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REUNIÕES NO TCU ABORDAM PARCERIA PÚBLICO PRIVADA SOB RESPONSABILIDADE DA CISCEA
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Publicado em 06/09/2017 15:31:00
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A Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA), o Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR) e a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) participaram, nos dias 21 e 22 de agosto, de reuniões com representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e das Secretarias de Controle Interno da Presidência e do Ministério da Defesa (Ciset-PR e Ciset-MD).

O objetivo foi intermediar o conhecimento, por parte desses órgãos, do projeto de Parceria Público Privada (PPP) para a Gestão da Rede de Comunicações Integrada do Comando da Aeronáutica (COMAER).

 

 

 

 

A CISCEA é responsável pela implementação dessa PPP, explorando uma nova alternativa para as suas atividades no apoio ao controle do espaço aéreo, com a finalidade de atingir maior eficiência e eficácia na Gestão da Rede de Comunicação Integrada do COMAER, a exemplo de projetos similares da Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol) e Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).

 

 

 

Inúmeras medidas de modernização e reaparelhamento dos órgãos de controle deverão ser implementadas durante a execução do projeto, para prover uma constante e eficaz vigilância do espaço aéreo brasileiro e um adequado serviço de tráfego aéreo.

 

 

O Chefe da Divisão Técnica da CISCEA, Tenente-Coronel Engenheiro André Eduardo Jansen, realizou apresentações nas quais foram ressaltados os motivos que embasaram o início do programa, esclarecendo também os questionamentos dos órgãos sobre o projeto. Ele apresentou, ainda, os principais temas relacionados a cada uma das fases do empreendimento, abordando aspectos técnicos e econômico-financeiros, juntamente à Fundação Instituto de Administração (FIA) e à Agência Brasileira Gestora de Fundos (ABGF).

 

 

"O Centro de Controle Interno da Aeronáutica, unidade setorial do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, como órgão de Auditoria do Comando da Aeronáutica, realiza o acompanhamento dos processos relativos à implementação da PPP e promove o relacionamento entre o COMAER e os órgãos de Controle Interno e Externo. As reuniões objetivam a integração entre os envolvidos e a exposição dos conhecimentos técnicos e administrativos pela equipe da CISCEA, fortalecendo, assim, a implementação do Programa", explica o Chefe do CENCIAR, Brigadeiro Intendente Sérgio Almeida de Paula e Silva.

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Edição: 2º Ten REP Camille Barroso
Fonte e Foto: Agência Força Aérea / CENCIAR

 


PRESIDENTE DA CISCEA APRESENTA EVOLUÇÃO DE OBRAS NO CIAAR PARA O ALTO-COMANDO
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Publicado em 23/08/2017 09:39:00
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O êxito de um projeto é medido pela avaliação dos resultados. Neste sentido, pode-se dizer que a obra para expansão do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa, na região metropolitana de Minas Gerais, está sendo realizada usando a potência máxima dos motores, como se diz no jargão da aviação.

O maior projeto já empreendido pelo Comando da Aeronáutica – a área é de 713 mil m² – prevê um novo prédio para a escola, além de alojamentos, auditórios, biblioteca, capela, prédio do comando, hotéis de trânsito, vestiários, refeitórios e centro de convivência.

De acordo com a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), organização responsável pelo gerenciamento, acompanhamento e fiscalização da obra, aproximadamente 86% do escopo previsto já foi concluído.

Uma comitiva com integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica partiu na manhã do dia 21 de agosto, de Brasília, rumo a Belo Horizonte, para uma visita ao novo complexo do CIAAR, em Lagoa Santa.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e demais oficiais-generais assistiram a apresentação do Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, sobre as atribuições e processos em andamento na Comissão e sobre a evolução do empreendimento do CIAAR.

Participaram do encontro no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), o Comandante do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo, o chefe do Gabinete do Comando da Aeronáutica (GABAER), Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno e o Diretor da Diretoria de Ensino (DIRENS), Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita.

Em seguida, o Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Ivan Moysés Ayupe, fez um briefing com informações sobre os impactos esperados com a mudança. Ao final, a comitiva fez uma visita pelo complexo, incluindo o prédio do comando, o hotel de trânsito e a sala modelo da escola. O novo complexo de ensino possui características de sustentabilidade, como a captação e utilização de águas pluviais, sistema de aquecimento solar (painéis) para chuveiros, bicicletários, lixeira para coleta seletiva e telhas termoacústicas.

