Foi realizado entre os dias 08 e 12 de junho, no Hotel Windsor Excelsior, em Copacabana, um Seminário sobre o conceito SWIM – System Wide Information Management.
O Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá fez a abertura do evento, com a presença do Vice-Presidente da CISCEA, Coronel Aviador Adilson da Silva Lemos Junior. Na plateia estiveram presentes militares e civis da CISCEA, DECEA, ICA, ICEA e PAME.
O seminário, realizado pela empresa Thales, segue um acordo de compensação firmado pela CISCEA através de um contrato de aquisição de radares. Trata-se de uma transferência de tecnologia, a fim de fornecer uma visão ampla sobre os planos e as ações já em andamento na Europa. As palestras, ministradas por especialistas franceses do Grupo Thales, contou com teleconferências e tradução simultânea, para compartilhar suas experiências europeias e realizar uma abordagem de estudos de caso adaptados ao contexto do Brasil.
O conceito SWIM consiste em normas, infraestrutura e governança, que permitem a gestão da informação ATM e seu intercâmbio de informações necessárias aos processos operacionais. Ao contrário do modelo de troca de informações utilizado atualmente, que restringe a adoção de melhorias operacionais do ATM e de performance, o conceito SWIM propõe a criação de um ambiente de interoperabilidade, envolvendo todas as partes interessadas relacionadas com a ATM. A padronização deste conceito já está em curso e é a chave para permitir sua implantação.
Segundo o Major Engenheiro de Computação Marcos Aurélio Valença Belchior, Adjunto da Divisão Técnica da CISCEA, o conceito SWIM é uma tecnologia que necessita de uma infraestrutura de rede de telecomunicações TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol), um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede. Neste aspecto, a CISCEA já vêm implementando uma rede de telecomunicações chamada ATN-Br, para suportar os serviços e aplicações operacionais de gerenciamento e Controle do Tráfego Aéreo e da Defesa Aérea. "Usaremos uma tecnologia já existente dentro de um conceito inovador", afirmou.
A implantação ATN-Br está sendo realizada de forma gradual e segura e trará um salto tecnológico e inovador, atendendo a diversas necessidades operacionais, como por exemplo, a migração da atual tecnologia analógica WAN E1 (Wide Area Network), para uma tecnologia digital baseada em tecnologia IP, seguido os requisitos de qualidade definidos pela ICAO (International Civil Aviation Organization).
Para o Major Aviador Ricardo Barbosa Arrais de Oliveira, Chefe da Divisão Operacional da CISCEA, o conceito SWIM abrange uma mudança de paradigma de como a informação aeronáutica é gerida ao longo do seu ciclo de vida. "Essa mudança assegura a prestação de informação de qualidade comumente entregue para as pessoas certas, no momento certo" declarou.
O novo conceito encontra-se em fase de estudos no Brasil e não há prazo para o início de sua implantação.
Assessoria de Comunicação Social da CISCEA
2º Tenente Rep Camille Barroso
Fotos: Civil Fábio Ribeiro Maciel/DECEA
Na manhã do dia 11 de junho, a Marinha do Brasil celebrou o 150º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, data Magna da Marinha, com a cerimônia militar de imposição de condecorações da Ordem do Mérito Naval. O evento aconteceu na Escola Naval, Rio de Janeiro, e foi presidida pelo Comandante de Operações Navais Almirante-de-Esquadra Elis Treidler Öberg, homenageando 197 pessoas entre civis e militares das três Forças Armadas.
A Condecoração destina-se a premiar corporações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, assim como personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços à Marinha.
Na ocasião, o Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá, foi agraciado com a comenda da Ordem do Mérito Naval, a mais alta condecoração da Marinha, no grau de Comendador do Quadro Suplementar da mesma Ordem.
