O projeto A-CDM (Airport Collaborative Decision Making) coordenado pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) entrou, a partir do dia 03 de agosto, na fase de validação operacional chamada Endurance, onde o sistema e os processos operacionais serão extensivamente testados e ajustados, com a participação das companhias aéreas e demais operadores de aeronaves.
Nessa fase, o sistema é utilizado em paralelo ao ambiente de produção, ou utiliza o ambiente de produção de forma controlada, com o treinamento dos parceiros para a execução de seus processos, principalmente dos operadores de aeronaves. O Endurance está dividido nas etapas de Familiarização, Maturação e Consolidação.
O aeroporto de Guarulhos (GRU) será o primeiro no Brasil a implementar o conceito A-CDM, que tem previsão de entrar em operação em novembro deste ano. Após a implementação, nenhum voo partirá de Guarulhos sem a utilização dos procedimentos A-CDM previstos.
O conceito A-CDM tem como objetivo de melhorar a eficiência operacional, previsibilidade e pontualidade dos voos, tanto do lado do gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo (ATM, do inglês Air Traffic Management), como os processos operacionais das operações de chegada, turn-round e partida dos voos, mediante a tomada de decisões colaborativas.
No Brasil, a implementação do A-CDM foi viabilizada a partir de um acordo assinado pelo DECEA e a EUROCONTROL em 2015. Na ocasião, fora acordada a cooperação entre as duas organizações para a otimização do intercâmbio de informações e dados operacionais de voos entre América do Sul e Europa, sobretudo no que tange à colaboração para o Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM – Air Traffic Flow Management).
A ideia de implantar o conceito A-CDM em Guarulhos surgiu por ser o mais movimentado do país, a principal porta de entrada pelo modal aéreo no país, além de ser um dos principais hub (plataforma giratória de voos ou centro de conexão ) da América Latina, cujas operações impactam em diversos países.
Assim, um acordo de cooperação coletiva envolvendo o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), o DECEA – por meio da CISCEA - e todas as companhias aéreas que operam em GRU foi assinado em 2017, em prol de uma otimização operacional do equipamento e, assim, também das empresas envolvidas.
“A CISCEA vem trabalhando com o objetivo de implementar o conceito A-CDM em Guarulhos nos mais exigentes padrões. Com certeza estamos dando um salto significativo no processo de tomada de decisão colaborativa para o gerenciamento do tráfego aéreo”, declarou o Presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior.
“Para o DECEA, é um orgulho enorme poder trazer para o Brasil o conceito A-CDM, oriundo de um acordo de cooperação com o EUROCONTROL. Ainda em 2020 teremos o primeiro aeroporto A-CDM da América Latina. Isso deixa claro o elevado patamar de eficiência e segurança buscado a todo instante pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo”, declarou o Diretor-Geral do DECEA.
Para detalhes da implantação do A-CDM, acesse www.acdm.com.br
Seção de Comunicação Social da CISCEA
1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fonte: Divisão Operacional da CISCEA e www.acdm.com.br
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou, nesta sexta-feira (24/07), a cerimônia de entrega da Medalha Mérito Santos Dumont, condecoração que marca o 147º aniversário de Alberto Santos Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira e Pai da Aviação.
Major Alberto na imposição da medalha Santos Dumont
O Major Intendente Alberto de Almeida Gomes, Chefe da Divisão Administrativa da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), foi um dos agraciados com a medalha, destinada a militares que tenham se distinguido no exercício da profissão, a cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços ao país e a organizações militares e Instituições merecedoras.
“Ter vindo trabalhar na CISCEA foi uma grata surpresa, participei de alguns projetos realmente complexos e desafiadores, como a Torre de Controle Remoto, por exemplo, que exigiu muito de todos na Comissão. A Divisão Administrativa traduz as necessidades técnicas e operacionais da Comissão no processo administrativo, respeitando a legislação que trata do assunto, de forma a trazer maior eficiência para a contratação, além de coordenar as atividades de apoio, patrimônio, contabilidade e contratos da CISCEA. Me sinto muito orgulhoso e reconhecido”, declarou o Chefe da Divisão Administrativa.
