Portal do Governo Brasileiro
OBRA DE CONSTRUÇÃO DO CIAAR SERÁ RETOMADA EM LAGOA SANTA
Detalhes
Publicado em 20/10/2016 15:52:00
Acessos: 0

Será retomada na próxima segunda-feira (24/10) a obra de construção do novo Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), na cidade de Lagoa Santa, em Minas Gerais.

O contrato e a ordem de serviço foram assinados na última quarta-feira (19/10), entre a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) e a empresa Santa Bárbara Construções, vencedora da licitação para executar a obra.

O contrato, no valor de R$ 75.684.831,52, prevê a execução de serviços remanescentes. O cronograma de trabalho está estabelecido em 22 meses. O novo CIAAR terá 51 prédios, num total de 50 mil metros quadrados de área edificada. "O nosso desafio é de engenharia logística, pois temos edificações iniciadas e vamos levantar o que precisa ser concluído. Temos um histórico de sucesso e muito experiência em obras com esse perfil", afirmou o diretor de operações e mercado da Santa Bárbara Construções, Humberto Maciel. A obra será fiscalizada por profissionais da CISCEA.

Os serviços remanescentes correspondem a cerca de 20% da obra, que não foram executados no contrato anterior, com a empresa Schahin Engenharia, que foi rescindido pelo Comando da Aeronáutica em 2015.

O CIAAR foi criado em 1983 e está sediado em Belo Horizonte. Subordinado ao Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), o CIAAR realiza a adaptação à vida militar de profissionais aprovados em concurso público, como médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, capelães, advogados, jornalistas e pedagogos, dentre inúmeras especialidades e, também, ministra cursos para sargentos e suboficiais especialistas que, aprovados em concurso interno do Comando da Aeronáutica, ascendem ao oficialato. A previsão é que, em 2019, o ano letivo comece nas novas instalações em Lagoa Santa.

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA

Texto: Tenente Glória Galembeck (ASCOM/DECEA)

Fotos: Sargento Raeder (ICA)


ANÁLISE DE PERFORMANCE ATM É TEMA DE WORKSHOP NA CISCEA
Detalhes
Publicado em 19/10/2016 15:23:00
Acessos: 0

Entre os dias 10 e 14 de outubro, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) promoveu, no Auditório Tenente Brigadeiro Paulo Victor, um Workshop sobre o Projeto de Implementação da Análise de Performance Operacional do Gerenciamento de Tráfego Aéreo Brasileiro (ATM – Air Traffic Management), sob a coordenação da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).

O projeto faz parte do Acordo de Cooperação, firmado entre o DECEA e a Eurocontrol (Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea) em outubro de 2015, que prevê o reforço da cooperação no apoio à Gestão de Capacidade e no intercâmbio de dados de voo operacional entre os dois continentes.

Na abertura do workshop, que reuniu representantes da Eurocontrol e oficiais-generais, oficiais superiores e civis do DECEA, da CISCEA e do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), o Diretor Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, ressaltou a importância da parceria entre os dois órgãos, afirmando que este programa é considerado de suma importância para o Departamento.

O Gerente de Projetos da CISCEA e Coordenador do Programa, Marcos Abreu, realizou apresentação inicial do Acordo de Cooperação entre o DECEA e a Eurocontrol. O Coordenador participou ativamente do programa desde o início, quando foi feito um estudo de viabilidade e foi definido o escopo do planejamento para a implemetação da metodologia de trabalho, com o objetivo disseminar os conhecimentos europeus no cálculo dos indicadores de performance e análise dos dados coletados. "Ressalto o excelente suporte técnico que foi disponibilizado pela Eurocontrol à equipe do DECEA, com a participação de mais de 30 profissionais de elevadíssimo nível, entre Mestres e Doutores", elogiou Marcos.

A apresentação do objetivo dos índices de performance ficou a cargo do Coordenador de Performance da Eurocontrol, Sr. Xavier Fron, que demonstrou a sua aplicabilidade na melhoria da eficiência de utilização dos recursos no Controle do Espaço Aéreo.

O especialista sênior em Performance ATM, Sr. Rainer Koelle, tratou de nivelar os conhecimentos do público presente em relação aos 16 KPI (Key Performance Indicator) da área de Capacidade, uma forma de medir se uma ação ou um conjunto de iniciativas estão efetivamente atendendo aos objetivos propostos pela organização. O Sr. Rainer Koelle apresentou a metodologia de análise e a plataforma utilizada pela Europa, Estados Unidos, e recentemente pela China, que permitirá ao DECEA participar de estudos comparativos com as demais agências que o utilizam, sem problemas de licença ou compatibilidade de arquivos.