"Me sinto muito lisonjeado por esse reconhecimento. É bom lembrar que o Controle do Espaço Aéreo não trata só de atividades de circulação da aviação civil, trata também do braço armado da Força Aérea onde as comunicações e a defesa se fazem necessárias. Esse suporte é mantido e prestado pelo DECEA, onde a CISCEA tem um papel fundamental. Norte, sul, leste ou oeste, nosso país não se comunica sem a utilização de links de dados, de satélites e da visualização que é prestada pelos radares, e tudo isso funciona como um pano de fundo dando toda a infraestrutura para as operações militares, seja do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica", disse o Oficial General , ao destacar a importância do reconhecimento recebido.
O Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, e o Chefe do Subdepartamento Técnico do DECEA, Brigadeiro Engenheiro Fernando César Pereira Santos também foram homenageados e receberam a imposição das comendas no grau de Grande Oficial e de Comendador, respectivamente.
Em homenagem aos heróis da Batalha Naval do Riachuelo, foram hasteadas no mastro principal as bandeiras com os mesmos sinais que o Almirante Barroso mandou hastear no mastro da Fragata Amazonas, na manhã no dia 11 de junho de 1865: "o Brasil espera que cada um cumpra o seu dever", "preparar para o combate" e "sustentar o fogo que a vitória é nossa". A homenagem contou também com uma salva de 17 tiros, executada pela bateria de salvas do Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais.
Para encerrar a cerimônia, foi realizado o desfile do Grupamento Escolar em continência ao Comandante de Operações Navais.
Assessoria de Comunicação Social da CISCEA
2º Tenente Rep Camille Barroso
Fotos: Civil Luiz Eduardo Perez Batista/DECEA
Com o objetivo de aumentar a eficácia do controle de tráfego aéreo na região de fronteira comum às cidades de Foz do Iguaçu (PR), no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, e, ainda, monitorar o tráfego de aeronaves envolvidas em atividades ilícitas transnacionais, em 10 de fevereiro de 2000, foi assinado um Acordo de Cooperação Mútua, firmado pelos ministros das Relações Exteriores do Brasil e do Paraguai, para melhorar a coordenação de tráfego aéreo pelos órgãos de controle desses dois países.
Em 21 de maio de 2002, o Decreto n° 4.240 foi aprovado, promulgando o Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Federativa do Paraguai, a fim de prover mais recursos técnicos para o controle de tráfego aéreo na região de fronteira.
No escopo desse Decreto, no Artigo I, inciso 1, está previsto o intercâmbio de informações para execução dos objetivos propostos, além do fornecimento de equipamentos e suportes técnico e operacional para serem empregados em programas específicos na região de fronteira, bem como a assistência técnica mútua.
Dessa forma, interessados em desenvolver e aprimorar a gestão do controle do espaço aéreo na região de fronteira, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), ofereceu à Dirección Nacional de Aeronáutica Civil do Paraguai (DINAC) a utilização dos equipamentos que foram substituídos do Controle de Aproximação (APP) de Salvador, com a proposta de serem instalados no APP do Aeroporto Internacional Guarani, localizado no município de Minga Guazú, próximo à Ciudad del Este.
Para a execução do escopo e dos objetivos do Acordo, em 8 de maio de 2019, foi firmado um Entendimento Técnico entre o Comando da Aeronáutica (COMAER) e a DINAC, no qual serão cedidos sistemas e equipamentos que permitirão às Partes buscar os propósitos estabelecidos. O apoio logístico será realizado pelo Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), tramitando e autorizando as soluções técnicas e operacionais.
Considerando a configuração de sistemas necessários ao adequado funcionamento de um Órgão de Controle de Aproximação (APP), nos termos do Anexo 11 à Convenção de Aviação Civil Internacional e no Documento 4444, Gerenciamento de Tráfego Aéreo, da Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO), e aspirando o alcance de um nível de serviço adequado para atender aos interesses mútuos e propósitos estabelecidos entre as Partes, serão emprestados pelo COMAER à DINAC os seguintes sistemas:
- um Sistema de Tratamento de Visualização de Dados (STVD X4000), P/N - SIS IOP X4000;
- uma Central de Áudio SITTI, P/N - SIS TEL M600/S
- uma Central de Gravação de Áudio, P/N - SIS TEL AUDIOSOFT
- um Sistema TATIC, P/N - SIS IOP TATIC;
- outros sistemas e equipamentos associados ao gerenciamento e controle de tráfego aéreo, necessários para viabilizar a operação radar do APP Guarani.
