Portal do Governo Brasileiro

Criada pela Portaria nº S-001/GM4 de 23 de julho de 1980, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) desde então foi a grande responsável pela implantação das bases operacionais que propiciam o Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.

A unidade foi responsável pela implantação dos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA); Centros de Controle de Aproximação (APP); sistemas de tratamento e visualização de dados, radares e sistemas de telecomunicações aeronáuticas.

Em 1992, a Portaria nº 444/GM3 atribuiu à CISCEA o encargo da elaboração dos projetos básicos e de execução de implantação do Sistema de Vigilância da Amazônia, o SIVAM. Exatamente porque, na estrutura governamental, a Comissão era o único órgão com competência e experiência incorporadas para a instalação, em vastas áreas, de tecnologias de ponta de matizes multidisciplinares.

Assim, foi criada a CCSIVAM, Comissão para Coordenação de Implantação do Projeto do Sistema de Vigilância da Amazônia, acoplada à CISCEA e conduzida pelo mesmo grupo de pessoas. Durante cerca de uma década o órgão estudou, desenvolveu projetos, instalou e testou todos os ativos de vigilância de defesa do SIVAM, paralelamente aos trabalhos que já desenvolvia na atualização e revitalização dos demais centros de operação do SISCEAB.

Ao término do Projeto SIVAM, a CISCEA consolidava de vez a integração da Defesa e do Controle de Tráfego Aéreo Brasileiro com o nascimento do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, o CINDACTA da Amazônia.

Hoje a CISCEA é uma organização de referência, no que tange à implantação de infraestrutura de controle de tráfego aéreo, gozando de grande prestígio nacional e internacionalmente.

Portaria nº S-001/GM4, de 23 de julho de 1980
Cria a Comissão de Desenvolvimento do Projeto e da Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro – CISCEA. 

Concepção do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro
Aprovada em 11 de março de 1985, pelo Ministro da Aeronáutica.


Portaria nº632/GM3, de 30 de agosto de 1985
Atribuições e estrutura da CISCEA.

Portaria nº 444/GM3, de 26 de maio de 1992
Atribui responsabilidade à CISCEA para a elaboração dos Projetos básicos e de execução de implantação do SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia).

Portaria nº 1.010/GM3, de 2 de dezembro de 1992
Aprova Regulamento da Comissão de Desenvolvimento do Projeto e da Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro – CISCEA.

Portaria COMGAP nº 27/2EM, de 4 de maio de 1994
Aprova o Regulamento Interno da CISCEA.

Portaria nº 4/GC3, de 6 de janeiro de 2004
Altera a denominação da Comissão de Desenvolvimento do Projeto e da Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.

Portaria nº 101/DGCEA, de 8 de outubro de 2004
Aprova o emblema da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo.