Portal do Governo Brasileiro
CISCEA INAUGURA NOVO SISTEMA DE VIGILÂNCIA E DE CONTROLE DO TRÁFEGO AÉREO EM PORTO VELHO
Detalhes
Publicado em 09/10/2017 14:40:00
Acessos: 0

Na manhã do dia 03 de outubro de 2017, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) inaugurou, no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Porto Velho (DTCEA-PV), o Controle de Aproximação de Porto Velho (APP-PV) com o novo Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (SAGITARIO).

Com novas funcionalidades, emissão de alertas e relatórios, o SAGITARIO será responsável por receber e tratar as informações obtidas pelo radar de rota ASR23SS e o novo radar TA10M/RMS970S, instalado pela CISCEA na Área de Controle Terminal de Porto Velho.

No evento, estavam presentes o Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, o Chefe da Divisão Operacional da CISCEA, Coronel Aviador José Augusto Peçanha Camilo, o Comandante da ALA 6, Coronel Aviador Célio Otávio Araújo Galvão, o Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Porto Velho, Tenente Coronel Especialista de Controle de Tráfego Aéreo Ronaldo Francisco da Silva, o Comandante do Segundo Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação, Tenente Coronel Aviador Luiz Ângelo de Andrade Pinheiro Borges, o Chefe do Grupamento de Apoio de Porto Velho, Major Intendente Renato da Silva dos Santos, o Comandante do Quinto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicação e Controle, Major Aviador Felipe Mee Campos, o Gerente de Projetos da CISCEA Francisco Accacio Oliveira da Silva e o Gerente de Programas da Atech Laércio Dalmolin Filho.

O sistema foi implantado em função da crescente demanda pelos serviços de controle de tráfego aéreo, aliada à posição estratégica da Terminal Porto Velho na região amazônica.

Desenvolvido pela empresa Atech, com um produto nacional em parceria com a CISCEA, o SAGITARIO marca a evolução do sistema automatizado de controle aéreo no Brasil, por empregar uma solução inovadora para o controle e vigilância do espaço aéreo brasileiro. Ele disponibiliza aos controladores do APP-PV um conjunto de recursos operacionais de apoio à tomada de decisão, com uma ampla consciência situacional de todos os tráfegos que evoluem na área Terminal de Porto Velho, além de dispor de uma ferramenta que torna mais eficiente e segura a coordenação com os órgãos adjacentes durante as transferências de tráfegos, favorecendo sobremaneira o cumprimento da finalidade do Serviço de Controle de Tráfego Aéreo de prevenir colisões, acelerar e manter ordenado o fluxo de tráfego aéreo, tudo isto seguindo as melhores práticas e recomendações existentes no mercado internacional, dentre elas os sistemas especificados pela Eurocontrol (Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea).

A implantação de um Sistema de Vigilância Radar possibilita ao controlador do APP acompanhar os tráfegos que estejam evoluindo na área terminal, tornando mais fácil a tarefa de manter um fluxo de tráfego aéreo seguro e ordenado. Dessa forma, será possível aplicar uma menor distância de separação entre as aeronaves e, consequentemente, alcançar menores tempos de voo, contribuindo para um decréscimo de consumo de combustível e para um acompanhamento contínuo da trajetória dos voos nos diversos setores da área terminal de Porto Velho.

No discurso de inauguração, o Tenente Coronel Ronaldo descreveu a história do Destacamento, que foi criado em 3 de novembro de 1955 e até a presente data estava limitado à operação convencional. Porém, com o empenho e profissionalismo da CISCEA, do CINDACTA IV, do DTCEA-PV e da Atech, no dia 18 de setembro de 2017 iniciou-se a operação do SAGITARIO APP-PV que passou a possibilitar o Controle de Aproximação Radar de Porto Velho.

Ao agradecer à equipe da CISCEA e da ATECH, o Major Brigadeiro Almeida salientou que a instalação oficial do APP com controle radar em Porto Velho é o resultado de uma série de outras medidas que mostram a valorização que a Força Aérea tem por este local. "O SAGITARIO é um orgulho para nós, um Sistema que dá fluidez e segurança ao controle do espaço aéreo e muito mais confiança para o controlador de voo. Nesse momento o DTCEA-PV está um passo à frente, no sentido de se equiparar aos melhores controles de aproximação do Brasil. A modernidade chegou", destacou o Presidente da CISCEA.

