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Aniversário de 80 anos do Comando da Aeronáutica
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Publicado em 27/01/2021 19:54:00
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O crescimento da atividade aérea evidenciou a premente necessidade de um Poder Aéreo uno e indivisível

 

 

Em 23 de outubro de 1906, sob o olhar de uma plateia admirada, o brasileiro Alberto Santos Dumont voou com o seu 14-BIS.
 
Logo, o Patrono da Aeronáutica Brasileira seria imortalizado por prever o primordial papel da Navegação Aérea na integração, união e amizade entre os povos.
 
Além disso, o Pai da Aviação alimentava a crença de que o Brasil deveria assumir as responsabilidades pertinentes ao país berço da Aeronáutica.
 
O crescimento da atividade aérea evidenciou a premente necessidade de um Poder Aéreo uno e indivisível, e mostrou o quão acertadas foram as previsões do insigne mineiro de Cabangu.
 
Em 20 de janeiro de 1941, a aproximação das Asas da Aviação Naval e da Aviação Militar permitiu que uma nova instituição alçasse voo solo. Nascia o Ministério da Aeronáutica.
 
Começando pelo jurista Joaquim Pedro Salgado Filho, nosso primeiro Ministro; passando por Nero Moura, Patrono da Aviação de Caça; Eduardo Gomes, Patrono da Força Aérea Brasileira; Casemiro Montenegro Filho, criador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica; Nélson Freire Lavénere-Wanderley, Patrono do Correio Aéreo Nacional; e tantos outros, todos esses que nos antecederam estiveram irmanados por uma inigualável identidade de propósitos e a firme convicção do valor estratégico de um forte Poder Aeroespacial.
 
Assim, com o olhar sábio que vislumbra o amanhã e não se curva ante os desafios, os Pioneiros do Correio Aéreo Nacional partiram para o interior do país, buscando na integração nacional a ferramenta ideal para acelerar o crescimento econômico do país.
 
Nos céus da Itália, os integrantes do 1º Grupo de Aviação de Caça e da 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação participavam do esforço de guerra na defesa dos valores da democracia e da autodeterminação dos povos. Cessado o conflito, em suas bagagens trouxeram inestimáveis lições de patriotismo, desprendimento e a coragem testada no fragor dos campos de batalha.
 
Os anos se passaram e o veloz amadurecimento no emprego do vetor aéreo fez o Ministério da Aeronáutica ganhar destacada importância nos campos social, político e econômico do país.
 
Ao longo de oito décadas, assistimos ao vertiginoso crescimento da Infraestrutura Aeroportuária e da Aviação Civil, e, com singular engenhosidade, à implantação de um Sistema de Controle do Espaço Aéreo, integrado e econômico, mantendo, assim, o nosso compromisso com a inviolabilidade dos céus do Brasil.
 
Ao identificar a correlação entre ensino, pesquisa e indústria, nossa Instituição criou escolas de excelência e consolidou um respeitável Parque Industrial Aeronáutico, com o Centro Técnico Aeroespacial, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica e a EMBRAER, gerando um legado absolutamente valioso para o desenvolvimento tecnológico do país.
 
Nessa trajetória evolutiva, passamos pelo ano de 1999, quando, sob a denominação de Comando da Aeronáutica, e subordinados ao Ministério da Defesa, mantivemos firme nossa proa rumo ao futuro.
 
Hoje, a Aeronáutica prossegue buscando a vanguarda da modernidade, consciente de que a perenidade de uma instituição estrutura-se em uma sólida base, construída a partir do incansável trabalho que transforma suor em conquistas e resiste ao tempo, graças à consciência dos benefícios de que é capaz de produzir para toda uma sociedade.
 
Em seus 80 anos, a Força Aérea Brasileira continua sendo as “Asas que Protegem o País”.
 
Uma Força que une todos os credos e sotaques, garantindo a mobilidade da tropa, o reabastecimento em voo, a consagrada missão de busca e salvamento, o transporte de órgãos e o atendimento aos importantes compromissos internacionais.
 
Somos as “incansáveis asas” formadas por militares que, muitas vezes, de forma anônima e solitária, ocupam seus consoles para assegurar o controle do nosso espaço aéreo, de nossas modernas aeronaves KC-390 Millennium e, em breve, dos caças F-39 Gripen, formando, juntos, um conjunto harmônico para aumentar a capacidade do Brasil de projetar o Poder Aeroespacial Estratégico nos 22 milhões de quilômetros quadrados sobre os quais temos a missão constitucional de controlar, defender e integrar.
 