Major Alberto posa com o Presidente da CISCEA, Brigadeiro Sérgio Bastos
Na oportuna celebração também foi comemorado o Dia do Especialista, ocorrido em março. A homenagem que condecora militares e civis com a Medalha Bartolomeu de Gusmão, adiada devido a pandemia do novo coronavírus, abrilhantou ainda mais a solenidade.
Na Ordem do Dia, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Antonio Carlos Moretti Bermudez, destacou qualidades de Alberto Santos Dumont como exemplo dos valores seguidos pela nossa Instituição. “Coragem, determinação e amor a uma causa! Reflitamos sobre estes valores e sobre o que representam para nós no cumprimento de nossa sagrada missão... Tenhamos a convicção de que somente o compromisso com a soberania dos nossos céus, na execução da mais simples até as mais complexas tarefas, é o que dá vida à Força Aérea Brasileira.”, disse.
Militares em formatura
Após a entrega das condecorações o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, parabenizou os agraciados e também falou das características de Santos Dumont e de Bartolomeu de Gusmão no perfil dos militares.
“Seus talentos, habilidades e empenho sustentam que os nossos sejam atingidos, como na prestação de um serviço de saúde de qualidade, no apoio administrativo, na preservação da nossa cultura ou no controle do espaço aéreo brasileiro sobre os 22 milhões Km², distribuídos por terra e mar”, afirmou.
Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro Heraldo discursa
A cerimônia foi presidida pelo Diretor-Geral do DECEA, e contou com a presença do Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, do Subcomandante da Escola Superior de Guerra, Major-Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Junior,do Vice-Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Major-Brigadeiro do Ar Walcyr Josue de Castilho Araujo, do Comandante do III Comar - Comando Aéreo Leste, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, do Assessor do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Major-Brigadeiro do Ar José Pompeu dos Magalhães Brasil Filho, do Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa Silva e Braga, do Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, do Chefe do Subdepartamento Técnico (SDTE) do DECEA, Brigadeiro do Ar Maurício Ferreira Hupalo, do Chefe da Divisão Administrativa do DECEA, Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo e demais oficiais-generais da ativa e da reserva, comandantes, chefes, diretores, senhoras e senhores.
Militar desfila com a Bandeira do Brasil
Medalha Mérito Santos Dumont
A Medalha “Mérito Santos-Dumont” instituída na aeronáutica pelo Decreto nº 39.905, de 5 de setembro de 1956, alterado pelo Decreto nº 66.815, de 30 de junho de 1970, em homenagem ao espírito do imortal brasileiro Alberto Santos-Dumont.
É uma distinção concedida a militares da Força Aérea Brasileira que se destacaram no exercício de sua profissão, a militares das Forças Armadas Nacionais e Estrangeiras que se tenham tornado credores de homenagens especiais da Força Aérea Brasileira e aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica.
Medalha Bartolomeu de Gusmão
O insigne brasileiro, padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, por meio de seus trabalhos no campo da aeroestação, tornou-se um dos precursores da aviação, motivo pelo qual é cultuado como paradigma de dedicação, zelo e amor à Aeronáutica.
Por meio do Decreto nº 68.886, de 6 de julho de 1971, foi criada a Medalha “Bartolomeu de Gusmão”, sendo uma distinção concedida aos militares e civil por destacados serviços prestados à Força Aérea Brasileira.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
Edição: 1º Tenente REP Camille Barroso
Texto: 1º Ten JOR Myrian Bucharles Aguiar
Fotos: Fábio Maciel e Luiz Eduardo Perez
A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) celebrou na última quinta-feira, dia 23 de julho de 2020, seu 40º aniversário.
