Oito iniciativas da Força Aérea Brasileira (FAB) receberam o Selo de Modernização do Estado, concedido pelo Governo Federal. Dentre elas, cinco são oriundas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O evento de premiação foi realizado no dia 15/12, na Secretaria Especial de Modernização do Estado, situada no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a participação de diversas autoridades da FAB.
O objetivo do prêmio, que está em sua primeira edição, é incentivar as instituições a participarem da agenda nacional para modernização dos projetos, produtos, serviços e processos executados, no âmbito da Administração Federal. No total, 103 iniciativas de 15 ministérios foram premiadas com os selos de ouro, prata e bronze.
Iniciativas com Selos Prata
Recebeu o Selo Prata, o aplicativo LPNA (Licença de Pessoal de Navegação Aérea), desenvolvido pela Assessoria de Transformação Digital (ATD) do DECEA. Além dele, o aplicativo FPL BR, para elaboração, tramitação, validação, envio e atualização de mensagens de plano de voo, e o aplicativo FPL BR - EFB (Electronic Flight Bag), de disponibilização de informações Aeronáuticas e Meteorológicas, on-line e off-line, para ser utilizado por pilotos a bordo de aeronaves. Ambos desenvolvidos pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), em parceria com a empresa Atech - Negócios em Tecnologia S/A, do grupo Embraer.
“O DECEA já vem há um tempo desenvolvendo vários sistemas. Temos a Assessoria de Transformação Digital e ela serve para identificar as necessidades dos usuários, o que a gente pode ser mais efetivo e eficiente, para fazer esses processos de uma forma mais célere e proporcionar um serviço cada vez melhor para a população, para os usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”, destacou o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro Eduardo Miguel Soares.
Selo Bronze
Clique aqui para baixar a imagem originalAinda do DECEA, na categoria Bronze, recebeu o Selo de Modernização do Governo Federal, o sistema de gerenciamento dos processos relacionados às áreas de aeródromos (AGA). A automação pré-análise do SySAGA recebe cerca de 70 mil solicitações por ano. Também foi reconhecido SARPAS NG, novo sistema de solicitação de autorização de voos de drones, criado em 2016.
Além destes, também foi condecorado o Painel Gerencial OBSERVAR, cujo Selo foi recebido pelo Subdiretor de Contabilidade da Diretoria de Economia e Finanças (DIREF), Brigadeiro Intendente José Lopes Fernandes. Ademais, também foi agraciada a Implantação do Manual de Governança e Gestão Institucional (MCA 16-4/2022), cujo certificado de reconhecimento foi recebido pelo Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate, o Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues.Clique aqui para baixar a imagem original.
Prova de Vida Inteligente
Ainda na Categoria Bronze, também foi reconhecida a Prova de Vida Inteligente, iniciativa que consiste em verificar, por meio de consultas a bancos de dados, se há indícios suficientes para atestar se veteranos e pensionistas estão vivos. A tecnologia institui controles financeiros e de cadastro de pessoal mais efetivo, realizando o bloqueio e o desbloqueio de pagamento e o registro de óbito de forma automatizada.
Recebeu o Selo referente à tecnologia, o Subdiretor de Veteranos e Pensionistas da Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP), Brigadeiro Marcelo Tenorio de Carvalho, que expressou a satisfação pelo reconhecimento. “A gente vem trabalhando intensamente no desenvolvimento de aplicações para facilitar a vida do nosso pessoal e essa foi uma das primeiras iniciativas nossas. Além da Identidade Digital, temos uma parceria para o ano que vem com a Dataprev, de modo que outras iniciativas sejam implementadas em breve. Temos uma longa caminhada pela frente para desenvolver produtos de qualidade para atender o pessoal da Aeronáutica”, afirmou.
Selo Nacional de Modernização do Estado
A premiação é fruto da Política de Modernização, que busca direcionar os esforços do governo para aumentar a eficiência e modernizar a administração pública, a prestação de serviços e o ambiente de negócios para melhor atender às necessidades do cidadão. Todas as iniciativas premiadas estão detalhadas no Painel de Indicadores da Modernização, o Modernizômetro, que reúne as boas práticas que podem inspirar outras iniciativas no país.