Como resultado desta cooperação, o DECEA e a Eurocontrol contribuirão para o conceito de Gestão do Fluxo Aéreo da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), garantindo um maior nível de previsibilidade ao trocar informações e dados importantes, em tempo real, sobre os fluxos de tráfego entre a Europa e América do Sul.

O próximo passo deste projeto será a publicação de um relatório, em fevereiro de 2017, que será confeccionado pelo CGNA e compreenderá 4 das 16 KPI da Área de Capacidade, através das informações existentes no SAGITARIO (Sistema Avançado de Gerenciamento de Tráfego Aéreo), SIGMA (Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos) e TATIC (Total Air Traffic Information Control).

No encerramento do Workshop, o Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, agradeceu a presença de todos e convidou para uma visita ao salão operacional do CGNA.

 

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA

2º Tenente REP Camille Barroso 

Fotos: Luiz Eduardo Perez Batista


CISCEA E FREQUENTIS CELEBRAM MAIS UM PASSO NA IMPLEMENTAÇÃO DA NOVA REDE DE TELECOMUNICAÇÃO AERONÁUTICA
Detalhes
Publicado em 14/10/2016 12:05:00
Acessos: 0

Um grande passo na parceria entre a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) e a empresa Frequentis foi dado no último dia 5 de outubro, quando foram finalizados, na sede da empresa em Viena, Áustria, os testes de aceitação ("Factory Acceptance Testing" - FAT) da nova rede brasileira de telecomunicações aeronáuticas.

A delegação da CISCEA - composta pelo Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida (Presidente da Delegação), Tenente Coronel Engenheiro André Eduardo Jansen (Presidente da Comissão de Fiscalização), Major Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior (Líder da Equipe Técnica), Engenheiro Lindbergh Ananias Filho (Gerente de Projeto), Engenheiro Renato Costa do Carmo Fonseca e pelo Engenheiro Leonardo Alves Souza dos Reis - participou dos testes, que foram realizados ao longo de duas semanas, na presença de outros parceiros do programa.

Foram executadas verificações de fábrica em equipamentos projetados para 20 centros operacionais e estações remotas - verificações de requisitos, testes de otimização de banda, testes de carga e emulação de degradações nas redes de longa distância (WAN), com simulação de cenários de ameaça de segurança da informação. "Estes testes foram realizados em um ambiente muito próximo do real. Após estas verificações, comprovou-se um ganho operacional significativo da solução, aumentando a disponibilidade dos serviços operacionais do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), de forma transparente para o Controlador de Tráfego Aéreo. Somado a isso, comprovou-se que há um conjunto de ferramentas poderosas de gerenciamento centralizado e efetivo para a Rede de Telecomunicações Aeronáuticas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (ATN-Br), proporcionando o salto tecnológico necessário e, assim, seguindo o cronograma de migração dos serviços operacionais da Europa (EUROCONTROL - European Organization for the Safety of Air Navigation) e EUA (FAA - Federal Aviation Administration) para tecnologia TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol)", explicou o Major Engenheiro Belchior, Líder da Equipe Técnica.

Os excelentes resultados dos testes e a parceria de cinco anos entre as organizações foram celebrados em evento realizado no local. Na ocasião, o presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, entregou uma placa de agradecimento ao vice-presidente da Frequentis, Hannu Juurakko, em reconhecimento ao forte compromisso da empresa com o fornecimento de uma solução de telecomunicações segura e eficiente para o SISCEAB: a ATN-Br.

"Somos responsáveis por controlar cerca de 22 milhões de quilômetros quadrados de espaço aéreo. A nova rede adequará o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) ao crescimento do tráfego aéreo estimado para as primeiras décadas do século XXI", declarou o presidente da CISCEA. .

"É uma das redes aeronáuticas mais avançadas do mundo e foi projetada conforme os princípios de segurança, eficiência e flexibilidade. A saudável parceria entre CISCEA e Frequentis originou uma poderosa plataforma, com tecnologias de última geração, flexível para adequar-se a futuras atualizações. Nós gostaríamos de agradecer a todas as equipes e estamos honrados com este prêmio", acrescentou o vice-presidente da Frequentis.

Para o chefe da Divisão Técnica da CISCEA, Tenente-Coronel Engenheiro André Eduardo Jansen, a solução implementada pela Frequentis viabiliza um aumento de capacidade associado à flexibilidade necessária para atender às grandes demandas operacionais previstas. "A melhoria geral do nível do serviço resulta em vantagens econômicas, com a redução de custos numa rede tão extensa quanto a nossa", afirmou o oficial.