Somos também as “asas altaneiras” que reverenciam e se fortalecem pelo trabalho diuturno, árduo e dedicado dos civis e militares da Administração e Finanças, da Infantaria que nos protege, do Ensino, do arcabouço Logístico quase inimaginável em cada decolagem, da Saúde que nos empresta suas mãos humanitárias, dos diversos quadros de Apoio da Aeronáutica e muitos outros que mantêm o Comando da Aeronáutica em voo ascendente.
 
Somos a Força da nossa gente, que enfrenta as intempéries amazônicas, atuando desde São Gabriel da Cachoeira até Fernando de Noronha, do Oiapoque até Uruguaiana, indiferentes aos rigores térmicos, longe de seus familiares, cruzando os fusos verdes e amarelos deste País, inspirados pelo amor ao próximo, pelo senso do dever, vigilantes na tutela de nossos mais autênticos preceitos.
 
Guardiões do Poder Aeroespacial Brasileiro!
 
No dia em que celebramos os 80 anos de criação do Comando da Aeronáutica, recebam minha mais expressiva e sincera manifestação de orgulho em comandá-los.
 
No momento em que o passado se encontra com o presente, concito-os a seguirem em frente, firmes, concentrados e serenos, transformando os desafios do dia a dia em constantes estímulos, pavimentando de grandeza a trilha de realizações daqueles que, por vocação, com sacrifícios e lutas, legaram a nós esta Força Aérea – forte, coesa, vibrante – devotada ao futuro do Brasil.
 
Parabéns ao Comando da Aeronáutica pelo seu aniversário de criação!
 
Que Deus continue a iluminar nosso caminho rumo a um futuro promissor!
 
 
 
Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Comandante da Aeronáutica

CISCEA assina contratos relacionados ao sistema TATIC - Controle Total da Informação de Tráfego Aéreo
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Publicado em 14/01/2021 15:30:00
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Seguindo a missão de implantar projetos voltados ao desenvolvimento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e de buscar a constante modernização, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) assinou importantes contratos no dia 23 de dezembro de 2020.

O novo compromisso, relacionado ao Sistema TATIC, foi estabelecido com a Saipher ATC, empresa especializada no desenvolvimento de soluções na área de Controle do Tráfego Aéreo e Gerenciamento do Tráfego Aéreo (ATC/ATM, do inglês Air Traffic Control / Air Traffic Management). O objetivo é contribuir para melhoria do fluxo e controle do espaço aéreo por meio da implantação de três módulos do sistema TATIC (Controle Total da Informação de Tráfego Aéreo): o TATIC CLOUD, o TATIC AFIS e o TATIC TWR.

Estiveram presentes o Presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior; o então Vice-Presidente da CISCEA, Coronel Aviador Cyro André Cruz; o Agente de Controle Interno (ACI), Coronel Intendente Paulo Roberto Ferreira Vieira; o Chefe da Divisão Operacional (DO), Major Aviador Marcio Rodrigues Ribeiro Gladulich; o Chefe da Divisão Administrativa (DA), Major Intendente Alberto de Almeida Gomes; a Adjunto do ACI, 1º Tenente Intendente Amanda Priscila de Moura Gabriel; os Gerentes de Projetos Cláudio Macedo e Renato Di Iulio; além do Diretor Comercial da empresa Saipher, Luiz Tanaka.

 

TATIC CLOUD

O módulo TATIC CLOUD se integrará ao TATIC FLOW instalado no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA). Entre as principais funcionalidades, ele permitirá que os usuários externos da rede do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) consigam receber, de forma segura, as informações da movimentação de aeronaves em uma ou mais torres de controle. A Polícia e a Receita Federal, potenciais usuários da ferramenta, poderão monitorar o status de um voo específico, por exemplo. Outro grande benefício do módulo está no fato de torres de controle da iniciativa privada poderem ter integrações que até então seriam inviáveis.

O TATIC CLOUD será um grande avanço para os sistemas do SISCEAB. A previsão é de que o desenvolvimento, a implantação e o treinamento de usuários e mantenedores ocorram no primeiro semestre deste ano.

