada, assumida pela CISCEA em 2012.  Esta comissão de fiscalização, presidida pelo Coronel Aviador R1 Eric Bastos e composta por engenheiros, arquitetos e profissionais das mais diversas especialidades, atuou de forma determinante para que os prazos e escopo de contrato fossem respeitos, o que garantiu a entrega do empreendimento ao CIAAR na data prevista.

Além da atuação padrão e qualitativa prevista nas atividades de fiscalização das obras da CISCEA, o empreendimento do CIAAR exigiu da Comissão diversas ações para otimização e cumprimento do contrato. As palavras do arquiteto Alessandro Matos, responsável pela coordenação de projetos e planejamento da Comissão, ilustram esses desafios. “Em parceria e validação da chefia técnica da Comissão, representada pelo Capitão Engenheiro David Dantas, foram criadas ferramentas de controle adicionais que facilitaram o acompanhamento e entrega do contrato. Dentre estas ferramentas podemos citar o RDO Eletrônico (rastreabilidade), a planilha de desvios orçamentários, que foi alimentada desde o início do contrato e nos possibilitou a análise efetiva de pleitos de aditamentos, os check lists de execução, pendências e qualidade dos serviços, o controle físico de contrato adicional ao controle físico financeiro padrão e o manual do proprietário / Data Book Eletrônico, que é uma ferramenta de navegação interativa, onde o usuário de operação e manutenção do empreendimento poderá acessar de forma rápida e digital todas as informações do CIAAR, garantindo um melhor aproveitamento de todos os recursos implantados na obra”, declarou Alessandro Mattos.

Outro ponto que merece destaque na atuação da fiscalização da CISCEA nesta obra foram as tramitações legais junto a órgãos competentes e concessionárias de serviço público no complexo do novo CIAAR. Segundo o Gerente Administrativo da comissão de fiscalização, Coronel R1 Waldemar Cruz, as tratativas junto às autoridades e órgãos de controle foram sempre muito transparentes. "Esta transparência, presente no DNA da CISCEA, nos permitiu obter todas as licenças pertinentes antes da data de inauguração, o que gerou muita satisfação do cliente, além de nos possibilitar a execução somente os itens estritamente necessários, visto que os atendimentos normativos foram sempre acompanhados in loco por este órgãos e autoridades, através das inúmeras visitas coordenadas por nós”.

O CIAAR está localizado em uma área de proteção ambiental, possuindo uma grande biodiversidade de espécies da fauna e flora. Durante a fase de instalação do empreendimento, a Assessoria de Gestão e Meio Ambiente (AGMA) da CISCEA  conduziu e fiscalizou a realização dos trabalhos ambientais em áreas multidisciplinares, tais como: geração e descarte de resíduos, manutenção e preservação da fauna e flora remanescente, recuperação de áreas degradadas, plantio de mudas, educação ambiental interna e externa, entre outros. Esse esforço culminou com a emissão da Licença Ambiental de Operação, a qual concedeu o aval o para funcionamento do empreendimento.

"Pela grandeza do empreendimento, estima-se que todos os setores da CISCEA estiveram, em algum momento, envolvidos com atividades relacionadas ao CIAAR. Por esse motivo, a inauguração do maior empreendimento de infraestrutura do COMAER das últimas décadas é motivo de orgulho para todos os colaboradores da CISCEA, que durante a solenidade estiveram representados por uma equipe de profissionais que tiveram seu esforço reconhecido em cumprimentos, abraços e agradecimentos pessoais, bem como pelas palavras do Comandante da Aeronáutica em seu discurso. Parabéns à CISCEA e ao DECEA por terem aceitado o desafio e pela brilhante condução do empreendimento, ainda que diante das mais complexas dificuldades técnicas e administrativas. O novo CIAAR é mais um legado da CISCEA e seus colaboradores, que tantas vezes teve seu trabalho reconhecido na implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), e que nessa ocasião deixa a sua marca de qualidade e eficiência para a área de ensino do Comando da Aeronáutica", elogiou o chefe da Divisão de Infraestrutura da CISCEA, Major Aviador Wallace Gonçalves Teixeira.

