Em cumprimento à política de prevenção de acidentes de trabalho adotada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) realizou, no dia 26 de abril, uma palestra sobre a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para prevenção de acidentes do trabalho.
A palestra foi ministrada pelo 3º Sargento especialista em Informática Marcos Vinícius de Carvalho Santoro e contou com a participação de militares da Divisão de Infraestrutura (DI), representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e os colaboradores das seções de Limpeza, Copa, Manutenção, Apoio e Telefonia desta Comissão, bem como aos seus encarregados e chefes.
O uso do EPI é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador em todas as atividades que possam imprimir algum tipo de risco físico para o mesmo, evitando assim consequências negativas em casos de acidentes de trabalho.
Além disso, o EPI também é usado para garantir que o profissional não seja exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida durante e depois da fase ativa de trabalho.
Para a colaboradora Eliane Praxedes Ramos Borges, da Seção de Apoio (APO), este tipo de conscientização é de suma importância. “A preocupação da CISCEA com os seus funcionários sempre existiu, só que nunca exigido pela lei. O Ministério do Trabalho hoje exige, e nós estamos procurando cumprir a lei dentro das metas da Organização”, explicou a colaboradora.
A CISCEA objetiva implementar uma política interna voltada para a prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais, sempre atendendo às normas legais vigentes. A utilização dos EPI é determinada por uma norma técnica chamada NR 6, que estabelece que os equipamentos sejam fornecidos de forma gratuita ao trabalhador para o desempenho de suas funções dentro da organização.
Ao final da palestra, foram distribuídos EPIs como botas, botinas, aventais, capacetes, capas de chuva, protetores auditivos, cremes protetores, luvas e protetores das vias respiratórias para os participantes.
Seção de Comunicação Social da CISCEA (SECOM)
2º Tenente REP Camille Barroso
Fotos: 2º Tenente REP Camille Barroso
Na tarde desta terça-feira, dia 05 de abril, foi realizada no salão nobre do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) a solenidade de Passagem de Presidência da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).
Na cerimônia, presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá passou o cargo de Presidente da CISCEA ao Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida.
Estiveram presentes na cerimônia autoridades civis e militares do Comando da Aeronáutica, além do efetivo da CISCEA e amigos.
Em suas palavras de despedida, o Major-Brigadeiro Minelli destacou as atividades da CISCEA na constante modernização do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB), e agradeceu a todos que colaboraram com seu trabalho, ao Alto Comando da Aeronáutica, às empresas fornecedoras de tecnologias e ao efetivo da CISCEA, pelo comprometimento de todos. “Com minha experiência e vivência reafirmo a minha absoluta confiança em cada um dos civis e militares que ombro a ombro conduzem a CISCEA. Foi um enorme privilégio pertencer a este time”, destacou o Presidente da CISCEA substituído.
Ao Presidente da CISCEA substituto, Major-Brigadeiro Almeida, o Major-Brigadeiro Minelli desejou contínuo sucesso. “Tivemos a oportunidade de conviver juntos em outras épocas, e por muitas vezes voei sob sua liderança. Atesto a sua competência, inteligência e equilíbrio, coroada pelo êxito de tantos sucessos. Desejo ao amigo e família meus mais sinceros votos de contínuo sucesso e não tenho dúvidas de que voará ainda mais alto, com segurança e brilhantismo”, declarou.
O Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro Aquino, em seu pronunciamento, fez questão de destacar a competência, a dedicação e o profissionalismo do Major-Brigadeiro Minelli à frente da CISCEA, exaltando também a sua absoluta confiança na nova gestão do Major-Brigadeiro Almeida.
O Major-Brigadeiro Almeida, atual Presidente da CISCEA, é natural de Porto Alegre –RS, tem 53 anos, é casado e tem dois filhos. É praça de 05 de março de 1979, tendo sido promovido ao atual posto em 31 de março de 2016.
Possui todos os cursos de carreira, além de MBA em Desenvolvimento Gerencial Avançado - Gestão de Política e Defesa (UFF). Tem 3.700 horas de voo, sendo mais de 3000 em aeronaves de caça.
Seus últimos cargos foram os de Secretário da Comissão de Promoção de Oficiais (CPO), Subchefe de Coordenação de Logística e de Mobilização e Subchefe de Integração Logística do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA).