  

TATIC AFIS

Formado por um conjunto de aplicativos especialmente desenvolvidos para utilização em órgãos AFIS (Serviço de Informação de Voo de Aeródromo, do inglês Aerodrome Flight Information Service), o módulo AFIS proporciona a automação de funções e simplifica funcionalidades, permitindo a melhoria de processos e promovendo o incremento da eficiência e da segurança nas operações.

O escopo do novo contrato prevê a atualização dos sistemas AFIS para o TATIC 2.0, versão que possui diversas novas funcionalidades e integrações com os sistemas do SISCEAB. O projeto de implantação contempla ainda o fornecimento de licenças, a implantação e parametrização do sistema, treinamentos e acompanhamento por meio de operação assistida.

A previsão é de que o módulo entre em operação ainda no primeiro semestre de 2021, no Aeroporto de Lagoa Santa (MG), na Base Aérea de Santos (SP) e na Base Aérea dos Afonsos (RJ).

  

TATIC TWR

O módulo TATIC TWR substitui as convencionais fichas de progressão de voo de papel por fichas eletrônicas (EFPS – Electronic Flight Progression Strips). As EFPS são gerenciadas pelas estações de trabalho distribuídas nas posições operacionais do órgão de controle. Maior fluidez e mais eficiência nas atividades dos controladores de tráfego aéreo estão entre as grandes vantagens do TATIC TWR.

O projeto de implantação contempla o fornecimento de licenças, implantação e parametrização do sistema, treinamentos, acompanhamento por meio de operação assistida para os seguintes sítios: Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder (SC), Aeroporto Edu Chaves (SP), Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro (SP), Aeroporto Silvio Name Júnior (PR), Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves (RN), Aeroporto Carlos Drummond de Andrade (MG), Aeroporto Santa Genoveva (GO), Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira (PA), Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto (PB) e Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola (SC).

A previsão é de que os trabalhos ocorram em seis torres ainda este ano e em outras quatro em 2022.

  

 

Os módulos do Sistema TATIC já estão em operação em 35 torres de controle em todo o país. O novo contrato representa mais uma etapa do compromisso do DECEA e da CISCEA de estarem alinhados e comprometidos com a modernização e uniformização dos ambientes operacionais nas torres de controle do território nacional. Isso significa, entre outros benefícios, uma consciência situacional ainda maior do tráfego aéreo brasileiro.

O Presidente da CISCEA, Brigadeiro Sérgio Bastos, reconheceu a Saipher como uma grande parceira, em especial durante o último ano. “Um exemplo dessa importante parceria foi o intenso trabalho efetuado durante a implantação do conceito ACDM (Tomada de Decisão Colaborativa em Aeroporto) no aeroporto de Guarulhos, destacando a disponibilização pela empresa de um Ensino à Distância (EaD) com rapidez e qualidade para a capacitação dos usuários, a modernização de 33 torres de controle com o TATIC 2.0, possibilitando a utilização das strips eletrônicas na operação dessas torre de controle, aumentando a segurança operacional no controle do espaço aéreo, enfim, foram muitas realizações em um ano totalmente atípico. Temos os nossos próprios sistemas de controle do espaço aéreo e um deles é o TATIC e seus módulos, que permitem ao DECEA prover um serviço, com eficiência e segurança, reconhecido mundialmente. É uma grande satisfação poder ter feito tudo que fizemos nesse último ano, resultado de muito esforço e dedicação de todos os envolvidos. Temos muito trabalho pela frente com a celebração destes novos contratos!”

Para o Diretor Comercial da empresa Saipher, foi uma grande satisfação em ouvir as palavras do Presidente da CISCEA. “Por mim e pela Saipher, agradeço o espaço e tempo. Foram muitos desafios para a Saipher e para a CISCEA também. Estamos seguindo o caminho certo, e saber disso revigora o nosso ânimo, é bom ter a oportunidade deste momento que representa a assinatura de novos contratos, mas que traz um esforço muito maior por trás. É muito importante entender que conseguimos atingir os objetivos e metas que tínhamos nos comprometido. Foi feito de uma maneira que atendeu a contento à CISCEA, e isso vai nos guiar e nortear para conseguir manter ou ainda melhorar o trabalho que fazemos juntos, muito obrigado”, agradeceu Luiz Tanaka.