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Edição: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fonte: Divisão de Infraestrutura da CISCEA
Fotos: Cel Av Curityba


CISCEA participa de Reunião do Conselho Provisório/Comissão Permanente da EUROCONTROL
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Publicado em 12/12/2018 09:46:00
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O chefe da Divisão Operacional da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Coronel Aviador José Augusto Peçanha Camilo, integrou a delegação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e participou, no dia 29 de novembro, em Bruxelas, na Bélgica, da reunião (50ª sessão) do Conselho Provisório/Comissão Permanente da Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (EUROCONTROL), organização intergovernamental comprometida a construir, junto de seus parceiros, um Céu Único Europeu que entregará a performance de gerenciamento de tráfego aéreo (ATM) necessária para o século XXI e além.

A delegação foi composta pelo diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; o chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino; o chefe da Divisão Operacional da CISCEA, Coronel Aviador José Augusto Peçanha Camilo e pelo chefe do Escritório Brasileiro de Ligação para a Segurança da Navegação Aérea junto à EUROCONTROL (EBL-SNAER), Major Aviador Deoclides Fernandes Barbosa Vieira.

Convidada pelo diretor-geral da EUROCONTROL, Eamonn Brennan, a delegação brasileira compartilhou a visita com presentes representantes de todos os 41 países-membros, dois países com acordos, União Europeia e outros.

Nesse evento, todos os Estados Membros e os Países que possuem acordos compreensivos se reúnem para tomar decisões sobre projetos, orçamentos e demais assuntos referentes ao gerenciamento do tráfego aéreo na Europa.

Atualmente, o DECEA tem dois tratados de cooperação com a EUROCONTROL. Um deles é o Acordo de Filosofias de Escala e Ferramentas (Rostering Philosophies and Tools Agreement) e o outro é a Cooperação Mútua no Campo de Navegação Aérea (Mutual Cooperation in the Field of Air Navigation). Este ano também foi assinado um Anexo ao primeiro acordo, que prevê o suporte da EUROCONTROL na criação do Total ATM no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

O Total ATM é uma visão de gerenciamento de tráfego aéreo (ATM) de futuro, preparada para o crescimento da demanda, que implica um plano de melhoria nas áreas de performance, capacidade e gerenciamento de recursos. A expectativa é a modernização do sistema ATM brasileiro.

Visitas técnicas

Em aproveitamento ao convite, no dia 28 de novembro, a delegação do DECEA visitou o Centro de Controle de Área de Maastricht (MUAC), uma das sedes da EUROCONTROL. Na oportunidade, reuniu-se com os responsáveis pelo suporte ao DECEA, atualizando o progresso dos trabalhos no Brasil. Na sala de operações da MUAC, responsável por um dos espaços aéreos mais movimentados no mundo, a comitiva se inteirou das atividades.

Já no dia 30 de novembro, os representantes do DECEA visitaram o Centro de Operações de Gerência de Rede (NMOC), quando visualizaram, em tempo real, os resultados do Intercâmbio de Dados de Navegação Aérea entre Brasil e Europa em seu sistema de gerenciamento de fluxo.

Desde o dia 21 de novembro, mensagens a respeito dos voos que decolam do Brasil ou que passam pelo espaço aéreo brasileiro estão sendo enviadas do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) ao NMOC. Isso colabora para que se evitem surpresas nos monitores da Gerência de Rede (NM), pois os voos com destino Europa estarão sendo monitorados por meio do envio de mensagens. Assim, a EUROCONTROL poderá planejar sua demanda de modo real, com informações atualizadas sobre os tráfegos. "E isso é muito valioso para um balanceamento efetivo entre capacidade e demanda. Da mesma forma, o Brasil receberá os proveitos desse intercâmbio, tendo acesso aos dados de navegação aérea enviados pelo NMOC da EUROCONTROL relacionados aos voos provenientes de sua área", segundo informou o Major Deoclides.

Para tal, utilizou-se como base o SWIM (do inglês System Wide Information Management), que - preconizado pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) - faz referência ao aumento da consciência situacional por meio da troca de informações em tempo real, com garantia da qualidade, integridade e segurança dos dados. "É um conceito mundial, que traz mudança de paradigma na prestação do serviço aeronáutico e na segurança da informação", afirmou o Brigadeiro Bertolino.

Reunião com Diretor-Geral da EUROCONTROL

O último compromisso foi uma reunião com o diretor-geral da EUROCONTROL, com o objetivo de discutirem o status dos acordos assinados, quando fizeram planos para futuras parcerias. Na ocasião também puderam almoçar juntos e trocar brindes de agradecimento.

