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ACC Brasília agora conta com SAGITARIO implantado pela CISCEA
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Publicado em 03/02/2021 15:23:00
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Na madrugada do dia 19 de janeiro de 2021, entrou em operação no Centro de Controle de Área de Brasília (ACC-BS) a nova infraestrutura de hardware do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (SAGITARIO), após implantação realizada pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), em conjunto com a empresa Atech.

 

Com isso, o Centro de Brasília passa a operar com um novo conjunto de máquinas de última geração e com a versão mais recente do SAGITARIO, já com capacidade para suportar os processos da Centralização de Planos de Voo, projeto em pleno desenvolvimento pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

O Gerente de Projetos da Divisão Operacional da CISCEA Francisco Accacio Oliveira da Silva detalha as principais etapas do projeto e explica que essa modernização foi um grande desafio, em função da coordenação complexa para aquisição do hardware no exterior e armazenamento de uma grande quantidade de consoles operacionais e equipamentos, sendo necessários dois contêineres para estocar esse material. “As principais etapas desse projeto contemplam o levantamento em campo, projetos executivos de instalação elétrica e eletrônica, planos e materiais para treinamento, procedimentos e testes de aceitação em campo, voo do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) para validar o sistema, operação assistida, documentação definitiva e garantia”.

 

A partir de agora, a CISCEA e a Atech acompanharão a operação do ACC-BS em uma operação assistida de dois meses. Em seguida, dando continuidade ao contrato daquele sistema, será iniciada a implantação e modernização do Controle de Aproximação de Brasília (APP-BR) com as novas máquinas e versão mais moderna do SAGITARIO, prevista também para entrada em operação ainda este ano.

Para o Presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, “a atualização do hardware e a instalação da versão mais atual do SAGITARIO no ACC-BS é um importante passo para a implementação da Centralização de Planos de Voo, projeto de extrema relevância do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA,  reforçando o compromisso da CISCEA na implantação de sistemas, equipamentos e infraestrutura de ponta para as atividades de gerenciamento e controle do espaço aéreo brasileiro, em consonância com a visão do DECEA: ser reconhecido como referência global em segurança, fluidez e eficiência no gerenciamento e controle integrado do espaço aéreo”.

 

SAGITARIO

 

O SAGITARIO é um software nacional desenvolvido pela empresa Atech capaz de processar dados de diversas fontes de captação, como radares e satélites, e consolidá-los em uma única apresentação visual para o controlador de voo (ATCO, do inglês Air Traffic Controller). O Sistema trouxe várias inovações em relação ao anterior, X-4000. O software permite, por exemplo, a sobreposição de imagens meteorológicas sobre a imagem do setor sob controle, para acompanhar a evolução de mau tempo em determinada região do país. Os planos de voo também podem ser editados graficamente sobre o mapa possibilitando a inserção, remoção e reposicionamento de pontos do plano e cancelamento o de operações, o que permitirá ao controlador acompanhar melhor a evolução do que estava previamente planejado para o voo.

Além disso, etiquetas inteligentes, por meio de cores diferentes de acordo com o nível de atenção para o cenário, indicam informações essenciais para o controle de tráfego aéreo. Esse novo sistema permite que o controlador de voo tenha mais ferramentas à sua disposição, de forma mais objetiva, facilitando o trabalho do piloto e trazendo mais segurança para o próprio ATCO ao tomar as decisões ou efetuar determinadas autorizações ao comandante da aeronave.

Na prática, as ações decorrentes do sistema poderão controlar uma maior demanda de tráfego aéreo, reverter em menor tempo de voo, redução na emissão de gases com consequente economia para a empresa aérea, o que também reflete no aumento da pontualidade das empresas.  A concepção avançada privilegia também a interação, ao reduzir os comandos de teclado, permitir maior concentração e diminuir a fadiga do controlador.

O sistema SAGITARIO já está em funcionamento desde 2010 em cinco Centros de Controle de Área (ACC), 20 Centros de Controle de Terminal (APP) e dois Centros de Instrução (Instituto de Controle do Espaço Aéreo - ICEA e Escola de Especialistas da Aeronáutica - EEAR).

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA
1º Tenente Camille Barroso
Fonte e Fotos:  Francisco Accácio (DO/CISCEA)


Visite a página especial da FAB que conta a história de seus 80 anos
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Publicado em 27/01/2021 20:24:00
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Nossa jornada continua rumo ao futuro.

