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CISCEA RECEBE MEDALHA DO MÉRITO MARECHAL CORDEIRO DE FARIAS
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Publicado em 02/09/2016 10:40:00
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A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) foi contemplada, neste último dia 26 de agosto, com a Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias. Tal honraria foi concedida em cerimônia militar realizada no pátio de formaturas da Escola Superior de Guerra, no bairro da Urca.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, excelentíssimo senhor Ten Brig do Ar Nivaldo Luiz Rossato, acompanhado dos excelentíssimos senhores Ten Brig do Ar Rafael Rodrigues Filho, Comandante da ESG, Ten Brig do Ar Raul Botelho, Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, Diretor-Geral do DECEA, Ten Brig do Ar Antônio Carlos Egito do Amaral, diretor do DCTA e Ten Brig do Ar José Magno Resende de Araújo, secretário da SEFA. O estandarte da CISCEA, conduzido pelo 2º Ten Titan e acompanhado pelo excelentíssimo senhor Maj Brig do Ar Sérgio Roberto de Almeida, presidente da CISCEA, recebeu a comenda da maior autoridade militar presente.

A Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias, criada a 20 de julho de 1983, por ato do Comandante da Escola Superior de Guerra, em homenagem ao insigne Marechal Osvaldo Cordeiro de Farias, primeiro Comandante da ESG, destina-se a preitear e distinguir os integrantes da Escola Superior de Guerra, seus ex-comandantes, as personalidades nacionais ou estrangeiras, de reconhecida competência e notável saber, bem como corporações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, que se tenham tornado credoras da homenagem especial da Escola Superior de Guerra.

Mais fotos do evento poderão ser visualizadas no álbum de fotos na Intranet da CISCEA.

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA(SECOM)


CISCEA CELEBRA 36 ANOS DE EXISTÊNCIA
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Publicado em 29/07/2016 10:40:00
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A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) celebrou, no último dia 22 de julho, 36 anos de sua criação com uma solenidade militar realizada no auditório Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo Victor.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, que foi Presidente da CISCEA por 8 anos, acompanhado do Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Matos de Melo, do Chefe do Subdepartamento Técnico (SDTE) do DECEA, Brigadeiro Engenheiro Ronaldo Yuan, do Ex-Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar R1 José Pompeu dos Magalhães Brasil Filho e do Ex-Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Álvaro Luiz Pinheiro da Costa , que foram recebidos pelo Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida e pelo Vice-Presidente da CISCEA, Coronel Aviador Adilson da Silva Lemos Junior.

Durante a cerimônia, os Oficiais Generais entregaram placas de homenagem aos colaboradores civis que completaram 10, 20 e 30 anos de trabalho em cooperação à Comissão, como forma de agradecer a dedicação e comprometimento no desempenho de suas atividades ao logo desses anos. Veja ao fim da matéria a relação dos homenageados.

A colaboradora Célia Georgina, da Divisão Logística completou 30 anos de serviços prestados à CISCEA e proferiu algumas palavras em agradecimento à Comissão e a algumas pessoas com as quais trabalhou ao longo de sua carreira.

Em seu discurso, o Presidente da CISCEA fez um breve relato da história da Comissão e seus grandes marcos, confirmando sua missão institucional de dotar a nação de um sistema de Controle do Espaço Aéreo compatível com a sua magnitude. "Novas batalhas se avizinham, com a modernização constante dos equipamentos e sistemas que permeiam a atividade de Controle do Espaço Aéreo. A obrigação de se manter atualizado, par-e-passo com o que há de mais moderno no mundo nesta área, representa uma grande responsabilidade, que tem sido vencida por nossos antecessores desde a criação da CISCEA e é uma meta que temos o dever de cumprir."

"Com uma equipe altamente qualificada e motivada," prosseguiu o Major-Brigadeiro Almeida, "a CISCEA tem conseguido cumprir metas ambiciosas, superando óbices de toda ordem para, enfim, estabelecer um padrão de qualidade reconhecido internacionalmente, estágio invejável em que hoje se encontra".

Por fim, o Presidente da CISCEA agradeceu a honrosa presença de todos e manifestou "a alegria e a satisfação, neste dia muito especial, de fazer parte desta organização ímpar do Comando da Aeronáutica, contribuindo efetivamente para o planejamento, implantação, atualização e revitalização dos ativos de vigilância e controle do espaço aéreo em todo o Brasil".

Todas as fotos do evento serão disponibilizadas no álbum interno da CISCEA.