Apresentação do Vídeo Comemorativo alusivo aos 40 anos da CISCEA
Foram homenageados os colaboradores que completaram 10, 20 e 30 anos prestados à Comissão, em um evento restrito aos homenageados que puderam comparecer e alguns convidados, seguindo os protocolos de distanciamento social.
Parte dos colaboradores que completaram 10, 20 e 30 anos de serviços prestados à Comissão
O Assessor de Planejamento Carlos José Gonçalves recebe a placa de 10 anos
“Vivemos uma situação inusitada. As pessoas que puderam estar aqui hoje simbolizam a grandiosidade dessa organização. Gostaria de parabenizar a todos que foram homenageados pelo tempo de dedicação à CISCEA”, parabenizou o Presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior.
Na ocasião, o Presidente da CISCEA apresentou o lançamento do Vídeo Comemorativo alusivo aos 40 anos da Comissão, feito com base no acervo fotográfico pessoal fornecido pelos colaboradores e com a participação dos dez últimos Presidentes da CISCEA e do Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Presidente da CISCEA, Brigadeiro Sérgio Bastos discursa no evento
“É com grande honra e orgulho de presidir essa organização que me dirijo à família CISCEA. São 40 anos de história, feita por profissionais qualificados, comprometidos e ousados que, sem medo de inovação, dão continuidade ao ciclo de modernizações permanente que apoiam o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB)”.
A CISCEA é o órgão implantador de toda a infraestrutura do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o órgão central do SISCEAB.
No vídeo, o Brigadeiro Sérgio Bastos detalha as áreas de atuação, a missão ininterrupta da Comissão e suas maiores realizações. “Ano após ano, nesses 40 anos, este importantíssimo órgão do DECEA vem atingindo as suas metas e garantindo a implantação e modernização da infraestrutura necessária ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo...tudo isso é fruto do trabalho da CISCEA. São feitos históricos forjados no idealismo e coragem técnica e administrativa daqueles que nos precederam na consolidação do controle do espaço aéreo no Brasil”.
O vídeo mostra depoimentos dos últimos dez Presidentes da Comissão, que declararam o que a CISCEA representa para eles e citaram alguns importantes projetos, retratando as últimas duas décadas da história da Comissão.
Depoimento do Brigadeiro do Ar Quírico, Presidente da CISCEA de 2001 a 2003
“Falar sobre a CISCEA por ocasião da comemoração dos 40 anos de aniversário é falar de um dos períodos mais significativos da minha carreira...de um tempo que eu tive a oportunidade de conviver com pessoas, civis e militares, do mais alto gabarito, pessoas que eu tive a oportunidade de consolidar amizade que perduram até hoje, de altíssima qualidade técnica que orgulharia qualquer Força Aérea, em qualquer país do mundo. Esse pessoal é que é efetivamente o grande segredo do sucesso da CISCEA e a eles que eu dirijo essas palavras de cumprimentos, por tudo que fizeram ao longo desse tempo, e desejar um pleno sucesso e realização profissional”, disse o Brigadeiro do Ar Teomar Fonseca Quírico.
Depoimento do Tenente-Brigadeiro do Ar Aquino, Presidente da CISCEA de 2007 a 2015
“...Uma coisa é certa. A importância eu acho que dispensa comentários, principalmente tendo em vista que foi a Organização que eu mais tempo servi durante a minha vida da ativa, e também ao raciocinar de tantos e tantos projetos que nós participamos, eu fiquei em dúvida em qual falar, no entanto eu não tenho a menor dúvida agora, que a coisa mais importante na CISCEA se chama ´time CISCEA’. Porque sem esse time qualificado com as pessoas que a CISCEA tem, com certeza nenhum projeto teria caminhado e obtido o sucesso, de tantos e tantos projetos que foram incumbidos à CISCEA.... Para mim é um privilégio estar participando, mesmo que à distância, desses 40 anos da CISCEA”, declarou o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino.
