Portal do Governo Brasileiro
CISCEA moderniza Torre de Controle de São José dos Campos
Detalhes
Publicado em 25/06/2015 15:20:00
Acessos: 0

Recentemente, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) realizou a modernização da Torre de Controle de São José dos Campos (TWR-SJ), que recebeu a instalação do Sistema Integrado de Torre de Controle, elevando-a ao padrão internacional.

 

O efetivo do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São José dos Campos (DTCEA-SJ) elogiou a eficácia da implantação feita pela equipe da empresa ACAMS, em parceria com a CISCEA, e se cotizou para oferecer uma confraternização ao fim da implantação, condecorando a equipe com a entrega de placas, em agradecimento aos serviços prestados.

 

 

A ACAMS AS é uma empresa norueguesa, com sede em Oslo, e é representada no Brasil pela ATC SYSTEMS.

 

 

 

CISCEA moderniza Torre de Controle de São José dos Campos

Equipe da ACAMS recebe homenagem do DTCEA SJ

 

 

 

Segundo o Gerente de Projetos da Divisão de Operação da CISCEA, Renato Di Iulio, os processos de implantação duram em média quatro a seis meses e geram uma convivência muito grande entre a equipe da ACAMS e o efetivo dos Destacamentos.

 

 

"A implantação do sistema requer uma coordenação intensa entre a CISCEA, o DTCEA e a ACAMS para que tudo aconteça sem comprometimento da operação do aeródromo", destacou Di Iulio.

 

 

O Sistema Integrado de Torre de Controle, desenvolvido pela empresa ACAMS, permite integrar as informações dos auxílios visuais, meteorológicos e rádio em um único monitor touch screen (sensível ao toque), deixando o ambiente clean (limpo) e visível de todas as posições operacionais da TWR. Esta solução proporciona significativa redução da carga de trabalho dos controladores do tráfego aéreo, ao mesmo tempo em que se aumenta a eficiência e a segurança das operações.

 

 

O sistema conta também com o TATIC (Total Air Traffic Information Control). Esse equipamento gerencia o fluxo de informações de tráfego aéreo, substitui as fichas de progressão de voo em papel por fichas eletrônicas e utiliza recursos inteligentes para tratamento das informações.

 

 

Esse sistema pode ser considerado um marco de sucesso dentro dos projetos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

 

 

 

TWR SJ antes da modernização

TWR SJ antes da modernização

 

 

 

TWR SJ depois da modernização

TWR SJ depois da modernização

 

 

"O controlador de tráfego aéreo precisa das informações precisas, no momento certo. O principal benefício que percebemos após a implantação desse novo sistema foi o fato de conseguir efetuar o controle de trafego aéreo com menor tempo, mais qualidade e maior segurança. As informações que precisamos para prestar esse serviço agora são apresentadas com mais riqueza de detalhes", declarou o Suboficial Carlos Alberto Silva Barbosa, controlador de tráfego aéreo do DTCEA-SJ.

 

 

O programa abrange, ainda, benfeitorias em infraestrutura, como colocação de novos consoles de operação, cortinas de insulfilme automáticas, iluminação, cadeiras, piso, forro e sistema de climatização.

 

 

O programa de modernização de TWR - alinhado à estratégia de modernização contínua dos sistemas de controle do espaço aéreo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) - teve seu início em 2007 e encontra-se na 23ª TWR modernizada, dentre as 28 previstas.

 

 

Assessoria de Comunicação Social da CISCEA
2º Tenente Rep Camille Barroso
Fotos: DTCEA SJ

 


CISCEA promove Seminário SWIM: um facilitador para o ATM
Detalhes
Publicado em 17/06/2015 15:20:00
Acessos: 0

Foi realizado entre os dias 08 e 12 de junho, no Hotel Windsor Excelsior, em Copacabana, um Seminário sobre o conceito SWIM – System Wide Information Management.

O Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá fez a abertura do evento, com a presença do Vice-Presidente da CISCEA, Coronel Aviador Adilson da Silva Lemos Junior. Na plateia estiveram presentes militares e civis da CISCEA, DECEA, ICA, ICEA e PAME.

CISCEA promove Seminário SWIM: um facilitador para o ATM

O seminário, realizado pela empresa Thales, segue um acordo de compensação firmado pela CISCEA através de um contrato de aquisição de radares. Trata-se de uma transferência de tecnologia, a fim de fornecer uma visão ampla sobre os planos e as ações já em andamento na Europa. As palestras, ministradas por especialistas franceses do Grupo Thales, contou com teleconferências e tradução simultânea, para compartilhar suas experiências europeias e realizar uma abordagem de estudos de caso adaptados ao contexto do Brasil.

CISCEA promove Seminário SWIM: um facilitador para o ATM

CISCEA promove Seminário SWIM: um facilitador para o ATM

O conceito SWIM consiste em normas, infraestrutura e governança, que permitem a gestão da informação ATM e seu intercâmbio de informações necessárias aos processos operacionais. Ao contrário do modelo de troca de informações utilizado atualmente, que restringe a adoção de melhorias operacionais do ATM e de performance, o conceito SWIM propõe a criação de um ambiente de interoperabilidade, envolvendo todas as partes interessadas relacionadas com a ATM. A padronização deste conceito já está em curso e é a chave para permitir sua implantação.

CISCEA promove Seminário SWIM: um facilitador para o ATM

Imagem de como funciona o gerenciamento de informações atualmente

 

 

CISCEA promove Seminário SWIM: um facilitador para o ATM

Imagem de como funcionará o gerenciamento de informações com o conceito SWIM

Segundo o Major Engenheiro de Computação Marcos Aurélio Valença Belchior, Adjunto da Divisão Técnica da CISCEA, o conceito SWIM é uma tecnologia que necessita de uma infraestrutura de rede de telecomunicações TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol), um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede. Neste aspecto, a CISCEA já vêm implementando uma rede de telecomunicações chamada ATN-Br, para suportar os serviços e aplicações operacionais de gerenciamento e Controle do Tráfego Aéreo e da Defesa Aérea. "Usaremos uma tecnologia já existente dentro de um conceito inovador", afirmou.

A implantação ATN-Br está sendo realizada de forma gradual e segura e trará um salto tecnológico e inovador, atendendo a diversas necessidades operacionais, como por exemplo, a migração da atual tecnologia analógica WAN E1 (Wide Area Network), para uma tecnologia digital baseada em tecnologia IP, seguido os requisitos de qualidade definidos pela ICAO (International Civil Aviation Organization).

Para o Major Aviador Ricardo Barbosa Arrais de Oliveira, Chefe da Divisão Operacional da CISCEA, o conceito SWIM abrange uma mudança de paradigma de como a informação aeronáutica é gerida ao longo do seu ciclo de vida. "Essa mudança assegura a prestação de informação de qualidade comumente entregue para as pessoas certas, no momento certo" declarou.

O novo conceito encontra-se em fase de estudos no Brasil e não há prazo para o início de sua implantação.

 

 

Assessoria de Comunicação Social da CISCEA

2º Tenente Rep Camille Barroso

Fotos: Civil Fábio Ribeiro Maciel/DECEA


MAJOR-BRIGADEIRO MINELLI É HOMENAGEADO PELA MARINHA DO BRASIL
Detalhes
Publicado em 12/06/2015 14:40:00
Acessos: 0

Na manhã do dia 11 de junho, a Marinha do Brasil celebrou o 150º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, data Magna da Marinha, com a cerimônia militar de imposição de condecorações da Ordem do Mérito Naval. O evento aconteceu na Escola Naval, Rio de Janeiro, e foi presidida pelo Comandante de Operações Navais Almirante-de-Esquadra Elis Treidler Öberg, homenageando 197 pessoas entre civis e militares das três Forças Armadas.