O Gerente de Projetos Renato Di Iulio ressaltou o intenso trabalho das equipes da Divisão Operacional da CISCEA e da Saipher. “Cada implementação requer uma coordenação muito complexa, acompanhando o ritmo das missões in loco, propondo diversos ajustes, com uma grande quantidade de documentos a serem confeccionados e analisados, além do período de trabalho atípico, pois geralmente os testes e a ‘virada de chave’, como chamamos a entrada em operação do sistema, são realizados durante a madrugada, devido à menor quantidade de tráfego aéreo. Mérito das equipes da DO e da Saipher, que é uma empresa ágil, que tem uma pronta resposta às nossas demandas, evoluindo os sistemas de acordo com as nossas necessidades”, declarou.

O Major Alberto complementou a questão da pronta resposta da empresa Saipher, ressaltando a evolução nas normas que regram a instrução de processos administrativos. “A atualização de procedimentos veio para ficar e estão alinhadas com a jurisprudência do Tribunal de Contas da União (TCU). A Saipher demonstrou não só no tocante à sua expertise técnica, mas na sua área administrativa uma resposta muito rápida para adequação do instrumento processual. Tais atualizações se traduziram em uma grande vitória para a Instituição e para a própria Saipher, na medida em que foram adotadas providências atualizadas para a instrução do processo de contratação”, explicou o Chefe da Divisão Administrativa da CISCEA.

Para o Gerente de Projetos Cláudio Macedo, é uma satisfação poder contar com uma empresa de confiança, já que a modernização de projetos pode ser bastante complexa. “O nosso País tem dimensões continentais e todos os nossos sistemas hoje são operacionais. Tivemos a experiência de viver a implantação de projetos e a modernização de projetos, e posso dizer que implantar é muito mais fácil. Na modernização é necessária uma grande coordenação e nessa parte é importante citar a parceria com a Saipher, por entender a complexidade, a importância e as condições de trabalho que são impostas. É uma satisfação materializar essa percepção com mais três instrumentos contratuais que vão permitir à Saipher pensar ainda mais longe”.

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA

1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso

Fonte: Renato Queiroz Di Iulio (DO/CISCEA)
Fotos: Fábio Ribeiro Maciel (ASCOM/DECEA), DO/CISCEA


 


CISCEA APRESENTA SEUS PROJETOS AO NOVO VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO
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Publicado em 12/01/2021 16:43:00
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É impossível tocar qualquer projeto sem conhecimento de causa.  Na vice-presidência da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) não é diferente – há de se conhecer a Organização para estar à frente dela, e o volume de informações é proporcional à relevância da Instituição.

Assim, o Vice-Presidente da CISCEA, Coronel Aviador Cyro André Cruz, os chefes de Divisão, Assessores e Gerentes de projetos da Comissão apresentaram, entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2020, os projetos da CISCEA, suas peculiaridades, estrutura e relacionamento com outras Organizações Militares do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) para o futuro Vice-Presidente, Coronel Aviador Raul Carlos Camara Borges, que assumirá a vice-presidência da Comissão no dia 07 de janeiro.

 O Coronel Cyro apresentou a CISCEA, desejou as boas-vindas ao Coronel Camara e falou sobre a importância das apresentações. “Seja muito bem vindo, você será muito feliz aqui, a Comissão tem um alto nível de comprometimento, dedicação e profissionalismo. As apresentações institucionais e dos projetos foram uma iniciativa importante nesse momento de transição para que o Coronel Camara, chegando na Comissão, tenha contato com as principais atividades desenvolvidas e com os projetos futuros e possa dar sequência ao trabalho que vem sendo desenvolvido, de modo que a CISCEA continue atingindo elevados índices de produtividade em relação à modernização e implantação de sistemas e equipamentos em prol do Controle do Espaço Aéreo.”

  

Para o Coronel Camara, a CISCEA é uma OM com características bem particulares e marcantes que a tornam um excelente local de trabalho. “Fazer parte da implantação de um sistema de controle do espaço aéreo que é respeitado no mundo todo é motivo de orgulho não só para mim, mas para todos os civis e militares que trabalham na CISCEA. Os conhecimentos específicos relacionados ao empolgante processo contínuo de aperfeiçoamento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) transmitidos pelos chefes de Divisões e Assessorias da CISCEA, assim como pelos gerentes dos diversos projetos sob a responsabilidade da Comissão, são por si só fatores motivantes que nos leva à dedicação máxima no cumprimento da missão”, declarou o futuro vice-presidente da CISCEA.