O Escritório Brasileiro de Ligação para a Segurança da Navegação Aérea (EBL-SNAER)

A Força Aérea Brasileira (FAB) criou e ativou, conforme publicado na Portaria nº 853/GC3, de 8 de junho de 2017, o Escritório Brasileiro de Ligação para a Segurança da Navegação Aérea (EBL-SNAER) junto à EUROCONTROL, com a finalidade de prestar assessoramento nos assuntos pertinentes aos acordos e contratos celebrados entre o Comando da Aeronáutica, representado pelo DECEA, e a Organização, além de assistir e subsidiar o acompanhamento e participação das atividades e projetos desenvolvidos na área GLOBAL ATM (gerenciamento global do tráfego aéreo), de interesse do SISCEAB.

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Edição: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fonte e Fotos: Major Aviador Deoclides Fernandes Barbosa Vieira

 


CISCEA realiza a 4ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho
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Publicado em 08/11/2018 08:44:00
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A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) realizou, no período de 30 de outubro a 1º de novembro, no Auditório Tenente-Brigadeiro Paulo Vitor, a 4ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT).

O Tenente-Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior, Adjunto da Divisão Técnica, abriu a cerimônia, que teve como objetivo integrar e conscientizar o efetivo militar e civil sobre a importância de conservar e proteger a saúde e a integridade física em relação aos ambientes de trabalho.

 

O evento foi direcionado à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais. É uma das atividades obrigatórias para todas as comissões internas de prevenção de acidentes do trabalho (CIPA), devendo ser realizada com frequência anual.

 

A CISCEA tem intensificado esforços para melhoria dentro do ambiente de trabalho, preocupando-se com a saúde de todo o efetivo da Comissão. Foi apresentada na SIPAT uma programação simples, porém, com temas importantes que foram abordados por palestrantes, que foram apresentados pelo Presidente da CIPA, Maurício de Assis Nunes e pela integrante da comissão Yoná de Oliveira di Sarli.

O tema "Mediação de Conflitos", foi apresentado por Vanja Araujo Borges e Carmem Mouzo, do Centro de Mediação de Conflitos (MEDIAR-RJ). Já o palestrante João Nades, também do MEDIAR, falou sobre "Comunicação Não Violenta" (CNV).  

MEDIAR é uma empresa privada que atua na prevenção, na gestão e resolução dos conflitos, por meios adequados consensuais da mediação, conciliação ou arbitragem.

A mediação é uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as partes para que elas construam com autonomia e solidariedade a melhor solução para o conflito.

O objetivo da mediação é prestar assistência na obtenção de acordos, que poderá constituir um modelo de conduta para futuras relações, num ambiente colaborativo em que as partes possam dialogar produtivamente sobre suas necessidades.

Os mediadores facilitam a comunicação entre conflitantes. São pessoas capacitadas e preparadas que utilizam técnicas apropriadas e independentes sem exercer juízo de valor e decisão sobre o caso.

Trabalhar significa passar pelo menos um terço do dia na Organização com o compromisso de que haja uma produção interessante e criativa por parte do trabalhador, mas também satisfação em estar em um ambiente de trabalho motivador. Equipe coesa e que se sente valorizada e instigada a desafios são os maiores termômetros da satisfação no espaço profissional.

Uma boa dica para melhorar o espaço profissional é a valorização das pessoas. Estar atento aos bons trabalhos executados e recompensar o responsável é um ótimo motivador para toda a equipe. Para isso, a empresa precisa ser clara e incentivar positivamente o trabalhador a cumprir suas metas, sem deixar sua equipe de lado. O contato constante e bonificações justas trarão credibilidade e envolvimento para os seus colaboradores.

Uma comunicação integral e satisfatória só pode ser feita a partir da empatia.

A comunicação Não-Violenta foi desenvolvida pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg. Essa linha de pesquisa, que também é considerada como um estilo de vida, propõe uma nova maneira de se comunicar e o foco está em diálogos baseados na empatia.

Muitas vezes, agimos sem perceber como nossas palavras, ações e até a nossa maneira de pensar podem gerar consequências negativas e tornar nossas relações tensas, superficiais ou sem nenhum propósito.

Muitos dos nossos problemas de relacionamentos interpessoais – sejam no ambiente corporativo, social ou familiar-, poderiam ser resolvidos se desenvolvêssemos a habilidade para nos comunicar de forma mais compassiva.