Todo material será entregue no Aeroporto Internacional Guarani, ficando o órgão local responsável por guardar e preservar o material emprestado até a sua devolução, quando do encerramento do Entendimento Técnico.
O treinamento e o estágio operacional do STVD X4000 para os controladores paraguaios estão em andamento no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz do Iguaçu (DTCEA-FI), com previsão de iniciar a operação do APP Guarani na segunda quinzena de julho de 2019.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
Texto e fotos fornecidos por Cel Av Cyro André Cruz e Francisco Accacio Oliveira da Silva
Editado por Daisy Meireles (ASCOM/DECEA)
A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) entregou, em 4 de julho, a obra que aumenta a disponibilidade de meios para atender à demanda de energia elétrica nas instalações e sistemas críticos do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).
O empreendimento refere-se à duplicação do barramento crítico do CGNA. A obra foi iniciada em dezembro de 2016, sendo projetada, fiscalizada e supervisionado pela CISCEA. Nesta empreitada, foram incluídas a construção de novos ambientes para os sistemas duplicados (UPS, baterias e painéis) no térreo, 4º e 5º andares do prédio do CGNA, retirada de equipamentos obsoletos, implantação de novos e modernização de toda a rede de distribuição de baixa tensão para os sistemas críticos (cargas que não podem sofrer interrupção de suprimento de energia elétrica).
A entrega da obra contou com a participação do Coronel Aviador Sidnei Nascimento de Souza, comandante do CGNA; do Tenente-Coronel Especialista em Aviões Andre Luis Regly Ferreira, chefe da Divisão de Infraestrutura da CISCEA; outros componentes da CISCEA e do CGNA e representantes da LGE. Na ocasião, foram emitidos os Termos de Recebimento entre a CISCEA e a empresa contratada, LGE Eletrônica LTDA, e o de Entrega ao CGNA.
A implantação da duplicação do barramento crítico aumentou a disponibilidade dos meios que suprem a demanda no fornecimento de energia elétrica nas instalações e sistemas críticos do CGNA. O investimento, cerca de 9 milhões de reais, possibilita a operacionalidade de tais cargas de forma ininterrupta, garantindo mais segurança e confiabilidade das operações do CGNA e, consequentemente, do SISCEAB.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
Por: Ten Cel Esp Av Andre Luis Regly Ferreira e Eng Nelson Pinto de Jesus
Fotos: Ademir Martins Ferreira e Arlindo José de Moraes Scipioni
Editado por Daisy Meireles (ASCOM/DECEA)
A consolidação em um sistema único para o trâmite de todos os planos de voo que utilizam o espaço aéreo brasileiro possibilita aprimorar a consistência dos dados de voo disponíveis operacionalmente.
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) é responsável por planejar, gerenciar e controlar as atividades relacionadas com espaço aéreo brasileiro, por isso desenvolve a necessária e contínua modernização dos processos e sistemas informatizados, essenciais à prestação dos serviços de navegação aérea.
Dentre as iniciativas que vêm sendo implementadas pelo DECEA, destaca-se o projeto de Centralização de Planos de Voo, com a finalidade de consolidar, em um sistema único, o trâmite de todas as mensagens que visam a utilização do espaço aéreo brasileiro, possibilitando, assim, aprimorar a consistência dos dados e proporcionar um adequado planejamento estratégico, operacional e tático. O foco do projeto é a padronização de um caminho único para todas essas mensagens, buscando uma validação segura e automatizada por meio doSistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA).
