Portal do Governo Brasileiro
GESTÃO DA REDE DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DO COMAER É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PROMOVIDA PELA CISCEA
Detalhes
Publicado em 12/01/2017 11:35:00
Acessos: 0

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) promoveu, na manhã no dia 11 de janeiro, uma audiência pública para a manifestação de interesse para a estruturação de uma Parceria Público-Privada (PPP), com o objetivo esclarecer a sociedade sobre os principais aspectos do Projeto para Gestão da Rede de Comunicações Integrada do Comando da Aeronáutica (COMAER).

O evento foi realizado no Auditório Tenente-Brigadeiro Deoclécio do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) e contou com a presença do Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, além de oficiais superiores e civis do efetivo da CISCEA e 45 pessoas representantes de 17 empresas interessadas.

A CISCEA atualmente é responsável pela implementação dessa Parceria Público Privada, explorando uma nova alternativa para a implementação de suas atividades no apoio ao controle do espaço aéreo, com objetivo de atingir maior eficiência e eficácia na Gestão da Rede de Comunicação Integrada do COMAER, a exemplo de projetos similares da Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol) e Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).

De acordo com o Presidente da CISCEA, o objetivo principal da implementação desta parceria é a economia de custos e agilização de contratos. "Terceirizaremos a forma que se faz a gestão da transmissão de dados. Hoje nós temos 68 contratos de transmissão de dados pulverizados Brasil a fora e gerenciados pelo Comando da Aeronáutica. Isso nos causa desgaste, gastos maiores e dificuldades em identificar necessidades e atualizar contratos. Com esse projeto, terceirizaremos esta gestão e tudo funcionará da mesma forma, mas com uma expectativa de economia de até 30% para o Governo Federal, no caso o Comando da Aeronáutica e o DECEA", explicou o oficial general.

A estrutura do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) é extremamente complexa e está em constante evolução, seja pelo progressivo aumento do tráfego aéreo nacional e internacional, seja pelos compromissos internacionais que o Brasil assume com a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) ou com outros países.

Os novos conceitos do Sistema de Comunicação, Navegação e Vigilância/Gestão do tráfego Aéreo (CNS/ATM) irão requerer, entre outros requisitos, gerenciamento centralizado e execução setorizada das ações de controle do tráfego aéreo, além de um sistema de comunicações inovador, onde a voz será mais utilizada nas situações anormais ou emergenciais do que a rotina cotidiana.

A rede de telecomunicações que deverá atender a sistemas CNS/ATM estará baseada em satélites e estações terrenas capazes de transmitir grande quantidade de dados em alta velocidade, exigindo reformulações estruturais e conceituais das atuais redes de telecomunicações em operação.

Inúmeras medidas de modernização e reaparelhamento dos órgãos de controle deverão ser implementadas, com o objetivo maior de prover uma constante e eficaz vigilância do espaço aéreo brasileiro e um adequado serviço de tráfego aéreo. No entanto, a pouca flexibilidade e agilidade de negociação e contratação impostas aos órgãos públicos pela legislação brasileira, bem como as limitações impostas por possíveis restrições orçamentárias do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), ameaçam sua capacidade de atender a necessidade de atualização, expansão e conservação da infraestrutura e da disponibilidade de comunicações, vigilância e controle sob sua responsabilidade.

Como alternativa técnica e administrativa para reverter o presente cenário, e, em consonância à medida estratégica mencionada no Plano Estratégico Militar da Aeronáutica (PEMAER) de otimizar a gestão orçamentária e financeira no COMAER, é apresentada e justificada a necessidade de consolidar em um único contrato com gestor de rede no setor privado, através da proposta de Parceria Público-Privada para a prestação dos serviços de Gestão de Rede Integrada no âmbito Nacional.

"No cenário atual nós ficamos presos à máquina pública. Tendo um parceiro privado, ganharemos agilidade para acompanhar as inovações tecnológicas e flexibilidade para atender às demandas operacionais que mudam constantemente. Pretendemos ter um alívio nas contas públicas e previsibilidade dos gastos, sem nos preocupar com variações orçamentárias, podendo redirecionar esforços para nossa atividade fim, que é o controle do espaço aéreo", explicou o Chefe da Divisão Técnica da CISCEA, Tenente-Coronel Engenheiro André Eduardo Jansen.

