Na última quinta-feira, dia 19 de novembro, o Vice-Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Coronel Aviador Adilson da Silva Lemos Júnior, realizou no Auditório Tenente-Brigadeiro Paulo Victor a cerimônia de entrega do símbolo de qualidade para a Divisão de Infraestrutura (DI), que atingiu plenamente os requisitos para a manutenção do Sistema de Gestão de Qualidade, segundo a Norma ISO 9001:2008.
Na auditoria, realizada nos dias 04 e 05 de novembro pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), foi constatada a maturidade da DI no processo de certificação, que ocorreu inicialmente em 30 de outubro de 2014.
Esta seria apenas mais uma recertificação, porém a citada Divisão, além da manutenção da Norma ISO, ainda enfrentou desafios com a adequação dos processos existentes e a atualização da ferramenta NEXO - ferramenta de gestão administrativa e gerenciamento de projetos para acompanhamento e execução do Plano Setorial (PLANSET) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Para o Chefe da DI, Tenente-Coronel Aviador Rubem Müller Schneider, a certificação materializou o que todos já sabiam existir - processos internos bem consolidados. "Sem os processos consolidados não teríamos obtido os resultados alcançados", destacou o oficial.
A inclusão da DI na certificação acrescentou 78 colaboradores, totalizando assim 190 colaboradores certificados, distribuídos entre a Divisão Administrativa (DA), a Divisão Operacional (DO), a DI, o Setor de Apoio (APO), o Centro de Documentação (VDC) e o Centro de Tecnologia da Informação (VTI). Com isso, a CISCEA passou a controlar 94 processos que orientam as atividades para o cumprimento de sua missão.
O Sistema de Gestão da Qualidade cumpre a Política de Qualidade emanada pela Presidência da CISCEA e o símbolo de qualidade foi adotado em 2009 como forma de homenagear os setores certificados por suas conquistas.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
2º Tenente REP Camille Barroso
Fotos: Fábio Ribeiro Maciel (ASCOM/DECEA)
Na última quinta-feira, dia 05 de novembro, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) recebeu em suas dependências o Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Carioca), órgão vinculado à Prefeitura do Rio, para uma palestra sobre os direitos do consumidor.
Durante a palestra, ministrada pela Presidente do Procon Carioca, Solange Amaral, foram abordados temas relacionados aos princípios fundamentais do Código de Defesa do Consumidor, os direitos e deveres básicos do consumidor, as responsabilidade do fornecedor quanto à informação sobre os produtos e serviços oferecidos, publicidade, práticas abusivas e golpes contra o consumidor, cumprimento da oferta, produtos com defeito e problemas na prestação de serviço.
A apresentação durou cerca de uma hora e meia e contou com a efetiva participação do público, expondo suas dúvidas relacionadas ao tema.
"Achei a iniciativa muito boa, foi uma das palestras mais esclarecedoras que já vi, pois lida com problemas do nosso dia a dia. As pessoas expuseram seus próprios problemas e o órgão se disponibilizou a pesquisar e trazer uma solução.", declarou a colaboradora Maria José Barbosa Juliano, Secretária do Presidente.
O Procon Carioca oferece regularmente cursos e palestras aos consumidores e fornecedores. A atividade integra o projeto de 'Educação para o Consumo', com o objetivo de levar conhecimento aos consumidores e prepará-los para tomar decisões conscientes no seu dia a dia, nas contratações de serviços ou na aquisição de bens.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
2º Tenente REP Camille Barroso
Fotos: Comunicação Social do Procon Carioca
A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) iniciou um programa de ações acerca dos dados coletados pela Pesquisa de Clima Organizacional (PCO), aplicada no período de abril e maio deste ano de 2015.
Em atendimento à PCO e a pedido do Subdepartamento Técnico (SDTE) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a CISCEA realizou palestras com o tema "Outubro da Segurança de TI" nos dias 15, 22 e 29 de outubro.
Na abertura do evento, o Chefe do Centro de Tecnologia da Informação (VTI), Márcio Teixeira da Silva, explanou sobre a realidade na área de Tecnologia da Informação e de como a mesma mudou rapidamente nos últimos anos.
A internet já era um campo vasto para ataques de cibercriminosos quando o comum era apenas a utilização de computadores de mesa e notebooks. As chances de invasões no cenário atual são ainda maiores, devido à ágil e constante transformação digital e à crescente utilização de smartphones e tablets.
"Hoje todos são alvo. Os hackers fazem parte de crimes organizados e as invasões que antes só geravam mal-estar em sites, agora podem fraudar sistemas complexos de grandes Instituições.", declarou Teixeira.
Foram distribuídas cartilhas de segurança para a Internet fornecidas pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) e apresentadas as políticas do Comando da Aeronáutica (COMAER) e do DECEA no âmbito da Segurança da Informação, bem como recomendações e dicas de como o usuário de Internet deve se comportar para aumentar a sua segurança e se proteger de possíveis vulnerabilidades e ameaças virtuais.
Ao todo 120 pessoas participaram das palestras, que foram ministradas pelo administrador de redes Aurelio dos Santos, do VTI, com o objetivo de ampliar a visão de seus colaboradores e usuários de sistemas de informação para a importância do comportamento na segurança. "Nós queríamos que as palestras motivassem as pessoas e as fizessem entender a importância da Segurança da Informação, que é um processo longo e demorado e precisa da participação de todos.", explicou o colaborador.