 

Relação dos homenageados:

Colaboradores que completaram 30 anos de trabalho:

• Célia Georgina G. de C. Medeiros

• Vania Maria da Cruz Loyola

• Francisco Roberto A. de Oliveira

 

Colaboradores que completaram 20 anos de trabalho:

• Giovani Praxedes Ramos

• Leandro da Costa Azevedo Júnior

• Maria das Graças Albino Climaco

• Eliane Praxedes Ramos Borges

• Cíntia Fonseca da Silveira

• Terezinha Carlos Silva de Souza

• Luiz Cláudio de Souza

• Cláudio Augusto Mallmann

• Glauco André Campos de Brites

• Maria de Fátima Andrade Barbalho

• Eleny Batista da Silva

• Léo Kenji Kato

• Carlos Eduardo Moreira R. Schaefer

• Marco Aurélio de Souza Cabral

• Wellington Lima de Oliveira

• Augusto Lenzi da Silva

• Fátima de Lourdes Rebonato

• Walter Manhães

 

Colaboradores que completaram 10 anos de trabalho:

• Maria Auxiliadora Silva de Sousa

• Patrícia da Silva Mendes

• Adriana dos Santos Gondinho

• Antonio Messias Soares

• Bianca de Medeiros Moura

 

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA(SECOM) 

2º Tenente REP Camille Barroso 

Fotos: CV Fábio Ribeiro Maciel


CISCEA IMPLANTA AMAN EM CURITIBA
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Publicado em 12/07/2016 12:31:00
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No último dia 07 de julho, o Centro de Aproximação de Curitiba (APP-CT) e o Centro de Controle de Área de Curitiba (ACC-CW) começaram oficialmente a operar o sistema AMAN (Arrival Manager), implantado pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).

Adquirido da Companhia Alemã de Segurança de Voo (DFS), referência mundial no controle de espaço aéreo, o AMAN é um sistema de gerenciamento de chegadas de aeronaves com o objetivo de organizar melhor filas de chegada no aeródromo, com a garantia do espaçamento determinado entre as aeronaves. É um sistema de apoio à operação, com o intuito de ajudar o controlador do APP a adiantar ou atrasar uma aeronave.

O sistema AMAN é totalmente integrado ao sistema SAGITARIO (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional), que também foi desenvolvido e implantado pela CISCEA nos principais Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA). O SAGITARIO é capaz de processar dados de diversas fontes de captação, como radares e satélites e consolidá-los em uma única apresentação visual para o controlador de voo.

Ao todo 259 controladores de voo do APP-CT e ACC-CW estiveram no laboratório de simulação do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), localizado em São José dos Campos – SP, e receberam treinamento da empresa ATECH, responsável pela absorção de tecnologia, apoio técnico e calibração do software para um melhor funcionamento do sistema. A visita ao ICEA teve o intuito de mudar a cultura dos controladores, que analisaram os procedimentos de chegada então existentes, entenderam o funcionamento do AMAN e tiveram a oportunidade de sugerir opções e funcionalidades para o sistema, que foram configuradas, em paralelo, pela ATECH, adequando assim o sistema AMAN à realidade de Curitiba.

Para o Coronel Aviador Marcos Kentaro Adachi, Chefe da Divisão de Operações do Segundo Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), a implantação foi muito bem-sucedida, pois foi baseada em duas grandes premissas - o comprometimento de todos os setores envolvidos e o treinamento simulado realizado no ICEA. “No treinamento em ambiente simulado foi possível conhecer a ferramenta a fundo e verificar características que necessitavam de ajustes para adequar o AMAN à realidade da operação no Brasil. Graças ao trabalho de equipe e à integração entre a área operacional e a área técnica, junto com a ATECH, conseguimos customizar a ferramenta dentro do que era possível, para que ela atendesse, ao máximo, a necessidade dos órgãos operacionais”, esclareceu.

O Coronel Adachi destacou que o maior ganho do processo de implantação foi a grande interação entre o órgão operacional, a CISCEA e a ATECH. Dos pontos positivos deste novo sistema, ele conclui: “Não tenho dúvidas de que a automação dos processos é o futuro para nos auxiliar nos processos decisórios. Acredito que a ferramenta possa evoluir ainda mais, e para isso estamos utilizando o máximo de recursos, levantando dados estatísticos e evidências que possam assessorar a CISCEA e o DECEA quanto ao desempenho da ferramenta após a implantação”.

O Analista da Divisão Operacional (DO) da CISCEA, Fábio Louback Espínola, esteve presente durante todo o processo de desenvolvimento e implantação do sistema AMAN. “É um trabalho fantástico, de alta tecnologia e alta qualidade. O software foi adquirido da Alemanha pois era o estado da arte em termos de AMAN. Foi uma satisfação enorme, pois eu tive a oportunidade de adquirir o Know-how junto aos profissionais alemães e ver o resultado agora, se transformando em uma ferramenta efetiva no dia a dia do controlador, trazendo o benefício final para a ponta, que é quem vai operar”, revelou.

Outros grandes beneficiados por esta implantação, além dos controladores, são as companhias aéreas e os passageiros, pois a tendência é que os procedimentos de holding (espera), que geram grande gasto de tempo e combustível, diminuam consideravelmente.

As próximas implantações do sistema AMAN estão previstas para Belo Horizonte e Brasília.

 

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA (SECOM)

2º Tenente REP Camille Barroso

Fotos: 1º Tenente ESP AER Elias da Silva (ACC-CW)


CISCEA IMPLANTA NOVA ESTAÇÃO RADAR NO DTCEA MORRO DA IGREJA
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Publicado em 27/06/2016 11:55:00
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A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) iniciou, no período de 13 de junho a 17 de junho de 2016, o processo de aceitação em campo (SAT - Site Acceptance Test) da nova estação radar no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Morro da Igreja (DTCEA-MDI).

