No dia 07 de janeiro foi realizada a solenidade de transmissão do cargo de Vice-Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), do Coronel Aviador Cyro André Cruz ao Coronel Aviador Raul Carlos Camara Borges.
Estiveram presentes o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, o Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, o Chefe do Subdepartamento de Administração do DECEA, Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo, o Presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Caça e Ex-Presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar R1 Teomar Fonseca Quírico, Comandantes de Organizações subordinadas ao DECEA da área do Rio de Janeiro, além dos chefes de Divisão e alguns civis do efetivo da CISCEA.
Presidida pelo Presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, os eventos alusivos à passagem do cargo tiveram início às 15h30, com o descerramento do quadro do Vice-Presidente substituído na galeria de fotos, seguido da cerimônia militar de transmissão do cargo de Vice-Presidente, que ocorreu no salão nobre da CISCEA, observando os protocolos de combate à pandemia.
Durante o descerramento da foto do Vice-Presidente substituído, o Cel Camara mencionou o desafio que terá pela frente e agradeceu ao Coronel Cyro pelo seu empenho na transmissão do cargo. “Você me proporcionou uma imersão no conhecimento da CISCEA e isso muito me auxiliará na condução dos trabalhos. Certamente o seu legado aqui e a ajuda de todos vão fazer com que eu consiga continuar assessorando o Brigadeiro Sérgio Bastos no mesmo nível de eficiência que você assessorou, Te desejo muito sucesso nas duas novas missões, no Curso de Altos Estudos em Política e Estratégia na Escola Superior de Guerra (ESG) e como Adido Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil na Inglaterra e na Noruega.”, declarou.
Em seu discurso, o Coronel Cyro agradeceu a dedicação, comprometimento e companheirismo de todos na CISCEA e recordou o convite do Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando, então Presidente da CISCEA, para assumir inicialmente a Divisão Operacional, e posteriormente a Vice-Presidência da Comissão. “Que desafio! Uma posição de muita responsabilidade, afinal a CISCEA tem a atribuição de conduzir grandes projetos estratégicos”, relembrou, exemplificando alguns dos projetos que contribuem diretamente e decisivamente para o aprimoramento de um sistema de controle do espaço aéreo integrado e eficiente.
Ao Brigadeiro Sérgio Bastos, o Coronel Cyro agradeceu pelos conhecimentos, mas principalmente pela preocupação com as pessoas e a forma agregadora para atingir os objetivos de uma instituição. “o curso de vida que fiz em 2020 com o senhor é inigualável! Muito obrigado”.
Ao Coronel Camara, o Coronel Cyro desejou as boas-vindas e todo sucesso. “Vai gostar muito de trabalhar aqui. Temos projetos desafiadores para 2021, mas com certeza, aliada à sua experiência, em conjunto com essa equipe brilhante e sob a liderança do Brigadeiro Sérgio Bastos, será mais um período de sucesso e grandes realizações”, finalizou o Coronel Cyro.
Em suas palavras, o Presidente da CISCEA elogiou o Coronel Cyro pela motivação e dedicação, aliadas à sua experiência, resultando em um profissional profundamente comprometido com o seu trabalho, com as portas constantemente abertas e sempre pronto para dividir e transmitir os seus conhecimentos. “O senhor foi um profissional incansável, cumprindo suas atribuições com eficiência e eficácia. Característica marcante do seu trabalho foi o esmero e perfeccionismo com que executou as tarefas sob sua responsabilidade, não medindo esforços para que todos os objetivos propostos fossem atingidos plenamente. Somos testemunhas do quanto as suas atribuições exigiram do senhor, como profissional e como ser humano. Tive a oportunidade de trabalhar ao lado de um profissional inteligente, humano e dedicado ao extremo”, elogiou o Brigadeiro Sérgio Bastos, destacando ainda “algumas virtudes presentes em sua liderança: extrema paciência, educação, polidez e atenção, buscando sempre conduzir os trabalhos dentro de uma atmosfera de respeito e dignidade.”
