Evento traçou rotas para a inovação e a aplicação das tecnologias em integração, sustentabilidade e qualidade de vida.
Com o tema “Future, NXT: o papel da tecnologia e da inovação para governos, pessoas e organizações”, o 6° e-Fórum Atech promoveu um grande debate entre os dias 29/09 e 1°/10, pela internet, reunindo uma audiência com mais de 1.200 participantes de diversas partes do País.
No dia 29 de setembro, o diretor da Rede de Telecomunicações Aeronáuticas (ATN) da empresa Atech, Marcos Resende atuou como moderador do painel “Os desafios da mobilidade urbana com os novos veículos aéreos” e fez questão de parabenizar a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) pelos 40 anos de serviços prestados à nação brasileira. “Tudo o que vemos hoje no gerenciamento do espaço aéreo foi desenvolvido e implantado pela CISCEA. Fica aqui os meus parabéns pelo conjunto da obra realizado por esta Comissão”.
O Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior fez a abertura do painel e compartilhou suas visões sobre inovação, soluções disruptivas e sustentabilidade, sobre a importância dos avanços tecnológicos para a soberania do Brasil e como isso se tornou uma realidade para a Força Aérea Brasileira ao desenvolver o seu próprio sistema de gerenciamento e controle de tráfego aéreo. “A CISCEA é a grande construtora de todo o nosso sistema brasileiro, que é integrado e um dos mais respeitados do mundo pela sua eficiência, reconhecido internacionalmente pela OACI (Organização da Aviação Civil Internacional), e nós de forma alguma poderíamos não estar sintonizados com o assunto da mobilidade urbana e da demanda das mudanças e novas tecnologias, para fazer tudo isso funcionar com segurança e sustentabilidade, gerando a eficiência que já conquistamos ao longo dos anos e mantendo esse patamar de excelência na prestação do serviço de navegação aérea”, explicou o Brigadeiro Sérgio Bastos, que finalizou: “o futuro é o que a gente faz no presente”.
O painel deu enfoque à mobilidade urbana e sua reconfiguração com a popularização e as novas demandas relacionadas aos drones, ao aumento do número de táxis aéreos e o futuro do eVTOL, veículo voador elétrico para uso urbano, e contou com a participação da Major Aviadora Daniele Lins, Chefe da Seção de Planejamento de Sistema de Aeronave Não Tripulada do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA); do Coronel Aviador Chrystian Alex Scherk Ciccacio, Chefe do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP); e o CEO da EmbraerX, Daniel Moczydlower, que falaram sobre as questões de segurança, operacionalização, adaptabilidade e a vanguarda do Brasil no que diz respeito ao controle do espaço aéreo.
O Fórum Atech é realizado anualmente pela Atech, empresa do Grupo Embraer, com o intuito de fomentar debates estratégicos sobre inovação e tecnologias disruptivas que possam impactar positivamente governos, empresas, sociedade e a vida das pessoas.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
A dinâmica da mobilidade urbana será fortemente impactada nos próximos anos com a consolidação e ampliação do número de novos veículos aéreos. O tema será um dos destaques da 6ª edição do Forum Atech, que ocorre entre 29/09 e 1º/10, um evento totalmente digital e grátis, que contará com o Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), para a abertura oficial do evento.
O painel “Os desafios da mobilidade urbana com os novos veículos aéreos” está na grade do primeiro dia, que tem o subtema “(Des)construindo a visão do presente”, com a participação do Coronel Aviador Chrystian Alex Scherk Ciccacio, Chefe do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), da Major Aviadora Daniele Lins, Chefe da Seção de Planejamento de Sistema de Aeronave Não Tripulada do Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e de Daniel Moczydlower, CEO da EmbraerX, que compartilharão suas visões e iniciativas a respeito de soluções inovadoras, disruptivas e possíveis para a construção de um futuro melhor, mais colaborativo e sustentável para a sociedade e para os cidadãos.
Inscreva-se para esse painel em https://bit.ly/2ZSdAv6
Para mais informações sobre o evento, acesse https://www.atech.com.br/forum-atech
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Seção de Comunicação Social da CISCEA
1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Formato virtual usado para o recebimento em fábrica da EMA-A reuniu a CISCEA e as empresas HOBECO (RJ) e VAISALA (Finlândia).
A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) segue inovando, dando continuidade às atividades, apesar das restrições impostas pela pandemia, e mantendo o cronograma dos projetos previstos para este ano.
