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MAJOR-BRIGADEIRO MINELLI É HOMENAGEADO PELA MARINHA DO BRASIL
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Publicado em 12/06/2015 14:40:00
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Na manhã do dia 11 de junho, a Marinha do Brasil celebrou o 150º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, data Magna da Marinha, com a cerimônia militar de imposição de condecorações da Ordem do Mérito Naval. O evento aconteceu na Escola Naval, Rio de Janeiro, e foi presidida pelo Comandante de Operações Navais Almirante-de-Esquadra Elis Treidler Öberg, homenageando 197 pessoas entre civis e militares das três Forças Armadas.

Major-Brigadeiro Minelli é homenageado pela Marinha do Brasil

A Condecoração destina-se a premiar corporações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, assim como personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços à Marinha.

Na ocasião, o Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá, foi agraciado com a comenda da Ordem do Mérito Naval, a mais alta condecoração da Marinha, no grau de Comendador do Quadro Suplementar da mesma Ordem.

Major-Brigadeiro Minelli é homenageado pela Marinha do Brasil

"Me sinto muito lisonjeado por esse reconhecimento. É bom lembrar que o Controle do Espaço Aéreo não trata só de atividades de circulação da aviação civil, trata também do braço armado da Força Aérea onde as comunicações e a defesa se fazem necessárias. Esse suporte é mantido e prestado pelo DECEA, onde a CISCEA tem um papel fundamental. Norte, sul, leste ou oeste, nosso país não se comunica sem a utilização de links de dados, de satélites e da visualização que é prestada pelos radares, e tudo isso funciona como um pano de fundo dando toda a infraestrutura para as operações militares, seja do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica", disse o Oficial General , ao destacar a importância do reconhecimento recebido.

Major-Brigadeiro Minelli é homenageado pela Marinha do Brasil

O Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, e o Chefe do Subdepartamento Técnico do DECEA, Brigadeiro Engenheiro Fernando César Pereira Santos também foram homenageados e receberam a imposição das comendas no grau de Grande Oficial e de Comendador, respectivamente.

Em homenagem aos heróis da Batalha Naval do Riachuelo, foram hasteadas no mastro principal as bandeiras com os mesmos sinais que o Almirante Barroso mandou hastear no mastro da Fragata Amazonas, na manhã no dia 11 de junho de 1865: "o Brasil espera que cada um cumpra o seu dever", "preparar para o combate" e "sustentar o fogo que a vitória é nossa". A homenagem contou também com uma salva de 17 tiros, executada pela bateria de salvas do Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais.

Para encerrar a cerimônia, foi realizado o desfile do Grupamento Escolar em continência ao Comandante de Operações Navais.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social da CISCEA 

2º Tenente Rep Camille Barroso 

Fotos: Civil Luiz Eduardo Perez Batista/DECEA


DECEA e DINAC firmam acordo em prol da ativação do APP Guarani
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Com o objetivo de aumentar a eficácia do controle de tráfego aéreo na região de fronteira comum às cidades de Foz do Iguaçu (PR), no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, e, ainda, monitorar o tráfego de aeronaves envolvidas em atividades ilícitas transnacionais, em 10 de fevereiro de 2000, foi assinado um Acordo de Cooperação Mútua, firmado pelos ministros das Relações Exteriores do Brasil e do Paraguai, para melhorar a coordenação de tráfego aéreo pelos órgãos de controle desses dois países.

Em 21 de maio de 2002, o Decreto n° 4.240 foi aprovado, promulgando o Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Federativa do Paraguai, a fim de prover mais recursos técnicos para o controle de tráfego aéreo na região de fronteira.

No escopo desse Decreto, no Artigo I, inciso 1, está previsto o intercâmbio de informações para execução dos objetivos propostos, além do fornecimento de equipamentos e suportes técnico e operacional para serem empregados em programas específicos na região de fronteira, bem como a assistência técnica mútua.

Dessa forma, interessados em desenvolver e aprimorar a gestão do controle do espaço aéreo na região de fronteira, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), ofereceu à Dirección Nacional de Aeronáutica Civil do Paraguai (DINAC) a utilização dos equipamentos que foram substituídos do Controle de Aproximação (APP) de Salvador, com a proposta de serem instalados no APP do Aeroporto Internacional Guarani, localizado no município de Minga Guazú, próximo à Ciudad del Este.

Para a execução do escopo e dos objetivos do Acordo, em 8 de maio de 2019, foi firmado um Entendimento Técnico entre o Comando da Aeronáutica (COMAER) e a DINAC, no qual serão cedidos sistemas e equipamentos que permitirão às Partes buscar os propósitos estabelecidos. O apoio logístico será realizado pelo Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), tramitando e autorizando as soluções técnicas e operacionais.