Ao Coronel Camara, o Brigadeiro Sérgio Bastos declarou: “Suas qualidades profissionais o trouxeram até aqui e com certeza elas lhe darão uma base sólida para realizar uma excelente gestão na Vice-Presidência da CISCEA. O senhor enfrentará muitos desafios, porém não temos dúvida de que os gerenciará da melhor maneira possível, com a competência que o tem distinguido durante as missões profissionais para as quais tem sido designado”.
O Coronel Aviador Raul Carlos Camara Borges é natural do Rio de Janeiro e tem 50 anos. Ingressou na Força Aérea Brasileira em 15 de março de 1987 e foi promovido ao atual posto em 31 de agosto de 2016. Durante sua carreira, realizou vários cursos operacionais e acadêmicos. Possui aproximadamente 2.000 horas de voo, das quais 1.700 na aviação de caça. Aeronaves voadas: T-25, T-27, AT-27, AT-26, A-1 e A-1M. Seus principais cargos foram os de Comandante do 1º/16º Grupo de Aviação, Diretor do Parque de Material Bélico da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAMB-RJ), Adido de Defesa, de Exército e Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil na Venezuela, e Adjunto do Subdepartamento de Administração (SDAD) do DECEA. Foi condecorado com as medalhas Militar de Ouro, Menção Destaque Operacional nível Prata, Mérito Santos Dumont, Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura e Ordem do Mérito Aeronáutico, grau Cavaleiro.
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Texto: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fotos: Fábio Ribeiro Macial (ASCOM/DECEA)
O equipamento substituído, antigo RADAR TRS 2230, foi instalado em 1989 e desligado em julho de 2020 para as obras de instalação do novo modelo.
O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Jaraguari (DTCEA-JGI), localizado no Município de Jaraguari (MS) e subordinado ao Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA II) inaugurou, no dia 28 de dezembro de 2020, o novo radar LP23SST-NG. O equipamento substituído, radar TRS2230, foi instalado em 1989 e desligado em julho de 2020 para as obras de instalação do novo modelo. Para manter a cobertura radar no Estado, o Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle montou, na Ala 5, o radar TPS-B34.
Após a operacionalização do radar TPS-B34, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) deu início à obra de substituição do radar TRS 2230 pelo novo radar LP23SST-NG, através da empresa contratada Omnisys. Foram cinco meses de obras e coordenações divididas em várias etapas, como o recebimento das peças, desmontagem do antigo radar, preparação de infraestrutura para recebimento do novo radar, montagem da antena do novo radar, do radome e do transmissor, revitalização do radar secundário, testes de aceitação da obra de infraestrutura e do radome, cursos na empresa Omnisys e no local para os técnicos radaristas, testes de aceitação técnica, e voos de homologação e de integração, realizados pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). Após estas fases, o Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) autorizou, no dia 17 de dezembro de 2020, o uso do radar LP23SST-NG instalado no DTCEA-JGI.
Participaram da cerimônia de inauguração o Comandante da Ala 5, Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, o Prefeito de Jaraguari, Edson Rodrigues Nogueira e o Comandante do DTCEA-JGI, Capitão Marco Antônio Sabba Marinho.
Para o Comandante do DTCEA-JGI, Capitão Marco Antônio Sabba Marinho, o Destacamento inicia uma nova fase na história. “Agora, com equipamento moderno e aliado ao radar instalado em Corumbá e às futuras instalações em Porto Murtinho e Ponta Porã, o DTCEA-JGI ratifica seu papel essencial para a Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo no Estado de Mato Grosso do Sul”, finaliza o Capitão Marinho.