O Major Aviador Marcio Rodrigues Ribeiro Gladulich, Gerente do Empreendimento e Chefe da Divisão Operacional da CISCEA, destaca que toda a concepção do projeto foi planejada para uma implantação de forma gradual, buscando o menor impacto possível para os usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). “Apesar dos planos de voo passarem a percorrer o caminho centralizado a partir de abril de 2021, o processo será transparente, não havendo, nesse momento, necessidade de mudanças nos procedimentos dos usuários”.
A centralização constitui um novo paradigma de gerenciamento de planos de voo e suas mensagens de atualização. De acordo com o Coronel Aviador Marcelo Jorge Pessoa Cavalcante, Comandante do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), o Centralizador de Planos de Voo é um módulo do SIGMA que trará maior apoio ao serviço de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo prestado pelo CGNA – organização que permite, a partir das intenções de voo, a harmonização do fluxo de tráfego. “O fato de todos os planos de voo e mensagens associadas serem obrigatoriamente submetidos ao Centralizador traz mais eficiência e segurança nas atividades do CGNA, permitindo um planejamento completo e totalmente automatizado”, destaca o Comandante do CGNA.
O sistema conta também com a funcionalidade de envio de planos em lote por parte das empresas aéreas, possibilitando uma integração entre os sistemas dessas empresas e o centralizador de planos de voo.
Visando ainda uma maior confiabilidade para o usuário, o projeto inclui funcionalidades como umcódigo alfanumérico para identificação única de cada plano (IDPLANO), assegurando a rastreabilidade da informação em todo o sistema.“Isso vai garantir que o usuário tenha a certeza de que o seu plano de voo foi enviado e processado pelo SISCEAB, possibilitando maior segurança para as operações aéreas. A possibilidade de acompanhamento das intenções de voo por parte dos pilotos é um ponto crucial para o DECEA”, ressalta o Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA.
A Centralização do Plano de Voo também trará confiabilidade e disponibilidade do sistema 24 horas por dia por meio do novo Centro Reserva concebido no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos – SP. Esse Centro irá operar em paralelo com as mesmas capacidades de processamento do centro principal.
Para o desenvolvimento deste projeto de grande vulto, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) vem trabalhando, desde 2017, na concepção para tamanha implementação. Para o Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Júnior, Presidente da CISCEA, “A responsabilidade pelo desenvolvimento e implantação deste projeto é motivo de orgulho e dedicação para toda a equipe. A concepção em que se baseia a Centralização dos Planos de Voo evidencia a busca constante do DECEA pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento dos serviços aeronáuticos para o País”.
A empresa responsável pelo desenvolvimento e implantação no sistema SIGMA foi a ATECH, uma empresa do Grupo EMBRAER e especializada em ferramentas voltadas para o controle de tráfego aéreo. A empresa, que é também responsável pelo sistema SAGITARIO, utilizado para o controle das aeronaves no espaço aéreo brasileiro, reforçou sua postura pela inovação e busca por novas tecnologias no mercado.
Importante destacar que foram realizados todos os treinamentos técnicos e operacionais para os profissionais do CGNA, CINDACTA I, II, III e IV, Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), INFRAERO e demais Órgãos envolvidos com o projeto, de forma a permitir uma correta manutenção e utilização do novo sistema operacional.
A ativação
Assim, neste domingo, 11 de abril, foi implementada a Centralização do Plano de Voo no âmbito do SISCEAB, contando com a participação de mais de 100 profissionais ao longo de 3 dias de migração para o novo sistema.
Nas próximas semanas, os Centros de Controle de Área (ACC) serão incorporados de forma gradual, sendo o ACC Recife, do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), o primeiro a ser integrado à centralização dos planos de voos, com previsão para o dia 09/05/21.
Para o Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, Diretor-Geral do DECEA, “A adoção da centralização das intenções de voo no Brasil no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA)é uma ação de extrema relevância para o DECEA, garantindo a confiabilidade e a disponibilidade do sistema 24 horas por dia, o que reforça a visão do Departamento em ser reconhecido como referência global em segurança, fluidez e eficiência no gerenciamento e controle integrado do espaço aéreo”.
Assista abaixo ao vídeo sobre a Centralização de Planos de Voo:
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