A Unidade foi a sexta subordinada a ser inspecionada pela comitiva do DECEA
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) visitou, nesta terça-feira (04/07), as instalações da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), em continuidade às visitas programadas do calendário de inspeções de 2023. A Unidade, que tem como atribuição a implantação de projetos voltados para o desenvolvimento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e a modernização de sistemas já implantados, foi a sexta subordinada a ser inspecionada pela comitiva do DECEA.
As visitas de inspeção seguem o preconizado pela ICA 121-7 de 2023. Participando pela primeira vez como presidente da CISCEA, o Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski, destacou a importância da aproximação entre as duas Organizações. “Com a inspeção, conseguimos reorientar o nosso programa de trabalho de 2023 e já planejar as principais ações para 2024, sempre buscando o aprimoramento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”, disse o Oficial-General durante a reunião de abertura.
Após a apresentação dos inspetores e suas contrapartes, os profissionais iniciaram as averiguações dos setores, as avaliações de possíveis pendências e apontaram as oportunidades de melhorias na Organização Militar, que possui 365 profissionais em seu efetivo. Os representantes das duas unidades discutiram assuntos como o Plano Setorial (PLANSET), governança, capacitação de pessoal e a condução do Plano de Logística Sustentável, sendo um dos principais destaques abordados durante a inspeção.
No encerramento, o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, exaltou o trabalho realizado pela CISCEA para o SISCEAB e toda a Força Aérea Brasileira. “Precisamos estar sempre em plena transformação, promovendo melhorias na administração, capacitação e no emprego dos recursos. E hoje vimos o quanto a Unidade está empenhada em todas as suas implementações”, destacou Tenente-Brigadeiro Barbacovi.
Participaram da visita o Chefe do Subdepartamento Técnico (SDTE), Brigadeiro Engenheiro Alessander de Andrade Santoro; o Chefe do Subdepartamento de Administração (SDAD), Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen e demais inspetores. A próxima Unidade a receber a comitiva de inspeção do DECEA será o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no dia 18 de julho.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Tenente Raphaela Martorano
Imagens: Luiz Eduardo Perez
Revisão: Major Aviador Lopes
Já está disponível nas páginas da CISCEA a 7ª Edição da Revista CISCEA NEWS no formato digital para leitura e download.
A revista busca levar aos colaboradores da Comissão de Implantação do
Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) as principais atividades realizadas pela Comissão no último ano, assim como objetiva compartilhar em todo âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER) e também com a sociedade os principais feitos realizados, no que se refere as inovações tecnológicas desenvolvidas, além do reconhecimento e segurança no contínuo trabalho desta Comissão para com o cumprimento e desempenho de sua missão que consiste em promover as atividades relacionadas a implantação de projetos voltados para o desenvolvimento e modernização do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
Seção de Comunicação Social da CISCEA
Texto e Imagem: 2S QSS SIN Marcos Vinicius de Carvalho Santoro
Revisão: 2T ADM Ana Carolina Verta
Por mais que pareçam distantes, os ambientes de aviões e balões de ar quente se cruzam, o que traz riscos a todos os envolvidos. Entretanto, a prática continua sendo bem comum no País. De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), a cada ano, cerca de 100 mil balões são soltos no Brasil.
Essa atividade é considerada crime em várias situações, pois coloca em risco as aeronaves, dificulta ou até inviabiliza a navegação aérea, conforme estabelecido no Artigo 261 do Código Penal. A prática pode ser considerada crime ambiental, pois pode causar incêndios em áreas florestais e urbanas.
Na esfera da Aeronáutica, medidas vêm sendo adotadas para amenizar o problema. “O Departamento de Controle do Espaço Aéreo está atento para a questão envolvendo os balões não tripulados. Além de ser crime, põe em risco a aviação, a vida das pessoas e o meio ambiente. A Força Aérea Brasileira realiza um trabalho de conscientização por meio de campanhas educativas sobre o risco que essa prática representa para a aviação”, destaca o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha.
