Portal do Governo Brasileiro
Procon Carioca realiza palestra para o efetivo da CISCEA
Detalhes
Publicado em 11/11/2015 16:06:00
Acessos: 0

Na última quinta-feira, dia 05 de novembro, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) recebeu em suas dependências o Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Carioca), órgão vinculado à Prefeitura do Rio, para uma palestra sobre os direitos do consumidor.

Procon Carioca realiza palestra para o efetivo da CISCEA

Durante a palestra, ministrada pela Presidente do Procon Carioca, Solange Amaral, foram abordados temas relacionados aos princípios fundamentais do Código de Defesa do Consumidor, os direitos e deveres básicos do consumidor, as responsabilidade do fornecedor quanto à informação sobre os produtos e serviços oferecidos, publicidade, práticas abusivas e golpes contra o consumidor, cumprimento da oferta, produtos com defeito e problemas na prestação de serviço.

Procon Carioca realiza palestra para o efetivo da CISCEA

A apresentação durou cerca de uma hora e meia e contou com a efetiva participação do público, expondo suas dúvidas relacionadas ao tema.

"Achei a iniciativa muito boa, foi uma das palestras mais esclarecedoras que já vi, pois lida com problemas do nosso dia a dia. As pessoas expuseram seus próprios problemas e o órgão se disponibilizou a pesquisar e trazer uma solução.", declarou a colaboradora Maria José Barbosa Juliano, Secretária do Presidente.

O Procon Carioca oferece regularmente cursos e palestras aos consumidores e fornecedores. A atividade integra o projeto de 'Educação para o Consumo', com o objetivo de levar conhecimento aos consumidores e prepará-los para tomar decisões conscientes no seu dia a dia, nas contratações de serviços ou na aquisição de bens.

 

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA 

2º Tenente REP Camille Barroso 

Fotos: Comunicação Social do Procon Carioca


CISCEA PROMOVE PALESTRAS DE SEGURANÇA DE TI
Detalhes
Publicado em 04/11/2015 17:15:00
Acessos: 0

CISCEA PROMOVE PALESTRAS DE SEGURANÇA DE TI

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) iniciou um programa de ações acerca dos dados coletados pela Pesquisa de Clima Organizacional (PCO), aplicada no período de abril e maio deste ano de 2015.

Em atendimento à PCO e a pedido do Subdepartamento Técnico (SDTE) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a CISCEA realizou palestras com o tema "Outubro da Segurança de TI" nos dias 15, 22 e 29 de outubro.

Na abertura do evento, o Chefe do Centro de Tecnologia da Informação (VTI), Márcio Teixeira da Silva, explanou sobre a realidade na área de Tecnologia da Informação e de como a mesma mudou rapidamente nos últimos anos.

A internet já era um campo vasto para ataques de cibercriminosos quando o comum era apenas a utilização de computadores de mesa e notebooks. As chances de invasões no cenário atual são ainda maiores, devido à ágil e constante transformação digital e à crescente utilização de smartphones e tablets.

"Hoje todos são alvo. Os hackers fazem parte de crimes organizados e as invasões que antes só geravam mal-estar em sites, agora podem fraudar sistemas complexos de grandes Instituições.", declarou Teixeira.

CISCEA PROMOVE PALESTRAS DE SEGURANÇA DE TI

Foram distribuídas cartilhas de segurança para a Internet fornecidas pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) e apresentadas as políticas do Comando da Aeronáutica (COMAER) e do DECEA no âmbito da Segurança da Informação, bem como recomendações e dicas de como o usuário de Internet deve se comportar para aumentar a sua segurança e se proteger de possíveis vulnerabilidades e ameaças virtuais.

Ao todo 120 pessoas participaram das palestras, que foram ministradas pelo administrador de redes Aurelio dos Santos, do VTI, com o objetivo de ampliar a visão de seus colaboradores e usuários de sistemas de informação para a importância do comportamento na segurança. "Nós queríamos que as palestras motivassem as pessoas e as fizessem entender a importância da Segurança da Informação, que é um processo longo e demorado e precisa da participação de todos.", explicou o colaborador.

CISCEA PROMOVE PALESTRAS DE SEGURANÇA DE TI

Para o 1ª Tenente ENG Márcio Ferreira Costa, da Divisão de Infraestrutura (DI), a palestra foi muito proveitosa. "Foi 100%, me ajudou bastante, pois naquela semana coincidiu de o meu computador particular ser infectado. A palestra serviu para me alertar sobre os cuidados que temos que ter, tanto em casa quanto em ambientes públicos utilizando o WiFi. Os vídeos passados também foram muito elucidativos, principalmente o vídeo sobre Engenharia Social, que mostrou a preocupação que temos que ter em todos os ambientes."

Por fim, foi avaliado que, apesar de todas as restrições impostas aos usuários dos serviços de TI visando reduzir riscos à Segurança da Informação, as palestras foram muito bem avaliadas pelos participantes, fato que pode ser verificado com a intensa participação de todos com a exposição de questões particulares e troca de experiências.