A Primeira fase da comunicação não violenta é a observação. Isso significa que é necessário observar o outro sem julgamentos e preconceitos. Um exemplo: quando recebemos uma crítica, costumamos levar para o lado pessoal – ou nos vitimizamos ou nos defendemos. Nos preceitos da Comunicação Não- Violenta, o que devemos fazer é colocar nossa atenção no que está sendo dito de fato.

A empatia é, sem a menor dúvida, uma habilidade fundamental para uma boa convivência familiar, profissional e social. Ter empatia é ter uma grande aliada para relacionamentos mais saudáveis e para atingir o sucesso em diferentes esferas da vida.

"Panorama Internacional da Segurança Química" foi o assunto tratado pelo médico do trabalho Newton Miguel Moraes Richa, que também é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e representante da Comissão Nacional de Segurança Química do Ministério do Meio Ambiente (CONASQ/MMA).

O representante da UFRJ, iniciou o evento falando do panorama internacional da segurança química. 

“Em 2002, na Rio + 10, foi lançada uma meta global para todos os países implementarem um sistema efetivo de gerenciamento de substâncias químicas até 2020”, salientou. 

O médico e pesquisador também alertou para o surgimento de doenças graves relacionadas ao uso de produtos químicos. 

“O uso de produtos químicos em todas as atividades humanas tem promovido comodidade e facilidade, mas tem gerado problemas. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) publicou, em 2015, um alerta informando que a maior causa de morte no mundo são os produtos químicos, principalmente nos países em desenvolvimento e subdesenvolvidos, que concentram 94% desses registros”, disse. 

Ainda na palestra foi abordada a importância de integração de instituições e entidades ligadas à questão ambiental, para difundir as informações em segurança química. Segundo Newton Richa, é importante que os médicos tenham orientação e noções básicas de segurança química e de toxicologia, pois é muito possível que muitas das queixas dos pacientes estejam relacionadas a algum fator químico. 

A Segurança Química é um conceito global, referente à proteção das pessoas e do meio ambiente, em todo o ciclo de vida dos produtos químicos que, atualmente, abrange: concepção, projeto, desenvolvimento, produção, transporte, armazenamento, utilização e descarte de resíduos.

Nos últimos anos, os produtos químicos passaram a ser usados em praticamente todas as atividades humanas. Isto levou a crescente exposição a produtos químicos presentes no ar, na água, no solo e nos alimentos que, atualmente, constitui séria ameaça à saúde humana, ao ambiente e à própria vida no planeta.

A poluição química é considerada hoje a principal causa de morte no mundo, conforme dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Sem medidas adequadas de prevenção e controle, os países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento sediam cerca de 94% dos casos apontados, ensejando esforços internacionais e locais para melhorar a gestão dos produtos químicos.

No Brasil, oitavo produtor químico e maior consumidor de agrotóxicos no mundo, as ações governamentais, da indústria e de outros segmentos da sociedade civil vêm sendo coordenadas pela Comissão Nacional de Segurança Química (Conasq).

 

O 2º Sargento Allan Clay Silva Mendes, engenheiro de segurança do trabalho, que trabalha na seção de Saúde Ocupacional, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), abordou os "Aspectos Básicos sobre Segurança do Trabalho". 

Todos os trabalhadores têm direito a um ambiente de trabalho saudável, equilibrado e seguro, com redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança.

A Segurança do Trabalho corresponde ao conjunto de ciências e tecnologias que tem por objetivo proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho, buscando minimizar e/ou evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Assim, dentre as principais atividades da segurança do trabalho, podemos citar: prevenção de acidentes, promoção da saúde e prevenção de incêndios.

Algumas regras gerais de segurança deverão ser sempre observadas, tanto pela empresa quanto por seus empregados, para que possíveis acidentes de trabalho sejam evitados e a segurança de todos seja garantida.

A empresa deverá fornecer o equipamento de proteção individual (EPI) adequado à neutralização e/ou eliminação do agente agressor à saúde dos empregados e garantir a utilização de todos. A área de trabalho deverá ser mantida sempre limpa e organizada.

Somente pessoal habilitado, qualificado e capacitado tais como: engenheiros, supervisores, técnicos ou outros que tenham recebido treinamento específico em equipamentos elétricos terão permissão para atividades envolvendo eletricidade.

Importante que o empregado comunique imediatamente ao seu supervisor, gerente ou líder, qualquer acidente de trabalho ocorrido com ele ou com seu colega de trabalho, por menor que seja.