O Oficial-General explica que, são adotados também procedimentos quando um balão é avistado. A primeira ação tomada pelos controladores de tráfego aéreo ao receber esses reportes é notificar todos os operadores na vizinhança do avistamento do balão. Os pilotos são alertados quanto a esse tipo de ocorrência por meio do ATIS, uma mensagem periódica gravada que informa sobre as condições do aeroporto e suas proximidades.
O CENIPA mantém um banco de dados no site, onde as pessoas que avistarem um balão na rota de aeronave possam comunicar ao Órgão. Esses relatos permitem manter uma base de dados para que a comunidade aeronáutica possa fazer pesquisas, bem como medidas protetivas a serem tomadas por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e das Administrações Aeroportuárias.
A conscientização da população é tão fundamental quanto seu engajamento contra essa irregularidade. Qualquer cidadão, pode realizar uma denúncia sobre essas infrações por meio da Polícia Militar, no 190, ou o pelo Disque Denúncia de sua região.
Acesse o vídeo da campanha aqui!
Assessoria de Comunicação Social da CISCEA
Texto: Denise Fontes
Vídeo: Marcelo Alves e Fábio Maciel
Arte: Aline Prete
Revisão: Major Aviador Lopes
O Dia Internacional do Meio Ambiente é celebrado anualmente no dia 5 de junho. Foi estabelecido pelas Nações Unidas em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia. Essa data foi escolhida para promover a conscientização sobre questões ambientais e incentivar ações em prol da proteção e preservação do meio ambiente. Este Dia é oportunidade para destacar a importância da conservação da natureza, da biodiversidade e dos ecossistemas. É uma ocasião para refletir sobre o impacto das atividades humanas no meio ambiente e buscar soluções sustentáveis para os desafios ambientais enfrentados em todo o mundo.
Atualmente, a demanda de exploração dos recursos naturais é crescente. Isso ocorre devido ao constante aumento da população mundial alinhado ao consumo desenfreado de bens. Esses fatos corroboram para uma sobrecarga dos recursos, o que afeta diretamente a capacidade de suporte destes.
Dentro deste contexto, tornou-se necessário que os recursos naturais fossem explorados da maneira menos impactante possível, nascendo então o conceito de desenvolvimento sustentável, capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das gerações futuras.
Os órgãos governamentais são grandes consumidores de recursos naturais, de bens e serviços nas suas atividades. Dessa forma, revisando seus padrões de produção, de consumo e adotando novos referenciais de sustentabilidade socioambiental, serão indutores de novos critérios e práticas. As instituições públicas devem ser referências na adoção de medidas que visem à redução de impactos socioambientais negativos, no consumo consciente com racionalização de recurso financeiro, na diminuição da geração de resíduos e na melhoria da condição de trabalho.
Sendo assim, a CISCEA, como órgão público, dentro do âmbito de suas atividades, propõe-se a praticar o consumo consciente dos recursos naturais, colaborando com a preservação do meio ambiente e estabelecendo a sustentabilidade como diretriz da Instituição.
A sensibilização, por meio da educação ambiental e a adoção de práticas sustentáveis são fundamentais para garantir um futuro saudável e equilibrado para o nosso planeta. Neste ano, como incentivo às práticas sustentáveis do seu efetivo, esta Comissão promoveu uma gincana de recolhimento de alguns resíduos: tampinhas plásticas, livros e resíduos eletrônicos. Estes itens serão encaminhados às Instituições que além da destinação ambientalmente adequada, possuem compromisso com a responsabilidade social.
Conheça um pouco do trabalho de cada Instituição que participa deste evento.
Tampinhas Plásticas – Rio Eco Pets
Em 27 de abril de 2023, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) concluiu com êxito os Testes de Aceitação em Campo (SAT) da implantação do Sistema de Integração de Torre de Controle (SITC) na TWR de Anápolis, de seu Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA-AN), localizado na Base Aérea de mesmo nome, em Goiás.
Fig.1: Sistema Integrado de Torre de Controle (SITC)
Para viabilizar essa importante evolução, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio da CISCEA, contratou a empresa ACAMS AS para implantação do SITC na Torre de Controle.