O Major-Brigadeiro Almeida tem 13 Condecorações Nacionais e 2 estrangeiras, incluindo o Destaque Operacional do Comando Geral de Operações Aéreas (COMGAR) – Menção PLATINA.
Seção de Comunicação Social da CISCEA (SECOM)
2º Tenente REP Camille Barroso
Fotos: CV Fábio Ribeiro Maciel (ASCOM/DECEA)
No último sábado, 13 de fevereiro, os militares da Comissão de Implantação do Sistema de Cotrole do Espaço Aéreo (CISCEA) participaram da segunda etapa da mobilização nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, chikungunya e zika.
A atuação da Força Aérea no estado é coordenada pelo III Comando Aéreo Regional e teve início no pátio da unidade, com briefing do Comandante, o Major Brigadeiro-do-Ar José Euclides da Silva Gonçalves, com orientações sobre a importância da missão, para cerca de 3 mil militares da guarnição Centro.
Os militares da CISCEA se dividiram entre os bairros Centro, Glória e Santa Tereza, distribuindo folhetos informativos com a finalidade de orientar a população residente e difundir a mensagem de que é preciso o empenho de todos para enfrentar o problema.
Para Bruno Cunha Melo, morador de Santa Tereza, a ajuda dos militares é muito bem-vinda. “É importante combatermos o Aedes, o problema é geral, cada um tem que fazer sua parte. Uma questão importante que me alertaram hoje é a prática de colocar areia nos vasos de plantas, vou ficar mais atento a esse detalhe”, disse o morador.
O folheto traz orientações sobre como cuidar das casas, realizando, pelo menos uma vez por semana, uma faxina em locais que possam acumular água parada, tornando-se foco de proliferação do Aedes aegypti.
A Cap. Eng. Talita da Cunha Mattos, Adjunto da Divisão Operacional, percorreu as ruas do bairro Santa Tereza e achou a ação bastante positiva. “Talvez esta ação ajude as pessoas a entenderem a gravidade da situação, pois as Forças Armadas são instituições muito respeitadas e dão credibilidade ao trabalho que o Governo pretende fazer. E, mais do que isso, é a nossa função como cidadãos”, afirmou a militar.
Seção de Comunicação Social da CISCEA (SECOM)
2º Tenente REP Camille Barroso
Fotos: Ten. Paola, III COMAR/S1 Leão, BINFAE RJ
Ao encerrarmos o ciclo de festas de final de ano e Carnaval, dirijo-me a todos os integrantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) para cumprimentá-los pelo excelente trabalho realizado, onde o mesmo é refletido nos índices de pontualidade atingidos no período.
Somente um grupo trabalhando em perfeita sintonia seria capaz de alcançar tais resultados.
A área operacional, através dos centros de controle (ACC e APP) e TWRs, em estreita coordenação com o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), deram a necessária fluidez ao tráfego aéreo, mesmo em condições meteorológicas adversas, permitindo uma operação segura e pontual, elementos estes que garantem o cumprimento da nossa missão, e é isto que a sociedade espera de nós.
No período de festas de final de ano atingimos o índice de apenas 7,4% de voos com atrasos superiores a meia hora, um número que deve ser comemorado. No período do Carnaval os índices foram ainda melhores!
Ressalto, também, que o cumprimento destas marcas não seria possível se não contássemos com uma equipe técnica qualificada e pronta para dar resposta aos desafios tecnológicos e deixar toda a infraestrutura técnica pronta para o exercício do controle do espaço aéreo.
Temos pela frente novos desafios, principalmente os Jogos Olímpicos, mas tenho a certeza de que o comprometimento de cada integrante do SISCEAB fará com que cumpramos a nossa missão com a já contumaz qualidade, que é uma marca deste importante sistema.
Mais uma vez, parabéns a todos!
Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino
Diretor-Geral do DECEA
Seção de Comunicação Social da CISCEA (SECOM)
(21)2123-6571
secom@ciscea.gov.br
Comandante da Aeronáutica alerta sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Por meio do Boletim Periódico (BOLIMPE) 01/2016, de 26 de janeiro de 2016, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, transmitiu orientações a todo o efetivo acerca do combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Clique aqui para ter acesso ao BOLIMPE.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
2º Tenente REP Camille Barroso
Redes Sociais