Ontem, dia 10 de fevereiro, foi realizada a cerimônia militar de passagem da vice-presidência da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), do Coronel Engenheiro André Eduardo Jansen ao Coronel Aviador Cyro André Cruz.
Presidida pelo Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, presidente da CISCEA, os eventos alusivos à passagem do cargo tiveram início às 14:30h com o descerramento do quadro do vice-presidente substituído na galeria de vice-presidentes da CISCEA, seguido da solenidade militar de passagem da vice-presidência, que ocorreu no salão nobre da CISCEA.
Estiveram presentes o Major-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué De Castilho Araujo, vice-diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA); o Major-Brigadeiro R1 Alvaro Luiz Pinheiro da Costa; o General Carlos Eduardo Jansen, pai do Coronel Jansen, o Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, chefe do Subdepartamento de Administração (SDAD) do DECEA; o Brigadeiro do Ar Mauricio Ferreira Hupalo, chefe do Subdepartamento Técnico do DECEA, o Brigadeiro Engenheiro R1 Rogério Ribeiro Machado e o Brigadeiro Engenheiro R1 Luiz Antônio Freitas de Castro, além de militares e civis do efetivo do DECEA, CISCEA, ICA e representantes de empresas parceiras.
O Coronel Cyro agradeceu e homenageou o Coronel Jansen, destacando suas características mais marcantes. “Não poderia deixar de mencionar a amizade, a forma com a qual eu fui recebido aqui no ano passado. É importante pontuar a tranquilidade que o Jansen tem para lidar com os assuntos, a serenidade e a sensatez. Mas vou pontuar outras duas características que eu acho importante. A primeira é o otimismo, a maneira positiva de encarar as coisas. A outra é a ousadia, claro que nada é feito sem ter o pé no chão, mas a coragem representa muito das suas atitudes aqui. Vamos dar continuidade ao seu trabalho. Desejo todo o sucesso no PAME-RJ, conte com a gente, sempre”.
Em seu discurso, o Coronel Jansen relembrou o convite do então Brigadeiro Engenheiro Fernando, chefe do Subdepartamento Técnico (SDTE) do DECEA, para assumir a função de chefe da Divisão Técnica da CISCEA. “Lembro que ele me deu um dia para que eu pensasse no assunto, mas não levei mais do que dois segundos para aceitar esse grande desafio, que me proporcionou trabalhar com uma equipe ímpar”.
O Coronel Engenheiro destacou a consecução de projetos que representam uma verdadeira quebra de paradigma, cuja condução exige dos profissionais elevados níveis de experiência, conhecimento técnico e resiliência. “As dificuldades e os aborrecimentos são superados, e muito, pela satisfação indescritível de testemunhar projetos de grande porte serem idealizados e concretizados dentro na nossa passagem pela Unidade”. Ao final, o Coronel Jansen agradeceu cada uma das pessoas com as quais trabalhou diretamente, lembrando dos valiosos ensinamentos que seu pai lhe proporcionou. “...não se deve perder sequer uma oportunidade de demonstrar gratidão às pessoas tornaram tudo possível”.
O presidente da CISCEA convidou o General R1 Carlos Eduardo Jansen, pai do Coronel Jansen, para proferir algumas palavras. O General iniciou seu discurso exaltando sua satisfação em estar presente e o apreço ilimitado e admiração profunda que tem por seu filho. “Ele desenvolveu todos os seus valores, não por um intuito determinado de transmitir-lhe algum tipo de instrução ou de correções pontuais. Os traços essenciais ele já os possuía. Eu não precisava, ao contrário do que ele disse, ensiná-lo a andar, por que desde a primeira vez que eu o vi, eu sempre soube que ele saberia correr”.