Major-Brigadeiro Minelli é homenageado pela Marinha do Brasil

A Condecoração destina-se a premiar corporações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, assim como personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços à Marinha.

Na ocasião, o Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá, foi agraciado com a comenda da Ordem do Mérito Naval, a mais alta condecoração da Marinha, no grau de Comendador do Quadro Suplementar da mesma Ordem.

Major-Brigadeiro Minelli é homenageado pela Marinha do Brasil

"Me sinto muito lisonjeado por esse reconhecimento. É bom lembrar que o Controle do Espaço Aéreo não trata só de atividades de circulação da aviação civil, trata também do braço armado da Força Aérea onde as comunicações e a defesa se fazem necessárias. Esse suporte é mantido e prestado pelo DECEA, onde a CISCEA tem um papel fundamental. Norte, sul, leste ou oeste, nosso país não se comunica sem a utilização de links de dados, de satélites e da visualização que é prestada pelos radares, e tudo isso funciona como um pano de fundo dando toda a infraestrutura para as operações militares, seja do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica", disse o Oficial General , ao destacar a importância do reconhecimento recebido.

Major-Brigadeiro Minelli é homenageado pela Marinha do Brasil

O Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, e o Chefe do Subdepartamento Técnico do DECEA, Brigadeiro Engenheiro Fernando César Pereira Santos também foram homenageados e receberam a imposição das comendas no grau de Grande Oficial e de Comendador, respectivamente.

Em homenagem aos heróis da Batalha Naval do Riachuelo, foram hasteadas no mastro principal as bandeiras com os mesmos sinais que o Almirante Barroso mandou hastear no mastro da Fragata Amazonas, na manhã no dia 11 de junho de 1865: "o Brasil espera que cada um cumpra o seu dever", "preparar para o combate" e "sustentar o fogo que a vitória é nossa". A homenagem contou também com uma salva de 17 tiros, executada pela bateria de salvas do Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais.

Para encerrar a cerimônia, foi realizado o desfile do Grupamento Escolar em continência ao Comandante de Operações Navais.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social da CISCEA 

2º Tenente Rep Camille Barroso 

Fotos: Civil Luiz Eduardo Perez Batista/DECEA


DECEA e DINAC firmam acordo em prol da ativação do APP Guarani
Detalhes
Publicado em 00/00/0000 00:00:00
Acessos: 0

Com o objetivo de aumentar a eficácia do controle de tráfego aéreo na região de fronteira comum às cidades de Foz do Iguaçu (PR), no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, e, ainda, monitorar o tráfego de aeronaves envolvidas em atividades ilícitas transnacionais, em 10 de fevereiro de 2000, foi assinado um Acordo de Cooperação Mútua, firmado pelos ministros das Relações Exteriores do Brasil e do Paraguai, para melhorar a coordenação de tráfego aéreo pelos órgãos de controle desses dois países.

Em 21 de maio de 2002, o Decreto n° 4.240 foi aprovado, promulgando o Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Federativa do Paraguai, a fim de prover mais recursos técnicos para o controle de tráfego aéreo na região de fronteira.

No escopo desse Decreto, no Artigo I, inciso 1, está previsto o intercâmbio de informações para execução dos objetivos propostos, além do fornecimento de equipamentos e suportes técnico e operacional para serem empregados em programas específicos na região de fronteira, bem como a assistência técnica mútua.

Dessa forma, interessados em desenvolver e aprimorar a gestão do controle do espaço aéreo na região de fronteira, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), ofereceu à Dirección Nacional de Aeronáutica Civil do Paraguai (DINAC) a utilização dos equipamentos que foram substituídos do Controle de Aproximação (APP) de Salvador, com a proposta de serem instalados no APP do Aeroporto Internacional Guarani, localizado no município de Minga Guazú, próximo à Ciudad del Este.