Com o SAGITARIO, o Brasil já realizou com sucesso dois grandes eventos mundiais - a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016 - nos quais foi mantido o nível de segurança e eficiência das operações, mesmo com o grande aumento do fluxo de aeronaves no espaço aéreo brasileiro.

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA
2º Ten REP Camille Barroso
Fonte e Fotos: Francisco Accacio Oliveira da Silva (DO/CISCEA)


Força Aérea Brasileira lança campanha institucional Dimensão 22
Detalhes
Publicado em 05/10/2017 16:39:00
Acessos: 0

Você sabe o tamanho das "Asas que protegem o País"?

A Força Aérea Brasileira lançou ontem, dia 3 de outubro, a maior campanha publicitária dos últimos anos, a “Dimensão 22”.

Em compasso com as diversas transformações que visam modernizar a gestão e aumentar a capacidade operacional da FAB, a instituição apresenta uma campanha institucional que carrega em seu DNA o conceito “Dimensão 22”, que representa a responsabilidade da FAB no cumprimento de sua missão: “Manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da pátria”, por meio das ações de Controlar, Defender e Integrar, num cenário de 22 milhões de quilômetros quadrados.

A campanha trata-se de um conjunto de ações, produtos e eventos, sistematicamente interligados que deverão ser divulgados para todo o efetivo das Organizações Militares. 

O vídeo da campanha Dimensão 22 apresenta o conceito que sintetiza a responsabilidade de atuação da Força Aérea Brasileira (FAB) no cumprimento da sua missão constitucional de Controlar, Defender e Integrar, dentro de um cenário tridimensional de 22 milhões de km².

Acesse aqui a Página Especial da campanha Dimensão 22

Acesse aqui o NOTAER

Acesse aqui a AEROVISÃO 

 

Assista abaixo ao vídeo e saiba mais sobre o conceito Dimensão 22:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Tenente REP Camille Barroso

 

 

 

 

 

 

 

 

 


REUNIÕES NO TCU ABORDAM PARCERIA PÚBLICO PRIVADA SOB RESPONSABILIDADE DA CISCEA
Detalhes
Publicado em 06/09/2017 15:31:00
Acessos: 0

A Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA), o Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR) e a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) participaram, nos dias 21 e 22 de agosto, de reuniões com representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e das Secretarias de Controle Interno da Presidência e do Ministério da Defesa (Ciset-PR e Ciset-MD).

O objetivo foi intermediar o conhecimento, por parte desses órgãos, do projeto de Parceria Público Privada (PPP) para a Gestão da Rede de Comunicações Integrada do Comando da Aeronáutica (COMAER).

 

 

 

 

A CISCEA é responsável pela implementação dessa PPP, explorando uma nova alternativa para as suas atividades no apoio ao controle do espaço aéreo, com a finalidade de atingir maior eficiência e eficácia na Gestão da Rede de Comunicação Integrada do COMAER, a exemplo de projetos similares da Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol) e Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).

 

 

 

Inúmeras medidas de modernização e reaparelhamento dos órgãos de controle deverão ser implementadas durante a execução do projeto, para prover uma constante e eficaz vigilância do espaço aéreo brasileiro e um adequado serviço de tráfego aéreo.

 

 

O Chefe da Divisão Técnica da CISCEA, Tenente-Coronel Engenheiro André Eduardo Jansen, realizou apresentações nas quais foram ressaltados os motivos que embasaram o início do programa, esclarecendo também os questionamentos dos órgãos sobre o projeto. Ele apresentou, ainda, os principais temas relacionados a cada uma das fases do empreendimento, abordando aspectos técnicos e econômico-financeiros, juntamente à Fundação Instituto de Administração (FIA) e à Agência Brasileira Gestora de Fundos (ABGF).