“A implantação do radar LP23SST-NG no DTCEA-JGI contribui para a modernização do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e a consolidação dos benefícios esperados pela sociedade com a evolução do Sistema ATM Nacional (Gerenciamento da Navegação Aérea, do inglês, Air Traffic Management), como a melhoria da consciência situacional dos controladores de tráfego aéreo e dos pilotos, por meio do emprego de sistemas de vigilância aeronáutica. Esta inauguração é resultado do trabalho árduo de vários profissionais, que enfrentaram os desafios impostos pela pandemia com a prontidão e o comprometimento inerentes à Força Aérea Brasileira” declarou o Chefe da Divisão Técnica da CISCEA, Tenente-Coronel Engenheiro Gustavo Erivan Bezerra Lima.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
Edição: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso e
Tenente-Coronel Engenheiro Gustavo Erivan Bezerra Lima
Fonte: Portal FAB, por Capitão Gil (Ala 5)
Fotos: Sd Marani/ DTCEA-JGI
A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) realizou, no dia 08 de dezembro, a assinatura de um contrato com a empresa Omnisys, que prevê o fornecimento de dois radares secundários de vigilância de rota, em continuidade ao processo de modernização da rede de radares de vigilância de rota do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) planejada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Participaram do evento o Presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, o Vice-Presidente, Coronel Aviador Cyro André Cruz, o Agente de Controle Interno (ACI), Coronel Intendente Paulo Roberto Ferreira Vieira, o Chefe da Divisão Administrativa (DA), Major Intendente Alberto de Almeida Gomes, o Adjunto da Divisão Técnica (DT), Major Engenheiro Denniel Sancho Zorzal Rossi e a Adjunto do ACI, 1º Tenente Intendente Amanda Priscila de Moura Gabriel, além do Vice-Presidente Sênior da Thales América Latina, Ásia e Eurásia, Guy Bonassi, a Presidente da Thales América Latina, Nádia Gonzalez, o Diretor da Thales do Brasil, Luciano Macareffi Rodrigues, o Presidente da Omnisys, subsidiária da Thales do Brasil, Luiz Manuel Dias Henriques, o Diretor da unidade de radares da Omnisys, Rodrigo Modugno e o CEO da Clemar Engenharia, Inácio Vandresen.
O Brigadeiro Sérgio Bastos conduziu a reunião no idioma inglês e frisou importância de celebrar mais uma parceria com a Omnysis. “A substituição desses radares secundários era uma prioridade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a forma como o projeto foi planejado e desenvolvido alcançou o resultado esperado. Claro que estou falando da soberania do nosso país, temos uma quantidade enorme de radares, somos um país continental, e embora estejamos falando de dois radares secundários, uma parte do sistema, aquela região particularmente necessitava da substituição dos equipamentos existentes e a responsabilidade de fornecê-los é da Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do DECEA, e a CISCEA é a responsável pela implantação e modernização de toda a infraestrutura necessária para manter a excelência no gerenciamento da navegação aérea sob a responsabilidade da FAB”, esclareceu o Presidente da CISCEA.
“Se a Thales é o que é a Thales hoje, acho que é por causa da parceria e de todas as atividades que estamos fazendo juntos. Para ser sincero, se não tivéssemos esse nível de confiança e parceria que temos com os senhores, o grupo não teria investido para fazer da Omnysis o que é Omnysis hoje. Por isso, antes de tudo gostaria de agradecer a vossa confiança, credibilidade e a qualidade da parceria, porque quando celebramos este tipo de parceria, isso significa que temos uma cooperação muito boa entre as duas entidades, e a vosso sucesso será o nosso sucesso”, declarou o Vice-Presidente Sênior da Thales América Latina, Ásia e Eurásia, Guy Bonassi.
Os radares serão instalados nas localidades de Bom Jesus da Lapa (BA) e Petrolina (PE) a partir de 2021, em substituição aos radares secundários de vigilância de rota SIR-M, que foram implantados nessas localidades na década de 1990 e estão em operação desde então. Os sítios de Petrolina (PE) e de Bom Jesus da Lapa (BA) estão subordinados ao Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III).
