A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) celebrou, no dia 16 de janeiro, a assinatura de um contrato com a empresa ACAMS que prevê a modernização do Sistema Integrado para Torres de Controle (TWR) nos aeroportos de Guarulhos (SP), Campinas (SP) e Santos Dumont (RJ).
Considerados de extrema relevância para o país por serem os aeroportos de maior movimento em número de passageiros, centro de cargas e ponte aérea entre Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente, as Torres de Controle têm por atribuição a prestação de serviço de Controle de Tráfego Aéreo às aeronaves que chegam e partem dos respectivos aeródromos.
O serviço de tráfego aéreo vem passando por uma evolução tecnológica constante para atender ao aumento da demanda de passageiros, bem como a segurança de voo. Neste contexto, esta modernização visa disponibilizar as informações necessárias, de forma integrada, nas posições operacionais de controle da TWR, onde propiciará melhora significativa no ambiente do órgão, diminuindo a carga de trabalho dos controladores de voo.
“A adoção de uma solução técnica, que integre todos os sistemas de controle de tráfego aéreo utilizados por uma Torre de Controle, concorre de maneira vantajosa em relação à contratação individualizada de cada um desses sistemas em todos os aspectos, quer sejam eles técnicos, logísticos, financeiros e administrativos”, explica o Gerente do projeto, Renato Di Iulio.
Participaram do evento o presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, o chefe da Divisão Técnica, Tenente-Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior, o Diretor da empresa ACAMS, Odd Thodesen, o Diretor da empresa ATC Systems, Mauro Mello, além de civis e militares relacionados ao projeto.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
Texto e Fotos: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fonte: Renato Di Iulio
A primeira versão do aplicativo permite ao piloto consultar todas as cartas e publicações do DECEA de maneira ágil e segura, sobretudo em fases críticas do voo.
A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou, no dia 28 de janeiro, o aplicativo gratuito FPL BR - EFB (Electronic Flight Bag), disponível somente para tablet e Ipad, um novo módulo para a consulta de informações aeronáuticas em formato digital, como cartas de aeródromos visuais e de rotas, publicações AIP e extratos do ROTAER. Por meio deste módulo, será possível armazenar as informações aeronáuticas, possibilitando sua utilização em solo e em voo.
Apresentado em 2017 para elaboração, validação, envio e atualização dos dados do plano de voo pela internet – o aplicativo FPL BR já teve mais de 15 mil downloads entre as plataformas IOS e Android. Sua interface disponibiliza a consulta do plano de voo completo (PVC) e simplificado (PVS), além de mensagens de atualização relacionadas à modificação (CHG), cancelamento (CNL) e atraso (DLA).
Nos últimos anos, o Sistema de Informações Aeronáuticas vem passando por grandes alterações.
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), em julho de 2018, migrou os serviços de disponibilização das publicações aeronáuticas exclusivamente para o formato digital e, neste ano, publicará o aplicativo gratuito FPL BR - EFB, uma eficiente alternativa para a consulta das informações aeronáuticas.
O novo módulo FPL BR - EFB foi desenvolvido pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), em parceria com a empresa Atech - Negócios em Tecnologia S/A, do grupo Embraer, e estará disponível gratuitamente para tablets e iPads nas lojas Google Play e Apple Store.
A primeira versão do aplicativo permite ao piloto consultar todas as cartas e publicações do DECEA de maneira ágil e segura, sobretudo em fases críticas do voo. Na segunda versão está previsto o planejamento do voo integrado à emissão do plano de voo, informações meteorológicas e NOTAM (notificação para os aeronavegantes, do inglês, Notice to Airmen).
Em atendimento ao item 10, da Instrução Suplementar (IS) nº 91-002 - ANAC, o aplicativo FPL BR - EFB não está disponível para aparelho celular, somente para Tablet/Ipad.
Facilidades
O diretor do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), Coronel Engenheiro Alessander de Andrade Santoro, esclarece que a disponibilidade desse aplicativo permitirá uma melhor familiarização dos usuários com os produtos elaborados pelo Instituto presentes no portal AISWEB, tendo em vista a possibilidade de utilização por parte da tripulação durante os processos de planejamento e realização do voo, acompanhando a navegação em tempo real e acessando com agilidade as informações ao longo da rota voada.
De acordo com a Gerente do Projeto e Chefe da Seção de Planejamento de Informação Aeronáutica do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Major Engenheira Cristiane de Barros Pereira, o aplicativo reunirá as principais informações utilizadas pelos pilotos, reduzindo o tempo com consultas e com atualização das cartas e publicações de informações aeronáuticas (AIS). “Futuramente, com a disponibilização da função de navegação em versões próximas, contribuirá para o incremento da consciência situacional do piloto”, esclarece a oficial.
