No último dia 07 de julho, o Centro de Aproximação de Curitiba (APP-CT) e o Centro de Controle de Área de Curitiba (ACC-CW) começaram oficialmente a operar o sistema AMAN (Arrival Manager), implantado pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).
Adquirido da Companhia Alemã de Segurança de Voo (DFS), referência mundial no controle de espaço aéreo, o AMAN é um sistema de gerenciamento de chegadas de aeronaves com o objetivo de organizar melhor filas de chegada no aeródromo, com a garantia do espaçamento determinado entre as aeronaves. É um sistema de apoio à operação, com o intuito de ajudar o controlador do APP a adiantar ou atrasar uma aeronave.
O sistema AMAN é totalmente integrado ao sistema SAGITARIO (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional), que também foi desenvolvido e implantado pela CISCEA nos principais Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA). O SAGITARIO é capaz de processar dados de diversas fontes de captação, como radares e satélites e consolidá-los em uma única apresentação visual para o controlador de voo.
Ao todo 259 controladores de voo do APP-CT e ACC-CW estiveram no laboratório de simulação do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), localizado em São José dos Campos – SP, e receberam treinamento da empresa ATECH, responsável pela absorção de tecnologia, apoio técnico e calibração do software para um melhor funcionamento do sistema. A visita ao ICEA teve o intuito de mudar a cultura dos controladores, que analisaram os procedimentos de chegada então existentes, entenderam o funcionamento do AMAN e tiveram a oportunidade de sugerir opções e funcionalidades para o sistema, que foram configuradas, em paralelo, pela ATECH, adequando assim o sistema AMAN à realidade de Curitiba.
Para o Coronel Aviador Marcos Kentaro Adachi, Chefe da Divisão de Operações do Segundo Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), a implantação foi muito bem-sucedida, pois foi baseada em duas grandes premissas - o comprometimento de todos os setores envolvidos e o treinamento simulado realizado no ICEA. “No treinamento em ambiente simulado foi possível conhecer a ferramenta a fundo e verificar características que necessitavam de ajustes para adequar o AMAN à realidade da operação no Brasil. Graças ao trabalho de equipe e à integração entre a área operacional e a área técnica, junto com a ATECH, conseguimos customizar a ferramenta dentro do que era possível, para que ela atendesse, ao máximo, a necessidade dos órgãos operacionais”, esclareceu.
O Coronel Adachi destacou que o maior ganho do processo de implantação foi a grande interação entre o órgão operacional, a CISCEA e a ATECH. Dos pontos positivos deste novo sistema, ele conclui: “Não tenho dúvidas de que a automação dos processos é o futuro para nos auxiliar nos processos decisórios. Acredito que a ferramenta possa evoluir ainda mais, e para isso estamos utilizando o máximo de recursos, levantando dados estatísticos e evidências que possam assessorar a CISCEA e o DECEA quanto ao desempenho da ferramenta após a implantação”.
O Analista da Divisão Operacional (DO) da CISCEA, Fábio Louback Espínola, esteve presente durante todo o processo de desenvolvimento e implantação do sistema AMAN. “É um trabalho fantástico, de alta tecnologia e alta qualidade. O software foi adquirido da Alemanha pois era o estado da arte em termos de AMAN. Foi uma satisfação enorme, pois eu tive a oportunidade de adquirir o Know-how junto aos profissionais alemães e ver o resultado agora, se transformando em uma ferramenta efetiva no dia a dia do controlador, trazendo o benefício final para a ponta, que é quem vai operar”, revelou.
Outros grandes beneficiados por esta implantação, além dos controladores, são as companhias aéreas e os passageiros, pois a tendência é que os procedimentos de holding (espera), que geram grande gasto de tempo e combustível, diminuam consideravelmente.
As próximas implantações do sistema AMAN estão previstas para Belo Horizonte e Brasília.
Seção de Comunicação Social da CISCEA (SECOM)
2º Tenente REP Camille Barroso
Fotos: 1º Tenente ESP AER Elias da Silva (ACC-CW)
A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) iniciou, no período de 13 de junho a 17 de junho de 2016, o processo de aceitação em campo (SAT - Site Acceptance Test) da nova estação radar no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Morro da Igreja (DTCEA-MDI).
Composta por um radar primário LP23SST e um radar secundário RSM970S, a nova estação entra como substituta às antigas estações de radar primário TRS2230/RSM970, que estavam em funcionamento desde a década de 1980.
A substituição dos radares faz parte de um planejamento estratégico iniciado em 2011 pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), pela necessidade de atualização da rede de infraestrutura e em consonância com a manutenção do padrão de qualidade alcançado no provimento seus serviços, visando segurança e fluidez dos voos no espaço aéreo brasileiro e defesa aérea do País.
As estações de radares substituídas, em operação há mais de 30 anos, eram suportadas por sistemas de potência com válvulas de alto custo de manutenção, cuja fabricação tem sido abandonada em favor de sistemas de potência baseados em estado sólido, atualmente considerada a última geração de sistemas finais de amplificação para radares.