Texto: Tenente Marize Torres (CECOMSAER)
Fotos: Sargento Viegasi
Seção de Comunicação Social da CISCEA
2ª Ten ADM Ana Carolina Verta
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), promoveu a Instrução Teórica do Plano de Emergência Contra Incêndio (PECIP), no dia 11 de outubro do ano corrente, no Auditório Santos Dumont. O efetivo foi dividido em 3 grupos com horários distintos, atingindo assim, todos os colaboradores miliares e civis desta comissão.
O Capitão Engenheiro Osvaldo José de Jesus Silva, Chefe da Assessoria de Segurança (ASG) da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) fez a abertura do evento, em seguida o Presidente da CIPA, 1° Tenente Arquiteto Fabrício Annichini Flores e a Civil Yona de Oliveira Di Sarli, membro da Comissão, apresentaram o conteúdo do Plano.
Durante a palestra a CIPA identificou os integrantes da Brigada de Incêndio e os entregou a braçadeira de Brigadista, as quais devem ser utilizadas em caso de emergência e/ou evacuação do prédio da CISCEA.
Conforme preconiza a legislação e com o objetivo de mitigar os riscos em momentos de sinistros, além da instrução teórica também será realizada uma simulação de incêndio, para que todos possam entender na prática como funciona a mobilização em caso de necessidade.
Clique aqui para acessar o material completo da Instrução.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
Texto: 2ª Ten Ana Carolina Verta
Fotos: Fabio Maciel (ASCOM/DECEA)
A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) recebeu, nessa quarta-feira (27), uma comitiva da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA) para uma visita institucional, no intuito de apresentar as práticas de projetos de engenharia da Comissão ambientadas no conceito de Modelagem de Informação na Construção (Building Information Modeling – BIM).
O Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS, do inglês Instrument Landing System) do Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins (CE) foi totalmente substituído pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), em um longo processo que terminou na última sexta-feira, dia 20 de maio.
O Sistema de Pouso por Instrumentos, também conhecido pela sigla ILS, é um sistema de aproximação por instrumentos que dá uma orientação precisa ao avião que esteja na aproximação final de uma determinada pista, principalmente quando o aeródromo apresenta condições meteorológicas adversas. O sistema é baseado na transmissão de sinais de rádio que são recebidos, processados e apresentados nos instrumentos de bordo das aeronaves e consiste em dois sistemas distintos: um deles orienta a aeronave para pouso no eixo da pista (Localizer), e o outro orienta o adequado ângulo de descida (Glide Slope), proporcionando assim um pouso seguro.
Além do Sistema ILS, foi substituído o Equipamento Medidor de Distância (DME, do inglês Distance Measuring Equipment), que permite a substituição dos Marcadores Externo (OM) e Médio (MM), equipamentos integrantes do sistema, eliminando problemas de segurança e dificuldades para manutenção nestes sítios, uma vez que estas instalações, devido à distância em relação ao aeródromo, ficam em locais remotos e isolados, sujeitos a atos de vandalismo.
O ILS foi substituído em função da obsolescência do equipamento e pela necessidade de reposicionamento do Glide Slope devido ao aumento da pista de pouso, realizado pela concessionária do aeroporto, em um detalhado planejamento que incluiu a avaliação do histórico de meteorologia local, de forma a não impactar as operações do aeródromo.
Participaram do processo de substituição o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), que faz o levantamento das coordenadas geográficas necessárias, o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), que faz a aferição e homologação dos equipamentos e auxílios à navegação e pouso com análise e aprovação dos procedimentos operacionais, todos sob a coordenação técnico- administrativa da CISCEA, que faz todo o gerenciamento do projeto.
A homologação dos equipamentos foi feita com sucesso pelo GEIV, e a previsão é de que no início de junho o sistema seja liberado para operação pelo Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Seção de Comunicação Social da CISCEA
1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fonte: Divisão Técnica da CISCEA
Fotos: CARLOS EDUARDO SCHAEFER (DT)
Neste dia 12 de janeiro, celebramos os 80 anos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), tendo a satisfação de olhar para trás e comprovar uma história de grandes feitos, de desafios tão complexos quanto as soluções trazidas. Uma jornada de pioneirismo, bravura e excelência, que nasceu com a Diretoria de Rotas Aéreas em 1942, passando pela Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Voo em 1972, chegando ao nosso DECEA em 2001.