“Esse módulo abre caminho a um conjunto de facilidades, tais como, informações meteorológicas, NOTAM e de georreferenciamento integrados no mesmo dispositivo, de forma que possibilite uma redução da carga de trabalho do usuário e uma maior confiabilidade da informação”, explica o Tenente-Coronel Marcelo Jorge Pessoa Cavalcante, da Divisão Operacional da CISCEA.
Para a Comissão, a utilização de recursos eletrônicos no lugar dos manuais e documentos impressos é ecologicamente correto e implica em cortes de gastos com a carga morta, chamada Operação Paperless.
“Dentre os diversos benefícios observados com o uso do FPL BR - EFB, podemos destacar a redução dos custos operacionais relacionados aos processos baseados em papel, aumento da velocidade de atualização dos dados, facilidade de leitura em qualquer nível de iluminação na cabine e o acesso online à base de dados”, afirma a Engenheira Gisele Lima de Oliveira Silva, da Divisão Operacional (DO) da CISCEA.
A interface disponibiliza, ainda, a consulta de cartas de aeródromos, bloqueio da interação com a tela, visualização das emendas futuras e seleção das cartas como favoritas.
O aplicativo representa um avanço tecnológico de comunicação intersistemas realizada dinamicamente entre a API-AISWEB e o FPL BR - EFB, disponibilizando informações dinâmicas e precisas a cada publicação de nova emenda pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA).
O aplicativo foi elogiado pelo piloto do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), Capitão Aviador Gabriel Brandello de Oliveira Haguenauer Moura, que ressaltou as vantagens do uso do software. “Permite uma série de facilidades, como na consulta das cartas, facilitando a busca com diversos filtros, a mobilidade e a segurança das informações em tempo real”, afirma o piloto.
Cerimônia
A cerimônia de lançamento do aplicativo FPL BR-EFB ocorreu no dia 28 de janeiro, com a presença do presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, do chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, do chefe do Subdepartamento de Administração do DECEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Bastos Júnior, além de diversas autoridades do DECEA, CISCEA, ICA, GEIV e da empresa Atech.
O Major-Brigadeiro Fernando fez a abertura do evento e destacou a dedicação e envolvimento de todos no desenvolvimento do projeto.
Em seu discurso, o chefe da Divisão Operacional (DO) da CISCEA, Coronel Aviador Cyro Andé Cruz, agradeceu à sua equipe e parabenizou todos os envolvidos pela integração. “Ao DECEA, pela gestão do projeto, ao ICA que reviu processos, ao GEIV pelo empenho dos pilotos em testar o aplicativo e nos trazer o que precisava mudar, à Atech, pela parceria. Estamos no caminho de seguir os objetivos do DECEA, focando no usuário”, disse o Coronel Cyro.
A engenheira Gisele Lima de Oliveira Silva, da Divisão Operacional, fez uma apresentação sobre as principais funcionalidades do aplicativo FPL BR-EFB, e disponibilizou tablets e ipads para que todos pudessem navegar no aplicativo. “A equipe se dedicou a esse projeto, que vem desde 2018 fazendo levantamento de requisitos e debates, para atingir o objetivo, que é a satisfação do usuário final”, disse a engenheira.
O presidente da empresa Atech, Edson Mallaco, agradeceu pela confiança e afirmou que a empresa está comprometida com as próximas fases do projeto. “Esse é um marco, gostaria de parabenizar à CISCEA pela inciativa, pelo desenvolvimento, pela parceria - não só com a Atech, mas com o usuário -, que vai trazer um alto nível de qualidade para o aplicativo”, afirmou.
Para o chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, o aplicativo é prioritário para o DECEA, que vem procurado cada vez mais se aproximar e trabalhar em prol do usuário e entender suas necessidades. "Hoje nós atingimos uma grande massa de usuários do DECEA, que utilizam essa aplicação. Houve uma sinergia de todos os envolvidos nesse projeto", relatou o oficial-general.
As informações sobre o aplicativo constam da AIC-N 07/20 - Publicações de Informações Aeronáuticas em Formato Digital (Eletronic Flight Bag - EFB).
As sugestões, dúvidas ou críticas sobre o aplicativo devem ser encaminhadas para o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC DECEA).
Seção de Comunicação Social da CISCEA
Reportagem: Denise Fontes / 1º Ten REP Camille Barroso (CISCEA)
Fotos: Fábio Maciel/Luiz Eduardo Perez
No período de 20 a 24 de janeiro, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) recebeu a visita de um dos gerentes seniores do Centro de Conhecimento em Gerenciamento de Tráfego Aéreo de Maastricht (MAKC - Maastricht ATM Knowledge Centre) e do Centro de Controle de Área de Maastricht (MUAC – Maastricht Upper Area Control Centre), pertencentes ao EUROCONTROL (European Organization for the Safety of Air Navigation), Flemming Nyrup.