Outra particularidade é o sistema de abastecimento de água, provido por um castelo d´água de 26,5 metros de altura, com dois septos de 30,5 m3 para reuso e dois de 71 m3 para água potável. Deste montante, pelo menos 40% desta capacidade será destinada à reserva de incêndio.

A área externa dispõe de nove quilômetros de vias, aproximadamente 120 mil m2 de grama e uma área de preservação ambiental com 295,5 mil m2. Foram catalogadas cerca de 62 espécies vegetais para o CIAAR, incluindo árvores, palmeiras, herbáceas, arbustos, trepadeiras, forrações, etc. A área de paisagismo do complexo é de 170 mil m².

A praça de esportes contempla um ginásio, campo de futebol com arquibancada, piscina semiolímpica coberta e aquecida, pista de atletismo em piso sintético com padrão olímpico e três quadras poliesportivas.

Os sistemas prediais automatizados serão compostos de TI (dados e voz), sonorização, sistemas de detecção e alarme de incêndio, CFTV, controle de acesso e ar condicionado. O novo CIAAR terá um sistema de geração de energia composto por três geradores Cummins de 1000 kVA cada.

A demanda da nova escola está dimensionada para ser atendida por esses três geradores, com capacidade de retorno de energia para a rede concessionária local (CEMIG) quando sua operação acontecer utilizando 100% de sua capacidade.

A conclusão da obra e entrega para a Diretoria de Ensino da Aeronáutica está prevista para dezembro de 2018.

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Fonte: Gisele Bastos – ASCOM/DECEA
Edição: 2º Ten Camille Barroso – SECOM/CISCEA
Fotos: Sd. Dutra - Seção de Comunicação do CIAAR


IMPLANTAÇÃO DE ATN É TEMA DE WORKSHOP COM PARTICIPAÇÃO DA CISCEA
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Publicado em 21/08/2017 16:06:00
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Nos dias 14 e 15 de agosto, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) participou do Networking Workshop, com o objetivo de promover para a Empresa Argentina de Navegação Aérea (EANA) um intercâmbio de experiências adquiridas por essa Comissão ao longo da condução do programa de implantação da rede ATN-Br (Rede de Telecomunicações Aeronáuticas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro).

O evento, realizado em Recife-PE, reuniu autoridades e representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da CISCEA, do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), das empresas FREQUENTIS, ATC e SERTECOM, além do presidente da EANA, Agustin Rodriguez Grellet, assessorado pelos diretores de suas áreas técnica e operacional.

Na abertura do workshop, o presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, enfatizou não só a relevância do programa ATN-Br para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), como também a troca de preciosas informações que este workshop propiciaria, uma vez que a EANA, da mesma forma que o DECEA, está buscando soluções que tornem sua rede aplicada à gestão do espaço aéreo mais segura, flexível e econômica.

O chefe da Divisão Técnica (DT) da CISCEA, Tenente Coronel Engenheiro André Eduardo Jansen, realizou uma apresentação na qual foram ressaltados os motivos que embasaram o início do programa ATN-Br, assim como os princípios que guiaram todos os trabalhos efetuados pelas diversas equipes envolvidas no projeto. O Tenente-Coronel Jansen apresentou, ainda, os principais temas relacionados a cada uma das fases do empreendimento, abordando aspectos técnicos que tornaram única a solução aplicada às redes do SISCEAB, configurada pela utilização da primeira rede definida por software (SDN) aplicada à atividade de controle do espaço aéreo.

Por fim, o chefe da DT discorreu sobre as principais lições aprendidas ao longo da gestão do programa ATN-Br, pois, como afirmou, "podem ser de grande utilidade para uma organização que, tal como a EANA, pretende trilhar caminhos semelhantes ao do DECEA em um futuro próximo".

Os representantes da FREQUENTIS apresentaram, então, os detalhes das soluções técnicas aplicadas ao projeto ATN-Br, ressaltando as características que tornam a solução de redes diferente de todas aquelas que podem ser encontradas no mercado, por possuírem características específicas para a atividade de Gerenciamento do Tráfego Aéreo (ATM) e por considerarem dificuldades que só podem ser encontradas em países de grandes dimensões, e que possuem provedores de serviço de telecomunicações com níveis de serviço (SLA) aquém dos requisitos estabelecidos em contrato.