Para a execução do escopo e dos objetivos do Acordo, em 8 de maio de 2019, foi firmado um Entendimento Técnico entre o Comando da Aeronáutica (COMAER) e a DINAC, no qual serão cedidos sistemas e equipamentos que permitirão às Partes buscar os propósitos estabelecidos. O apoio logístico será realizado pelo Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), tramitando e autorizando as soluções técnicas e operacionais.

Considerando a configuração de sistemas necessários ao adequado funcionamento de um Órgão de Controle de Aproximação (APP), nos termos do Anexo 11 à Convenção de Aviação Civil Internacional e no Documento 4444, Gerenciamento de Tráfego Aéreo, da Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO), e aspirando o alcance de um nível de serviço adequado para atender aos interesses mútuos e propósitos estabelecidos entre as Partes, serão emprestados pelo COMAER à DINAC os seguintes sistemas:

  • um Sistema de Tratamento de Visualização de Dados (STVD X4000), P/N - SIS IOP X4000;
  • uma Central de Áudio SITTI, P/N - SIS TEL M600/S
  • uma Central de Gravação de Áudio, P/N - SIS TEL AUDIOSOFT
  • um Sistema TATIC, P/N - SIS IOP TATIC;
  • outros sistemas e equipamentos associados ao gerenciamento e controle de tráfego aéreo, necessários para viabilizar a operação radar do APP Guarani.

Todo material será entregue no Aeroporto Internacional Guarani, ficando o órgão local responsável por guardar e preservar o material emprestado até a sua devolução, quando do encerramento do Entendimento Técnico.

O treinamento e o estágio operacional do STVD X4000 para os controladores paraguaios  estão em andamento no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz do Iguaçu (DTCEA-FI), com previsão de iniciar a operação do APP Guarani na segunda quinzena de julho de 2019.

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA

Texto e fotos  fornecidos por Cel Av Cyro André Cruz e Francisco Accacio Oliveira da Silva

Editado por Daisy Meireles (ASCOM/DECEA)


CISCEA entrega obra ao CGNA garantindo mais segurança e confiabilidade nas operações de navegação aérea
Detalhes
Publicado em 00/00/0000 00:00:00
Acessos: 0

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) entregou, em 4 de julho, a obra que aumenta a disponibilidade de meios para atender à demanda de energia elétrica nas instalações e sistemas críticos do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).

 

O empreendimento refere-se à duplicação do barramento crítico do CGNA. A obra foi iniciada em dezembro de 2016, sendo projetada, fiscalizada e supervisionado pela CISCEA. Nesta empreitada, foram incluídas a construção de novos ambientes para os sistemas duplicados (UPS, baterias e painéis) no térreo, 4º e 5º andares do prédio do CGNA, retirada de equipamentos obsoletos, implantação de novos e modernização de toda a rede de distribuição de baixa tensão para os sistemas críticos (cargas que não podem sofrer interrupção de suprimento de energia elétrica).

 

 

A entrega da obra contou com a participação do Coronel Aviador Sidnei Nascimento de Souza, comandante do CGNA; do Tenente-Coronel Especialista em Aviões Andre Luis Regly Ferreira, chefe da Divisão de Infraestrutura da CISCEA; outros componentes da CISCEA e do CGNA e representantes da LGE. Na ocasião, foram emitidos os Termos de Recebimento entre a CISCEA e a empresa contratada, LGE Eletrônica LTDA, e o de Entrega ao CGNA.

 

 

A implantação da duplicação do barramento crítico aumentou a disponibilidade dos meios que suprem a demanda no fornecimento de energia elétrica nas instalações e sistemas críticos do CGNA. O investimento, cerca de 9 milhões de reais, possibilita a operacionalidade de tais cargas de forma ininterrupta, garantindo mais segurança e confiabilidade das operações do CGNA e, consequentemente, do SISCEAB.

 

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA

Por: Ten Cel Esp Av Andre Luis Regly Ferreira e Eng Nelson Pinto de Jesus
Fotos: Ademir Martins Ferreira e Arlindo José de Moraes Scipioni
Editado por Daisy Meireles (ASCOM/DECEA)