Ao longo da semana, representantes do Subdepartamento de Operações do DECEA (SDOP), da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) estiveram reunidos para acompanhar o profissional em uma pesquisa local nas diversas Seções do CGNA para mapear os processos e atividades desse Centro e avaliar os sistemas utilizados.
A visita faz parte do Acordo de Cooperação DECEA-EUROCONTROL, empreendimento do Programa SIRIUS Brasil, que tem por objetivo estabelecer processos e sistemas para aprimorar o planejamento da mão de obra aplicada ao gerenciamento do tráfego aéreo e consolidar o processo de cooperação dentro dos demais projetos do DECEA voltados para as áreas de medição de desempenho, intercâmbio de dados e processos decisórios colaborativos.
Este acordo de cooperação relaciona-se ao Projeto Long Term ManPower Planning (LTMPP), hoje renomeado para Projeto TOTAL ATM-BR, que tem como premissas a otimização da capacidade, produtividade e previsibilidade no gerenciamento do tráfego aéreo.
Ao final da visita, será desenvolvido um Relatório de Pesquisa Local (Site Survey Report) no qual serão reunidas conclusões sobre os sistemas, processos e atividades do CGNA que influenciam na eficiência no gerenciamento do tráfego aéreo e recomendações que auxiliarão na melhoria dos serviços de navegação aérea prestados pelo DECEA.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
Edição: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Texto: Gisele Bastos (ASCOM/DECEA)
Fotos: Fábio Maciel
No dia 09 de janeiro de 2020, o presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, realizou uma visita de inspeção às instalações do futuro prédio operacional do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) junto ao chefe da Divisão Operacional (DO), Coronel Aviador Cyro André Cruz e a equipe técnica, composta pelo Gerente Executivo Cláudio Macedo, Gerente de Projetos Renato Di Iulio, Gerente de Infraestrutura Paulo Oggi, Especialista em Meteorologia Martim Matschinske e o Engenheiro Enrico Guedes.
A comitiva da CISCEA foi recebida pelo chefe da Divisão Operacional do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia , que conduziu a visita pelas instalações dos prédios.
As obras do prédio operacional foram iniciadas em maio de 2019 encontram-se em fase de acabamento. “A conclusão da infraestrutura elétrica e eletrônica e da área interna do prédio operacional está próxima e é um grande marco, pois possibilita o início das instalações dos equipamentos e sistemas que comporão o Centro de Operações do CIMAER”, afirmou o Gerente de Projeto Renato Di Iulio.
A nova Unidade será a responsável por prestar o serviço de Meteorologia Aeronáutica no âmbito do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), com a finalidade de planejar, gerenciar, controlar e executar tais atividades no Brasil. Para tanto, as principais atividades afetas à Meteorologia Aeronáutica existentes atualmente, no âmbito do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), deverão ser centralizadas no CIMAER.
A implementação do CIMAER agregará valor ao Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM, do inglês Air Traffic Management), permitindo o aperfeiçoamento da prestação do serviço de Meteorologia Aeronáutica pelo fornecimento de produtos meteorológicos que sintetizem as restrições e impactos para a aviação.
O Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica contribuirá para a realização de voos mais seguros, rotas aéreas otimizadas, menor emissão de gases do tipo CO2, bem como para o alcance de outros benefícios relacionados com a atividade aérea.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
Texto e Fotos: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fonte: Renato Di Iulio
A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) celebrou a assinatura de cinco contratos de aquisição e implantação de auxílios à navegação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
O primeiro contrato foi firmado no dia 16 de dezembro, com a empresa OMNISYS, que prevê o fornecimento e implantação de um radar de vigilância de rota bidimensional LP23SSTNG com 16 módulos, dotado de altimetria, e um radar secundário RSM970S, para a localidade de Forte Príncipe da Beira (RO).
A tecnologia radar detecta aeronaves colaborativas ou não, informando sua posição, latitude e longitude. O radar LP23SSTNG traz, além desta característica, a possibilidade de capturar informação de altitude, trazendo benefícios operacionais tanto para o controle civil das aeronaves, quanto para a defesa aérea e, consequentemente, contribuindo para segurança pública na detecção de aeronaves não autorizadas, aumentando a capacidade de vigilância do espaço aéreo no território nacional.
“Sabemos da importância deste equipamento, não só para proteção ao voo, como para defesa aérea. Estamos mantendo a soberania e segurança operacional do interesse da sociedade brasileira”, afirmou o presidente da CISCEA.