Conheça a página especial criada para comemorar os 80 anos da FAB, que conta a história, traz um vídeo em homenagem à essa data, destaca as personalidades da aviação e, ainda, a publicação de um álbum de fotos comemorativo.

https://www.fab.mil.br/80Anos/


Aniversário de 80 anos do Comando da Aeronáutica
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Publicado em 27/01/2021 19:54:00
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O crescimento da atividade aérea evidenciou a premente necessidade de um Poder Aéreo uno e indivisível

 

 

Em 23 de outubro de 1906, sob o olhar de uma plateia admirada, o brasileiro Alberto Santos Dumont voou com o seu 14-BIS.
 
Logo, o Patrono da Aeronáutica Brasileira seria imortalizado por prever o primordial papel da Navegação Aérea na integração, união e amizade entre os povos.
 
Além disso, o Pai da Aviação alimentava a crença de que o Brasil deveria assumir as responsabilidades pertinentes ao país berço da Aeronáutica.
 
O crescimento da atividade aérea evidenciou a premente necessidade de um Poder Aéreo uno e indivisível, e mostrou o quão acertadas foram as previsões do insigne mineiro de Cabangu.
 
Em 20 de janeiro de 1941, a aproximação das Asas da Aviação Naval e da Aviação Militar permitiu que uma nova instituição alçasse voo solo. Nascia o Ministério da Aeronáutica.
 
Começando pelo jurista Joaquim Pedro Salgado Filho, nosso primeiro Ministro; passando por Nero Moura, Patrono da Aviação de Caça; Eduardo Gomes, Patrono da Força Aérea Brasileira; Casemiro Montenegro Filho, criador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica; Nélson Freire Lavénere-Wanderley, Patrono do Correio Aéreo Nacional; e tantos outros, todos esses que nos antecederam estiveram irmanados por uma inigualável identidade de propósitos e a firme convicção do valor estratégico de um forte Poder Aeroespacial.
 
Assim, com o olhar sábio que vislumbra o amanhã e não se curva ante os desafios, os Pioneiros do Correio Aéreo Nacional partiram para o interior do país, buscando na integração nacional a ferramenta ideal para acelerar o crescimento econômico do país.
 
Nos céus da Itália, os integrantes do 1º Grupo de Aviação de Caça e da 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação participavam do esforço de guerra na defesa dos valores da democracia e da autodeterminação dos povos. Cessado o conflito, em suas bagagens trouxeram inestimáveis lições de patriotismo, desprendimento e a coragem testada no fragor dos campos de batalha.
 
Os anos se passaram e o veloz amadurecimento no emprego do vetor aéreo fez o Ministério da Aeronáutica ganhar destacada importância nos campos social, político e econômico do país.
 
Ao longo de oito décadas, assistimos ao vertiginoso crescimento da Infraestrutura Aeroportuária e da Aviação Civil, e, com singular engenhosidade, à implantação de um Sistema de Controle do Espaço Aéreo, integrado e econômico, mantendo, assim, o nosso compromisso com a inviolabilidade dos céus do Brasil.
 
Ao identificar a correlação entre ensino, pesquisa e indústria, nossa Instituição criou escolas de excelência e consolidou um respeitável Parque Industrial Aeronáutico, com o Centro Técnico Aeroespacial, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica e a EMBRAER, gerando um legado absolutamente valioso para o desenvolvimento tecnológico do país.
 
Nessa trajetória evolutiva, passamos pelo ano de 1999, quando, sob a denominação de Comando da Aeronáutica, e subordinados ao Ministério da Defesa, mantivemos firme nossa proa rumo ao futuro.
 
Hoje, a Aeronáutica prossegue buscando a vanguarda da modernidade, consciente de que a perenidade de uma instituição estrutura-se em uma sólida base, construída a partir do incansável trabalho que transforma suor em conquistas e resiste ao tempo, graças à consciência dos benefícios de que é capaz de produzir para toda uma sociedade.
 
Em seus 80 anos, a Força Aérea Brasileira continua sendo as “Asas que Protegem o País”.
 
Uma Força que une todos os credos e sotaques, garantindo a mobilidade da tropa, o reabastecimento em voo, a consagrada missão de busca e salvamento, o transporte de órgãos e o atendimento aos importantes compromissos internacionais.
 