A empresa parceira será responsável pelo projeto, instalação, operação, gestão e manutenção da rede de telecomunicações, por um período mínimo de 25 anos, prazo que representa até 3 ciclos de vida de atualização tecnológica, visando garantir o estado tecnológico requerido da rede, considerando a evolução das necessidades do sistema CNS/ATM.

A audiência pública faz parte de uma das últimas etapas para a conclusão do processo, que teve início em 2013. O próximo passo será a consulta púbica, que também permitirá que as empresas interessadas apresentem questionamentos e sugestões aos documentos disponibilizados no site da CISCEA (www.ciscea.gov.br) e a publicação do edital para a realização da licitação, que deve acontecer ainda no 1º semestre deste ano. A expectativa é que a contratação da empresa que atender a todas as especificações e requisitos técnicos previstos no edital seja efetivada no início do 2º semestre deste ano.

"Esse é um processo único. Somos pioneiros, não existe outro modelo de processo governamental como este. Sua condução seguiu todas as exigências dos órgãos públicos, tendo sido considerado como prioritário do Governo Federal. Obtivemos sucesso em todas as etapas já executadas, e isso é fruto de um trabalho muito bem especificado, com objetivos muito bem definidos" declarou a Gerente do Projeto, a Economista Denise Vale.

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA

2º Tenente REP Camille Barroso 

Fotos: 1º Sargento BST Mauri Pantoja Muniz/ICA


EVENTO ABORDA EVOLUÇÃO DO SAGITARIO NA CISCEA
Detalhes
Publicado em 24/11/2016 15:53:00
Acessos: 0

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) sedia, de 23 a 25 de novembro, um Workshop especialmente de dedicado ao Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (SAGITARIO).

Serão três dias apresentações, palestras e debates relativos ao tema, com vistas à evolução dos esforços referentes à implantação do recurso. O sistema oferece aos controladores de tráfego aéreo uma solução que incorpora os requisitos e as melhores práticas da área, conforme as referências internacionais. Em conformidade com especificações internacionais, o SAGITARIO atende aos modernos padrões de interface homem-máquina, vigilância multi-sensor (Radar, ADS-B e ADS-C, Multilateração), maior capacidade de fusão de dados, gerenciamento de chegadas (Arrival Manager AMAN) e outros.

Para abordar os resultados, a situação atual e os desafios futuros do recurso, o evento contará com palestras de representantes do DECEA, do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), do Parque de Material da Aeronáutica (PAME-RJ), Assessoria de Segurança Operacional no Controle do Espaço Aéreo (ASEGCEA), da Infraero, da Atech/ Embraer e de todos os órgãos regionais do Sistema de Controle do Espaço Aéreo.

Confira o roteiro do evento na programação abaixo:

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA

Texto: Telma Penteado (ASCOM/DECEA)

Fotos: Luiz Eduardo Perez (ASCOM/DECEA)


CISCEA REÚNE AUTORIDADES E PROMOVE WORKSHOP DO SIGMA
Detalhes
Publicado em 22/11/2016 13:29:00
Acessos: 0

Nos dias 21 e 22 de novembro, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) realizou o Workshop SIGMA (Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos), com o objetivo de aprimorar e otimizar os esforços relativos à implantação e evolução do sistema, módulos de Plano de Voo, Slot e Salas AIS (Informações Aeronáuticas).

O evento reuniu autoridades e representantes do Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA); do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA); das Salas AIS do Galeão (GL), Rio de Janeiro (RJ), Guarulhos (GR), Campinas (KP), Belo Horizonte (BH), São Paulo (SP), Manaus (MN), Curitiba (CT), Recife (RF) e Brasília (BR); da empresa Atech; e das companhias aéreas Avianca, Azul, GOL e LATAM.

Na abertura do evento foi enfatizada não só a relevância do SIGMA, como também a troca de informação que este workshop propiciaria.

Na sequência a palavra foi passada para o SDOP, CGNA e Atech, que tratou das evoluções no PLN-I e SLOT.

Depois de um intervalo tiveram início as apresentações das companhias aéreas que aproveitaram a ocasião para debater pontos de grande relevância no uso do SIGMA.