A CISCEA recebeu o selo de reconhecimento do DECEA por promover ações que visam à melhoria do ambiente de trabalho.

 

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA 

2º Tenente REP Camille Barroso 

Fotos: Seção de Fotografia do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA)


CISCEA participa de Encontro Nacional de Engenharia promovido pela DIRENG
Detalhes
Publicado em 04/11/2015 11:28:00
Acessos: 0

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) participou, no dia 29 de outubro, do IV Encontro Nacional de Engenharia, realizado na futura sede da Diretoria de Engenharia da Aeronáutica (DIRENG).

O encontro teve como objetivo proporcionar intercâmbio técnico-operacional entre os profissionais de engenharia e áreas afins da Força Aérea Brasileira e de alguns órgãos públicos, bem como facilitar a troca de experiências.

CISCEA participa de Encontro Nacional de Engenharia promovido pela DIRENG

O Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá, apresentou as áreas de atuação da Comissão, sua estrutura, suas atividades e seus desafios no âmbito do Controle do Espaço Aéreo, evidenciando a importância da engenharia dentro da Organização. "Um dos grandes desafios é a qualificação dos recursos humanos e o correto balanceamento entre o que é possível e necessário, mantendo os níveis exigidos de segurança e disponibilidade, trabalhando com hardwares e softwares e garantindo uma operação intuitiva com padrões de automação que facilitem o trabalho e a supervisão. Nestes aspectos, em todas as áreas de atuação, radar, comunicações, tratamento de dados, geração de energia, auxílios à navegação e outros, o trabalho e a responsabilidade da engenharia são essenciais.", declarou o oficial general.

CISCEA participa de Encontro Nacional de Engenharia promovido pela DIRENG

Participaram deste evento o Major-Brigadeiro Engenheiro Francisco Carlos Melo Pantoja, Diretor da DIRENG, o Brigadeiro Engenheiro Luiz Sérgio Heinzelmann, Subdiretor da Subdiretoria de Sistemas Operacionais da DIRENG, Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, Chefe do Subdepartamento Técnico (SDTE) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o Brigadeiro Intendente Pedro Arthur Linhares Lima, Diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI), o Brigadeiro Intendente Sérgio Lins de Castro, Subdiretor de Encargos Especiais da Diretoria de Intendência (DIRINT), o Brigadeiro Engenheiro Jorge Luiz Cerqueira Fernandes, Subdiretor de Planejamento da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), o Coronel Aviador Ronaldo Venâncio, Vice-Chefe da Secretaria da Comissão de Promoção de Oficiais (CPO), o Tenente-Coronel Engenheiro Ronaldo Vieira Cruz, Gerente Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o Engenheiro Ivo Fonseca, do DECEA, além da participação da Dra. Ana Carla, do Ministério do Meio Ambiente e da Dra. Mirian Cohen, da FIOCRUZ.

O evento faz parte das comemorações do Dia da Engenharia da Aeronáutica, comemorado em 28 de outubro, dia escolhido por ser a data de nascimento do patrono da Engenharia da Aeronáutica, Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, idealizador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, interior de São Paulo.

 

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA 

2º Tenente REP Camille Barroso 

Fotos: Seção de Comunicação Social da Diretoria de Engenharia da Aeronáutica (DIRENG)


Major-Brigadeiro Minelli recebe medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico
Detalhes
Publicado em 27/10/2015 15:16:00
Acessos: 0

O Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá, foi agraciado na última sexta-feira (23/10), com a medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) em evento realizado na Base Aérea do Galeão (BAGL).

Major-Brigadeiro Minelli recebe medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico

 

Major-Brigadeiro Minelli recebe medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico

A solenidade foi presidida pelo Comandante do Comando-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Dirceu Tondolo Noro, e homenageou a 134 agraciados, no grau de Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

A cerimônia, que marca o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), contou com a participação de Oficiais Generais da Marinha, Exército e Aeronáutica. A condecoração da OMA é a mais alta Comenda concedida pela FAB para reconhecer serviços prestados à Aeronáutica por personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, e premiar os militares de seu quadro efetivo que tenham prestado notáveis serviços ao país ou tenham se distinguido no exercício de sua profissão.

Major-Brigadeiro Minelli recebe medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico

Para o Major-Brigadeiro Minelli, que recebeu a medalha no grau Grande-Oficial, o Alto Comando da Aeronáutica faz essa deferência como um reconhecimento ao oficial e o que a carreira dele representou. “Apesar de estar na Força Aérea há mais de 35 anos e acostumado com tudo isso, me sinto bastante honrado e emocionado, pois esta comenda, principalmente para os militares, significa um reconhecimento por tantos anos de serviço, tantas experiências vividas e passadas. É um privilégio ter essa comenda e carregá-la no peito.”, declarou o Oficial General.

Entre os agraciados com a OMA estava o Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), Coronel Aviador José Augusto Peçanha Camilo, que foi condecorado no grau Cavaleiro.

Major-Brigadeiro Minelli recebe medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, destacou na Ordem do Dia o exemplo e a persistência de Alberto Santos Dumont. "Neste dia tão especial, sinto-me honrado por ter a oportunidade de homenagear o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos-Dumont. Hoje, comemoramos 109 anos do voo do mais pesado que o ar", ressaltou.