Fonte e Fotos: FREQUENTIS (http://www.frequentis.com/en/bz/press-events/news-and-press-releases/detail/article/ciscea-the-commission-for-implementation-of-the-b/)

 

 

Tradução: ASCOM/DECEA

Edição: 2º Tenente REP Camille Cunha Barroso (SECOM/CISCEA)


CISCEA PROMOVE WORKSHOP SOBRE AMAN
Detalhes
Publicado em 07/10/2016 14:47:00
Acessos: 0

Nos dias 27 e 28 de setembro, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo-CISCEA realizou o I Workshop sobre o Sistema de Gerenciamento de Chegada (Arrival Manager-AMAN).

O evento teve como objetivo prover aos órgãos operacionais e técnicos do DECEA conhecimentos sobre o AMAN e o seu respectivo emprego no apoio à tomada de decisão para o devido sequenciamento do tráfego que evolui nas TMA brasileiras.

Esse sistema estabelece uma sequência lógica de aproximação de aeronaves para uma determinada pista de pouso baseada numa separação longitudinal, em milhas náuticas.

Com isso, o Controlador de Tráfego Aéreo, baseado nos estimados fornecidos pelo AMAN, poderá empregar o sequenciamento mais adequado para otimizar o fluxo de tráfego aéreo.

O Tenente Coronel Aviador Ricardo Barbosa Arrais de Oliveira, chefe da Divisão Operacional da CISCEA, coordenador do evento, e responsável pela implantação do sistema salienta que esse novo procedimento representará uma mudança na doutrina operacional dos órgãos envolvidos e possibilitará melhoria dos serviços prestados aos usuários do espaço aéreo, bem como a redução no tempo de voo.

A ferramenta foi desenvolvida pela DFS (Deutsche Flugsicherung), empresa responsável pelo Controle de Tráfego Aéreo na Alemanha e está sendo integrada ao SAGITARIO (Sistema Avançado de Gerenciamento de Tráfego Aéreo).

 

 

Fonte: Tenente Coronel Aviador Ricardo Barbosa Arrais de Oliveira (DO/CISCEA)

Edição: 2º Tenente REP Camille Barroso(SECOM/CISCEA)

Fotos: Luiz Eduardo Perez Batista(ASCOM/DECEA)


CISCEA É RECERTIFICADA SEGUNDO OS REQUISITOS DA NORMA ISO 9001:2008
Detalhes
Publicado em 30/09/2016 16:48:00
Acessos: 0

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) passou pelo processo de recertifcação do Sistema de Gestão da Qualidade segundo os critérios da ISO 9001:2008, conquistando assim mais uma etapa no processo já existente.

O certificado de qualidade foi recomendado no dia 15 de setembro, pelos auditores engenheiros Luciane de Oliveira Cunha e Alessandro Claudino Pereira, do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), responsáveis pela auditoria realizada na Unidade de 12 a 15 de setembro, vistoriando as diversas sessões e avaliando todos os processos internos.

O IFI é o órgão da Aeronáutica, subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), acreditado como Organismo de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), atuando na área da qualidade aeroespacial com recursos humanos extremamente capacitados.

A ISO 9001 é a norma de gestão da qualidade mais conhecida no mundo. Obter a certificação ISO 9001 demonstra o compromisso da organização com a qualidade do serviço e a melhoria contínua dos processos internos. Os requisitos exigidos pela norma ISO 9001 auxiliam numa maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, verificação da satisfação dos clientes, colaboradores, fornecedores e, entre outros pontos, proporcionam maior organização e produtividade.

A implantação dos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade ocorreu na CISCEA em 2007, certificando inicialmente o Centro de Documentação (VDC) e a antiga Seção de Requisitos e Configuração de Sistemas (ORC) da Divisão Operacional (DO). Os anos seguintes foram de manutenção, adequação, treinamento e amadurecimento do Sistema de Gestão implantado, aumentando o escopo da certificação para demais sessões da CISCEA, que conta hoje com aproximadamente 75% das sessões certificadas.

Segundo Paulo Carvalho, Coordenador de Qualidade da CISCEA, o alto comprometimento e apoio da Presidência e Vice-Presidência da CISCEA, em coerência com as boas práticas de melhoria contínua, têm elevado o nível de qualidade interna e externa em seus empreendimentos. Ele afirma, ainda, que essa última manutenção foi um divisor de águas no Sistema de Gestão da Qualidade desta Comissão. "Foi uma auditoria atípica, pois os auditores detalharam bastante a norma ISO, o que propiciou um crescimento considerável no conhecimento dos processos internos, pois conseguimos identificar pontos de melhorias com pequenas mudanças no Sistema", esclareceu Paulo.

A previsão é de que o escopo de certificação da CISCEA atinja, até o ano de 2020, 100% da Comissão.

 

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA 

2º Tenente REP Camille Barroso