O novo radar implantado, largamente empregado em todo o mundo, foi adquirido com o objetivo de manter a vigilância em rota das aeronaves voando em uma área de 670.000 km2 e incorpora as mais novas tecnologias disponíveis no mercado do gênero, mantendo a cobertura radar nas localidades envolvidas, tanto para alvos cooperativos quanto para alvos não cooperativos. "Os novos radares empregam tecnologia de estado sólido, sem uso de válvulas, o que reduz o consumo de energia elétrica, além de gerar mais segurança para seus técnicos e operadores", declarou o Major Engenheiro R1 Manoel Luiz Ribeiro, da Divisão Técnica (DT) da CISCEA.
Todo o processo de substituição do radar contemplou a integração de todos os equipamentos. Foram realizados vários testes de aceitação em campo, com treinamento e operação assistida para técnicos e operadores, visando o melhor emprego do novo sistema de radares.
O Destacamento de Morro da Igreja - localizado em Urubici, SC, está subordinado ao Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) - e fica no ponto habitado mais alto da Região Sul do Brasil, com 1.822 m de altitude. É considerado um dos locais mais frios do Brasil. Durante o inverno as temperaturas frequentemente ficam abaixo de zero, ocorrendo, ocasionalmente, a queda de neve. Sobre a área ao alcance da detecção do radar LP23SST é registrado o maior tráfego de aeronaves em voos internacionais da América do Sul, sendo considerada, pela sua posição estratégica, uma Unidade de suma importância para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
Seção de Comunicação Social da CISCEA (SECOM)
2º Tenente REP Camille Barroso
Fotos: Maj. Eng. R1 Manoel Luiz Ribeiro (DT)
Com foco na transparência das ações realizadas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, militares e civis do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e de outras Organizações Militares da FAB participaram do Estágio de Comunicação Social, nos dias 15 e 16 de junho, no Rio de Janeiro.
O curso foi promovido pelo Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR) em parceria com o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER).
O objetivo foi capacitar os profissionais de comunicação social para que possam divulgar a atuação da Força Aérea Brasileira durante o evento. "É importante que a população saiba o papel da FAB e que estamos nos preparando para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos", afirmou o chefe do CECOMSAER, Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita.
Durante o treinamento, foram abordados temas como mídias sociais, relacionamento com a imprensa, lei de acesso a informação e comunicação nos jogos olímpicos.
"Eu estou aprendendo conhecimentos que vou colocar em prática nas Olimpíadas, quanto ao assessoramento ao comandante, o atendimento ao usuário, além de ter estreitado os laços entre os elos envolvidos", disse o Tenente Eduardo Araujo da Silva, controlador de tráfego aéreo e chefe da Seção de Comunicação Social do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA). A unidade atua no gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo, do espaço aéreo e das demais atividades relacionadas com a navegação aérea.
Na aula inaugural, o Brigadeiro Ary ressaltou o papel da comunicação na FAB. "Precisamos atuar em prol da sociedade e prestar conta de cada uma das nossas ações", ressaltou o oficial-general aos alunos.
Oficina de gerenciamento de crise e palestras sobre jornalismo, relações públicas e publicidade/propaganda fizeram parte dos assuntos do Estágio de Comunicação Social.
Os militares capacitados irão atuar nas seções de comunicação social de unidades que atuam no controle do espaço aéreo, na defesa e segurança do País, na recepção de autoridades e em atividades complementares.
"Eu pude aprender bastante com as palestras e todo esse conteúdo irá contribuir para o desenvolvimento do meu trabalho. A expectativa é conseguir agregar ainda mais como elo do sistema", disse a Tenente Camille Cunha Barroso, chefe da Seção de Comunicação Social da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).
Seção de Comunicação Social da CISCEA (SECOM)
Texto: CV Denise Fontes (ASCOM/DECEA)
Revisão: 2º Tenente REP Camille Barroso (SECOM/CISCEA)
Fotos: COMAR III
As duas últimas semanas foram de aperfeiçoamento para parte do efetivo militar e civil da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA). A Assessoria de TI, Documentação e Apoio (ATDA) promoveu, entre os dias 06 e 16 de junho, um treinamento do Sistema Nexo de Gestão.
O treinamento ocorreu no laboratório do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) e consistiu de aulas expositivas e práticas, sendo dividido por módulos ministrados por diferentes profissionais:
Módulo Gestão de Projetos – Engenheiro Roberto Vitiello, da Seção de Coordenação e Controle Executivo (APLOG-2) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA);
Módulo Gestão Administrativa – Contabilista Gabriel Juliano, da Seção de Processamento Contábil (ACP) e a Contabilista Eloisa Helena Pereira Cunha, da Seção de Contratos e Custos (ACT) da CISCEA;
Módulo Avaliação do Termo de Parceria – Coronel Engenheiro RF Walter Manhães, da Assessoria de Planejamento (APLN) e a Economista Marcia de Marra Henriques, da Seção de Informação de Projetos (GIP) da CISCEA.