Ninguém deve operar qualquer equipamento, a menos que tenha recebido treinamento para tal, e que todas as medidas de segurança estejam implantadas no maquinário. A empresa e empregados devem inspecionar constantemente as ferramentas e equipamentos de trabalho, inclusive os EPIs.

O empregado deve avisar imediatamente ao seu supervisor sobre os riscos que venha a perceber. Cabe à empresa, nesses casos, adotar ações que evitem que estas condições continuem. Os dispositivos de segurança dos equipamentos não devem, em qualquer hipótese, ser desativados evitando, assim, riscos de acidente.

Todos os avisos e sinais de segurança devem ser colocados em local visível para que todos os empregados tenham acesso à informação.

Quando um extintor for utilizado, deve ser comunicado imediatamente ao supervisor para que seja recarregado e recolocado no lugar de origem.

Todos devem conhecer exatamente onde estão localizados os equipamentos de combate a incêndio. Recomenda-se o treinamento na utilização desses equipamentos.

Antes de fazer qualquer trabalho, o empregado deve analisar se existe alguma condição de risco. Cuidados especiais devem ser tomados de forma a prevenir que roupas ou ferramentas fiquem ao alcance de equipamentos.

Os corredores e saídas devem estar sempre desimpedidos. Todos os dispositivos de segurança deverão ser inspecionados frequentemente. Esta inspeção deve ocorrer pela empresa, com a colaboração dos empregados.

Caso seja observado algum defeito em qualquer dispositivo, os reparos necessários deverão ser feitos imediatamente.

Deverá ser interrompida qualquer atividade que oferecer risco à saúde ou à vida dos trabalhadores

 

O ciclo de palestras foi encerrado com orientações da CIPA aos trabalhadores da Zeladoria da CISCEA, com o tema "Condições de Conforto e Higiene no Ambiente de Trabalho".

Alcançar a qualidade de vida no trabalho é o grande anseio do ser humano, que busca tudo que possa proporcionar maior bem-estar e o equilíbrio físico, psíquico e social, uma regra para se obter uma vida mais satisfatória. Profissionais de diversos segmentos dedicam-se à arte de descobrir novas formas e maneiras de obter-se estes anseios.

O ciclo de palestras foi encerrado com orientações da CIPA aos trabalhadores da Zeladoria da CISCEA, com o tema "Condições de Conforto e Higiene no Ambiente de Trabalho".

É preciso mudar os hábitos e as condições de trabalho para que a higiene e a segurança no ambiente de trabalho se tornem satisfatórios. Nessas mudanças se faz necessário resgatar o valor humano.

Alcançar a qualidade de vida no trabalho é o grande anseio do ser humano, que busca tudo que possa proporcionar maior bem-estar e o equilíbrio físico, psíquico e social, uma regra para se obter uma vida mais satisfatória. Profissionais de diversos segmentos dedicam-se à arte de descobrir novas formas e maneiras de obter-se estes anseios.

A SIPAT não deve ser vista como mero cumprimento da legislação, mas sim como a continuidade dos trabalhos voltados para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, onde a lucratividade está na promoção da saúde, aumento da produtividade e na valorização da vida. Prevenção é fundamental. Todos sabem que por trás de um trabalho sério e comprometido estão a segurança e a saúde dos funcionários em primeiro lugar. Pensando nisso, a CISCEA reforçou a importância de se colocar o cuidado a favor da segurança, como forma de prevenir acidentes no ambiente de trabalho.

Todos os participantes foram alertados sobre as questões relativas à segurança e, principalmente, à motivação e ao trabalho em equipe, que são fundamentais para o bom desempenho de suas funções.

Agora, todos irão se dispor de forma reflexiva em referência aos assuntos de segurança, e com certeza andarão mais motivados, para um futuro, sem dúvida, promissor que os aguarda. O cuidado de cada um é a segurança de todos!

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Edição: 1º Tenente Camille Barroso (SECOM/CISCEA)

Fonte: Fátima Cerqueira (ASCOM/DECEA)
Fotos: Fábio Maciel (ASCOM/DECEA)


DECEA e CISCEA representam o Brasil em conferência internacional sobre torres digitais
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Publicado em 05/11/2018 13:15:00
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Realizada em Hamburgo, Alemanha, no período de 23 a 25 de outubro, a 1ª Conferência Internacional sobre Torres Digitais atualizou os participantes sobre as mais recentes e variadas soluções tecnológicas de controle de torre de aeródromo.