No segundo dia do workshop foi realizada uma visita ao CINDACTA III, onde todas as funcionalidades mencionadas nas apresentações puderam ser comprovadas com testes no ambiente operacional do Centro, nos quais foram demonstradas as capacidades de monitoração e comutação automática das redes de longa distância (WAN), em caso de falhas e degradações, de forma transparente para os usuários (controladores e pilotos).

De acordo com o Diretor Técnico da EANA, o engenheiro Javier Alberto Schenk, a introdução de um programa similar ao ATN-Br poderia elevar substancialmente o desempenho da Argentina em termos de qualidade e disponibilidade do serviço de gestão de tráfego aéreo.

"Ficamos muito impressionados com a capacidade que a solução ATN-Br apresenta para efetuar comutações rápidas entre as redes utilizadas para a transmissão de voz entre pilotos e controladores. Esse tipo de funcionalidade poderia facilmente evitar situações tais como a que tivemos que enfrentar no início deste mês, na qual a Região de Informação de Vôo (FIR) Cordoba ficou degradada em 80%, por um período de 5 horas, em virtude do rompimento de uma fibra ótica de um de nossos provedores de serviço de telecomunicações", afirmou o engenheiro.

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Fonte: Ten Cel Eng André Eduardo Jansem (DT/CISCEA)
Edição: 2º Tenente REP Camille Barroso (SECOM/CISCEA)
Fonte: Ten Cel Eng André Eduardo Jansem (DT/CISCEA)

 


"NÓS FIZEMOS HISTÓRIA!" É TEMA DA CERIMÔNIA DE DESATIVAÇÃO DA CCSIVAM E ANIVERSÁRIO DA CISCEA
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Publicado em 31/07/2017 15:13:00
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O sonho e a concretização do trabalho de civis e militares, em uma simbiose perfeita, na cerimônia militar conjunta de desativação da Comissão para Coordenação do Projeto do Sistema de Vigilância da Amazônia (CCSIVAM) e do 37º aniversário da Comissão para Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), que aconteceu no dia 21 de julho, no hangar do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR).

 

"Esses componentes representam a alma e a essência das CCSIVAM e CISCEA e são os verdadeiros responsáveis por seu funcionamento, sua eficiência e seu sucesso. Por tudo isso, merecem e devem ser homenageados e tomam posição de destaque à nossa frente", justificou o Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, presidente das Comissões, no evento que reuniu diversas autoridades, como o comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e o diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e um dos ex-presidentes da CCSIVAM/CISCEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino.

 

 

 

 

 

O encerramento da CCSIVAM

 

 

"Chegou o momento de desativar a CCSIVAM - que após implantado, foi transferido para a operação do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) -, mas ficam o seu legado e as suas memórias que devem ser exaltadas como exemplo do Brasil que deu certo. Ainda há muito trabalho a ser feito e que, se continuarmos a sonhar, a obra há de evoluir a cada dia, rumo a crescentes conquistas" - declarou o Major-Brigadeiro Almeida.

 

O presidente da CCSIVAM agradeceu ao efetivo por toda a contribuição: "Tenham a certeza que já estamos colhendo as tâmaras há muito plantadas pelos pioneiros desta Organização. A missão foi cumprida, mesmo com a incredulidade de muitos e as inúmeras dificuldades encontradas, o que foi planejado foi executado e a Amazônia nunca mais seria a mesma sem o trabalho de cada um de vocês. A qualquer momento que lhe perguntarem como resumir a empreitada, respondam com uma frase curta, porém significativa: NÓS FIZEMOS HISTÓRIA!"

 

 

Durante a cerimônia, foram homenageados os ex-presidentes da CCISVAM:
- Tenente-Brigadeiro do Ar Marcos Antonio de Oliveira (representado por seu filho, Luciano Brasileiro de Oliveira)
- Major-Brigadeiro do Ar José Orlando Bellon
- Brigadeiro do Ar Teomar Fonseca Quírico
- Tenente-Brigadeiro do Ar Ramon Borges Cardoso
- Major-Brigadeiro do Ar José Roberto Machado e Silva
- Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino
- Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá

 

 

Os 37 anos da CISCEA

 

O resultado do hercúleo trabalho da CISCEA em seus 37 anos alcançou o reconhecimento internacional como principal sustentáculo do Provedor de Serviços de Controle de Tráfego Aéreo - um conjunto considerável de empreendimentos nas áreas de sistemas, infraestruturas e equipamentos, permeando as atuações decisivas das Divisões Técnica, Operacional e de Infraestrutura, sempre com o suporte eficiente e preciso das Divisões Administrativa e Logística.