Os novos radares secundários, de última geração, modelo RSM970S, são fabricados no Brasil, pela empresa Omnisys e largamente empregados pelo SISCEAB, tanto em vigilância de rota quanto em vigilância de área terminal. “Em relação à logística associada ao contrato, todo o atendimento é feito no Brasil, reduzindo os custos e aumentando a confiabilidade operacional, em benefício da segurança do espaço aéreo brasileiro na Região Nordeste”, explicou o Chefe do Setor de Radiodeterminação da CISCEA, Manoel Luiz Ribeiro.
O contrato inclui ainda, para cada localidade, o fornecimento de uma torre metálica de 25 metros de altura e todos os serviços de adequação de infraestrutura, customização de hardware e de software, implantação, integração dos equipamentos, e a logística associada, composta de sobressalentes, treinamentos teórico e prático, operação assistida e documentação técnica.
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1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fotos: Fábio Maciel (ASCOM/DECEA)
O processo integrado de decisão colaborativa contribuirá para melhorias operacionais, ambientais e econômicas em toda a cadeia aeroportuária
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport), em Guarulhos (SP), realizaram, no dia 18 de novembro, em cerimônia interna, o lançamento da Operação A-CDM (Airport Collaborative Decision Making/Processo de Tomada de Decisão Colaborativa em Aeroportos).
O conceito A-CDM no aeroporto tem o objetivo de promover a intensa colaboração entre os parceiros, gerando uma troca de informações eficiente e padronizada entre os diversos Órgãos, possibilitando maior previsibilidade operacional e garantindo maior eficiência do serviço.
“Esse conceito vai aumentar a eficiência operacional. Haverá uma integração entre os órgãos de controle do espaço aéreo, a administração aeroportuária e as empresas aéreas. Isso vai melhorar a pontualidade do Aeroporto de Guarulhos e, como consequência, aprimora o fluxo de tráfego aéreo, nos dando a possibilidade de ter um planejamento geral muito melhor”, afirmou o chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga.
O Aeroporto Internacional de São Paulo foi escolhido para ser o pioneiro no Brasil a implantar o conceito A-CDM, considerado o maior complexo aeroportuário da América do Sul e a principal porta de entrada e saída de cargas do Brasil.
A implantação da Operação A-CDM é uma iniciativa do DECEA, por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), oriundo de um acordo de cooperação com a Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (EUROCONTROL).
A implantação do conceito A-CDM foi desenvolvido ao longo de três anos, em conjunto com o DECEA, o GRU Airport, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) e as companhias aéreas nacionais e internacionais, resultando no desenvolvimento da ferramenta de compartilhamento das informações, a ACISP (Airport Collaborative Information Sharing Platform) e, ainda, na ferramenta que ordena os voos de maneira automatizada, a PDS (Pre Departure Sequencer). Ambas foram desenvolvidas pela SAIPHER ATC, empresa responsável pelo software de controle dos movimentos aéreos no âmbito do aeroporto.
A cerimônia
O presidente do GRU Airport, Gustavo Soares Figueiredo, deu as boas-vindas às autoridades presentes e destacou a parceria com o DECEA. “É uma honra ter sido escolhido o primeiro aeroporto a trabalhar com o conceito A-CDM. Através do A-CDM, atingiremos a excelência nos serviços prestados”, disse.
Em sua apresentação, o gerente do empreendimento para implantação do A-CDM, Major Aviador Marcio Rodrigues Ribeiro Gladulich, falou sobre o conceito do projeto. “Hoje, na era da informação, é essencial que tenhamos comunicação eficiente entre todos os participantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Através do SIGMA (Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos), do SAGITARIO (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional) e do TATIC (Controle Total da Informação de Tráfego Aéreo) nós temos acesso aos planos de voo, dados do Controle de Aproximação (APP) e do Centro de Controle de Área (ACC) e da torre de controle (TWR). O A-CDM vem para completar esse conjunto de informações com um novo ator: o aeroporto. A partir do mês de novembro de 2020, essa comunicação com todos os envolvidos se tornou possível, por meio da plataforma ACISP, gerando eficiência através de uma comunicação mais rápida”, explicou.
Após a apresentação do projeto, houve um painel para esclarecimento de dúvidas dos convidados, com a participação dos representantes das empresas diretamente envolvidas com a implantação do conceito A-CDM no Aeroporto de Guarulhos: Cesar Tuna, coordenador de Crise e Tráfego Aéreo - GRU Airport; Major Gladulich, chefe da Divisão Operacional da CISCEA; Marilisa Mira, coordenadora de Tráfego Aéreo da Estação Provedora de Tráfego Aéreo (EPTA) de Guarulhos - INFRAERO; Fred Boratto, diretor de Operações da SAIPHER.
“Em decorrência do Projeto A-CDM possuir uma arquitetura nacional, a utilização de Painel nesse tipo de evento foi muito importante porque permitiu aos participantes, na sua maioria, Diretores da organizações e das empresas aéreas, interagirem matricialmente com abordagens estratégicas tanto do nível de operações do setor quanto aos próximos passos do A-CDM a serem tomados pelo DECEA. Em suma, ficou muito claro o entusiasmo e a ótima prospectiva que esses 'stakeholders' manifestaram”, declarou o Gerente do Projeto da Divisão Operacional da CISCEA, Marcos Abreu.
Para finalizar a cerimônia, o diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues e o presidente do GRU Airport descerraram uma placa de lançamento da operacionalidade do conceito A-CDM, que ficará no Centro de Controle Operacional (CCO) do Aeroporto.
Na sequência, em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Heraldo destacou a importância do projeto A-CDM para a comunidade aeronáutica. “A filosofia do DECEA é a cada dia melhorar a sua prestação de serviço. Vejo aqui o resultado de um trabalho que começou em 2015. A partir de hoje vamos poder mensurar o quanto de tempo nós ganhamos, o quanto de pontualidade nós melhoramos, o quanto de economia de CO₂ tivemos, o quanto o passageiro foi mais bem atendido nesse processo. É mais um passo para termos um gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo melhor”, pontuou o Oficial-General.
Autoridades presentes
Participaram, também, da cerimônia, o vice-diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo; o chefe do SDOP do DECEA, Brigadeiro Braga; o presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior; presidentes e diretores do GRU Airport, da INFRAERO, da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), da GOL Linhas Aéreas, da Azul Linhas Aéreas, da LATAM Airlines Brasil, da Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA); e membros do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
A-CDM no Brasil
O conceito busca utilizar ao máximo a infraestrutura e os recursos do aeroporto e a capacidade do espaço aéreo, otimizando o processo por meio da troca de informações cada vez mais precisas em um nível tático e em tempo real.
A troca dessas informações proporciona melhor planejamento e previsibilidade operacional, garantindo, assim, maior eficiência do serviço. Essa metodologia pretende nivelar as necessidades dos usuários com os recursos disponibilizados pelos diversos sistemas. Assim, os envolvidos buscam integração e coordenação entre as partes, permitindo que todos conheçam as dificuldades e os cenários real e futuro de cada situação, buscando soluções eficientes, rápidas e que possam atender a todos da melhor forma.
Com a implantação do A-CDM é gerada maior pontualidade dos voos, melhoria nas medidas de controle de fluxo de tráfego aéreo (ATFM), redução de emissão de CO₂ pelas aeronaves, economia de combustível por parte do operador, maior consciência das operações pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), pela EPTA Guarulhos e pelo CCO-GRU.
Capacitação
Essa fase foi realizada com todas as companhias aéreas que operam no aeroporto de Guarulhos, o CCO-GRU, a EPTA da INFRAERO e o DECEA.
Para a implantação no Brasil foi necessário o envolvimento de 140 profissionais, com capacitações de 327 horas presenciais e 10.952 horas de EaD. No total, 1.582 pessoas foram capacitadas no período de três anos.