Data comemorativa

O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira por ser a data em que o brasileiro Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo com o avião mais pesado que o ar, o 14 Bis. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, no dia 23 de outubro de 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros de solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França, que era uma instituição de reconhecimento internacional e autorizada a homologar qualquer descoberta aeronáutica marcante.

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA

2º Tenente REP Camille Barroso

Fotos: Seção de Comunicação Social da Base Aérea do Galeão (BAGL)


CISCEA inaugura Sistema de Vigilância ADS-B em Macaé
Detalhes
Publicado em 21/08/2015 15:35:00
Acessos: 0

Na manhã do dia 18 de agosto de 2015 a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) inaugurou o Sistema de Vigilância Dependente Automática por Radiodifusão (ADS-B, do inglês Automatic Dependent Surveillance - Broadcast) na Bacia de Campos, representando mais uma etapa cumprida do projeto Sirius de evolução do Gerenciamento do Tráfego Aéreo Brasileiro.

Presidente da CISCEA discursa na inauguração

Presidente da CISCEA discursa na inauguração

O termo "ADS-B" é utilizado para representar a tecnologia pela qual as aeronaves automaticamente transmitem e recebem, além das tradicionais informações de identificação, altitude e coordenadas, também a troca de dados sobre as intenções de voo, fundamentais para um melhor Gerenciamento do Tráfego Aéreo, por intermédio do equipamento de transponder da aeronave. A visualização contínua das aeronaves permite a utilização racional do espaço aéreo, de modo similar ao serviço provido pelos radares secundários, no entanto o ADS-B tem custo bastante inferior e permite uma vigilância de melhor qualidade, além da capacidade de abrangência muito maior.

Representantes das Organizações participantes desenlaçam a fita inaugural

Representantes das Organizações participantes desenlaçam a fita inaugural

A Bacia Petrolífera de Campos é a região marítima onde estão localizadas as plataformas de petróleo e gás, local com grande movimentação de helicópteros. Porém, como os helicópteros voam em baixa altitude na região, o Controle do Tráfego Aéreo na maior parte da área oceânica é baseado em procedimentos não radar, o que reduz significativamente a capacidade de Controle do Espaço Aéreo e a eficiência das operações aéreas, sobretudo para operações sob regras de voo por instrumento (IFR).

De acordo com o Gerente de Transporte Aéreo Off-Shore da Petrobrás, Clayton Monteiro Mendes, a implantação do Sistema ADS-B na Bacia de Campos é um grande avanço para a segurança aérea do país. "Operacionalmente para a Petrobrás, que atualmente conta com aproximadamente 120 voos por dia só na Bacia de Campos, é um ganho enorme, tanto para a qualidade quanto para a segurança da operação".

Os engenheiros da CISCEA Fábio Louback Espinola e Lindberg Ananias Filho demonstram o funcionamento do ADS-B no SAGITARIO

Os engenheiros da CISCEA Fábio Louback Espinola e Lindberg Ananias Filho demonstram o funcionamento do ADS-B no SAGITARIO

O emprego do Sistema ADS-B na Bacia Petrolífera de Campos possibilitará o acompanhamento do voo de aeronaves voando em baixa altitude na região oceânica e disponibilizará melhores trajetórias e perfis de voo de interesse das empresas petrolíferas, proporcionando melhores condições de segurança e de gerenciamento do tráfego aéreo na região.

"A tecnologia ADS-B vai complementar o sistema de vigilância por radares já existente, proporcionando a cobertura e identificação das aeronaves em uma distância e altitude que os sistemas convencionais de radares não conseguem fazer, e permite que o sistema transmita mais informações entre a aeronave e órgão de controle, com uma frequência de atualização de dados muito maior. O Controlador de voo em muitas ocasiões nem vai precisar falar", esclareceu o Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá, Presidente da CISCEA.

O Sistema ADS-B, pioneiro no Brasil, emprega estações distribuídas no continente e nas plataformas de petróleo e gás, em quantidade suficiente para que consigam compor a cobertura mínima necessária ao serviço de tráfego aéreo naquela área.

Para o Superintendente de Gestão da Navegação Aérea da Infraero, Marcus Vinícius do Amaral Gurgel, a absorção do Sistema foi um grande desafio e oportunidade. "A necessidade de implementar a nova tecnologia e a coordenação da regulamentação com diversas empresas trabalhando em conjunto foi um grande desafio para nós e também uma grande oportunidade de trabalhar com a Petrobrás, ANAC, DECEA, CISCEA e Infraero e de desenvolver uma solução que não é importante só para o Controle do Tráfego Aéreo, mas também para a Segurança do País", destacou.

O sistema ADS-B da Bacia de Campos está oficialmente disponível para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Para sua utilização é necessário que as aeronaves estejam devidamente equipadas com transponder que possua a capacidade específica.

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA

2º Tenente REP Camille Barroso

Fotos: Fábio Ribeiro Maciel – ASCOM/DECEA