 

Na celebração desse sucesso, foram homenageados os colaboradores que, em 2017, completaram dez, 20 e 30 anos de serviços prestados dentro da missão de estruturar, atualizar, inovar e modernizar o controle do espaço aéreo brasileiro. Muito devido ao trabalho dedicado destes, nosso País se colocou e se mantém, de forma constante e robusta, na primeira linha mundial no que tange à proteção ao voo.

 

 

Dez anos
- Alessandre Carvalho de Menezes
- Aurelio dos Santos
- Cláudio José Assumpção Cordeiro
- Edson Pereira Sergio
- Francisco Accacio Oliveira da Silva
- Franz Carlos Dias
- Marcelo Sena de Sousa
- Marco Antonio oliveira de Souza
- Mário Roberto de Franco
- Régio Marcos de Abreu
- Renato Costa do Carmo Fonseca
- Sabrina da Silva Valente
- Sidnei Gonçalves
- Yazna Isabel Fiorani Celedon Maneschy

 

 

20 anos
- Lauro Pascale
- Paulo Agostinho de Matos Carvalho
- Roberto Guimarães Marques

 

 

30 anos
- Antonio Luiz Carneiro
- Carlos Augusto Junqueira
- Celio Batista
- Dirceu Cordeiro da Silva
- Francisco das Chagas Felix Cabral
- Lacyr dos Santos Moraes
- Leticia Maria Iorio Bartholini
- Luiz Alberto Zille Moreira
- Márcia Duarte Cerqueira
- Nádia Maria de Carvalho Elias
- Paulo Morbeck Nogueira
- Paulo Roberto Queiroz de Araujo
- Ricardo Barros de Souza
- Rosa Maria de Andrade Rosa
- Sandra Maria da Silva
- Solange Barreto dos Santos

 

 

O Major-Brigadeiro Almeida ressaltou, na cerimônia, a consideração e apreço que o Tenente-Brigadeiro Aquino tem com a CISCEA. "Os muitos anos em que Vossa Excelência aqui permaneceu deixaram marcas indeléveis e delinearam um futuro moderno e eficiente para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB)" - declarou o presidente da CISCEA.

 

 

"Mesmo com todos os percalços inerentes ao caminho, a integração do Espaço Aéreo da Amazônia ao do Brasil foi singular na nossa história e isso muito nos honra" - finalizou o presidente da CISCEA.

 

 

O marco comemorativo da CCSIVAM, criado pelo arquiteto Ricardo Faria e instalado na entrada do CINDACTA IV, em Manaus, em 2015, foi reproduzido em miniatura e ficará exposto nas dependências da CISCEA, eternizando os feitos realizados pela extinta Comissão e servirá de inspiração para os futuros projetos a serem conduzidos no âmbito do SISCEAB.

 

 

No hangar do Terceiro Comando Aéreo Regional (COMAR III), os convidados foram contemplados com uma exposição fotográfica, a exibição de um slide show com leitura sobre a fase de implantação do Projeto Sivam, coordenados pela Assessoria de Comunicação Social do DECEA.

 

 

No final, ouviram um áudio enviado pelo Tenente-Brigadeiro Oliveira, impossibilitado de comparecer à cerimônia.

 

 

 

 


CISCEA APRESENTA AO DECEA NOVO CENTRO DE GERENCIAMENTO NACIONAL DA ATN-BR
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Publicado em 26/07/2017 23:55:00
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Na última quarta-feira, dia 12 de julho de 2017, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) apresentou ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) o novo Centro de Gerenciamento Nacional (CGN) da ATN-Br (rede operacional de transmissão de dados e voz), instalado nas dependências do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo e Telemático do Rio de Janeiro (DTCEATM – RJ).