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA
1º Ten Relações Públicas Camille Barroso

Fotos: Fábio Maciel (ASCOM/DECEA)


PASSAGEM DE VICE-PRESIDÊNCIA DA CISCEA
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Publicado em 12/01/2021 16:39:00
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No dia 07 de janeiro foi realizada a solenidade de transmissão do cargo de Vice-Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), do Coronel Aviador Cyro André Cruz ao Coronel Aviador Raul Carlos Camara Borges.

Estiveram presentes o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, o Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA,  Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, o Chefe do Subdepartamento de Administração do DECEA, Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo, o Presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Caça e Ex-Presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar R1 Teomar Fonseca Quírico, Comandantes de Organizações subordinadas ao DECEA da área do Rio de Janeiro, além dos chefes de Divisão e alguns civis do efetivo da CISCEA.

Presidida pelo Presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, os eventos alusivos à passagem do cargo tiveram início às 15h30, com o descerramento do quadro do Vice-Presidente substituído na galeria de fotos, seguido da cerimônia militar de transmissão do cargo de Vice-Presidente, que ocorreu no salão nobre da CISCEA, observando os protocolos de combate à pandemia.

Durante o descerramento da foto do Vice-Presidente substituído, o Cel Camara mencionou o desafio que terá pela frente e agradeceu ao Coronel Cyro pelo seu empenho na transmissão do cargo. “Você me proporcionou uma imersão no conhecimento da CISCEA e isso muito me auxiliará na condução dos trabalhos. Certamente o seu legado aqui e a ajuda de todos vão fazer com que eu consiga continuar assessorando o Brigadeiro Sérgio Bastos no mesmo nível de eficiência que você assessorou, Te desejo muito sucesso nas duas novas missões, no Curso de Altos Estudos em Política e Estratégia na Escola Superior de Guerra (ESG) e como Adido Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil na Inglaterra e na Noruega.”, declarou.

 

  

 

Em seu discurso, o Coronel Cyro agradeceu a dedicação, comprometimento e companheirismo de todos na CISCEA e recordou o convite do Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando, então Presidente da CISCEA, para assumir inicialmente a Divisão Operacional, e posteriormente a Vice-Presidência da Comissão.  “Que desafio! Uma posição de muita responsabilidade, afinal a CISCEA tem a atribuição de conduzir grandes projetos estratégicos”, relembrou, exemplificando alguns dos projetos que contribuem diretamente e decisivamente para o aprimoramento de um sistema de controle do espaço aéreo integrado e eficiente.

Ao Brigadeiro Sérgio Bastos, o Coronel Cyro agradeceu pelos conhecimentos, mas principalmente pela preocupação com as pessoas e a forma agregadora para atingir os objetivos de uma instituição. “o curso de vida que fiz em 2020 com o senhor é inigualável! Muito obrigado”.

Ao Coronel Camara, o Coronel Cyro desejou as boas-vindas e todo sucesso. “Vai gostar muito de trabalhar aqui. Temos projetos desafiadores para 2021, mas com certeza, aliada à sua experiência, em conjunto com essa equipe brilhante e sob a liderança do Brigadeiro Sérgio Bastos, será mais um período de sucesso e grandes realizações”, finalizou o Coronel Cyro.

  

Em suas palavras, o Presidente da CISCEA elogiou o Coronel Cyro pela motivação e dedicação, aliadas à sua experiência, resultando em um profissional profundamente comprometido com o seu trabalho, com as portas constantemente abertas e sempre pronto para dividir e transmitir os seus conhecimentos. “O senhor foi um profissional incansável, cumprindo suas atribuições com eficiência e eficácia. Característica marcante do seu trabalho foi o esmero e perfeccionismo com que executou as tarefas sob sua responsabilidade, não medindo esforços para que todos os objetivos propostos fossem atingidos plenamente. Somos testemunhas do quanto as suas atribuições exigiram do senhor, como profissional e como ser humano. Tive a oportunidade de trabalhar ao lado de um profissional inteligente, humano e dedicado ao extremo”, elogiou o Brigadeiro Sérgio Bastos, destacando ainda “algumas virtudes presentes em sua liderança: extrema paciência, educação, polidez e atenção, buscando sempre conduzir os trabalhos dentro de uma atmosfera de respeito e dignidade.”

Ao Coronel Camara, o Brigadeiro Sérgio Bastos declarou: “Suas qualidades profissionais o trouxeram até aqui e com certeza elas lhe darão uma base sólida para realizar uma excelente gestão na Vice-Presidência da CISCEA. O senhor enfrentará muitos desafios, porém não temos dúvida de que os gerenciará da melhor maneira possível, com a competência que o tem distinguido durante as missões profissionais para as quais tem sido designado”.

