Portal do Governo Brasileiro
Detalhes1
Publicado em 01/03/2021 17:10:00
Acessos:

Os testes de integração das Consoles Remotas da Plataforma Avançada de Treinamento e Atualização Operacional (PLATAO) do Centro de Controle de Área Amazônico (ACC-AZ) com o Laboratório de Simulação (LABSIM) do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) foram realizados, com sucesso, pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).

O evento, finalizado em 29 de janeiro, teve participação de membros do ACC-AZ, do ICEA, da CISCEA e da empresa Atech e foi realizado de forma presencial nas consoles do ACC-AZ e LABSIM e também remotamente por meio de videoconferência.

 

O Analista de Sistemas da Divisão Operacional da CISCEA, Aurélio dos Santos, explica que os testes de integração compreendem a execução de exercícios e a utilização do link, sendo possível validar se a infraestrutura de rede atenderá aos cenários de testes quando o sistema PLATAO entrar em operação. “Para monitoramento dos testes utilizamos o sistema ZABBIX, uma ferramenta de monitoramento de redes, servidores e serviços, pensada para monitorar a disponibilidade, desempenho de componentes de infraestrutura, aplicações e gerar indicadores estratégicos. No teste, é possível garantir que a utilização da banda esteja de acordo com a especificação”.

Estes mesmos testes já foram realizados no Centro de Controle de Área de Curitiba (ACC-CW)e nos Controles de Aproximação de Belo Horizonte (APP-BH) e Rio de Janeiro (APP-RJ) e serão executados ainda nos Centros de Controle de Área de Recife (ACC-RE), Atlântico (ACC-AO), de Brasília (ACC-BS)e nos Controles de Aproximação de São Paulo (APP-SP) e Brasília (APP-BS). 

  

 

PLATAO

O sistema de simulação de controle de tráfego aéreo (ATC, do inglês, Air Traffic Control) denominado PLATAO - Plataforma Avançada de Treinamento e Atualização Operacional - é a nova ferramenta de simulação que dará suporte aos projetos do Sistema de Comunicações, Navegação, Vigilância/Gerenciamento de Tráfego Aéreo (CNS/ATM, do inglês Communication Navigation Surveillance / Air Traffic Management).

O PLATAO possui como objetivo principal apoiar as atividades de formação de Controladores de Tráfego Aéreo e será instalado nas configurações local e remota. A instalação local será o modelo adotado no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e na Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR). A instalação remota será aplicada nos Centros de Controle de Área (ACC) e nos Controles de Aproximação (APP).

No treinamento dos controladores de tráfego aéreo, exercícios poderão ser previamente planejados, validados e armazenados em biblioteca para posterior execução. A ferramenta também possibilitará o ensaio de novos sistemas e tecnologias do CNS/ATM.

Para o Presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, “a disponibilidade de uma plataforma de treinamento moderna para a capacitação dos controladores de tráfego aéreo, com a possibilidade de geração de cenários complexos, contribuirá significativamente para manter o elevado nível de segurança no controle do espaço aéreo brasileiro”.

Seção de Comunicação Social da CISCEA
1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso

Fonte e Fotos: Aurélio dos Santos (DO/CISCEA)