No período de 31 de agosto a 3 de setembro, a CISCEA participou do evento de FAT (Teste de Aceitação em Fábrica, do inglês Factory Acceptance Testing), inteiramente remoto, das novas Estações Meteorológicas de Altitude Automáticas (EMA-A) que serão implantadas nas localidades de Uruguaiana (MS) e Fernando de Noronha (PE) e incorporadas ao Sistema de Meteorologia Aeronáutica do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
Estações Meteorológicas de Altitude Automáticas (EMA-A) instaladas na cidade de Vantaa, na Finlândia
Estações Meteorológicas de Altitude Automáticas (EMA-A) instaladas na cidade de Vantaa, na Finlândia
O evento remoto de recebimento em fábrica ocorreu nas dependências da Empresa HOBECO Sudamericana, no Rio de Janeiro, representante da Fabricante VAISALA no Brasil e contou com a presença do Presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior; do Vice-Presidente, Coronel Aviador Cyro André Cruz; do Chefe da Divisão Técnica, Tenente-Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior e sua equipe técnica, formada pelos Engenheiros Jorge Kushikawa, Sérgio Prado e Marialva Novaes, além da equipe técnica da empresa HOBECO. O equipamento estava instalado na cidade de Vantaa, na Finlândia, e as checagens de recebimento foram realizadas por meio de videoconferência.
Teste de Aceitação em Fábrica por videoconferência
“Esta iniciativa foi um marco para todos os envolvidos, pois a Fabricante VAISALA, a Integradora HOBECO Sudamericana e a CISCEA ainda não haviam realizado um recebimento em fábrica de forma virtual, ainda mais um equipamento físico na dimensão tecnológica de uma EMA Automática e na condição inovadora que os serviços a serem prestados de forma automática trarão de benefícios para o SISCEAB como um todo”, declarou o Engenheiro Sérgio Prado, da Divisão Técnica da CISCEA.
As Estações Meteorológicas de Altitude Automáticas têm como principal finalidade melhorar os serviços meteorológicos de análise, vigilância e previsão nas áreas das FIR (Regiões de Informação de Voo, do inglês Flight Information Region) onde o acesso de recursos humanos se tornem inviáveis, além de desenvolver atividades operacionais automatizadas, com o intuito de promover o contínuo aperfeiçoamento da Meteorologia Aeronáutica no âmbito do SISCEAB.
Presidente da CISCEA, Vice-Presidente, Chefe da Divisão Técnica com a equipe técnica da HOBECO
O conceito EMA-A representa o lançamento automático de balões de látex inflados por hidrogênio e portando verdadeiros laboratórios compactos, com radiossondas que capturam e transmitem durante sua ascensão, entre outras informações, pressão, temperatura, velocidade, umidade e direção do vento em diversos níveis de altitude. Estas informações alimentam grandes bases de dados internacionais que, por meio de algoritmos complexos, fazem previsões úteis para aviação mundial.
Equipe técnica da CISCEA e HOBECO
Os balões são automaticamente lançados duas vezes por dia, e podem atingir a altura de 10.000m a 15.000m e se deslocar até 300 km do local de lançamento, dependendo da velocidade do vento e direção, ainda com capacidade de ser monitorada pelo Sistema de Processamento em solo.
“Estas EMA automáticas reduzirão a necessidade de recursos humanos, bem como os custos de manutenção em locais remotos de difícil acesso logístico. É uma grande economia, algo em torno de 1.800 homens-hora por ano em comparação a uma estação de sondagem operada manualmente”, destacou o chefe da Divisão Técnica da CISCEA, Tenente-Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior.
Evento de FAT conduzido no Rio de Janeiro
O Presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, explica que se trata de um importante passo para o SISCEAB, pela disponibilidade, qualidade e precisão dos dados meteorológicos. “As estações de sondagem trazem, de forma pioneira, a funcionalidade de automaticidade no lançamento destes balões e atuarão em locais geograficamente remotos, de difícil acesso e nas condições mais adversas, com o mais alto nível de eficiência operacional e confiabilidade”, pontuou o Brigadeiro Sérgio Bastos.
AS EMA-A serão instaladas nas localidades de Uruguaiana (MS) e Fernando de Noronha (PE) e serão monitorados a partir do Segundo e Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA II e III respectivamente), com previsão de início de operação até o final deste ano.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fonte e Fotos: Tenente-Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior e Engenheiro Sérgio Prado (Divisão Técnica /CISCEA)
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