  

O Coronel Aviador Raul Carlos Camara Borges é natural do Rio de Janeiro e tem 50 anos. Ingressou na Força Aérea Brasileira em 15 de março de 1987 e foi promovido ao atual posto em 31 de agosto de 2016. Durante sua carreira, realizou vários cursos operacionais e acadêmicos. Possui aproximadamente 2.000 horas de voo, das quais 1.700 na aviação de caça. Aeronaves voadas: T-25, T-27, AT-27, AT-26, A-1 e A-1M. Seus principais cargos foram os de Comandante do 1º/16º Grupo de Aviação, Diretor do Parque de Material Bélico da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAMB-RJ), Adido de Defesa, de Exército e Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil na Venezuela, e Adjunto do Subdepartamento de Administração (SDAD) do DECEA. Foi condecorado com as medalhas Militar de Ouro, Menção Destaque Operacional nível Prata, Mérito Santos Dumont, Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura e Ordem do Mérito Aeronáutico, grau Cavaleiro.

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Texto: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fotos: Fábio Ribeiro Macial (ASCOM/DECEA)


CISCEA finaliza obras e entrega Radar LP23SST-NG ao DTCEA-JGI
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Publicado em 08/01/2021 10:15:00
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O equipamento substituído, antigo RADAR TRS 2230, foi instalado em 1989 e desligado em julho de 2020 para as obras de instalação do novo modelo.

O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Jaraguari (DTCEA-JGI), localizado no Município de Jaraguari (MS) e subordinado ao Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA II) inaugurou, no dia 28 de dezembro de 2020, o novo radar LP23SST-NG. O equipamento substituído, radar TRS2230, foi instalado em 1989 e desligado em julho de 2020 para as obras de instalação do novo modelo. Para manter a cobertura radar no Estado, o Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle montou, na Ala 5, o radar TPS-B34.

Após a operacionalização do radar TPS-B34, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) deu início à obra de substituição do radar TRS 2230 pelo novo radar LP23SST-NG, através da empresa contratada Omnisys. Foram cinco meses de obras e coordenações divididas em várias etapas, como o recebimento das peças, desmontagem do antigo radar, preparação de infraestrutura para recebimento do novo radar, montagem da antena do novo radar, do radome e do transmissor, revitalização do radar secundário, testes de aceitação da obra de infraestrutura e do radome, cursos na empresa Omnisys e no local para os técnicos radaristas, testes de aceitação técnica, e voos de homologação e de integração, realizados pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). Após estas fases, o Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) autorizou, no dia 17 de dezembro de 2020, o uso do radar LP23SST-NG instalado no DTCEA-JGI.

Participaram da cerimônia de inauguração o Comandante da Ala 5, Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, o Prefeito de Jaraguari, Edson Rodrigues Nogueira e o Comandante do DTCEA-JGI, Capitão Marco Antônio Sabba Marinho.

Para o Comandante do DTCEA-JGI, Capitão Marco Antônio Sabba Marinho, o Destacamento inicia uma nova fase na história. “Agora, com equipamento moderno e aliado ao radar instalado em Corumbá e às futuras instalações em Porto Murtinho e Ponta Porã, o DTCEA-JGI ratifica seu papel essencial para a Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo no Estado de Mato Grosso do Sul”, finaliza o Capitão Marinho.

“A implantação do radar LP23SST-NG no DTCEA-JGI contribui para a modernização do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e a consolidação dos benefícios esperados pela sociedade com a evolução do Sistema ATM Nacional (Gerenciamento da Navegação Aérea, do inglês, Air Traffic Management), como a melhoria da consciência situacional dos controladores de tráfego aéreo e dos pilotos, por meio do emprego de sistemas de vigilância aeronáutica. Esta inauguração é resultado do trabalho árduo de vários profissionais, que enfrentaram os desafios impostos pela pandemia com a prontidão e o comprometimento inerentes à Força Aérea Brasileira” declarou o Chefe da Divisão Técnica da CISCEA, Tenente-Coronel Engenheiro Gustavo Erivan Bezerra Lima.

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA
Edição: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso e
Tenente-Coronel Engenheiro Gustavo Erivan Bezerra Lima
Fonte: Portal FAB, por Capitão Gil (Ala 5)
Fotos: Sd Marani/ DTCEA-JGI