Composta por um radar primário LP23SST e um radar secundário RSM970S, a nova estação entra como substituta às antigas estações de radar primário TRS2230/RSM970, que estavam em funcionamento desde a década de 1980.

A substituição dos radares faz parte de um planejamento estratégico iniciado em 2011 pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), pela necessidade de atualização da rede de infraestrutura e em consonância com a manutenção do padrão de qualidade alcançado no provimento seus serviços, visando segurança e fluidez dos voos no espaço aéreo brasileiro e defesa aérea do País.

As estações de radares substituídas, em operação há mais de 30 anos, eram suportadas por sistemas de potência com válvulas de alto custo de manutenção, cuja fabricação tem sido abandonada em favor de sistemas de potência baseados em estado sólido, atualmente considerada a última geração de sistemas finais de amplificação para radares.

O novo radar implantado, largamente empregado em todo o mundo, foi adquirido com o objetivo de manter a vigilância em rota das aeronaves voando em uma área de 670.000 km2 e incorpora as mais novas tecnologias disponíveis no mercado do gênero, mantendo a cobertura radar nas localidades envolvidas, tanto para alvos cooperativos quanto para alvos não cooperativos. "Os novos radares empregam tecnologia de estado sólido, sem uso de válvulas, o que reduz o consumo de energia elétrica, além de gerar mais segurança para seus técnicos e operadores", declarou o Major Engenheiro R1 Manoel Luiz Ribeiro, da Divisão Técnica (DT) da CISCEA.

Todo o processo de substituição do radar contemplou a integração de todos os equipamentos. Foram realizados vários testes de aceitação em campo, com treinamento e operação assistida para técnicos e operadores, visando o melhor emprego do novo sistema de radares.

O Destacamento de Morro da Igreja - localizado em Urubici, SC, está subordinado ao Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) - e fica no ponto habitado mais alto da Região Sul do Brasil, com 1.822 m de altitude. É considerado um dos locais mais frios do Brasil. Durante o inverno as temperaturas frequentemente ficam abaixo de zero, ocorrendo, ocasionalmente, a queda de neve. Sobre a área ao alcance da detecção do radar LP23SST é registrado o maior tráfego de aeronaves em voos internacionais da América do Sul, sendo considerada, pela sua posição estratégica, uma Unidade de suma importância para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

 

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA (SECOM) 

2º Tenente REP Camille Barroso 

Fotos: Maj. Eng. R1 Manoel Luiz Ribeiro (DT)


PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL RECEBEM CAPACITAÇÃO PARA AS OLIMPÍADAS
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Publicado em 20/06/2016 16:13:00
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Com foco na transparência das ações realizadas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, militares e civis do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e de outras Organizações Militares da FAB participaram do Estágio de Comunicação Social, nos dias 15 e 16 de junho, no Rio de Janeiro.

O curso foi promovido pelo Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR) em parceria com o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER).

O objetivo foi capacitar os profissionais de comunicação social para que possam divulgar a atuação da Força Aérea Brasileira durante o evento. "É importante que a população saiba o papel da FAB e que estamos nos preparando para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos", afirmou o chefe do CECOMSAER, Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita.

Durante o treinamento, foram abordados temas como mídias sociais, relacionamento com a imprensa, lei de acesso a informação e comunicação nos jogos olímpicos.

"Eu estou aprendendo conhecimentos que vou colocar em prática nas Olimpíadas, quanto ao assessoramento ao comandante, o atendimento ao usuário, além de ter estreitado os laços entre os elos envolvidos", disse o Tenente Eduardo Araujo da Silva, controlador de tráfego aéreo e chefe da Seção de Comunicação Social do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA). A unidade atua no gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo, do espaço aéreo e das demais atividades relacionadas com a navegação aérea.

Na aula inaugural, o Brigadeiro Ary ressaltou o papel da comunicação na FAB. "Precisamos atuar em prol da sociedade e prestar conta de cada uma das nossas ações", ressaltou o oficial-general aos alunos.

Oficina de gerenciamento de crise e palestras sobre jornalismo, relações públicas e publicidade/propaganda fizeram parte dos assuntos do Estágio de Comunicação Social.

Os militares capacitados irão atuar nas seções de comunicação social de unidades que atuam no controle do espaço aéreo, na defesa e segurança do País, na recepção de autoridades e em atividades complementares.

"Eu pude aprender bastante com as palestras e todo esse conteúdo irá contribuir para o desenvolvimento do meu trabalho. A expectativa é conseguir agregar ainda mais como elo do sistema", disse a Tenente Camille Cunha Barroso, chefe da Seção de Comunicação Social da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).

 

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA (SECOM) 

Texto: CV Denise Fontes (ASCOM/DECEA) 

Revisão: 2º Tenente REP Camille Barroso (SECOM/CISCEA) 

Fotos: COMAR III