O A-CDM é muito mais do que um conjunto de sistemas funcionando de forma integrada, é um conceito, um modelo de trabalho que propicia o aumento da eficiência nas operações do aeroporto, gerando benefícios a todos os stakeholders. Por isso, implica em não apenas mudança de rotinas, mas mudança de mindset (configuração da mente) em toda a cadeia de tomada de decisões. Por isso, a capacitação foi um dos aspectos mais importantes do projeto.
"A pandemia surgiu justamente durante o período de treinamento e tivemos de nos adequar muito rapidamente para que um dos pilares mais importantes do projeto não fosse abalado. Além dos treinamentos realizados, ainda teremos outros momentos de capacitação relativos a esta fase de operação assistida e criação de indicadores, que se inicia agora”, ressaltou Fred Boratto.
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Em função da pandemia da COVID-19, foi elaborada a criação de uma plataforma de Ensino a Distância (EaD), proporcionando condições para o treinamento de todos os parceiros do processo aeroportuário e permitindo a continuidade do projeto.
Revisão: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Texto: Denise Fontes e 1º Ten JOR Myrian Bucharles Aguiar (ASCOM/DECEA)
Fotos: Luiz Eduardo Perez (ASCOM/DECEA)
A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) realizou, no dia 04 de novembro, a cerimônia militar de imposição de medalhas por tempo serviço.
A cerimônia, que ocorreu no Salão Nobre da CISCEA com número reduzido de pessoas, atendendo às orientações de combate à pandemia do COVID-19, foi presidida pelo Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, Presidente da Comissão.
Receberam medalha de ouro, com passador de ouro, por mais de trinta anos de serviços prestados, o Vice-Presidente da CISCEA, Coronel Aviador Cyro André Cruz e o Chefe da Divisão de Infraestrutura, Coronel Especialista em Aviões André Luis Regly Ferreira. A medalha de prata com passador de prata foi entregue ao então Chefe da Divisão Técnica, Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior, pelos mais de vinte anos de serviços prestados, e a medalha de bronze com passador de bronze foi entregue ao 2º Sargento Taifeiro Lennon Bravo e ao 2º Sargento Taifeiro Douglas Reis de Oliveira, pelos mais dez anos de serviços prestados.
“Não se trata de uma mera formalidade, mas sim um reconhecimento da Força Aérea Brasileira pelos bons serviços prestados à Instituição. Os senhores demonstraram sua fiel e inegável dedicação ao cumprimento do dever, e nesse dia celebram a conquista de um novo degrau em sua trajetória na FAB com essa merecida distinção”, disse em suas palavras o Brigadeiro Sérgio Bastos.
Na ocasião, o Presidente da CISCEA aproveitou para se despedir do Coronel Aviador Marcelo Jorge Pessoa Cavalcante e do Tenente-Coronel Belchior, designados para a Chefia do Centro De Gerenciamento Da Navegação Aérea (CGNA) e para o Subdepartamento Técnico (SDTE) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), respectivamente, e apresentar os novos oficiais da CISCEA, Coronel Intendente Paulo Roberto Ferreira Vieira, Major Engenheira Talita da Cunha Mattos e o 1º Tenente Engenheiro Gustavo Mello Graça, designados para o Controle Interno, Divisão Operacional e Divisão Técnica, respectivamente.
Aos Oficiais que se despediram da CISCEA, o Brigadeiro Sérgio Bastos elogiou a dedicação inconteste e extremado profissionalismo na condução de todas as atividades sob suas responsabilidades. “Somente faz isso quem gosta, quem é impulsionado pela vontade de ver as coisas melhorarem e darem certo, e quem se preocupa com os amigos e com a Instituição. Nesse pouco tempo em que estivemos trabalhando juntos, constatei o quanto os senhores foram e são importantes para esta Comissão. Jamais se esqueçam disso, essa casa militar estará sempre de portas abertas para os senhores.”, frisou o Oficial General, desejando muito sucesso e sabedoria nos caminhos a serem trilhados no desempenho dos novos cargos.
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1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fotos: Luiz Eduardo Perez Batista (ASCOM/DECEA)
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