Depoimento do Brigadeiro do Ar Sérgio Bastos, Presidente da CISCEA
O Brigadeiro Sérgio Bastos, ao fim dos depoimentos dos Ex-Presidentes da CISCEA, agradeceu e ressaltou o trabalho de cada um dos integrantes da Comissão pelo seu dinamismo, trabalho árduo e dedicação incomensurável, que tornam a CISCEA única no que faz desde 1980.
“O trabalho de cada um dos senhores e senhoras remetem a boa imagem de nossa organização e ao nosso sucesso. Com sincera gratidão e reconhecimento, parabenizo a família CISCEA, grupo seleto de profissionais que mesmo nesse cenário adverso, não esmorecem. E se dedicam com altivez e compromisso à Força Aérea Brasileira para honrar a nossa nobre missão de implantar e modernizar o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. Parabéns a todo o efetivo da CISCEA.”, finalizou o Presidente da Comissão.
Depoimento do Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo, Diretor-Geral do DECEA
O Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, Diretor-Geral do DECEA, iniciou seu depoimento agradecendo e exaltando o papel de importância inigualável que a CISCEA exerce no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e agradecendo aos que fazem parte da história da CISCEA. “Agradeço a todos os civis e militares que fizeram e fazem parte dessa história, uma equipe de profissionais altamente qualificados, encarregados da complexa tarefa de implantação e modernização de toda gama de projetos visando à modernização do SISCEAB”, declarou.
O Diretor-Geral do DECEA fez questão de destacar que o reconhecimento às pessoas foi o ponto em comum citado pelos Ex-Presidentes da Comissão. “Todos eles citaram a dedicação, o conhecimento e fizeram questão de deixar registrado que o resultado alcançado pela CISCEA é fruto dessas pessoas que aí trabalham. Parabéns a todos vocês da CISCEA”, finalizou o Tenente-Brigadeiro Heraldo, fazendo “justo preito ao Brigadeiro Sérgio Bastos por estar à frente dessa valorosa Instituição”.
Para a Coordenadora de Contratos da Divisão Operacional Letícia Bartholini, que trabalha a Comissão há quase 39 anos, o vídeo foi emocionante. “Fiquei muito feliz e emocionada. Nossa, passou um filme na minha cabeça”, disse Letícia.
Eliane Praxedes, da Coordenadoria de Apoio da Divisão Administrativa, agradeceu a homenagem e elogiou o vídeo. “Eu visto a camisa da CISCEA, obrigada pela homenagem. Belíssima apresentação, parabéns pelo trabalho”.
“É um registro muito legal do que é a CISCEA nesses 40 anos de realizações”, parabenizou o Gerente Executivo de Projetos Cláudio Macedo.
A Economista Denise Vale também se emocionou. “Chorei muito, me emocionou demais, a história da CISCEA faz parte da história da minha vida”.
Todas as fotos serão disponibilizadas pelo VTI no Álbum interno da CISCEA (Intranet)
Assista ao vídeo comemorativo!
Seção de Comunicação Social da CISCEA
Texto: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fotos: 1º Tenente Camille Barroso e Gicélia da Silva de Oliveira
Vídeo:
Coordenação e roteiro: 1º Tenente Camille Barroso
Edição: José Pereira de Oliveira (ASCOM/DECEA)
Apoio: Sargento Marcus Vinícius Santoro e Hudson Correa
Em continuidade ao processo de modernização da rede de radares de vigilância de rota do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), o último radar da série TRS2230, que estava em operação em Jaraguari (MS), foi desligado no dia 10 de julho, dando início às atividades de substituição pelo moderno radar LP23SSTNG conduzidas pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).
Último radar da série TRS2230 é desligado em Jaraguari (MS)
O radar LP23SSTNGvem como uma solução tecnológica importante na substituição dos radares tridimensionais TRS2230, que operaram desde a década de 80 em diversas localidades.