 

 

Estavam presentes na apresentação o Vice-Presidente da CISCEA, Coronel Aviador Rubem Müller Schneider, o Chefe da Divisão Técnica (DT) da CISCEA, Tenente-Coronel Engenheiro André Eduardo Jansen, o Chefe da Divisão de Tecnologia e Segurança da Informação (DTSI) do DECEA, Tenente-Coronel Engenheiro Eduardo Alberto do Nascimento Fontes, o Comandante do DTCEATM-RJ, Major Engenheiro Alexandre Augusto Lopes Pinto, a Assessora do Subdepartamento Técnico (SDTE) do DECEA, Capitão Engenheira Renata Rodrigues Frias, o Assessor do SDTE, Engenheiro Luiz Anésio de Miranda, o Gerente de Projetos da DT da CISCEA, Lindbergh Ananias Filho, o Gerente de Projetos da empresa ATC Systems, Marcelo de Souza Freitas, o Gerente do Projeto ATN-Br da Frequentis, Engenheiro Gonzalo Moreno, o Engenheiro de Sistemas da Frequentis, Jairo Santos, dentre outros militares e civis do DECEA e do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ).

 

O Centro, em operação desde o final de junho de 2017, é responsável pelo gerenciamento de falhas, configuração, performance e segurança da Rede ATN-Br. Além disso, o CGN é integrado e sincronizado com os Centros de Gerenciamento Regional (CGR) de todos os Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), capazes de realizar o gerenciamento total ou parcial da rede, configurável por usuário, com licenças específicas.

O CGN possui, também, ferramentas para planejamento e projeto de redes, onde qualquer alteração ou inclusão na rede pode ser simulada e analisada antes de sua aplicação em campo.

Até a presente data, a transmissão de dados e voz é realizada por canais determinísticos (E1), ponto a ponto, ou estatísticos (MPLS), e sem alternativas de comutação dos meios ou redundância. Com o advento da Rede ATN-Br, foi possível empregar uma tecnologia de rede de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) abrangente, com suporte a altos níveis de disponibilidade, flexibilidade operacional e escalabilidade, para atender às atuais e futuras demandas da gestão do tráfego aéreo brasileiro. O CGN é o produto final que possibilita o início do uso operacional da ATN-Br.

 

 

O Engenheiro Jairo Santos apresentou o Sistema de Gerenciamento Nacional (NMS) da ATN-Br, coração do CGN, seus módulos, como eles se integram e como interagem. O NMS é responsável pelo gerenciamento de falhas, configuração, performance e segurança da Rede ATN-Br. Além disso, possui ferramentas para planejamento e projeto de redes, onde qualquer alteração poderá ser simulada e analisada antes de sua aplicação em campo.

 

 

"Foram várias fases de evolução. Estamos concluindo as instalações físicas na região do CINDACTA III e iniciando as instalações na região do CINDACTA II. Em paralelo, iniciamos a importante fase de integração de serviços e aplicações operacionais. Para nós, o princípio é a segurança da informação e também a disponibilidade das informações do tráfego aéreas", disse Gonzalo Moreno, Gerente do Programa ATN-Br da Frequentis.

O Vice-Presidente da CISCEA parabenizou a todos os envolvidos pelo trabalho e ressaltou o grande avanço tecnológico que representa o CGN. "Parabéns pelo trabalho, não é um passo, e sim um salto ornamental. Entendo que esta sala é um embrião do que ainda está por vir. Posso sair daqui dizendo que o CGN já está em funcionamento, e vai ficar cada vez mais importante, à medida que se for carregando as aplicações e serviços de Controle de Tráfego Aéreo", elogiou o Coronel Schneider.

A empresa Frequentis foi a responsável pelo desenvolvimento do projeto ATN-Br, seguindo as especificações rígidas emanadas pela CISCEA e de acordo com as normas da EUROCAE (European Organisation for Civil Aviation Equipment). A sua implantação iniciou-se pelo CINDACTA III (e sítios subordinados), e será expandida aos demais Centros em um prazo de até quatro anos. A implantação no CINDACTA II foi recentemente iniciada.

 

Interface principal do NMS

 

Conheça mais sobre a rede ATN-Br

https://www.ciscea.intraer/index.php/news/256-decea-ciscea-e-frequentis-recebem-premio-de-tecnologia-em-congresso-internacional https://www.ciscea.intraer/index.php/news/231-ciscea-e-frequentis-celebram-mais-um-passo-na-implementacao-da-nova-rede-de-telecomunicacao-aeronautica

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA
2º Tenente REP Camille Barroso
Fotos: Luiz Eduardo Perez - ASCOM/DECEA e 2º Tenente REP Camille Barroso