Mais que testemunhas, fomos – e seguimos sendo – agentes das mudanças, protagonistas da nossa própria história, ora acompanhando os maiores expoentes da aviação no mundo, ora liderando, ao apontar caminhos que só nossa conjuntura singular de país continental na América do Sul nos permite antever.
O lugar de destaque que ocupamos no cenário da aviação nacional e internacional é resultado do esforço e empenho de cada ação executada de maneira ininterrupta por nossos mais de 13 mil profissionais, homens e mulheres, civis e militares, que juntos cumprem a missão de defender, controlar e integrar o espaço aéreo brasileiro, cuja área de responsabilidade se estende por 22 milhões de quilômetros quadrados.
Organização de grande relevância da Força Aérea Brasileira (FAB) e órgão central do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), o DECEA, por meio do seu Programa SIRIUS Brasil, coordena e executa diversos empreendimentos em todas as áreas relativas à defesa e ao controle de tráfego aéreo, desde às contínuas modernizações de radares, auxílios, softwares e instalações aos projetos de reestruturação do espaço aéreo, implantações pioneiras na América Latina e implementação de ferramentas que garantem a evolução das operações aéreas com confiança, agilidade, fluidez e segurança.
Mantendo a transparência na atuação responsável perante a sociedade, ganham relevância os projetos voltados à sustentabilidade, como os de uso adequado da água, descarte correto de resíduos sólidos e a minimização dos impactos nocivos ao meio ambiente.
O ano de 2021 foi de grandes realizações. A FAB não para, nem tampouco o DECEA. Mesmo num cenário adverso como o que estamos vivendo desde 2020, seguimos cumprindo nossos compromissos internacionais em sinergia com as diretrizes da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).
Dentre as muitas atividades, destacamos:
- A implantação do Projeto de Setorização Vertical na FIR Brasília, com o objetivo de aumentar a capacidade do espaço aéreo e comportar as crescentes demandas do desenvolvimento da aviação para esta região.
- A Centralização de Planos de Voo, com a consolidação, em um sistema único para o trâmite, de todos os planos de voo que utilizam o espaço aéreo brasileiro, aprimorando a consistência dos dados de voo disponíveis operacionalmente aos seus usuários.
- A promoção e participação do Departamento em eventos sobre uso de aeronaves remotamente pilotadas – os drones – para divulgação de legislação, apresentação do Sistema de Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARPAS) e debates acerca das melhores práticas da indústria, mobilidade aérea urbana e acesso seguro destas aeronaves ao espaço aéreo. Eventos: AIRCONNECTED, Drone Show, Drone Enable e SIRESANT.
- A implantação das Estações Radares tridimensionais na fronteira oeste do Brasil com seus países vizinhos – Bolívia e Paraguai – reforçando a segurança desta região.
- A implementação das primeiras Estações Meteorológicas de Altitude Automáticas (EMA-A) na América Latina, respectivamente em Uruguaiana (RS) e Fernando de Noronha (PE).
- A reestruturação da Terminal Aérea de São Paulo – TMA-SP Neo, com a implementação do Point Merge System, método de sequenciamento de chegadas, integrando o tráfego ao mesclar os fluxos de entrada em um único ponto.
- A realização do primeiro Voo de Inspeção remoto do ILS de Boa Vista (RR) a partir da Sala Técnica do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), em Manaus (AM).
- A implementação do novo Espaço Aéreo Offshore na Bacia de Campos, dedicado especialmente às operações aéreas na região de plataformas petrolíferas com novas rotas aéreas destinadas às aeronaves de asa rotativa.
- A implantação do Projeto LANDELL – a nova era das Comunicações entre controladores e pilotos por meio de enlace de dados no espaço aéreo continental, com o uso da ferramenta CPDLC em setores das regiões Norte e Nordeste.
Nesta oportunidade, renovo meus sinceros agradecimentos a todo nosso efetivo, sem o qual não poderíamos concretizar com tamanha eficiência tantas atividades.
Por nossa jornada até o dia de hoje, parabenizo a todos. E por tudo que podemos vislumbrar à nossa frente, deixo os votos de que o futuro seja tão somente a materialização daquilo que já planejamos, uma vez que nosso olhar atento e nossa capacidade imaginativa constroem realidades nas quais performamos nossos voos mais longínquos.
Departamento de Controle do Espaço Aéreo - 80 anos de histórias e realizações.
Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu FIORENTINI
Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo
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