Além do Brasil, Canadá, Irlanda, Suécia, Espanha, Noruega, Alemanha, Holanda, Itália, Portugal, Hungria, Itália e Reino Unido estiveram presentes na Conferência.

Neste cenário internacional, o Brasil esteve representado pelo Vice-Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Coronel Aviador Álvaro Wolney Guimarães e pelo 2º Tenente Angelo Vaine Honorio, controlador de tráfego aéreo lotado na Seção de Normas de Operações Militares (DNOR7) do DECEA.

O evento foi estruturado em palestras de especialistas do setor, oficinas de debates e workshops.

Os conferencistas receberam as atualizações mais recentes sobre as várias soluções de controle de torre de aeródromo e descobriram as vantagens do controle de tráfego digital que se estendem além da segurança e da lucratividade.

Os mais recentes avanços tecnológicos foram compartilhados entre os participantes, que tomaram conhecimento sobre o aumento da eficiência através de uma maior implementação dentro de um aeroporto.

Houve, ainda, discussão sobre o gerenciamento de mudanças: como o planejamento, a comunicação e a educação - ações que podem moldar a implantação de uma torre digital.

Os participantes conheceram as vantagens competitivas, de acordo com a apresentação de lições aprendidas e os estudos de casos das principais parcerias do setor entre prestadores de serviço de navegação aérea, desenvolvedores de sistemas e aeroportos.

Na conferência, DECEA e CISCEA construíram uma sólida compreensão das tecnologias de torre digital - seus desafios e oportunidades e o que o futuro pode conter. Os representantes brasileiros participaram de oficinas que discutiram  o aumento da segurança do tráfego aéreo e a redução de custos operacionais com a implantação de torre digital.

Os militares destacaram, ainda, o aprendizado sobre a relevância dos fatores humanos para o desenvolvimento e a implementação de torre remota. A inovação em inteligência artificial na gestão do tráfego aéreo e as especificações mínimas de desempenho do Sistema de Aviação para Sistemas Óticos Remotos de Torre foram outros temas de interesse dos brasileiros.

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Edição: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Reportagem: Daisy Meireles (ASCOM/DECEA)

Fonte: SDOP/DECEA


Dia da Engenharia da Aeronáutica é celebrado no DCTA com a presença da CISCEA
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Publicado em 31/10/2018 11:12:00
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Nesta segunda-feira (29/10), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado na cidade de São José dos Campos (SP), realizou uma cerimônia militar em comemoração ao Dia da Engenharia da Aeronáutica - celebrado em 28 de outubro.

Presidida pelo Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica (COMGAP), Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury, a solenidade contou com a presença do engenheiro mais antigo da Força Aérea Brasileira (FAB), o Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).

Participaram da cerimônia os Oficiais engenheiros da CISCEA, Coronel André Eduardo Jansen, Chefe da Divisão Técnica (DT), o Tenente-Coronel Marcos Aurélio Valença Belchior, Adjunto da DT, a Capitão Talita da Cunha Mattos, Adjunto da Divisão Operacional, o Capitão David de Azevedo Dantas, Adjunto da Divisão de Infraestrutura, além dos Tenentes Osvaldo José de Jesus Silva, Márcio Ferreira Costa e Jaqueline Mapelli Hadid.

A ordem do dia, assinada pelo Major-Brigadeiro Fernando, destacou a importância do profissional de engenharia nas mais diversas áreas da Força Aérea, lembrando que se trata de um trabalho árduo, mas fundamental para o futuro da FAB. “Que, inspirados no legado deixado pelo nosso patrono e mais ilustre engenheiro, ousemos fazer mais e melhor, acreditando em nosso potencial a despeito de qualquer ceticismo, atuando de forma integrada e relevante, em prol de uma Força moderna, eficiente e respeitável”, disse ele.

O Patrono da Engenharia da Aeronáutica é o Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, idealizador do então Centro Técnico de Aeronáutica, atual DCTA, e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), considerado o berço da profissão no país. Ele acreditava que somente seria possível desenvolver uma Indústria Aeronáutica no Brasil se o país dispusesse de uma escola que proporcionasse formação técnica de alto nível.

 

Clique aqui para acessar a Ordem do Dia da Engenharia da Aeronáutica.

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Edição: Tenente Camille Barroso (SECOM/CISCEA)
Fonte: Tenente Larissa (DCTA)
Fotos: Sargento Petherson (DCTA)