Para o 1ª Tenente ENG Márcio Ferreira Costa, da Divisão de Infraestrutura (DI), a palestra foi muito proveitosa. "Foi 100%, me ajudou bastante, pois naquela semana coincidiu de o meu computador particular ser infectado. A palestra serviu para me alertar sobre os cuidados que temos que ter, tanto em casa quanto em ambientes públicos utilizando o WiFi. Os vídeos passados também foram muito elucidativos, principalmente o vídeo sobre Engenharia Social, que mostrou a preocupação que temos que ter em todos os ambientes."
Por fim, foi avaliado que, apesar de todas as restrições impostas aos usuários dos serviços de TI visando reduzir riscos à Segurança da Informação, as palestras foram muito bem avaliadas pelos participantes, fato que pode ser verificado com a intensa participação de todos com a exposição de questões particulares e troca de experiências.
A CISCEA recebeu o selo de reconhecimento do DECEA por promover ações que visam à melhoria do ambiente de trabalho.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
2º Tenente REP Camille Barroso
Fotos: Seção de Fotografia do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA)
A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) participou, no dia 29 de outubro, do IV Encontro Nacional de Engenharia, realizado na futura sede da Diretoria de Engenharia da Aeronáutica (DIRENG).
O encontro teve como objetivo proporcionar intercâmbio técnico-operacional entre os profissionais de engenharia e áreas afins da Força Aérea Brasileira e de alguns órgãos públicos, bem como facilitar a troca de experiências.
O Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá, apresentou as áreas de atuação da Comissão, sua estrutura, suas atividades e seus desafios no âmbito do Controle do Espaço Aéreo, evidenciando a importância da engenharia dentro da Organização. "Um dos grandes desafios é a qualificação dos recursos humanos e o correto balanceamento entre o que é possível e necessário, mantendo os níveis exigidos de segurança e disponibilidade, trabalhando com hardwares e softwares e garantindo uma operação intuitiva com padrões de automação que facilitem o trabalho e a supervisão. Nestes aspectos, em todas as áreas de atuação, radar, comunicações, tratamento de dados, geração de energia, auxílios à navegação e outros, o trabalho e a responsabilidade da engenharia são essenciais.", declarou o oficial general.
Participaram deste evento o Major-Brigadeiro Engenheiro Francisco Carlos Melo Pantoja, Diretor da DIRENG, o Brigadeiro Engenheiro Luiz Sérgio Heinzelmann, Subdiretor da Subdiretoria de Sistemas Operacionais da DIRENG, Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, Chefe do Subdepartamento Técnico (SDTE) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o Brigadeiro Intendente Pedro Arthur Linhares Lima, Diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI), o Brigadeiro Intendente Sérgio Lins de Castro, Subdiretor de Encargos Especiais da Diretoria de Intendência (DIRINT), o Brigadeiro Engenheiro Jorge Luiz Cerqueira Fernandes, Subdiretor de Planejamento da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), o Coronel Aviador Ronaldo Venâncio, Vice-Chefe da Secretaria da Comissão de Promoção de Oficiais (CPO), o Tenente-Coronel Engenheiro Ronaldo Vieira Cruz, Gerente Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o Engenheiro Ivo Fonseca, do DECEA, além da participação da Dra. Ana Carla, do Ministério do Meio Ambiente e da Dra. Mirian Cohen, da FIOCRUZ.
O evento faz parte das comemorações do Dia da Engenharia da Aeronáutica, comemorado em 28 de outubro, dia escolhido por ser a data de nascimento do patrono da Engenharia da Aeronáutica, Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, idealizador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, interior de São Paulo.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
2º Tenente REP Camille Barroso
Fotos: Seção de Comunicação Social da Diretoria de Engenharia da Aeronáutica (DIRENG)
O Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá, foi agraciado na última sexta-feira (23/10), com a medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) em evento realizado na Base Aérea do Galeão (BAGL).
A solenidade foi presidida pelo Comandante do Comando-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Dirceu Tondolo Noro, e homenageou a 134 agraciados, no grau de Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
A cerimônia, que marca o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), contou com a participação de Oficiais Generais da Marinha, Exército e Aeronáutica. A condecoração da OMA é a mais alta Comenda concedida pela FAB para reconhecer serviços prestados à Aeronáutica por personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, e premiar os militares de seu quadro efetivo que tenham prestado notáveis serviços ao país ou tenham se distinguido no exercício de sua profissão.
Para o Major-Brigadeiro Minelli, que recebeu a medalha no grau Grande-Oficial, o Alto Comando da Aeronáutica faz essa deferência como um reconhecimento ao oficial e o que a carreira dele representou. “Apesar de estar na Força Aérea há mais de 35 anos e acostumado com tudo isso, me sinto bastante honrado e emocionado, pois esta comenda, principalmente para os militares, significa um reconhecimento por tantos anos de serviço, tantas experiências vividas e passadas. É um privilégio ter essa comenda e carregá-la no peito.”, declarou o Oficial General.
Entre os agraciados com a OMA estava o Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), Coronel Aviador José Augusto Peçanha Camilo, que foi condecorado no grau Cavaleiro.
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, destacou na Ordem do Dia o exemplo e a persistência de Alberto Santos Dumont. "Neste dia tão especial, sinto-me honrado por ter a oportunidade de homenagear o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos-Dumont. Hoje, comemoramos 109 anos do voo do mais pesado que o ar", ressaltou.
Data comemorativa
O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira por ser a data em que o brasileiro Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo com o avião mais pesado que o ar, o 14 Bis. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, no dia 23 de outubro de 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros de solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França, que era uma instituição de reconhecimento internacional e autorizada a homologar qualquer descoberta aeronáutica marcante.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
2º Tenente REP Camille Barroso
Fotos: Seção de Comunicação Social da Base Aérea do Galeão (BAGL)
Redes Sociais