No último sábado, 13 de fevereiro, os militares da Comissão de Implantação do Sistema de Cotrole do Espaço Aéreo (CISCEA) participaram da segunda etapa da mobilização nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, chikungunya e zika.
A atuação da Força Aérea no estado é coordenada pelo III Comando Aéreo Regional e teve início no pátio da unidade, com briefing do Comandante, o Major Brigadeiro-do-Ar José Euclides da Silva Gonçalves, com orientações sobre a importância da missão, para cerca de 3 mil militares da guarnição Centro.
Os militares da CISCEA se dividiram entre os bairros Centro, Glória e Santa Tereza, distribuindo folhetos informativos com a finalidade de orientar a população residente e difundir a mensagem de que é preciso o empenho de todos para enfrentar o problema.
Para Bruno Cunha Melo, morador de Santa Tereza, a ajuda dos militares é muito bem-vinda. “É importante combatermos o Aedes, o problema é geral, cada um tem que fazer sua parte. Uma questão importante que me alertaram hoje é a prática de colocar areia nos vasos de plantas, vou ficar mais atento a esse detalhe”, disse o morador.
O folheto traz orientações sobre como cuidar das casas, realizando, pelo menos uma vez por semana, uma faxina em locais que possam acumular água parada, tornando-se foco de proliferação do Aedes aegypti.
A Cap. Eng. Talita da Cunha Mattos, Adjunto da Divisão Operacional, percorreu as ruas do bairro Santa Tereza e achou a ação bastante positiva. “Talvez esta ação ajude as pessoas a entenderem a gravidade da situação, pois as Forças Armadas são instituições muito respeitadas e dão credibilidade ao trabalho que o Governo pretende fazer. E, mais do que isso, é a nossa função como cidadãos”, afirmou a militar.
Seção de Comunicação Social da CISCEA (SECOM)
2º Tenente REP Camille Barroso
Fotos: Ten. Paola, III COMAR/S1 Leão, BINFAE RJ
Ao encerrarmos o ciclo de festas de final de ano e Carnaval, dirijo-me a todos os integrantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) para cumprimentá-los pelo excelente trabalho realizado, onde o mesmo é refletido nos índices de pontualidade atingidos no período.
Somente um grupo trabalhando em perfeita sintonia seria capaz de alcançar tais resultados.
A área operacional, através dos centros de controle (ACC e APP) e TWRs, em estreita coordenação com o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), deram a necessária fluidez ao tráfego aéreo, mesmo em condições meteorológicas adversas, permitindo uma operação segura e pontual, elementos estes que garantem o cumprimento da nossa missão, e é isto que a sociedade espera de nós.
No período de festas de final de ano atingimos o índice de apenas 7,4% de voos com atrasos superiores a meia hora, um número que deve ser comemorado. No período do Carnaval os índices foram ainda melhores!
Ressalto, também, que o cumprimento destas marcas não seria possível se não contássemos com uma equipe técnica qualificada e pronta para dar resposta aos desafios tecnológicos e deixar toda a infraestrutura técnica pronta para o exercício do controle do espaço aéreo.
Temos pela frente novos desafios, principalmente os Jogos Olímpicos, mas tenho a certeza de que o comprometimento de cada integrante do SISCEAB fará com que cumpramos a nossa missão com a já contumaz qualidade, que é uma marca deste importante sistema.
Mais uma vez, parabéns a todos!
Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino
Diretor-Geral do DECEA
Seção de Comunicação Social da CISCEA (SECOM)
(21)2123-6571
secom@ciscea.gov.br
Comandante da Aeronáutica alerta sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Por meio do Boletim Periódico (BOLIMPE) 01/2016, de 26 de janeiro de 2016, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, transmitiu orientações a todo o efetivo acerca do combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Clique aqui para ter acesso ao BOLIMPE.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
2º Tenente REP Camille Barroso
Com o objetivo de orientar e conscientizar os colaboradores sobre segurança no trabalho, saúde e qualidade de vida, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) realizou, nos dias 9 e 10 de dezembro, a 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT 2015.
O evento foi realizado no Auditório Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo Victor e as palestras, ministradas pelos representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA) Yona de Oliveira Di Sarli e Lauro Pascale, da Seção de Informações de Projeto (GIP) e Seção de Fiscalização e Controle de Obras (IFC), respectivamente.
Os palestrantes abordaram um breve histórico sobre as doenças relacionadas às atividades laborais desde a antiguidade, passando pela Revolução Industrial até a atualidade, onde constam normas regulamentadoras em vigor que protegem os trabalhadores, como os indicadores da Previdência Social, que medem a quantidade de acidentes ao longo do ano.
Na oportunidade, foram observados os acidentes já ocorridos no prédio da CISCEA – foram 9 acidentes que geraram afastamento do trabalho no ano de 2015. Os palestrantes puderam apresentar informações gerais sobre a prevenção de doenças, incêndio, acidentes de trabalho e a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), além de orientações para a prática segura das atividades profissionais e pessoais, com ênfase para a ergonomia e a prática de exercícios físicos.
O encerramento contou com a distribuição de brindes entre os participantes e a promessa de uma SIPAT 2016 ainda mais dinâmica. "Foi a primeira SIPAT da CISCEA, mas a receptividade dos que participaram foi muito boa, houve debate e relatos de experiências e já existe um estudo de um projeto para a gestão 2015-2016, com ideias bem legais", declarou Yona de Oliveira Di Sarli.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
2º Tenente REP Camille Barroso
Fotos: Yona de Oliveira Di Sarli
A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) realizou, em conjunto com a Seção de Controle de diárias e Passagens (SCDP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), uma campanha de doações para as vítimas do desastre ocorrido em Mariana, Minas Gerais (MG).
Com o incentivo do Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá, formou-se uma força tarefa do bem e foram arrecadados cerca de 290L de água e alguns materiais de limpeza.
A entrega das doações foi realizada no dia 26 de novembro na Cruz Vermelha-RJ, a maior organização humanitária do mundo, que as transportou no dia seguinte para Alpercata, Tumiritinga e Periquito, localidades ainda muito carentes e próximas à Mariana, MG.
De acordo com o Chefe Voluntário do Departamento de Logística da Cruz Vermelha-RJ, Rodrigo Tenreiro Quintanilha, a população está carente de tudo, mas a necessidade maior mesmo é água, pela impossibilidade de perfurar o solo e fazer poços artesanais, tendo em vista a contaminação causada pelo desastre e insalubridade da água. "Estamos mapeando as localidades e entrando em contato com as prefeituras para poder levar as doações recebidas aqui da melhor forma possível. A população está muito solícita, é muito gratificante receber este retorno, pois vivemos de doações", declarou.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
2º Tenente REP Camille Barroso
Fotos: CB SAD André Felipe Gomes Damião (SCDP/DECEA)
Fotos: Rodrigo Tenreiro Quintanilha (Cruz Vermelha-RJ)
Redes Sociais