Somos as “incansáveis asas” formadas por militares que, muitas vezes, de forma anônima e solitária, ocupam seus consoles para assegurar o controle do nosso espaço aéreo, de nossas modernas aeronaves KC-390 Millennium e, em breve, dos caças F-39 Gripen, formando, juntos, um conjunto harmônico para aumentar a capacidade do Brasil de projetar o Poder Aeroespacial Estratégico nos 22 milhões de quilômetros quadrados sobre os quais temos a missão constitucional de controlar, defender e integrar.
 
Somos também as “asas altaneiras” que reverenciam e se fortalecem pelo trabalho diuturno, árduo e dedicado dos civis e militares da Administração e Finanças, da Infantaria que nos protege, do Ensino, do arcabouço Logístico quase inimaginável em cada decolagem, da Saúde que nos empresta suas mãos humanitárias, dos diversos quadros de Apoio da Aeronáutica e muitos outros que mantêm o Comando da Aeronáutica em voo ascendente.
 
Somos a Força da nossa gente, que enfrenta as intempéries amazônicas, atuando desde São Gabriel da Cachoeira até Fernando de Noronha, do Oiapoque até Uruguaiana, indiferentes aos rigores térmicos, longe de seus familiares, cruzando os fusos verdes e amarelos deste País, inspirados pelo amor ao próximo, pelo senso do dever, vigilantes na tutela de nossos mais autênticos preceitos.
 
Guardiões do Poder Aeroespacial Brasileiro!
 
No dia em que celebramos os 80 anos de criação do Comando da Aeronáutica, recebam minha mais expressiva e sincera manifestação de orgulho em comandá-los.
 
No momento em que o passado se encontra com o presente, concito-os a seguirem em frente, firmes, concentrados e serenos, transformando os desafios do dia a dia em constantes estímulos, pavimentando de grandeza a trilha de realizações daqueles que, por vocação, com sacrifícios e lutas, legaram a nós esta Força Aérea – forte, coesa, vibrante – devotada ao futuro do Brasil.
 
Parabéns ao Comando da Aeronáutica pelo seu aniversário de criação!
 
Que Deus continue a iluminar nosso caminho rumo a um futuro promissor!
 
 
 
Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Comandante da Aeronáutica

CISCEA assina contratos relacionados ao sistema TATIC - Controle Total da Informação de Tráfego Aéreo
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Publicado em 14/01/2021 15:30:00
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Seguindo a missão de implantar projetos voltados ao desenvolvimento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e de buscar a constante modernização, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) assinou importantes contratos no dia 23 de dezembro de 2020.

O novo compromisso, relacionado ao Sistema TATIC, foi estabelecido com a Saipher ATC, empresa especializada no desenvolvimento de soluções na área de Controle do Tráfego Aéreo e Gerenciamento do Tráfego Aéreo (ATC/ATM, do inglês Air Traffic Control / Air Traffic Management). O objetivo é contribuir para melhoria do fluxo e controle do espaço aéreo por meio da implantação de três módulos do sistema TATIC (Controle Total da Informação de Tráfego Aéreo): o TATIC CLOUD, o TATIC AFIS e o TATIC TWR.

Estiveram presentes o Presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior; o então Vice-Presidente da CISCEA, Coronel Aviador Cyro André Cruz; o Agente de Controle Interno (ACI), Coronel Intendente Paulo Roberto Ferreira Vieira; o Chefe da Divisão Operacional (DO), Major Aviador Marcio Rodrigues Ribeiro Gladulich; o Chefe da Divisão Administrativa (DA), Major Intendente Alberto de Almeida Gomes; a Adjunto do ACI, 1º Tenente Intendente Amanda Priscila de Moura Gabriel; os Gerentes de Projetos Cláudio Macedo e Renato Di Iulio; além do Diretor Comercial da empresa Saipher, Luiz Tanaka.

 

TATIC CLOUD

O módulo TATIC CLOUD se integrará ao TATIC FLOW instalado no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA). Entre as principais funcionalidades, ele permitirá que os usuários externos da rede do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) consigam receber, de forma segura, as informações da movimentação de aeronaves em uma ou mais torres de controle. A Polícia e a Receita Federal, potenciais usuários da ferramenta, poderão monitorar o status de um voo específico, por exemplo. Outro grande benefício do módulo está no fato de torres de controle da iniciativa privada poderem ter integrações que até então seriam inviáveis.

O TATIC CLOUD será um grande avanço para os sistemas do SISCEAB. A previsão é de que o desenvolvimento, a implantação e o treinamento de usuários e mantenedores ocorram no primeiro semestre deste ano.