A ACAMS AS é uma empresa norueguesa, com sede em Oslo, e é representada no Brasil pela ATC SYSTEMS. Conta com equipe técnica treinada na fábrica e é responsável pela instalação, treinamento, manutenção e assistência técnica dos SITC implantados no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Os sistemas são fornecidos, implantados, comissionados e atingem plena operacionalidade, estritamente dentro do cronograma estabelecido pela CISCEA. Ademais, todas as etapas da execução, dos levantamentos em campo à operação assistida, são realizadas em parceria com os controladores de voo (ATCO), objetivando atender às necessidades operacionais estabelecidas.
Assim o SITC oferece aos profissionais ATCO uma maneira mais eficiente de controlar os tráfegos em evolução no aeródromo e nas vizinhanças, com a finalidade de integrar os diversos auxílios à navegação aérea visuais, luminosos e meteorológicos do aeródromo para aumentar a eficiência na gestão do controle do tráfego aéreo local, ao permitir que os controladores de voo realizem suas atividades com redução de carga de trabalho e sem deixar seus postos operacionais. Consequente, contribuindo para a Segurança da Navegação Aérea.
Junto ao SITC foi implantado o Sistema TATIC (Controle Total da Informação de Tráfego Aéreo), em substituição ao SGTC (Sistema de Gerenciamento de Tráfego Aéreo), para controle das fichas eletrônicas de Plano de Voo, permitindo também uma futura integração com os Sistemas SAGITARIO (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional), SIGMA (Sistema Integrado de Gestão dos Movimentos Aéreos) e Centralização de Plano de Voo.
Nesse processo também foram modernizadas as instalações da Torre de Controle (TWR), com a substituição das consoles e demais itens de infraestrutura. Isso torna o ambiente mais prático, melhor iluminado e climatizado, contribuindo para a evolução dos trabalhos dos profissionais que nela trabalham.
O Capitão Osvaldo da CISCEA realizou os últimos testes no sistema e destacou que essa modernização proporcionará maior eficiência na prestação dos serviços de navegação aérea no aeroporto de Anápolis. “Essa modernização representa mais um avanço tecnológico para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB)”, disse ele, ressaltando também que a integração entre as equipes da Divisão Operacional da CISCEA e das empresas ACAMS e ATC Systems foi imprescindível para a conclusão do projeto.
“De fato, a execução pela CISCEA, em parceria com as empresas ACAMS/ATC Systems, de mais um trabalho técnico com tecnologia de ponta em um ambiente operacional, sem interrupção ou redução de performance, é razão de orgulho e a sensação é de dever cumprido”, declarou o Engenheiro Mario Franco, responsável pelo projeto na CISCEA.
O representante da empresa ATC Systems, Felipe Carvalho, explicou que a atual versão do SITC foi totalmente redesenhada, trazendo diversas melhorias operacionais e técnicas, visando atender às necessidades dos controladores e equipes técnicas. “A nova arquitetura do sistema reduz significativamente o footprint de equipamentos, diminuindo a ocupação das salas técnicas, espaço cada vez mais precioso devido à implantação de vários sistemas”, explicou.
Fig.2: Equipe participante do SAT: DTCEA-AN, CINDACTA I, CISCEA e ACAMS/ATC SYSTEMS.
Cabe ressaltar que a Base Aérea de Anápolis é sede do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), operando as aeronaves F-39E Gripen, recentemente adquiridas pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Ele é reconhecido por seu baixo custo de operação, sua eficiência, bem como sua elevada disponibilidade e capacidade tecnológica avançada. O caça é utilizado por diferentes forças aéreas em todo o mundo como vetor responsável pela soberania e proteção dessas nações. Dispondo de importantes recursos embarcados, o Gripen viabiliza salto qualitativo e tecnológico para a Força Aérea Brasileira.
Fig.3: Gripen F-39E
A Base Aérea de Anápolis, além dos Gripens, recebeu os aviões cargueiros KC-390 e várias obras de infraestrutura (hangares, ALS, etc.) e pode ser palco (ou ponto de partida) de manobras militares (até internacionais) que envolverá elevada participação da TWR, a partir de agora modernizada com o SITC.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
Texto: MARIO ROBERTO DE FRANCO
Revisão: Tenente-Coronel Aviador Deoclides Fernandes Barbosa Vieira
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