Major-Brigadeiro Fernando e Luiz Manoel Dias Henriques, presidente da OMNYSIS
No mesmo dia, a empresa Hobeco assinou com a CISCEA um contrato com o intuito de prover duas Estações Meteorológicas de Altitude (EMA) automáticas para as localidades de Fernando de Noronha (PE) e Uruguaiana (RS). O contrato prevê, também, um gerador de hidrogênio para Uruguaiana, incluindo a integração dos equipamentos, sobressalentes e operação assistida.
O conceito EMA representa o lançamento de balões de hidrogênio portando verdadeiros laboratórios compactos, com sensores que capturam, entre outras informações, pressão, temperatura, velocidade, umidade e direção do vento em diversos níveis de altitude. Estas informações alimentam grandes bases de dados internacionais que, por meio de algoritmos complexos, fazem previsões úteis para aviação mundial. Essas EMA trazem também, de forma pioneira, a funcionalidade de automaticidade no lançamento destes balões, estando, assim, alinhadas à economicidade a longo prazo e sustentabilidade.
“A busca pela atualidade dos serviços públicos e economicidade está sendo refletida neste contrato, no qual, estas EMA automáticas trarão redução de necessidade de recursos humanos, bem como na redução dos custos de manutenção em locais remotos de difícil acesso logístico.”, afirmou o chefe da Divisão Técnica da CISCEA, Tenente-Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior.
Diretor da empresa HOBECO, Gilson Lima Feitosa e o presidente da CISCEA
Outro contrato firmado foi com a empresa IACIT para aquisição e implantação de 16 sistemas integrados DME (Equipamento Medidor de Distâncias), para as localidades de Canarana (MT)< Porto Alegre do Norte (MT), Sorriso (MT), Tangará da Serra (MT), Altamira (PA), Aripuanã (MT), Barcelos (AM), Carauari (AM), Conceição do Araguaia (PA), Eirunepé (AM), Guajará-Mirim (RO), Ji-Paraná (RO), Lábrea (AM), Porto Esperidião (MT), Surucucu-Alto Alegre (RO) e Tarauacá (AC).
A implantação desses equipamentos atende ao planejamento do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) em prover cobertura nacional para a navegação DME-DME, que se utiliza do princípio da triangulação para determinar a posição de uma aeronave, com um nível de acuracidade aceitável para que se ofereça PBN em uma área terminal (TMA). O projeto tem por foco regiões do Quarto e do Primeiro Centro Integrado de defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA IV e CINDACTA I), concluindo a cobertura do serviço em todo o Brasil.
A execução desse projeto também suporta a ampliação das capacidades de Navegação Baseada em Performance (PBN, do inglês Performance Based Navigation), permitindo que a atividade aérea se beneficie de procedimentos mais ágeis e econômicos em todo o território brasileiro.
Major-Brigadeiro Fernando recebe o Brigadeiro Engenheiro (R1) Luiz Antônio Freitas de Castro e Juscemar Tessaro diretores da IACIT
No dia 18 de dezembro, a CISCEA assinou com a empresa Thales um contrato que prevê o fornecimento e a implantação de dois sistemas ILS/DME (Instrument Landing System – Sistema de Pouso por Instrumentos / Distance Measuring Equipment - Equipamento Medidor de Distância), destinados aos aeródromos de Brasília (DF) e Fortaleza (CE) em substituição aos existentes, e a relocação do shelter do equipamento Glide Slope (GS - parte do ILS que fornece o ângulo para o pouso da aeronave) de Vitória (ES), incluindo os serviços de integração.
Estes sistemas auxiliam o pouso de aeronaves em condições meteorológicas adversas, garantindo assim maior segurança às operações aéreas. Estas substituições irão acarretar menores intervenções para a manutenção dos sistemas existentes.
CISCEA recebe os senhores Laurent Delorme e Eutiquio Torres Calazans Junior, da empresa Thales
O último contrato foi assinado no dia 19 de dezembro com a empresa Frequentis, para a implantação de estações integradas MFI (Equipamento Multifuncional Integrado), no Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), em seus sítios subordinados e nos sítios de Caxias do Sul (RS), João Pessoa (PB), Teófilo Otoni (MG), Londrina (PR), Arapongas (PR) e Três Marias (MG).
Com a implantação dessas estações, os sistemas passam a ter maior disponibilidade e flexibilidade para questões de ressetorização e qualidade da comunicação entre a tripulação e os controladores, que melhora com essa tecnologia.
Diretor da empresa Frequentis, Norbert Haslacher assinando contrato com a CISCEA
Nas ocasiões, estiveram presentes o presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, o vice-presidente da CISCEA, Coronel Engenheiro André Eduardo Jansen, os presidentes, diretores e representantes legais das empresas contratadas, além de militares e civis envolvidos nos projetos.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
Texto e fotos: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fonte: Tenente-Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior
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