 

 

"O Centro de Controle Interno da Aeronáutica, unidade setorial do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, como órgão de Auditoria do Comando da Aeronáutica, realiza o acompanhamento dos processos relativos à implementação da PPP e promove o relacionamento entre o COMAER e os órgãos de Controle Interno e Externo. As reuniões objetivam a integração entre os envolvidos e a exposição dos conhecimentos técnicos e administrativos pela equipe da CISCEA, fortalecendo, assim, a implementação do Programa", explica o Chefe do CENCIAR, Brigadeiro Intendente Sérgio Almeida de Paula e Silva.

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Edição: 2º Ten REP Camille Barroso
Fonte e Foto: Agência Força Aérea / CENCIAR

 


PRESIDENTE DA CISCEA APRESENTA EVOLUÇÃO DE OBRAS NO CIAAR PARA O ALTO-COMANDO
Detalhes
Publicado em 23/08/2017 09:39:00
Acessos: 0

O êxito de um projeto é medido pela avaliação dos resultados. Neste sentido, pode-se dizer que a obra para expansão do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa, na região metropolitana de Minas Gerais, está sendo realizada usando a potência máxima dos motores, como se diz no jargão da aviação.

O maior projeto já empreendido pelo Comando da Aeronáutica – a área é de 713 mil m² – prevê um novo prédio para a escola, além de alojamentos, auditórios, biblioteca, capela, prédio do comando, hotéis de trânsito, vestiários, refeitórios e centro de convivência.

De acordo com a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), organização responsável pelo gerenciamento, acompanhamento e fiscalização da obra, aproximadamente 86% do escopo previsto já foi concluído.

Uma comitiva com integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica partiu na manhã do dia 21 de agosto, de Brasília, rumo a Belo Horizonte, para uma visita ao novo complexo do CIAAR, em Lagoa Santa.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e demais oficiais-generais assistiram a apresentação do Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, sobre as atribuições e processos em andamento na Comissão e sobre a evolução do empreendimento do CIAAR.

Participaram do encontro no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), o Comandante do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo, o chefe do Gabinete do Comando da Aeronáutica (GABAER), Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno e o Diretor da Diretoria de Ensino (DIRENS), Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita.

Em seguida, o Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Ivan Moysés Ayupe, fez um briefing com informações sobre os impactos esperados com a mudança. Ao final, a comitiva fez uma visita pelo complexo, incluindo o prédio do comando, o hotel de trânsito e a sala modelo da escola. O novo complexo de ensino possui características de sustentabilidade, como a captação e utilização de águas pluviais, sistema de aquecimento solar (painéis) para chuveiros, bicicletários, lixeira para coleta seletiva e telhas termoacústicas.

Outra particularidade é o sistema de abastecimento de água, provido por um castelo d´água de 26,5 metros de altura, com dois septos de 30,5 m3 para reuso e dois de 71 m3 para água potável. Deste montante, pelo menos 40% desta capacidade será destinada à reserva de incêndio.

A área externa dispõe de nove quilômetros de vias, aproximadamente 120 mil m2 de grama e uma área de preservação ambiental com 295,5 mil m2. Foram catalogadas cerca de 62 espécies vegetais para o CIAAR, incluindo árvores, palmeiras, herbáceas, arbustos, trepadeiras, forrações, etc. A área de paisagismo do complexo é de 170 mil m².

A praça de esportes contempla um ginásio, campo de futebol com arquibancada, piscina semiolímpica coberta e aquecida, pista de atletismo em piso sintético com padrão olímpico e três quadras poliesportivas.

Os sistemas prediais automatizados serão compostos de TI (dados e voz), sonorização, sistemas de detecção e alarme de incêndio, CFTV, controle de acesso e ar condicionado. O novo CIAAR terá um sistema de geração de energia composto por três geradores Cummins de 1000 kVA cada.

A demanda da nova escola está dimensionada para ser atendida por esses três geradores, com capacidade de retorno de energia para a rede concessionária local (CEMIG) quando sua operação acontecer utilizando 100% de sua capacidade.

A conclusão da obra e entrega para a Diretoria de Ensino da Aeronáutica está prevista para dezembro de 2018.