O chefe do Setor de Radiodeterminação da CISCEA, Major Engenheiro R1 Manoel Luiz Ribeiro participou da implantação de alguns desses radares TRS2230 na década de 80. “É um radar histórico. Eu assumi o comando do Destacamento de Cangucú (RS) em 1985 e de Jaraguari (MS) em 1988. Estive nos dois destacamentos, do início da implantação até o término dos testes de aceitação, iniciando, logo depois dos testes, a operação assistida, na época se chamava apoio técnico. Foram sete longos meses esmiuçando o equipamento, explorando todas as suas funções. Com isso o SISCEAB montou uma sólida equipe de manutenção, que garantiram o bom funcionamento dos equipamentos, por vários anos. Agora, 32 anos depois, acompanho a substituição desses radares pelos modernos LP23SST-NG, fornecidos pela empresa OMNISYS”.
Para o Engenheiro Ribeiro, os 13 radares TRS2230 têm uma história muito interessante no cenário do controle do espaço aéreo no Brasil. “Foram possantes radares para a tecnologia da época de 80, eu diria até que eles eram melhores que alguns outros similares que vieram depois. Tinha um jeito de fazer radar antes e um jeito de fazer radar hoje, é muito bom poder acompanhar essa evolução”, declarou.
Comandante da Ala 5, o Brigadeiro Macedo desliga o radar em ato simbólico
O radar primário LP23SST-NG, associado a um radar secundário RSM970S, permite a detecção e alvos não colaborativos e colaborativos. Além disso, o radar LP23SST-NG produz informações de distância, azimute e de altitude dos alvos aéreos, trazendo benefícios operacionais tanto para o controle civil das aeronaves, quanto para a defesa aérea e, consequentemente, contribuindo para segurança pública na detecção de aeronaves não autorizadas, aumentando a capacidade de vigilância do espaço aéreo no território nacional e permitindo a constante garantia da segurança em voo.
A mais, como capacidades militares, o radar LP23SST-NG pode emitir sinais em múltiplas frequências, monitora interferências, criando os chamados strobes, além de disponibilizar um extenso mapa com as frequências interferidas. O radar ainda detecta alvos rápidos e alvos lentos, no caso, também em baixa altitude, inclusive pairado.
Radar LP23SST-NG implantado em Canguçu (RS)
“Trata-se de um novo modelo operacional de emprego para os sistemas de radares de vigilância de rota, com o incremento de capacidades militares e de altimetria em radares de vigilância bidimensionais. Além disso, os radares LP23SST NG serão fabricados no Brasil, o que permite acesso rápido e fácil a toda a sua cadeia produtiva e agiliza os procedimentos de assistência técnica por parte do fabricante, minimizando os custos de logística e mantendo um alto nível de disponibilidade dos equipamentos”, explicou o Chefe da Divisão Técnica da CISCEA, Tenente-Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior.
A substituição dos radares faz parte de um planejamento estratégico iniciado em 2011 pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), pela necessidade de atualização da rede de infraestrutura e em consonância com a manutenção do padrão de qualidade alcançado no provimento seus serviços, visando segurança e fluidez dos voos no espaço aéreo brasileiro e defesa aérea do País.
“A CISCEA possui a atribuição de implantar, modernizar e substituir os equipamentos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. Os radares TRS2230 foram adquiridos na década de 1980 e foram um dos radares fixos mais versáteis até hoje empregados no SISCEAB. Sua substituição, em seu fim de ciclo de vida, pelos modernos radares LP23SSTNG, propiciará um ganho importante na cobertura em zonas de segurança nacional por meio da sua grande capacidade de detecção de movimentos aéreos não cooperativos”, explicou o Presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fonte: Divisão Técnica da CISCEA
O Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos-Dumont, dedicou sua vida à aviação. Nascido em 20 de julho de 1873, foi o primeiro aeronauta a alcançar, definitivamente, a dirigibilidade dos balões e a voar num aparelho mais pesado que o ar com propulsão própria. Para celebrar a data, a Força Aérea Brasileira produziu um vídeo especial sobre Santos-Dumont.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
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