O Sistema Nexo foi desenvolvido entre 2006 e 2007 pela CISCEA, em conjunto com a Fundação de Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (COPPETEC). Em outubro de 2010, o DECEA adotou o Sistema NEXO e iniciou a implantação nas demais Organizações subordinadas, com o intuito de prover suporte à gestão física e financeira dos projetos e atividades do Plano Setorial (Planset). Atualmente, todas as unidades subordinadas ao DECEA já contam com o Sistema NEXO de Gestão de Projetos, que evoluiu ao longo do tempo, e continua evoluindo, sofrendo melhorias e adaptações para atender à demanda das demais Organizações.
"A CISCEA já possui uma maturidade na utilização do NEXO acima de outras unidades. A vantagem do treinamento foi dar conhecimento do sistema aos novos usuários e promover uma reciclagem para os antigos usuários, apresentando novas funcionalidades e padronizando a utilização", afirmou o engenheiro Roberto Vitiello.
O Sistema Nexo é um aplicativo de suporte físico e lógico à gestão financeira de projetos e atividades. É composto por dois módulos operacionais: Gerência de Projetos (GP) – gestão física de programas, projetos e atividades; Gerência Administrativa (GA) – que organiza fatos e instrumentos administrativos e financeiros em apoio aos projetos e atividades.
Para o 2º Tenente Administrador Rodrigo Coelho, chefe da Seção de Apuração de Irregularidades (ACP-API), que possui experiência e certificação internacional em gerência de projetos, o treinamento foi bom para mostrar a todos os participantes boa parte das atividades relacionadas à missão da CISCEA. “O módulo de gestão de projetos do Sistema Nexo tem um grande potencial para se tornar uma referência na administração pública, com destaque para o acompanhamento de riscos, mas é de suma importância a identificação, o cadastramento e monitoramento dos riscos pela a equipe de projetos”, afirmou o militar gestor de projetos.
Entre os benefícios de utilização do Sistema Nexo estão a transparência e a visibilidade dos processos, a padronização e unificação das ferramentas de gestão, além do monitoramento da execução das ações planejadas e o desempenho das partes responsáveis.
Seção de Comunicação Social da CISCEA (SECOM)
2º Tenente REP Camille Barroso
Fotos: S2 André Felipe Hermida Lopes(ICA)
A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) concluiu, no dia 25 de maio, a modernização da Torre de Controle de Salvador (TWR-SV), localizada no Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luís Eduardo Magalhães e administrada pelo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Salvador (DTCEA-SV).

A cerimônia de inauguração, ocorrida no último dia 31 de maio, contou com uma breve palestra proferida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro Carlos Vuyk de Aquino, com a presença do Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Sério Roberto de Almeida e outras autoridades do DECEA, do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), da Base Aérea de Salvador (BASV), DTCEA SV, INFRAERO e de integrantes da comunidade aeronáutica do aeroporto.
“Esse novo empreendimento permitirá maior segurança e fluidez nos pousos e decolagens no aeroporto de Salvador, gerando maior pontualidade e economia nas operações aéreas”, destacou o Diretor-Geral do DECEA.
A nova torre, hoje a segunda mais alta do Brasil, com 66 metros de altura e aproximadamente 60 m² de célula operacional, recebeu a instalação do Sistema Integrado de Torre de Controle (SITWR), do Sistema TATIC (”Total Air Traffic Information Control”) e o DCL (“Departure Clearance”), os quais propiciarão uma melhora significativa no ambiente operacional da TWR SV, diminuindo a carga de trabalho dos controladores de voo e colocando a torre de controle de Salvador entre as mais modernas do mundo.
A capital da Bahia irá sediar dez jogos do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos e possui o maior tráfego aéreo da região nordeste. São, aproximadamente, 105.000 aeronaves controladas durante o ano. O número de pousos e decolagens coloca Salvador na 8ª posição no ranking nacional de aeroportos no quesito movimento de passageiros.
O gerente de projetos da Divisão Operacional (DO) da CISCEA, Renato Di Iulio, explicou que o processo de implantação dura em média de 4 a 6 meses, porém, visando atender aos Jogos Olímpicos Rio 2016, o sistema da TWR-SV foi implantado em tempo recorde de 3 meses, o que só foi possível devido ao grande know-how adquirido pela CISCEA na implantação das 26 torres anteriores.
O programa de modernização de Torres de Controle, alinhado à estratégia de modernização contínua dos Sistemas de Controle do Espaço Aéreo do DECEA, teve seu início em 2007 e encontra-se na 27º TWR modernizada, dentre as 28 previstas.
Seção de Comunicação Social da CISCEA (SECOM)
Fonte: Seção de Comando da CINDACTA II/CECOMSAER
Edição: 2º Tenente REP Camille Barroso(SECOM/CISCEA)
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