A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) promoveu, no último dia 16, cerimônia militar de transmissão de cargo da organização, presidida pelo diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, a solenidade foi realizada, pela manhã, no Hangar Sul do DECEA.
Na ocasião, o Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Barros de Oliveira passou o cargo de presidente da CISCEA ao Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski. Depois de quase dois anos no cargo, o Major-Brigadeiro Sérgio destacou a competência do efetivo que o acompanhou ao longo de sua jornada na organização. “A CISCEA é uma organização híbrida. Composta por militares que interagem diariamente com uma grande equipe qualificada de funcionários civis de nosso parceiro privado, a Organização Brasileira para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Controle do Espaço Aéreo (CTCEA). Sua forte cultura organizacional é produto da competência de seu pessoal e do sucesso da implantação de inúmeros projetos com um histórico que remonta ao projeto pioneiro do Sistema de Vigilância da Amazônia, também conhecido como SIVAM. "
O Brigadeiro-Engenheiro JAVOSKI é natural de Guaratinguetá (SP), ingressou na Força Aérea em 11 de dezembro de 1987, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), seu último cargo, antes de assumir a Presidência da CISCEA, foi de Diretor do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro, possui nove condecorações nacionais. O Oficial-General foi promovido ao atual posto em 31 de Março de 2020.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
Texto: Daniel Marinho e 2S Marcos Vinicius de Carvalho Santoro
Revisão: 2ª Ten ADM Ana Carolina Verta
Fotos: Luiz Perez
Oito iniciativas da Força Aérea Brasileira (FAB) receberam o Selo de Modernização do Estado, concedido pelo Governo Federal. Dentre elas, cinco são oriundas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O evento de premiação foi realizado no dia 15/12, na Secretaria Especial de Modernização do Estado, situada no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a participação de diversas autoridades da FAB.
O objetivo do prêmio, que está em sua primeira edição, é incentivar as instituições a participarem da agenda nacional para modernização dos projetos, produtos, serviços e processos executados, no âmbito da Administração Federal. No total, 103 iniciativas de 15 ministérios foram premiadas com os selos de ouro, prata e bronze.
Iniciativas com Selos Prata
Recebeu o Selo Prata, o aplicativo LPNA (Licença de Pessoal de Navegação Aérea), desenvolvido pela Assessoria de Transformação Digital (ATD) do DECEA. Além dele, o aplicativo FPL BR, para elaboração, tramitação, validação, envio e atualização de mensagens de plano de voo, e o aplicativo FPL BR - EFB (Electronic Flight Bag), de disponibilização de informações Aeronáuticas e Meteorológicas, on-line e off-line, para ser utilizado por pilotos a bordo de aeronaves. Ambos desenvolvidos pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), em parceria com a empresa Atech - Negócios em Tecnologia S/A, do grupo Embraer.
“O DECEA já vem há um tempo desenvolvendo vários sistemas. Temos a Assessoria de Transformação Digital e ela serve para identificar as necessidades dos usuários, o que a gente pode ser mais efetivo e eficiente, para fazer esses processos de uma forma mais célere e proporcionar um serviço cada vez melhor para a população, para os usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”, destacou o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro Eduardo Miguel Soares.
Selo Bronze
Clique aqui para baixar a imagem originalAinda do DECEA, na categoria Bronze, recebeu o Selo de Modernização do Governo Federal, o sistema de gerenciamento dos processos relacionados às áreas de aeródromos (AGA). A automação pré-análise do SySAGA recebe cerca de 70 mil solicitações por ano. Também foi reconhecido SARPAS NG, novo sistema de solicitação de autorização de voos de drones, criado em 2016.
Além destes, também foi condecorado o Painel Gerencial OBSERVAR, cujo Selo foi recebido pelo Subdiretor de Contabilidade da Diretoria de Economia e Finanças (DIREF), Brigadeiro Intendente José Lopes Fernandes. Ademais, também foi agraciada a Implantação do Manual de Governança e Gestão Institucional (MCA 16-4/2022), cujo certificado de reconhecimento foi recebido pelo Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate, o Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues.Clique aqui para baixar a imagem original.
Prova de Vida Inteligente
Ainda na Categoria Bronze, também foi reconhecida a Prova de Vida Inteligente, iniciativa que consiste em verificar, por meio de consultas a bancos de dados, se há indícios suficientes para atestar se veteranos e pensionistas estão vivos. A tecnologia institui controles financeiros e de cadastro de pessoal mais efetivo, realizando o bloqueio e o desbloqueio de pagamento e o registro de óbito de forma automatizada.