Considerando a configuração de sistemas necessários ao adequado funcionamento de um Órgão de Controle de Aproximação (APP), nos termos do Anexo 11 à Convenção de Aviação Civil Internacional e no Documento 4444, Gerenciamento de Tráfego Aéreo, da Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO), e aspirando o alcance de um nível de serviço adequado para atender aos interesses mútuos e propósitos estabelecidos entre as Partes, serão emprestados pelo COMAER à DINAC os seguintes sistemas:

  • um Sistema de Tratamento de Visualização de Dados (STVD X4000), P/N - SIS IOP X4000;
  • uma Central de Áudio SITTI, P/N - SIS TEL M600/S
  • uma Central de Gravação de Áudio, P/N - SIS TEL AUDIOSOFT
  • um Sistema TATIC, P/N - SIS IOP TATIC;
  • outros sistemas e equipamentos associados ao gerenciamento e controle de tráfego aéreo, necessários para viabilizar a operação radar do APP Guarani.

Todo material será entregue no Aeroporto Internacional Guarani, ficando o órgão local responsável por guardar e preservar o material emprestado até a sua devolução, quando do encerramento do Entendimento Técnico.

O treinamento e o estágio operacional do STVD X4000 para os controladores paraguaios  estão em andamento no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz do Iguaçu (DTCEA-FI), com previsão de iniciar a operação do APP Guarani na segunda quinzena de julho de 2019.

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA

Texto e fotos  fornecidos por Cel Av Cyro André Cruz e Francisco Accacio Oliveira da Silva

Editado por Daisy Meireles (ASCOM/DECEA)


CISCEA entrega obra ao CGNA garantindo mais segurança e confiabilidade nas operações de navegação aérea
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A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) entregou, em 4 de julho, a obra que aumenta a disponibilidade de meios para atender à demanda de energia elétrica nas instalações e sistemas críticos do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).

 

O empreendimento refere-se à duplicação do barramento crítico do CGNA. A obra foi iniciada em dezembro de 2016, sendo projetada, fiscalizada e supervisionado pela CISCEA. Nesta empreitada, foram incluídas a construção de novos ambientes para os sistemas duplicados (UPS, baterias e painéis) no térreo, 4º e 5º andares do prédio do CGNA, retirada de equipamentos obsoletos, implantação de novos e modernização de toda a rede de distribuição de baixa tensão para os sistemas críticos (cargas que não podem sofrer interrupção de suprimento de energia elétrica).

 

 

A entrega da obra contou com a participação do Coronel Aviador Sidnei Nascimento de Souza, comandante do CGNA; do Tenente-Coronel Especialista em Aviões Andre Luis Regly Ferreira, chefe da Divisão de Infraestrutura da CISCEA; outros componentes da CISCEA e do CGNA e representantes da LGE. Na ocasião, foram emitidos os Termos de Recebimento entre a CISCEA e a empresa contratada, LGE Eletrônica LTDA, e o de Entrega ao CGNA.

 

 

A implantação da duplicação do barramento crítico aumentou a disponibilidade dos meios que suprem a demanda no fornecimento de energia elétrica nas instalações e sistemas críticos do CGNA. O investimento, cerca de 9 milhões de reais, possibilita a operacionalidade de tais cargas de forma ininterrupta, garantindo mais segurança e confiabilidade das operações do CGNA e, consequentemente, do SISCEAB.

 

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA

Por: Ten Cel Esp Av Andre Luis Regly Ferreira e Eng Nelson Pinto de Jesus
Fotos: Ademir Martins Ferreira e Arlindo José de Moraes Scipioni
Editado por Daisy Meireles (ASCOM/DECEA)


Centralização de Planos de Voo se torna realidade no DECEA
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A consolidação em um sistema único para o trâmite de todos os planos de voo que utilizam o espaço aéreo brasileiro possibilita aprimorar a consistência dos dados de voo disponíveis operacionalmente.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) é responsável por planejar, gerenciar e controlar as atividades relacionadas com espaço aéreo brasileiro, por isso desenvolve a necessária e contínua modernização dos processos e sistemas informatizados, essenciais à prestação dos serviços de navegação aérea.

Dentre as iniciativas que vêm sendo implementadas pelo DECEA, destaca-se o projeto de Centralização de Planos de Voo, com a finalidade de consolidar, em um sistema único, o trâmite de todas as mensagens que visam a utilização do espaço aéreo brasileiro, possibilitando, assim, aprimorar a consistência dos dados e proporcionar um adequado planejamento estratégico, operacional e tático. O foco do projeto é a padronização de um caminho único para todas essas mensagens, buscando uma validação segura e automatizada por meio doSistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA).

O Major Aviador Marcio Rodrigues Ribeiro Gladulich, Gerente do Empreendimento e Chefe da Divisão Operacional da CISCEA, destaca que toda a concepção do projeto foi planejada para uma implantação de forma gradual, buscando o menor impacto possível para os usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). “Apesar dos planos de voo passarem a percorrer o caminho centralizado a partir de abril de 2021, o processo será transparente, não havendo, nesse momento, necessidade de mudanças nos procedimentos dos usuários”.