O pai do Coronel Jansen relembrou uma parábola que lhe contou certa vez, que se destinava a exemplificar as virtudes que ele reputava inerentes à profissão das armas, ao soldado, e que de certa maneira ilustrava o caminho que ele trilharia depois, pois se referia de forma flagrante à Força Aérea, o seu destino. “E eu lhe narrei o diálogo entre Dédalo, o arquiteto mitológico dos labirintos e seu filho Ícaro, quando este se preparava para o voo pioneiro que abriria mais largos e profundos horizontes para toda a humanidade. Ele perguntou ao seu pai: ‘Pai, a que altura eu devo restringir a minha tentativa?’ E ele respondeu-lhe: ‘Não tão alto que as emanações do carro de Apolo possam derreter a cera que prendem as tuas asas, mas também nem tão baixo, que afinal de contas não tenha valido a pena aprender a voar’”.
O presidente da CISCEA iniciou suas palavras ressaltando a sorte que teve com os oficiais que passaram pela vice-presidência da CISCEA durante a sua gestão. “Especificamente o Jansen, primeiro engenheiro a ter essa oportunidade, oficial com grande conhecimento técnico e grande capacidade de trabalhar em equipe”.
O Major Brigadeiro pontuou novamente a educação do Coronel Jansen, reconhecendo que as realizações da CISCEA no último ano foram motivadas pelo grande apoio que teve do seu braço direito e da equipe de militares e consultores da CTCEA, destacando em seguida algumas ações do Coronel Jansen ao longo da carreira que teve a satisfação de participar. “Jansen, agradeço muito esse período na CISCEA por sua dedicação e tenho certeza de que seu comando no PAME-RJ será coroado de muito êxito, me orgulho de sua carreira e de ter contribuído de alguma forma para esse sucesso”.
Ao Coronel Cyro, o presidente da CISCEA declarou: “Grande profissional, dedicado e focado, experiente no Sistema, gestor competente. Nesses últimos 4 meses nós trabalhamos muito juntos, todos os temas da CISCEA, foram tantos debates que valeram por anos. Sabemos que os desafios são enormes, mas quando vemos as realizações da CISCEA, todo o esforço vale à pena, conte comigo sempre. Sucesso!”.
O Coronel Aviador Cyro André Cruz é natural de Niterói (RJ) e tem 46 anos. Ingressou na Força Aérea em 1990, tendo sido promovido ao atual posto em 31 de agosto de 2018. Durante sua carreira, realizou vários cursos operacionais e acadêmicos. Possui aproximadamente 2.000 horas de voo. Seus últimos cargos foram os de Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Porto Alegre, Comandante do 1° Grupo de Comunicações e Controle e Chefe da Divisão Operacional da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo. Foi condecorado com as medalhas Militar de Prata, Mérito Santos Dumont, Mérito Aeroterrestre de Bronze e Ordem do Mérito Aeronáutico, grau Cavaleiro.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
Texto: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fotos: Luiz Eduardo Perez Batista (ASCOM/DECEA)
Em continuidade ao processo de modernização da rede de radares de vigilância de rota que integram o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) firmou, em 30 de janeiro de 2020, um contrato com a empresa Raytheon-UK para a modernização dos sete radares secundários CONDOR COSSOR MK2 existentes na área do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA IV).
Os radares foram implantados no início dos anos 2000, dentro do escopo do Projeto do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM), e estão em operação contínua desde a sua instalação. Os dados radar gerados por esses equipamentos estão integrados no Centro de Controle de Área Amazônico, no CINDACTA IV, em Manaus - AM.
Os sítios radar contemplados com a modernização dos radares secundários CONDOR COSSOR MK2 estão localizados nas cidades de Rio Branco - AC, Porto Velho - RO, Conceição do Araguaia - PA, Macapá - AP, Santarém - PA, São Luís - MA e Vilhena - RO.
Os radares em pauta, após a modernização, terão a designação MK3, sendo muito mais integrados do que os radares atuais e com menor número de módulos eletrônicos, reduzindo o consumo de energia elétrica e propiciando maior capacidade de monitoração e de controle.
“A presente modernização tem o objetivo de assegurar, não somente as condições de manutenção de cada radar, mas, em especial, preservar, de modo inequívoco, as condições de segurança operacional relacionadas com circulação aérea geral na Região Amazônica”, afirmou Manoel Luiz Ribeiro, chefe do Setor de Radiodeterminação da CISCEA.
“Estamos entusiasmados por ter a CISCEA como cliente novamente e por expandir nossas operações no Brasil. Esperamos manter a Amazônia uma região segura para o seu controle de tráfego aéreo”, declarou Gerry Gillies, gerente comercial e de contratatos da empresa Raythaeon UK.
Participaram do evento o presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, o vice-presidente da CISCEA, Coronel Engenheiro André Eduardo Jansen, o chefe da Divisão Técnica, Tenente-Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior, o chefe da Divisão Administrativa, Major Intendente Alberto de Almeida Gomes, os gerentes de projetos Cláudio Macedo e Paulo Roberto P. Magalhaes, os representantes da empresa Raytheon UK, Scott Barbary, Gerry Gillies e Nigel MacVean, e o representante da empresa Raytheon no Brasil, Major-Brigadeiro R1 Álvaro L. Pinheiro da Costa.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
Texto e Fotos: Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fonte: Manoel Luiz Ribeiro
A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) celebrou, no dia 16 de janeiro, a assinatura de um contrato com a empresa ACAMS que prevê a modernização do Sistema Integrado para Torres de Controle (TWR) nos aeroportos de Guarulhos (SP), Campinas (SP) e Santos Dumont (RJ).
Considerados de extrema relevância para o país por serem os aeroportos de maior movimento em número de passageiros, centro de cargas e ponte aérea entre Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente, as Torres de Controle têm por atribuição a prestação de serviço de Controle de Tráfego Aéreo às aeronaves que chegam e partem dos respectivos aeródromos.
O serviço de tráfego aéreo vem passando por uma evolução tecnológica constante para atender ao aumento da demanda de passageiros, bem como a segurança de voo. Neste contexto, esta modernização visa disponibilizar as informações necessárias, de forma integrada, nas posições operacionais de controle da TWR, onde propiciará melhora significativa no ambiente do órgão, diminuindo a carga de trabalho dos controladores de voo.
“A adoção de uma solução técnica, que integre todos os sistemas de controle de tráfego aéreo utilizados por uma Torre de Controle, concorre de maneira vantajosa em relação à contratação individualizada de cada um desses sistemas em todos os aspectos, quer sejam eles técnicos, logísticos, financeiros e administrativos”, explica o Gerente do projeto, Renato Di Iulio.
Participaram do evento o presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, o chefe da Divisão Técnica, Tenente-Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior, o Diretor da empresa ACAMS, Odd Thodesen, o Diretor da empresa ATC Systems, Mauro Mello, além de civis e militares relacionados ao projeto.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
Texto e Fotos: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fonte: Renato Di Iulio
A primeira versão do aplicativo permite ao piloto consultar todas as cartas e publicações do DECEA de maneira ágil e segura, sobretudo em fases críticas do voo.
A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou, no dia 28 de janeiro, o aplicativo gratuito FPL BR - EFB (Electronic Flight Bag), disponível somente para tablet e Ipad, um novo módulo para a consulta de informações aeronáuticas em formato digital, como cartas de aeródromos visuais e de rotas, publicações AIP e extratos do ROTAER. Por meio deste módulo, será possível armazenar as informações aeronáuticas, possibilitando sua utilização em solo e em voo.
Apresentado em 2017 para elaboração, validação, envio e atualização dos dados do plano de voo pela internet – o aplicativo FPL BR já teve mais de 15 mil downloads entre as plataformas IOS e Android. Sua interface disponibiliza a consulta do plano de voo completo (PVC) e simplificado (PVS), além de mensagens de atualização relacionadas à modificação (CHG), cancelamento (CNL) e atraso (DLA).
Nos últimos anos, o Sistema de Informações Aeronáuticas vem passando por grandes alterações.
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), em julho de 2018, migrou os serviços de disponibilização das publicações aeronáuticas exclusivamente para o formato digital e, neste ano, publicará o aplicativo gratuito FPL BR - EFB, uma eficiente alternativa para a consulta das informações aeronáuticas.