Dentre os tópicos levantados destacam-se a criação de um comitê das empresas aéreas para o desenvolvimento de um módulo específico dentro do SIGMA; integrar o sistema LIDO ao SIGMA; acesso direto das empresas aéreas ao SIGMA do DECEA; e a retirada do Plano de Voo repetitivo.

O segundo dia do workshop começou com uma apresentação acerca do uso do sistema no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).

A introdução do SIGMA mudou substancialmente o trabalho do militar de informações aeronáuticas (AIS), conforme mostrou o Primeiro Sargento AIS Jader Pinheiro de Oliveira, em sua palestra.

"Antes do SIGMA a validação de cada um dos campos do plano de voo era feito de forma humana, pelo profissional AIS, que precisava consultar uma série de normas e documentos. Com o SIGMA, esse preenchimento passa a ser automatizado", afirmou.

A tarefa do AIS e dar o ponto final no plano, verificar se há incongruências e discrepâncias nas informações do plano de voo, que provém de diferentes fontes: as concessionárias que administram os aeroportos, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e as unidades do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Todos os pontos de maior impacto e importância foram registrados em Ata para futuras consultas, debates e possíveis ajustes que se façam necessários.

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA

Edição: 2º Tenente REP Camille Barroso

Texto: CV Telma Penteado e 2º Tenente JOR Glória Galembeck - (ASCOM/DECEA) 

Fotos: Fábio Maciel e Luiz Eduardo Perez


PREVENÇÃO DE ACIDENTES É TEMA DE PALESTRAS NA CISCEA
Detalhes
Publicado em 26/10/2016 15:56:00
Acessos: 0

Com o objetivo de conscientizar o efetivo sobre as ações de prevenção de acidentes de trabalho, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) promoveu, na manhã do dia 25 de outubro, palestras com temas clássicos de segurança em ministradas por profissionais da Clínica Evolução Vida.

As palestras ocorreram no Auditório Tenente-Brigadeiro Paulo Victor e foram viabilizadas através da coordenação do colaborador Ricardo Jatobá Figueiredo, da Assessoria de Meio Ambiente (AGMA) e Vice-Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

A primeira palestra, com tema "O uso das drogas e suas consequências no ambiente de trabalho", foi ministrada pela Psicóloga Amanda de Oliveira Vairo e buscou orientar os participantes sobre a prevenção ao uso de drogas, o uso abusivo do álcool, desenvolvendo a consciência sobre seus efeitos e prejuízos para o ambiente de trabalho e familiar.

A Psicóloga explicou como os efeitos do álcool e drogas podem agir sobre o comportamento humano, alterando a performance e a qualidade do trabalho e contrariando as normas de segurança. "Isso vale para qualquer ambiente de trabalho, não só os que utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Um funcionário da área administrativa pode ter consumido álcool excessivamente no dia anterior, e por um ato de descontração pode, por exemplo, digitar um valor errado no contracheque. Pessoas assim podem estar aqui neste auditório", explicou Amanda.

A segunda palestra foi ministrada pelo Consultor, Palestrante e Mágico Gerardi Pereira, com o tema "A magia da segurança e prevenção", que utilizou uma perspectiva comportamental e explicou que, nos dias de hoje, a concentração e o foco se perdem facilmente devido ao mito da "multitarefa", quando dividimos atenção com e-mails, mensagens de whatsapp, telefone, Facebook, entre outros. Gerardi citou Daniel Goleman, Psicólogo, Pesquisador de Harvard e autor do livro "Inteligência Emocional", para incentivar o desenvolvimento do foco nas próprias emoções, explicando o efeito de nossas ações nas outras pessoas e no mundo e a importância da atenção.

Os colaboradores Sandra Regina Antônio, da Gerência de Recursos Humanos (GRH) e Marcos José de Araújo Ribeiro, da Seção de Apoio (APO) foram convidados para subirem ao palco, quando o Mágico os colocou de costas um para o outro e em cantos opostos, mostrando o mesmo livro de imagens para cada um deles. O público também viu livro, que continha círculos vermelhos e azuis. Ao serem perguntados o que continha no livro, cada um respondeu uma cor diferente. "Nada como se colocar no lugar do outro e mudar a perspectiva", explicou Gerardi.

