Portal do Governo Brasileiro
CISCEA É RECERTIFICADA SEGUNDO OS REQUISITOS DA NORMA ISO 9001:2008
Detalhes
Publicado em 30/09/2016 16:48:00
Acessos: 0

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) passou pelo processo de recertifcação do Sistema de Gestão da Qualidade segundo os critérios da ISO 9001:2008, conquistando assim mais uma etapa no processo já existente.

O certificado de qualidade foi recomendado no dia 15 de setembro, pelos auditores engenheiros Luciane de Oliveira Cunha e Alessandro Claudino Pereira, do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), responsáveis pela auditoria realizada na Unidade de 12 a 15 de setembro, vistoriando as diversas sessões e avaliando todos os processos internos.

O IFI é o órgão da Aeronáutica, subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), acreditado como Organismo de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), atuando na área da qualidade aeroespacial com recursos humanos extremamente capacitados.

A ISO 9001 é a norma de gestão da qualidade mais conhecida no mundo. Obter a certificação ISO 9001 demonstra o compromisso da organização com a qualidade do serviço e a melhoria contínua dos processos internos. Os requisitos exigidos pela norma ISO 9001 auxiliam numa maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, verificação da satisfação dos clientes, colaboradores, fornecedores e, entre outros pontos, proporcionam maior organização e produtividade.

A implantação dos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade ocorreu na CISCEA em 2007, certificando inicialmente o Centro de Documentação (VDC) e a antiga Seção de Requisitos e Configuração de Sistemas (ORC) da Divisão Operacional (DO). Os anos seguintes foram de manutenção, adequação, treinamento e amadurecimento do Sistema de Gestão implantado, aumentando o escopo da certificação para demais sessões da CISCEA, que conta hoje com aproximadamente 75% das sessões certificadas.

Segundo Paulo Carvalho, Coordenador de Qualidade da CISCEA, o alto comprometimento e apoio da Presidência e Vice-Presidência da CISCEA, em coerência com as boas práticas de melhoria contínua, têm elevado o nível de qualidade interna e externa em seus empreendimentos. Ele afirma, ainda, que essa última manutenção foi um divisor de águas no Sistema de Gestão da Qualidade desta Comissão. "Foi uma auditoria atípica, pois os auditores detalharam bastante a norma ISO, o que propiciou um crescimento considerável no conhecimento dos processos internos, pois conseguimos identificar pontos de melhorias com pequenas mudanças no Sistema", esclareceu Paulo.

A previsão é de que o escopo de certificação da CISCEA atinja, até o ano de 2020, 100% da Comissão.

 

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA 

2º Tenente REP Camille Barroso


CISCEA RECEBE MEDALHA DO MÉRITO MARECHAL CORDEIRO DE FARIAS
Detalhes
Publicado em 02/09/2016 10:40:00
Acessos: 0

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) foi contemplada, neste último dia 26 de agosto, com a Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias. Tal honraria foi concedida em cerimônia militar realizada no pátio de formaturas da Escola Superior de Guerra, no bairro da Urca.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, excelentíssimo senhor Ten Brig do Ar Nivaldo Luiz Rossato, acompanhado dos excelentíssimos senhores Ten Brig do Ar Rafael Rodrigues Filho, Comandante da ESG, Ten Brig do Ar Raul Botelho, Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, Diretor-Geral do DECEA, Ten Brig do Ar Antônio Carlos Egito do Amaral, diretor do DCTA e Ten Brig do Ar José Magno Resende de Araújo, secretário da SEFA. O estandarte da CISCEA, conduzido pelo 2º Ten Titan e acompanhado pelo excelentíssimo senhor Maj Brig do Ar Sérgio Roberto de Almeida, presidente da CISCEA, recebeu a comenda da maior autoridade militar presente.

A Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias, criada a 20 de julho de 1983, por ato do Comandante da Escola Superior de Guerra, em homenagem ao insigne Marechal Osvaldo Cordeiro de Farias, primeiro Comandante da ESG, destina-se a preitear e distinguir os integrantes da Escola Superior de Guerra, seus ex-comandantes, as personalidades nacionais ou estrangeiras, de reconhecida competência e notável saber, bem como corporações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, que se tenham tornado credoras da homenagem especial da Escola Superior de Guerra.

Mais fotos do evento poderão ser visualizadas no álbum de fotos na Intranet da CISCEA.

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA(SECOM)


CISCEA CELEBRA 36 ANOS DE EXISTÊNCIA
Detalhes
Publicado em 29/07/2016 10:40:00
Acessos: 0

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) celebrou, no último dia 22 de julho, 36 anos de sua criação com uma solenidade militar realizada no auditório Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo Victor.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, que foi Presidente da CISCEA por 8 anos, acompanhado do Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Matos de Melo, do Chefe do Subdepartamento Técnico (SDTE) do DECEA, Brigadeiro Engenheiro Ronaldo Yuan, do Ex-Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar R1 José Pompeu dos Magalhães Brasil Filho e do Ex-Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Álvaro Luiz Pinheiro da Costa , que foram recebidos pelo Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida e pelo Vice-Presidente da CISCEA, Coronel Aviador Adilson da Silva Lemos Junior.

Durante a cerimônia, os Oficiais Generais entregaram placas de homenagem aos colaboradores civis que completaram 10, 20 e 30 anos de trabalho em cooperação à Comissão, como forma de agradecer a dedicação e comprometimento no desempenho de suas atividades ao logo desses anos. Veja ao fim da matéria a relação dos homenageados.

A colaboradora Célia Georgina, da Divisão Logística completou 30 anos de serviços prestados à CISCEA e proferiu algumas palavras em agradecimento à Comissão e a algumas pessoas com as quais trabalhou ao longo de sua carreira.

Em seu discurso, o Presidente da CISCEA fez um breve relato da história da Comissão e seus grandes marcos, confirmando sua missão institucional de dotar a nação de um sistema de Controle do Espaço Aéreo compatível com a sua magnitude. "Novas batalhas se avizinham, com a modernização constante dos equipamentos e sistemas que permeiam a atividade de Controle do Espaço Aéreo. A obrigação de se manter atualizado, par-e-passo com o que há de mais moderno no mundo nesta área, representa uma grande responsabilidade, que tem sido vencida por nossos antecessores desde a criação da CISCEA e é uma meta que temos o dever de cumprir."

"Com uma equipe altamente qualificada e motivada," prosseguiu o Major-Brigadeiro Almeida, "a CISCEA tem conseguido cumprir metas ambiciosas, superando óbices de toda ordem para, enfim, estabelecer um padrão de qualidade reconhecido internacionalmente, estágio invejável em que hoje se encontra".

Por fim, o Presidente da CISCEA agradeceu a honrosa presença de todos e manifestou "a alegria e a satisfação, neste dia muito especial, de fazer parte desta organização ímpar do Comando da Aeronáutica, contribuindo efetivamente para o planejamento, implantação, atualização e revitalização dos ativos de vigilância e controle do espaço aéreo em todo o Brasil".

Todas as fotos do evento serão disponibilizadas no álbum interno da CISCEA.

 

Relação dos homenageados:

Colaboradores que completaram 30 anos de trabalho:

• Célia Georgina G. de C. Medeiros

• Vania Maria da Cruz Loyola

• Francisco Roberto A. de Oliveira

 

Colaboradores que completaram 20 anos de trabalho:

• Giovani Praxedes Ramos

• Leandro da Costa Azevedo Júnior

• Maria das Graças Albino Climaco

• Eliane Praxedes Ramos Borges

• Cíntia Fonseca da Silveira

• Terezinha Carlos Silva de Souza

• Luiz Cláudio de Souza

• Cláudio Augusto Mallmann

• Glauco André Campos de Brites

• Maria de Fátima Andrade Barbalho

• Eleny Batista da Silva

• Léo Kenji Kato

• Carlos Eduardo Moreira R. Schaefer

• Marco Aurélio de Souza Cabral

• Wellington Lima de Oliveira

• Augusto Lenzi da Silva

• Fátima de Lourdes Rebonato

• Walter Manhães

 

Colaboradores que completaram 10 anos de trabalho:

• Maria Auxiliadora Silva de Sousa

• Patrícia da Silva Mendes

• Adriana dos Santos Gondinho

• Antonio Messias Soares

• Bianca de Medeiros Moura

 

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA(SECOM) 

2º Tenente REP Camille Barroso 

Fotos: CV Fábio Ribeiro Maciel


CISCEA IMPLANTA AMAN EM CURITIBA
Detalhes
Publicado em 12/07/2016 12:31:00
Acessos: 0

No último dia 07 de julho, o Centro de Aproximação de Curitiba (APP-CT) e o Centro de Controle de Área de Curitiba (ACC-CW) começaram oficialmente a operar o sistema AMAN (Arrival Manager), implantado pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).

Adquirido da Companhia Alemã de Segurança de Voo (DFS), referência mundial no controle de espaço aéreo, o AMAN é um sistema de gerenciamento de chegadas de aeronaves com o objetivo de organizar melhor filas de chegada no aeródromo, com a garantia do espaçamento determinado entre as aeronaves. É um sistema de apoio à operação, com o intuito de ajudar o controlador do APP a adiantar ou atrasar uma aeronave.

O sistema AMAN é totalmente integrado ao sistema SAGITARIO (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional), que também foi desenvolvido e implantado pela CISCEA nos principais Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA). O SAGITARIO é capaz de processar dados de diversas fontes de captação, como radares e satélites e consolidá-los em uma única apresentação visual para o controlador de voo.

Ao todo 259 controladores de voo do APP-CT e ACC-CW estiveram no laboratório de simulação do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), localizado em São José dos Campos – SP, e receberam treinamento da empresa ATECH, responsável pela absorção de tecnologia, apoio técnico e calibração do software para um melhor funcionamento do sistema. A visita ao ICEA teve o intuito de mudar a cultura dos controladores, que analisaram os procedimentos de chegada então existentes, entenderam o funcionamento do AMAN e tiveram a oportunidade de sugerir opções e funcionalidades para o sistema, que foram configuradas, em paralelo, pela ATECH, adequando assim o sistema AMAN à realidade de Curitiba.

Para o Coronel Aviador Marcos Kentaro Adachi, Chefe da Divisão de Operações do Segundo Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), a implantação foi muito bem-sucedida, pois foi baseada em duas grandes premissas - o comprometimento de todos os setores envolvidos e o treinamento simulado realizado no ICEA. “No treinamento em ambiente simulado foi possível conhecer a ferramenta a fundo e verificar características que necessitavam de ajustes para adequar o AMAN à realidade da operação no Brasil. Graças ao trabalho de equipe e à integração entre a área operacional e a área técnica, junto com a ATECH, conseguimos customizar a ferramenta dentro do que era possível, para que ela atendesse, ao máximo, a necessidade dos órgãos operacionais”, esclareceu.

O Coronel Adachi destacou que o maior ganho do processo de implantação foi a grande interação entre o órgão operacional, a CISCEA e a ATECH. Dos pontos positivos deste novo sistema, ele conclui: “Não tenho dúvidas de que a automação dos processos é o futuro para nos auxiliar nos processos decisórios. Acredito que a ferramenta possa evoluir ainda mais, e para isso estamos utilizando o máximo de recursos, levantando dados estatísticos e evidências que possam assessorar a CISCEA e o DECEA quanto ao desempenho da ferramenta após a implantação”.

