Portal do Governo Brasileiro
Detalhes1
Publicado em 03/02/2021 15:23:00
Acessos:

Na madrugada do dia 19 de janeiro de 2021, entrou em operação no Centro de Controle de Área de Brasília (ACC-BS) a nova infraestrutura de hardware do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (SAGITARIO), após implantação realizada pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), em conjunto com a empresa Atech.

 

Com isso, o Centro de Brasília passa a operar com um novo conjunto de máquinas de última geração e com a versão mais recente do SAGITARIO, já com capacidade para suportar os processos da Centralização de Planos de Voo, projeto em pleno desenvolvimento pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

O Gerente de Projetos da Divisão Operacional da CISCEA Francisco Accacio Oliveira da Silva detalha as principais etapas do projeto e explica que essa modernização foi um grande desafio, em função da coordenação complexa para aquisição do hardware no exterior e armazenamento de uma grande quantidade de consoles operacionais e equipamentos, sendo necessários dois contêineres para estocar esse material. “As principais etapas desse projeto contemplam o levantamento em campo, projetos executivos de instalação elétrica e eletrônica, planos e materiais para treinamento, procedimentos e testes de aceitação em campo, voo do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) para validar o sistema, operação assistida, documentação definitiva e garantia”.

 

A partir de agora, a CISCEA e a Atech acompanharão a operação do ACC-BS em uma operação assistida de dois meses. Em seguida, dando continuidade ao contrato daquele sistema, será iniciada a implantação e modernização do Controle de Aproximação de Brasília (APP-BR) com as novas máquinas e versão mais moderna do SAGITARIO, prevista também para entrada em operação ainda este ano.

Para o Presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, “a atualização do hardware e a instalação da versão mais atual do SAGITARIO no ACC-BS é um importante passo para a implementação da Centralização de Planos de Voo, projeto de extrema relevância do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA,  reforçando o compromisso da CISCEA na implantação de sistemas, equipamentos e infraestrutura de ponta para as atividades de gerenciamento e controle do espaço aéreo brasileiro, em consonância com a visão do DECEA: ser reconhecido como referência global em segurança, fluidez e eficiência no gerenciamento e controle integrado do espaço aéreo”.

 

SAGITARIO

 

O SAGITARIO é um software nacional desenvolvido pela empresa Atech capaz de processar dados de diversas fontes de captação, como radares e satélites, e consolidá-los em uma única apresentação visual para o controlador de voo (ATCO, do inglês Air Traffic Controller). O Sistema trouxe várias inovações em relação ao anterior, X-4000. O software permite, por exemplo, a sobreposição de imagens meteorológicas sobre a imagem do setor sob controle, para acompanhar a evolução de mau tempo em determinada região do país. Os planos de voo também podem ser editados graficamente sobre o mapa possibilitando a inserção, remoção e reposicionamento de pontos do plano e cancelamento o de operações, o que permitirá ao controlador acompanhar melhor a evolução do que estava previamente planejado para o voo.

Além disso, etiquetas inteligentes, por meio de cores diferentes de acordo com o nível de atenção para o cenário, indicam informações essenciais para o controle de tráfego aéreo. Esse novo sistema permite que o controlador de voo tenha mais ferramentas à sua disposição, de forma mais objetiva, facilitando o trabalho do piloto e trazendo mais segurança para o próprio ATCO ao tomar as decisões ou efetuar determinadas autorizações ao comandante da aeronave.

Na prática, as ações decorrentes do sistema poderão controlar uma maior demanda de tráfego aéreo, reverter em menor tempo de voo, redução na emissão de gases com consequente economia para a empresa aérea, o que também reflete no aumento da pontualidade das empresas.  A concepção avançada privilegia também a interação, ao reduzir os comandos de teclado, permitir maior concentração e diminuir a fadiga do controlador.

O sistema SAGITARIO já está em funcionamento desde 2010 em cinco Centros de Controle de Área (ACC), 20 Centros de Controle de Terminal (APP) e dois Centros de Instrução (Instituto de Controle do Espaço Aéreo - ICEA e Escola de Especialistas da Aeronáutica - EEAR).

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA
1º Tenente Camille Barroso
Fonte e Fotos:  Francisco Accácio (DO/CISCEA)