O novo módulo FPL BR - EFB foi desenvolvido pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), em parceria com a empresa Atech - Negócios em Tecnologia S/A, do grupo Embraer, e estará disponível gratuitamente para tablets e iPads nas lojas Google Play e Apple Store.
A primeira versão do aplicativo permite ao piloto consultar todas as cartas e publicações do DECEA de maneira ágil e segura, sobretudo em fases críticas do voo. Na segunda versão está previsto o planejamento do voo integrado à emissão do plano de voo, informações meteorológicas e NOTAM (notificação para os aeronavegantes, do inglês, Notice to Airmen).
Em atendimento ao item 10, da Instrução Suplementar (IS) nº 91-002 - ANAC, o aplicativo FPL BR - EFB não está disponível para aparelho celular, somente para Tablet/Ipad.
Facilidades
O diretor do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), Coronel Engenheiro Alessander de Andrade Santoro, esclarece que a disponibilidade desse aplicativo permitirá uma melhor familiarização dos usuários com os produtos elaborados pelo Instituto presentes no portal AISWEB, tendo em vista a possibilidade de utilização por parte da tripulação durante os processos de planejamento e realização do voo, acompanhando a navegação em tempo real e acessando com agilidade as informações ao longo da rota voada.
De acordo com a Gerente do Projeto e Chefe da Seção de Planejamento de Informação Aeronáutica do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Major Engenheira Cristiane de Barros Pereira, o aplicativo reunirá as principais informações utilizadas pelos pilotos, reduzindo o tempo com consultas e com atualização das cartas e publicações de informações aeronáuticas (AIS). “Futuramente, com a disponibilização da função de navegação em versões próximas, contribuirá para o incremento da consciência situacional do piloto”, esclarece a oficial.
“Esse módulo abre caminho a um conjunto de facilidades, tais como, informações meteorológicas, NOTAM e de georreferenciamento integrados no mesmo dispositivo, de forma que possibilite uma redução da carga de trabalho do usuário e uma maior confiabilidade da informação”, explica o Tenente-Coronel Marcelo Jorge Pessoa Cavalcante, da Divisão Operacional da CISCEA.
Para a Comissão, a utilização de recursos eletrônicos no lugar dos manuais e documentos impressos é ecologicamente correto e implica em cortes de gastos com a carga morta, chamada Operação Paperless.
“Dentre os diversos benefícios observados com o uso do FPL BR - EFB, podemos destacar a redução dos custos operacionais relacionados aos processos baseados em papel, aumento da velocidade de atualização dos dados, facilidade de leitura em qualquer nível de iluminação na cabine e o acesso online à base de dados”, afirma a Engenheira Gisele Lima de Oliveira Silva, da Divisão Operacional (DO) da CISCEA.
A interface disponibiliza, ainda, a consulta de cartas de aeródromos, bloqueio da interação com a tela, visualização das emendas futuras e seleção das cartas como favoritas.
O aplicativo representa um avanço tecnológico de comunicação intersistemas realizada dinamicamente entre a API-AISWEB e o FPL BR - EFB, disponibilizando informações dinâmicas e precisas a cada publicação de nova emenda pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA).
O aplicativo foi elogiado pelo piloto do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), Capitão Aviador Gabriel Brandello de Oliveira Haguenauer Moura, que ressaltou as vantagens do uso do software. “Permite uma série de facilidades, como na consulta das cartas, facilitando a busca com diversos filtros, a mobilidade e a segurança das informações em tempo real”, afirma o piloto.
Cerimônia
A cerimônia de lançamento do aplicativo FPL BR-EFB ocorreu no dia 28 de janeiro, com a presença do presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, do chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, do chefe do Subdepartamento de Administração do DECEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Bastos Júnior, além de diversas autoridades do DECEA, CISCEA, ICA, GEIV e da empresa Atech.
O Major-Brigadeiro Fernando fez a abertura do evento e destacou a dedicação e envolvimento de todos no desenvolvimento do projeto.