  

TATIC AFIS

Formado por um conjunto de aplicativos especialmente desenvolvidos para utilização em órgãos AFIS (Serviço de Informação de Voo de Aeródromo, do inglês Aerodrome Flight Information Service), o módulo AFIS proporciona a automação de funções e simplifica funcionalidades, permitindo a melhoria de processos e promovendo o incremento da eficiência e da segurança nas operações.

O escopo do novo contrato prevê a atualização dos sistemas AFIS para o TATIC 2.0, versão que possui diversas novas funcionalidades e integrações com os sistemas do SISCEAB. O projeto de implantação contempla ainda o fornecimento de licenças, a implantação e parametrização do sistema, treinamentos e acompanhamento por meio de operação assistida.

A previsão é de que o módulo entre em operação ainda no primeiro semestre de 2021, no Aeroporto de Lagoa Santa (MG), na Base Aérea de Santos (SP) e na Base Aérea dos Afonsos (RJ).

  

TATIC TWR

O módulo TATIC TWR substitui as convencionais fichas de progressão de voo de papel por fichas eletrônicas (EFPS – Electronic Flight Progression Strips). As EFPS são gerenciadas pelas estações de trabalho distribuídas nas posições operacionais do órgão de controle. Maior fluidez e mais eficiência nas atividades dos controladores de tráfego aéreo estão entre as grandes vantagens do TATIC TWR.

O projeto de implantação contempla o fornecimento de licenças, implantação e parametrização do sistema, treinamentos, acompanhamento por meio de operação assistida para os seguintes sítios: Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder (SC), Aeroporto Edu Chaves (SP), Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro (SP), Aeroporto Silvio Name Júnior (PR), Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves (RN), Aeroporto Carlos Drummond de Andrade (MG), Aeroporto Santa Genoveva (GO), Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira (PA), Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto (PB) e Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola (SC).

A previsão é de que os trabalhos ocorram em seis torres ainda este ano e em outras quatro em 2022.

  

 

Os módulos do Sistema TATIC já estão em operação em 35 torres de controle em todo o país. O novo contrato representa mais uma etapa do compromisso do DECEA e da CISCEA de estarem alinhados e comprometidos com a modernização e uniformização dos ambientes operacionais nas torres de controle do território nacional. Isso significa, entre outros benefícios, uma consciência situacional ainda maior do tráfego aéreo brasileiro.

O Presidente da CISCEA, Brigadeiro Sérgio Bastos, reconheceu a Saipher como uma grande parceira, em especial durante o último ano. “Um exemplo dessa importante parceria foi o intenso trabalho efetuado durante a implantação do conceito ACDM (Tomada de Decisão Colaborativa em Aeroporto) no aeroporto de Guarulhos, destacando a disponibilização pela empresa de um Ensino à Distância (EaD) com rapidez e qualidade para a capacitação dos usuários, a modernização de 33 torres de controle com o TATIC 2.0, possibilitando a utilização das strips eletrônicas na operação dessas torre de controle, aumentando a segurança operacional no controle do espaço aéreo, enfim, foram muitas realizações em um ano totalmente atípico. Temos os nossos próprios sistemas de controle do espaço aéreo e um deles é o TATIC e seus módulos, que permitem ao DECEA prover um serviço, com eficiência e segurança, reconhecido mundialmente. É uma grande satisfação poder ter feito tudo que fizemos nesse último ano, resultado de muito esforço e dedicação de todos os envolvidos. Temos muito trabalho pela frente com a celebração destes novos contratos!”

Para o Diretor Comercial da empresa Saipher, foi uma grande satisfação em ouvir as palavras do Presidente da CISCEA. “Por mim e pela Saipher, agradeço o espaço e tempo. Foram muitos desafios para a Saipher e para a CISCEA também. Estamos seguindo o caminho certo, e saber disso revigora o nosso ânimo, é bom ter a oportunidade deste momento que representa a assinatura de novos contratos, mas que traz um esforço muito maior por trás. É muito importante entender que conseguimos atingir os objetivos e metas que tínhamos nos comprometido. Foi feito de uma maneira que atendeu a contento à CISCEA, e isso vai nos guiar e nortear para conseguir manter ou ainda melhorar o trabalho que fazemos juntos, muito obrigado”, agradeceu Luiz Tanaka.