O Analista da Divisão Operacional (DO) da CISCEA, Fábio Louback Espínola, esteve presente durante todo o processo de desenvolvimento e implantação do sistema AMAN. “É um trabalho fantástico, de alta tecnologia e alta qualidade. O software foi adquirido da Alemanha pois era o estado da arte em termos de AMAN. Foi uma satisfação enorme, pois eu tive a oportunidade de adquirir o Know-how junto aos profissionais alemães e ver o resultado agora, se transformando em uma ferramenta efetiva no dia a dia do controlador, trazendo o benefício final para a ponta, que é quem vai operar”, revelou.

Outros grandes beneficiados por esta implantação, além dos controladores, são as companhias aéreas e os passageiros, pois a tendência é que os procedimentos de holding (espera), que geram grande gasto de tempo e combustível, diminuam consideravelmente.

As próximas implantações do sistema AMAN estão previstas para Belo Horizonte e Brasília.

 

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA (SECOM)

2º Tenente REP Camille Barroso

Fotos: 1º Tenente ESP AER Elias da Silva (ACC-CW)


CISCEA IMPLANTA NOVA ESTAÇÃO RADAR NO DTCEA MORRO DA IGREJA
Detalhes
Publicado em 27/06/2016 11:55:00
Acessos: 0

A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) iniciou, no período de 13 de junho a 17 de junho de 2016, o processo de aceitação em campo (SAT - Site Acceptance Test) da nova estação radar no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Morro da Igreja (DTCEA-MDI).

Composta por um radar primário LP23SST e um radar secundário RSM970S, a nova estação entra como substituta às antigas estações de radar primário TRS2230/RSM970, que estavam em funcionamento desde a década de 1980.

A substituição dos radares faz parte de um planejamento estratégico iniciado em 2011 pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), pela necessidade de atualização da rede de infraestrutura e em consonância com a manutenção do padrão de qualidade alcançado no provimento seus serviços, visando segurança e fluidez dos voos no espaço aéreo brasileiro e defesa aérea do País.

As estações de radares substituídas, em operação há mais de 30 anos, eram suportadas por sistemas de potência com válvulas de alto custo de manutenção, cuja fabricação tem sido abandonada em favor de sistemas de potência baseados em estado sólido, atualmente considerada a última geração de sistemas finais de amplificação para radares.

O novo radar implantado, largamente empregado em todo o mundo, foi adquirido com o objetivo de manter a vigilância em rota das aeronaves voando em uma área de 670.000 km2 e incorpora as mais novas tecnologias disponíveis no mercado do gênero, mantendo a cobertura radar nas localidades envolvidas, tanto para alvos cooperativos quanto para alvos não cooperativos. "Os novos radares empregam tecnologia de estado sólido, sem uso de válvulas, o que reduz o consumo de energia elétrica, além de gerar mais segurança para seus técnicos e operadores", declarou o Major Engenheiro R1 Manoel Luiz Ribeiro, da Divisão Técnica (DT) da CISCEA.

Todo o processo de substituição do radar contemplou a integração de todos os equipamentos. Foram realizados vários testes de aceitação em campo, com treinamento e operação assistida para técnicos e operadores, visando o melhor emprego do novo sistema de radares.

O Destacamento de Morro da Igreja - localizado em Urubici, SC, está subordinado ao Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) - e fica no ponto habitado mais alto da Região Sul do Brasil, com 1.822 m de altitude. É considerado um dos locais mais frios do Brasil. Durante o inverno as temperaturas frequentemente ficam abaixo de zero, ocorrendo, ocasionalmente, a queda de neve. Sobre a área ao alcance da detecção do radar LP23SST é registrado o maior tráfego de aeronaves em voos internacionais da América do Sul, sendo considerada, pela sua posição estratégica, uma Unidade de suma importância para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

 

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA (SECOM) 

2º Tenente REP Camille Barroso 

Fotos: Maj. Eng. R1 Manoel Luiz Ribeiro (DT)