A colaboradora Daniele Bragança Siqueira Machado, da Divisão Operacional (DO), também foi convidada a subir ao palco para uma metáfora com cartas de baralho, que representavam os diversos meios que nos tiram a atenção. "Em meio ao baralho, tenho cartas representando o que é realmente importante para mim. É necessário priorizar para não me perder em algo sem importância, que vai tornar o meu dia improdutivo", disse Gerardi, incentivando a todos a identificarem, em meio a tantas tentações, o que é realmente importante e o que é circunstancial. A colaboradora escolheu três cartas, e, para a surpresa de todos, ao jogar o baralho para cima, o mágico espetou com uma espada exatamente as três cartas escolhidas por Daniele.

Por fim, Gerardi convidou o Vice-Presidente da CIPA, Ricardo Jatobá Figueiredo, para subir ao palco e fez uma brincadeira, colocando uma máscara de sorriso em Jatobá, simbolizando a importância de nos relacionarmos de forma alegre.

A Diretora da Clínica Evolução Vida, Selene Franco Barreto, agradeceu a presença de seus palestrantes e do público, e convidou os presentes a conhecerem o trabalho da clínica. "Nós salvamos vida, através da segurança do trabalho e da conscientização".

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA 

2º Tenente REP Camille Barroso 

Fotos: Luiz Eduardo Perez Batista (ASCOM/DECEA)


COLABORADORES DA CISCEA SÃO HOMENAGEADOS COM A MAIOR COMENDA DA AERONÁUTICA
Detalhes
Publicado em 24/10/2016 15:48:00
Acessos: 0

Na última sexta-feira, dia 21 de outubro, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou a entrega das medalhas da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), homenageando militares e civis da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo, em evento realizado na Base Aérea do Galeão (BAGL).

A solenidade, presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), marca o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), em alusão ao dia em que Santos Dumont realizou o primeiro voo do mais pesado que o ar, o 14 BIS, que completou 110 anos neste ano.

Entre os agraciados com a OMA estavam o Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, no grau Grande Oficial, e os colaboradores Célia Georgina Medeiros, Gerente de Logística, e Gabriel Juliano, Coordenador Contábil, ambos no grau Cavaleiro.

A colaboradora Célia se surpreendeu em receber a homenagem. "Não tinha conhecimento do valor que eu representava para a Comissão. Fiquei muito emocionada pelo reconhecimento de Oficiais Generais que conheci ainda como Capitães. E participar de uma cerimônia militar é muito gratificante, pois depois de 33 anos trabalhando no SISCEAB, me sinto um pouco militar também", afirmou Célia.

"Ter recebido a Comenda foi motivo de muita felicidade para mim, pois representa o reconhecimento dos meus superiores pela dedicação e empenho que tenho em servir e contribuir com a CISCEA no cumprimento de sua missão de desenvolver e implantar SISCEAB. É uma honra poder contribuir com a FAB em sua nobre missão de defender e proteger o espaço aéreo brasileiro", declarou Gabriel, que trabalha na CISCEA há 30 anos.

Na ordem do dia, o Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro-do-Ar Nivaldo Luiz Rossato relembrou personalidades como Santos Dumont e Eduardo Gomes, falou dos caminhos que conduzirão a uma Força Aérea mais forte e operacional e homenageou os que estão à frente desta Instituição que tanto faz pelo país. "Rogo que cada um dos senhores e senhoras estejam convictos que o fruto de suas atividades é um Brasil mais justo e soberano. Mantenham, portanto, a radiante chama da motivação. A nação brasileira reconhece seus trabalhos, seja por meio da integração nacional, do desenvolvimento tecnológico, do gerenciamento do tráfego aéreo ou, da permanente vigilância de nossos céus", concluiu.

A OMA é a maior comenda concedida pela Força Aérea Brasileira a militares, civis, corporações militares e instituições civis brasileiras ou estrangeiras, em reconhecimento a serviços prestados à Aeronáutica e ao País. São cinco graus da distinção: Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA 

2º Tenente REP Camille Barroso 

Fotos: ASCOM/DECEA