O Gerente de Projetos Renato Di Iulio ressaltou o intenso trabalho das equipes da Divisão Operacional da CISCEA e da Saipher. “Cada implementação requer uma coordenação muito complexa, acompanhando o ritmo das missões in loco, propondo diversos ajustes, com uma grande quantidade de documentos a serem confeccionados e analisados, além do período de trabalho atípico, pois geralmente os testes e a ‘virada de chave’, como chamamos a entrada em operação do sistema, são realizados durante a madrugada, devido à menor quantidade de tráfego aéreo. Mérito das equipes da DO e da Saipher, que é uma empresa ágil, que tem uma pronta resposta às nossas demandas, evoluindo os sistemas de acordo com as nossas necessidades”, declarou.

O Major Alberto complementou a questão da pronta resposta da empresa Saipher, ressaltando a evolução nas normas que regram a instrução de processos administrativos. “A atualização de procedimentos veio para ficar e estão alinhadas com a jurisprudência do Tribunal de Contas da União (TCU). A Saipher demonstrou não só no tocante à sua expertise técnica, mas na sua área administrativa uma resposta muito rápida para adequação do instrumento processual. Tais atualizações se traduziram em uma grande vitória para a Instituição e para a própria Saipher, na medida em que foram adotadas providências atualizadas para a instrução do processo de contratação”, explicou o Chefe da Divisão Administrativa da CISCEA.

Para o Gerente de Projetos Cláudio Macedo, é uma satisfação poder contar com uma empresa de confiança, já que a modernização de projetos pode ser bastante complexa. “O nosso País tem dimensões continentais e todos os nossos sistemas hoje são operacionais. Tivemos a experiência de viver a implantação de projetos e a modernização de projetos, e posso dizer que implantar é muito mais fácil. Na modernização é necessária uma grande coordenação e nessa parte é importante citar a parceria com a Saipher, por entender a complexidade, a importância e as condições de trabalho que são impostas. É uma satisfação materializar essa percepção com mais três instrumentos contratuais que vão permitir à Saipher pensar ainda mais longe”.

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA

1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso

Fonte: Renato Queiroz Di Iulio (DO/CISCEA)
Fotos: Fábio Ribeiro Maciel (ASCOM/DECEA), DO/CISCEA


 


CISCEA APRESENTA SEUS PROJETOS AO NOVO VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO
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Publicado em 12/01/2021 16:43:00
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É impossível tocar qualquer projeto sem conhecimento de causa.  Na vice-presidência da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) não é diferente – há de se conhecer a Organização para estar à frente dela, e o volume de informações é proporcional à relevância da Instituição.

Assim, o Vice-Presidente da CISCEA, Coronel Aviador Cyro André Cruz, os chefes de Divisão, Assessores e Gerentes de projetos da Comissão apresentaram, entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2020, os projetos da CISCEA, suas peculiaridades, estrutura e relacionamento com outras Organizações Militares do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) para o futuro Vice-Presidente, Coronel Aviador Raul Carlos Camara Borges, que assumirá a vice-presidência da Comissão no dia 07 de janeiro.

 O Coronel Cyro apresentou a CISCEA, desejou as boas-vindas ao Coronel Camara e falou sobre a importância das apresentações. “Seja muito bem vindo, você será muito feliz aqui, a Comissão tem um alto nível de comprometimento, dedicação e profissionalismo. As apresentações institucionais e dos projetos foram uma iniciativa importante nesse momento de transição para que o Coronel Camara, chegando na Comissão, tenha contato com as principais atividades desenvolvidas e com os projetos futuros e possa dar sequência ao trabalho que vem sendo desenvolvido, de modo que a CISCEA continue atingindo elevados índices de produtividade em relação à modernização e implantação de sistemas e equipamentos em prol do Controle do Espaço Aéreo.”

  

Para o Coronel Camara, a CISCEA é uma OM com características bem particulares e marcantes que a tornam um excelente local de trabalho. “Fazer parte da implantação de um sistema de controle do espaço aéreo que é respeitado no mundo todo é motivo de orgulho não só para mim, mas para todos os civis e militares que trabalham na CISCEA. Os conhecimentos específicos relacionados ao empolgante processo contínuo de aperfeiçoamento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) transmitidos pelos chefes de Divisões e Assessorias da CISCEA, assim como pelos gerentes dos diversos projetos sob a responsabilidade da Comissão, são por si só fatores motivantes que nos leva à dedicação máxima no cumprimento da missão”, declarou o futuro vice-presidente da CISCEA.

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA
1º Ten Relações Públicas Camille Barroso

Fotos: Fábio Maciel (ASCOM/DECEA)