Em seu discurso, o chefe da Divisão Operacional (DO) da CISCEA, Coronel Aviador Cyro Andé Cruz, agradeceu à sua equipe e parabenizou todos os envolvidos pela integração. “Ao DECEA, pela gestão do projeto, ao ICA que reviu processos, ao GEIV pelo empenho dos pilotos em testar o aplicativo e nos trazer o que precisava mudar, à Atech, pela parceria. Estamos no caminho de seguir os objetivos do DECEA, focando no usuário”, disse o Coronel Cyro.
A engenheira Gisele Lima de Oliveira Silva, da Divisão Operacional, fez uma apresentação sobre as principais funcionalidades do aplicativo FPL BR-EFB, e disponibilizou tablets e ipads para que todos pudessem navegar no aplicativo. “A equipe se dedicou a esse projeto, que vem desde 2018 fazendo levantamento de requisitos e debates, para atingir o objetivo, que é a satisfação do usuário final”, disse a engenheira.
O presidente da empresa Atech, Edson Mallaco, agradeceu pela confiança e afirmou que a empresa está comprometida com as próximas fases do projeto. “Esse é um marco, gostaria de parabenizar à CISCEA pela inciativa, pelo desenvolvimento, pela parceria - não só com a Atech, mas com o usuário -, que vai trazer um alto nível de qualidade para o aplicativo”, afirmou.
Para o chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, o aplicativo é prioritário para o DECEA, que vem procurado cada vez mais se aproximar e trabalhar em prol do usuário e entender suas necessidades. "Hoje nós atingimos uma grande massa de usuários do DECEA, que utilizam essa aplicação. Houve uma sinergia de todos os envolvidos nesse projeto", relatou o oficial-general.
As informações sobre o aplicativo constam da AIC-N 07/20 - Publicações de Informações Aeronáuticas em Formato Digital (Eletronic Flight Bag - EFB).
As sugestões, dúvidas ou críticas sobre o aplicativo devem ser encaminhadas para o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC DECEA).
Seção de Comunicação Social da CISCEA
Reportagem: Denise Fontes / 1º Ten REP Camille Barroso (CISCEA)
Fotos: Fábio Maciel/Luiz Eduardo Perez
No período de 20 a 24 de janeiro, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) recebeu a visita de um dos gerentes seniores do Centro de Conhecimento em Gerenciamento de Tráfego Aéreo de Maastricht (MAKC - Maastricht ATM Knowledge Centre) e do Centro de Controle de Área de Maastricht (MUAC – Maastricht Upper Area Control Centre), pertencentes ao EUROCONTROL (European Organization for the Safety of Air Navigation), Flemming Nyrup.
Ao longo da semana, representantes do Subdepartamento de Operações do DECEA (SDOP), da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) estiveram reunidos para acompanhar o profissional em uma pesquisa local nas diversas Seções do CGNA para mapear os processos e atividades desse Centro e avaliar os sistemas utilizados.
A visita faz parte do Acordo de Cooperação DECEA-EUROCONTROL, empreendimento do Programa SIRIUS Brasil, que tem por objetivo estabelecer processos e sistemas para aprimorar o planejamento da mão de obra aplicada ao gerenciamento do tráfego aéreo e consolidar o processo de cooperação dentro dos demais projetos do DECEA voltados para as áreas de medição de desempenho, intercâmbio de dados e processos decisórios colaborativos.
Este acordo de cooperação relaciona-se ao Projeto Long Term ManPower Planning (LTMPP), hoje renomeado para Projeto TOTAL ATM-BR, que tem como premissas a otimização da capacidade, produtividade e previsibilidade no gerenciamento do tráfego aéreo.
Ao final da visita, será desenvolvido um Relatório de Pesquisa Local (Site Survey Report) no qual serão reunidas conclusões sobre os sistemas, processos e atividades do CGNA que influenciam na eficiência no gerenciamento do tráfego aéreo e recomendações que auxiliarão na melhoria dos serviços de navegação aérea prestados pelo DECEA.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
Edição: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Texto: Gisele Bastos (ASCOM/DECEA)
Fotos: Fábio Maciel
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