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Fonte: Gisele Bastos – ASCOM/DECEA
Edição: 2º Ten Camille Barroso – SECOM/CISCEA
Fotos: Sd. Dutra - Seção de Comunicação do CIAAR


IMPLANTAÇÃO DE ATN É TEMA DE WORKSHOP COM PARTICIPAÇÃO DA CISCEA
Detalhes
Publicado em 21/08/2017 16:06:00
Acessos: 0

Nos dias 14 e 15 de agosto, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) participou do Networking Workshop, com o objetivo de promover para a Empresa Argentina de Navegação Aérea (EANA) um intercâmbio de experiências adquiridas por essa Comissão ao longo da condução do programa de implantação da rede ATN-Br (Rede de Telecomunicações Aeronáuticas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro).

O evento, realizado em Recife-PE, reuniu autoridades e representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da CISCEA, do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), das empresas FREQUENTIS, ATC e SERTECOM, além do presidente da EANA, Agustin Rodriguez Grellet, assessorado pelos diretores de suas áreas técnica e operacional.

Na abertura do workshop, o presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, enfatizou não só a relevância do programa ATN-Br para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), como também a troca de preciosas informações que este workshop propiciaria, uma vez que a EANA, da mesma forma que o DECEA, está buscando soluções que tornem sua rede aplicada à gestão do espaço aéreo mais segura, flexível e econômica.

O chefe da Divisão Técnica (DT) da CISCEA, Tenente Coronel Engenheiro André Eduardo Jansen, realizou uma apresentação na qual foram ressaltados os motivos que embasaram o início do programa ATN-Br, assim como os princípios que guiaram todos os trabalhos efetuados pelas diversas equipes envolvidas no projeto. O Tenente-Coronel Jansen apresentou, ainda, os principais temas relacionados a cada uma das fases do empreendimento, abordando aspectos técnicos que tornaram única a solução aplicada às redes do SISCEAB, configurada pela utilização da primeira rede definida por software (SDN) aplicada à atividade de controle do espaço aéreo.

Por fim, o chefe da DT discorreu sobre as principais lições aprendidas ao longo da gestão do programa ATN-Br, pois, como afirmou, "podem ser de grande utilidade para uma organização que, tal como a EANA, pretende trilhar caminhos semelhantes ao do DECEA em um futuro próximo".

Os representantes da FREQUENTIS apresentaram, então, os detalhes das soluções técnicas aplicadas ao projeto ATN-Br, ressaltando as características que tornam a solução de redes diferente de todas aquelas que podem ser encontradas no mercado, por possuírem características específicas para a atividade de Gerenciamento do Tráfego Aéreo (ATM) e por considerarem dificuldades que só podem ser encontradas em países de grandes dimensões, e que possuem provedores de serviço de telecomunicações com níveis de serviço (SLA) aquém dos requisitos estabelecidos em contrato.

No segundo dia do workshop foi realizada uma visita ao CINDACTA III, onde todas as funcionalidades mencionadas nas apresentações puderam ser comprovadas com testes no ambiente operacional do Centro, nos quais foram demonstradas as capacidades de monitoração e comutação automática das redes de longa distância (WAN), em caso de falhas e degradações, de forma transparente para os usuários (controladores e pilotos).

De acordo com o Diretor Técnico da EANA, o engenheiro Javier Alberto Schenk, a introdução de um programa similar ao ATN-Br poderia elevar substancialmente o desempenho da Argentina em termos de qualidade e disponibilidade do serviço de gestão de tráfego aéreo.

"Ficamos muito impressionados com a capacidade que a solução ATN-Br apresenta para efetuar comutações rápidas entre as redes utilizadas para a transmissão de voz entre pilotos e controladores. Esse tipo de funcionalidade poderia facilmente evitar situações tais como a que tivemos que enfrentar no início deste mês, na qual a Região de Informação de Vôo (FIR) Cordoba ficou degradada em 80%, por um período de 5 horas, em virtude do rompimento de uma fibra ótica de um de nossos provedores de serviço de telecomunicações", afirmou o engenheiro.

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Fonte: Ten Cel Eng André Eduardo Jansem (DT/CISCEA)
Edição: 2º Tenente REP Camille Barroso (SECOM/CISCEA)
Fonte: Ten Cel Eng André Eduardo Jansem (DT/CISCEA)