Recebeu o Selo referente à tecnologia, o Subdiretor de Veteranos e Pensionistas da Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP), Brigadeiro Marcelo Tenorio de Carvalho, que expressou a satisfação pelo reconhecimento. “A gente vem trabalhando intensamente no desenvolvimento de aplicações para facilitar a vida do nosso pessoal e essa foi uma das primeiras iniciativas nossas. Além da Identidade Digital, temos uma parceria para o ano que vem com a Dataprev, de modo que outras iniciativas sejam implementadas em breve. Temos uma longa caminhada pela frente para desenvolver produtos de qualidade para atender o pessoal da Aeronáutica”, afirmou.
Selo Nacional de Modernização do Estado
A premiação é fruto da Política de Modernização, que busca direcionar os esforços do governo para aumentar a eficiência e modernizar a administração pública, a prestação de serviços e o ambiente de negócios para melhor atender às necessidades do cidadão. Todas as iniciativas premiadas estão detalhadas no Painel de Indicadores da Modernização, o Modernizômetro, que reúne as boas práticas que podem inspirar outras iniciativas no país.
Texto: Tenente Marize Torres (CECOMSAER)
Fotos: Sargento Viegasi
Seção de Comunicação Social da CISCEA
2ª Ten ADM Ana Carolina Verta
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), promoveu a Instrução Teórica do Plano de Emergência Contra Incêndio (PECIP), no dia 11 de outubro do ano corrente, no Auditório Santos Dumont. O efetivo foi dividido em 3 grupos com horários distintos, atingindo assim, todos os colaboradores miliares e civis desta comissão.
O Capitão Engenheiro Osvaldo José de Jesus Silva, Chefe da Assessoria de Segurança (ASG) da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) fez a abertura do evento, em seguida o Presidente da CIPA, 1° Tenente Arquiteto Fabrício Annichini Flores e a Civil Yona de Oliveira Di Sarli, membro da Comissão, apresentaram o conteúdo do Plano.
Durante a palestra a CIPA identificou os integrantes da Brigada de Incêndio e os entregou a braçadeira de Brigadista, as quais devem ser utilizadas em caso de emergência e/ou evacuação do prédio da CISCEA.
Conforme preconiza a legislação e com o objetivo de mitigar os riscos em momentos de sinistros, além da instrução teórica também será realizada uma simulação de incêndio, para que todos possam entender na prática como funciona a mobilização em caso de necessidade.
Clique aqui para acessar o material completo da Instrução.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
Texto: 2ª Ten Ana Carolina Verta
Fotos: Fabio Maciel (ASCOM/DECEA)
A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) recebeu, nessa quarta-feira (27), uma comitiva da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA) para uma visita institucional, no intuito de apresentar as práticas de projetos de engenharia da Comissão ambientadas no conceito de Modelagem de Informação na Construção (Building Information Modeling – BIM).
O Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS, do inglês Instrument Landing System) do Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins (CE) foi totalmente substituído pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), em um longo processo que terminou na última sexta-feira, dia 20 de maio.
O Sistema de Pouso por Instrumentos, também conhecido pela sigla ILS, é um sistema de aproximação por instrumentos que dá uma orientação precisa ao avião que esteja na aproximação final de uma determinada pista, principalmente quando o aeródromo apresenta condições meteorológicas adversas. O sistema é baseado na transmissão de sinais de rádio que são recebidos, processados e apresentados nos instrumentos de bordo das aeronaves e consiste em dois sistemas distintos: um deles orienta a aeronave para pouso no eixo da pista (Localizer), e o outro orienta o adequado ângulo de descida (Glide Slope), proporcionando assim um pouso seguro.
Além do Sistema ILS, foi substituído o Equipamento Medidor de Distância (DME, do inglês Distance Measuring Equipment), que permite a substituição dos Marcadores Externo (OM) e Médio (MM), equipamentos integrantes do sistema, eliminando problemas de segurança e dificuldades para manutenção nestes sítios, uma vez que estas instalações, devido à distância em relação ao aeródromo, ficam em locais remotos e isolados, sujeitos a atos de vandalismo.
O ILS foi substituído em função da obsolescência do equipamento e pela necessidade de reposicionamento do Glide Slope devido ao aumento da pista de pouso, realizado pela concessionária do aeroporto, em um detalhado planejamento que incluiu a avaliação do histórico de meteorologia local, de forma a não impactar as operações do aeródromo.
Participaram do processo de substituição o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), que faz o levantamento das coordenadas geográficas necessárias, o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), que faz a aferição e homologação dos equipamentos e auxílios à navegação e pouso com análise e aprovação dos procedimentos operacionais, todos sob a coordenação técnico- administrativa da CISCEA, que faz todo o gerenciamento do projeto.
A homologação dos equipamentos foi feita com sucesso pelo GEIV, e a previsão é de que no início de junho o sistema seja liberado para operação pelo Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Seção de Comunicação Social da CISCEA
1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fonte: Divisão Técnica da CISCEA
Fotos: CARLOS EDUARDO SCHAEFER (DT)
Redes Sociais