A centralização constitui um novo paradigma de gerenciamento de planos de voo e suas mensagens de atualização. De acordo com o Coronel Aviador Marcelo Jorge Pessoa Cavalcante, Comandante do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), o Centralizador de Planos de Voo é um módulo do SIGMA que trará maior apoio ao serviço de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo prestado pelo CGNA – organização que permite, a partir das intenções de voo, a harmonização do fluxo de tráfego. “O fato de todos os planos de voo e mensagens associadas serem obrigatoriamente submetidos ao Centralizador traz mais eficiência e segurança nas atividades do CGNA, permitindo um planejamento completo e totalmente automatizado”, destaca o Comandante do CGNA.

O sistema conta também com a funcionalidade de envio de planos em lote por parte das empresas aéreas, possibilitando uma integração entre os sistemas dessas empresas e o centralizador de planos de voo.

Visando ainda uma maior confiabilidade para o usuário, o projeto inclui funcionalidades como umcódigo alfanumérico para identificação única de cada plano (IDPLANO), assegurando a rastreabilidade da informação em todo o sistema.“Isso vai garantir que o usuário tenha a certeza de que o seu plano de voo foi enviado e processado pelo SISCEAB, possibilitando maior segurança para as operações aéreas. A possibilidade de acompanhamento das intenções de voo por parte dos pilotos é um ponto crucial para o DECEA”, ressalta o Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA.

A Centralização do Plano de Voo também trará confiabilidade e disponibilidade do sistema 24 horas por dia por meio do novo Centro Reserva concebido no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos – SP. Esse Centro irá operar em paralelo com as mesmas capacidades de processamento do centro principal.

Para o desenvolvimento deste projeto de grande vulto, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) vem trabalhando, desde 2017, na concepção para tamanha implementação. Para o Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Júnior, Presidente da CISCEA, “A responsabilidade pelo desenvolvimento e implantação deste projeto é motivo de orgulho e dedicação para toda a equipe. A concepção em que se baseia a Centralização dos Planos de Voo evidencia a busca constante do DECEA pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento dos serviços aeronáuticos para o País”.

A empresa responsável pelo desenvolvimento e implantação no sistema SIGMA foi a ATECH, uma empresa do Grupo EMBRAER e especializada em ferramentas voltadas para o controle de tráfego aéreo. A empresa, que é também responsável pelo sistema SAGITARIO, utilizado para o controle das aeronaves no espaço aéreo brasileiro, reforçou sua postura pela inovação e busca por novas tecnologias no mercado.

Importante destacar que foram realizados todos os treinamentos técnicos e operacionais para os profissionais do CGNA, CINDACTA I, II, III e IV, Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), INFRAERO e demais Órgãos envolvidos com o projeto, de forma a permitir uma correta manutenção e utilização do novo sistema operacional.

A ativação

Assim, neste domingo, 11 de abril, foi implementada a Centralização do Plano de Voo no âmbito do SISCEAB, contando com a participação de mais de 100 profissionais ao longo de 3 dias de migração para o novo sistema.

Nas próximas semanas, os Centros de Controle de Área (ACC) serão incorporados de forma gradual, sendo o ACC Recife, do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), o primeiro a ser integrado à centralização dos planos de voos, com previsão para o dia 09/05/21.

Para o Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, Diretor-Geral do DECEA, “A adoção da centralização das intenções de voo no Brasil no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA)é uma ação de extrema relevância para o DECEA, garantindo a confiabilidade e a disponibilidade do sistema 24 horas por dia, o que reforça a visão do Departamento em ser reconhecido como referência global em segurança, fluidez e eficiência no gerenciamento e controle integrado do espaço aéreo”.

Assista abaixo ao vídeo sobre a Centralização de Planos de Voo:

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Edição: 1o Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Texto: Daisy Meirelles (ASCOM/DECEA)
Fonte e fotos: Divisão Operacional da CISCEA


 

 

 

 

 

 

 


 

 


"A interconexão entre saúde mental e saúde física. Um equilíbrio essencial para o bem-estar",
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A saúde mental e a saúde física estão interligadas e desempenham um papel crucial no bem-estar geral. A saúde não se limita à ausência de doenças e engloba o equilíbrio entre os aspectos físicos, mentais e sociais.


O estado mental afeta o corpo físico, podendo causar sintomas físicos e influenciar na qualidade de vida.Da mesma forma, a atividade física regular beneficia a saúde mental, liberando neurotransmissores que proporcionam prazer, bem-estar e redução do estresse. A conexão social também influencia tanto a saúde mental quanto a física, por meio de relacionamentos saudáveis e apoio emocional.


A interconexão entre saúde mental e saúde física é inegável e fundamental para o nosso bem-estar global. Cuidar desses aspectos de forma integrada é essencial para uma vida saudável e plena, o que inclui buscar apoio social, praticar regularmente exercícios físicos, adotar uma alimentação equilibrada e gerenciar o estresse adequadamente.
Lembre-se de que o equilíbrio entre a saúde física e a mental não é uma meta fixa, mas sim um processo contínuo. Algumas vezes a balança pode pender mais para um lado do que para o outro, tudo bem, o importante é estar consciente de suas necessidades e fazer ajustes quando necessário, para promover um equilíbrio saudável ao longo do tempo.

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CISCEA

Fonte, imagem e vídeo: Produzido peloInstituto de Psicologia da Aeronáutica.