Portal do Governo Brasileiro
Detalhes1
Publicado em 23/03/2021 14:21:00
Acessos:

O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Pirassununga (DTCEA-YS), localizado na Academia da Força Aérea (AFA), agora conta com um Sistema Integrado de Torre de Controle (SITC) totalmente revitalizado e modernizado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio da Comissão de Implantação de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA). O recebimento do sistema foi realizado com êxito pela Divisão Técnica da Comissão, no período de 08 a 12 de março.

As Torres de Controle (TWR) têm por atribuição a prestação de serviço de Controle de Tráfego Aéreo às aeronaves que chegam e partem dos respectivos aeródromos.
A implementação da atualização do SITC traz aos Controladores de Tráfego Aéreo (ATCO, do inglês Air Traffic Controller) uma maneira mais eficiente de controlar os tráfegos em evolução no aeródromo e nas vizinhanças, proporcionando significativo aprimoramento e simplificação do ambiente da TWR e a consequente otimização da carga de trabalho dos ATCO.

O SITC integra os auxílios de rádio, visuais, luminosos e meteorológicos instalados nosaeródromos, disponibilizando essas informações nos monitores dos controladores, que passam por treinamento operacional deste novo sistema.

Nesse projeto de modernização, um novo hardware foi instalado e o software foi atualizado na versão i6, que incorpora ao sistema novas características e funcionalidades, incrementando significativamente seu desempenho. Também foram modernizadas as instalações da TWR, com a substituição das consoles e outros itens de infraestrutura.

  

Os Testes de Aceitação em Campo (SAT, do inglês Site Acceptance Test) foram concluídos com sucesso em 10 de março e os sistemas estão operacionais.  “Mais uma vez, a implementação de um projeto da CISCEA intervindo em um sistema operacional, com todos os desafios de ser executado em meio a pandemia, foi coroado de êxito, respeitando-se as normas sanitárias e procedimentos adotados para seu enfrentamento”, declarou o Engenheiro Renato Di Iulio, responsável pelo projeto na CISCEA.

Para o Presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, “a modernização das TWR, com tecnologia de ponta de Sistemas Integrados de Torre de Controle, em cumprimento ao Planejamento Estratégico do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), proporcionará maior eficiência na prestação dos serviços de tráfego aéreo e representa mais um avanço tecnológico para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).”

O SITC foi implantado e se encontra operacional em 29 Torres de Controle no Brasil. O programa de atualização tecnológica do SITC vem sendo executado pela empresa ACAMS AS, da Noruega, em parceria com a empresa brasileira ATC Systems e com a coordenação da CISCEA, e nesta primeira fase contempla a revitalização de 11 Torres de Controle. 

A próxima Torre de Controle a ser modernizada é a do Aeroporto Internacional Tom Jobim (também conhecido como Galeão), prevista para abril de 2021, concluindo a primeira fase do programa de modernização conduzido pela CISCEA.

Seção de Comunicação Social da CISCEA
1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fonte e fotos: Renato Di Iulio (DO/CISCEA)